Ir para conteúdo

Foto

Improvisação

• Por favor, faça o login para responder
13 respostas neste tópico

#1 Marcelo Ribeiro

Marcelo Ribeiro

PROFESSOR

• Membros
  • 501 posts
  • Interests:saxofone e jazz

Postado 16 setembro 2010 - 02:28

Olá! Amigos do explicasax,

A improvisação é um assunto vasto e para muitas pessoas um mistério. Iniciei meus estudos com a improvisação em 1987 com o guitarrista Edilson Avila, com ele aprendi sobre a análise harmônica (anásile dos acordes, harmonia ), função harmônica, aplicação de arpejos e escalas.Tive também a oportunidade de fazer um curso da harmonia com Ian Guest em Brasília durante um curso de verão.Encontrei durante estes anos que estudo improvisação valiosos materias com ensinamentos sobre o assunto e destaco os seguintes: A Arte da Improvisação ( Nelson Farias ), Como Improvisar em português vol 1 ( Jamey Aebersold ), Major and Minor vol 24 ( Jamey Aebersold ), II - V - I vol 3 ( Jamey Aebersold ), Maiden Voyage vol 54 ( Jamey Aebersold ), Harmonia ( Ian Guest ), Dicionário de Acordes ( Almir Chediak.) e Orminibook ( Charlie Parker).

Existem alguns pré - requisitos para facilitar o desenvolvimento da improvisação. O primeiro seria dominar as escalas maiores e as menores nas 3 formas ( natural, harmônica e melodia ).Lembre-se que para domina as escalas você tem que decora-las e não praticar olhando para elas escritas em uma folha, pois durante o improviso a escala deve fluir deixando a atenção voltada para construção da melodia.Outro erro freqüente dos alunos e fazer a escala somente pelo som, ou seja, consegue tocar mais não sabe dizer o nome das notas .A escala é a base de todo entendimento da construção dos acordes e suas extensões, bem como a ferramenta de aplicação durante a improvisação.

O começo:

O blues é um bom lugar para começar, pois com apenas uma escala de blues ( T 3m 4 4# 5 7m ) podemos improvisar sobre os 12 compassos.No blues podemos desenvolver mais livremente nosso senso melódico.Uma das ferramentas mais importantes para exercitar a improvisação é o Band - in - a - box .Nele podemos colocar encadeamentos II - V - I, músicas inteiras, um só acorde, trocar tonalidades e estilos.Um ponto importante é a afinação, não adianta tocar a escala certa se não estivermos afinados com a harmonia.Se tiverem dificuldade em afinar de ouvido, recomendo baixar da internet o AP tuner.Os livros citados acima dão uma boa base sobre este assunto.Entendo com a improvisação deva começar cedo na vida do músico, pois leva bastante tempo para chegar a um improviso maduro.Tenham bastante paciência nas descobertas e procurem se divertir durante os solos.

Percebo nos alunos que iniciam na improvisação muita timidez, e receio. Improvisar é criar, se expor, mais ao mesmo tempo proporciona que o músico mostre a sua alma e sentimentos. Também é ponto de partida para a composição e arranjos, onde o fazer música transcende a ação de apenas poder ler ou interpretar uma pauta.
Aos jazzistas, recomendo cuidarem a interação com a secção rítmica e não só com a harmonia. Estudem as escalas maiores, menores, tons inteiros, diminutas, pentatônicas (maiores e menores), blues, arpejos. A improvisação é como uma pintura que não chega ao fim, pois as combinações e os avanços são infinitos. Acima de tudo, improvisar bem é relativo às horas de vôo, por isso improvise diariamente.

Grande abraço a todos do explicasax! biggrin.gif biggrin.gif biggrin.gif
OS MELHORES MOMENTOS DE MARCELO RIBEIRO VOCÊ VÊ AQUI :

[/color][/size]
VISITE MINHA SALA NO EXPLICASAX http://www2.ivanmeye...showtopic=25450 E CONHEÇA MEU NOVO CD A VENDA NA SOPRASAX
[color="#FF0000"]

Veja o cartaz na minha sala : http://www2.ivanmeye...p?showforum=140

#2 JhonnySAx

JhonnySAx

Usuário Destaque

• Membros
  • 569 posts
  • Interests:Música!!

Postado 16 setembro 2010 - 02:42

Professor Marcelo...
Muito obrigado pela explicação!!
Sou louco pra aprender a improvisar... Pegar uma música de ouvido...
Tenho vários estudos e métodos, e inclusive a maioria desses que o sr. citou.
Mas, me perco pq vou estudando um pouco de cada e acabo nao aprendendo nada...rsrs
Mas, um dia chego lá...rsrs

#3 Marcelo Ribeiro

Marcelo Ribeiro

PROFESSOR

• Membros
  • 501 posts

Postado 16 setembro 2010 - 03:37

QUOTE(JhonnySAx @ 16/09/2010 - 15:42) <{POST_SNAPBACK}>
Professor Marcelo...
Muito obrigado pela explicação!!
Sou louco pra aprender a improvisar... Pegar uma música de ouvido...
Tenho vários estudos e métodos, e inclusive a maioria desses que o sr. citou.
Mas, me perco pq vou estudando um pouco de cada e acabo nao aprendendo nada...rsrs
Mas, um dia chego lá...rsrs

Olá! Jhonny

É só uma questão o amigo montar um programa de estudo com o material.Estude um método de cada vez, indico começares pelo Como Improvisar vol (Jamey).Leia com calma as informações e estude todas as faixas até terminar, mesmo que leve um ano.E pratique sempre as escalas para seu aquecimento.

Boa sorte!

Marcelo

[/color][/size]
VISITE MINHA SALA NO EXPLICASAX http://www2.ivanmeye...showtopic=25450 E CONHEÇA MEU NOVO CD A VENDA NA SOPRASAX
[color="#FF0000"]

#4 JANSENSAX

JANSENSAX

Membro Efetivo do Explicasax

• Membros
  • 1.454 posts

Postado 16 setembro 2010 - 05:45

AI PROF. MARCELO MUITO OBRIGADO AINDA TENHO MUITAS DÚVIDAS SOBRE IMPROVISO MAS BVALEU MUITO SUA DICA, MUITO OBRIGADO, E SE TIVER MAIS MANDA AI ESTAMAS NA ESPECTATIVA RSRSRS

GALERA NÃO ENCONTREI omo Improvisar vol 1 (Jamey) EM PROTUGUES, MAS SEGUE O LING PARA QUEM QUISER FAZER DOWNLOAD DO LIVRO EM ESPANHOL

http://gigasax.blogs...visar-jazz.html

SAX ALTO AMATI KRASLICE AAS 22
SAX ALTO SELMER REFERENCE 54
Boquilha: Vandoren Jumbo java a45
Boquilha: Selmer Jazz 7 METAL sax Alto
Boquilha: Gerenica Jazz 7 METAL sax Alto
VIOLÃO MENPHIS AC39NA
GUITARRA CONDOR ROCK
Equipamento de audio

Mesa de efeitos: Behringer1002fx
Microfone: microfone JTS cx 508

#5 JhonnySAx

JhonnySAx

Usuário Destaque

• Membros
  • 569 posts

Postado 16 setembro 2010 - 06:14

QUOTE(Marcelo Ribeiro @ 16/09/2010 - 15:37) <{POST_SNAPBACK}>
Olá! Jhonny

É só uma questão o amigo montar um programa de estudo com o material.Estude um método de cada vez, indico começares pelo Como Improvisar vol (Jamey).Leia com calma as informações e estude todas as faixas até terminar, mesmo que leve um ano.E pratique sempre as escalas para seu aquecimento.

Boa sorte!

Marcelo

Muito obrigado professor Marcelo, pela preocupação em escrever-me e pela grande dica...
Eu tenho o vol. 2 e 3, mas, o Jansen já nos disponibilisou o vol. 1. rsrs
Grande abraço meu querido

#6 JhonnySAx

JhonnySAx

Usuário Destaque

• Membros
  • 569 posts

Postado 16 setembro 2010 - 06:16

QUOTE(JANSENSAX @ 16/09/2010 - 17:45) <{POST_SNAPBACK}>
AI PROF. MARCELO MUITO OBRIGADO AINDA TENHO MUITAS DÚVIDAS SOBRE IMPROVISO MAS BVALEU MUITO SUA DICA, MUITO OBRIGADO, E SE TIVER MAIS MANDA AI ESTAMAS NA ESPECTATIVA RSRSRS

GALERA NÃO ENCONTREI omo Improvisar vol 1 (Jamey) EM PROTUGUES, MAS SEGUE O LING PARA QUEM QUISER FAZER DOWNLOAD DO LIVRO EM ESPANHOL

Mano Jansen, grato pela postagem do vol. 01
Eu tenho o 02 e 03, se te interessar...
abrs parceiro

#7 Marcelo Ribeiro

Marcelo Ribeiro

PROFESSOR

• Membros
  • 501 posts

Postado 16 setembro 2010 - 06:24

QUOTE(JANSENSAX @ 16/09/2010 - 18:45) <{POST_SNAPBACK}>

Olá! Jansenax,

Legal que você disponibilizou o link, agora é baixar e começar os estudos.

Muito Grato!

Abração! biggrin.gif biggrin.gif biggrin.gif

[/color][/size]
[color="#FF0000"]

#8 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.464 posts
  • Interests:Música e natureza

Postado 16 setembro 2010 - 06:28

Ótima postagem smile.gif

Sobre o improviso eu coloquei um exercício neste link abaixo usando o Aebersold 24 e 21 que é o início da coisa ok

http://www2.ivanmeye...showtopic=27294

Da uma olhada pois é muito legal e também recomendo ok

Improvisar é estudo !

Ivan Meyer

#9 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.464 posts
  • Interests:Música e natureza

Postado 16 setembro 2010 - 06:33

Amigos, um exercício legal smile.gif
Usando as Escalas maiores ,onde tocamos todas as escalas tendo O AEBERSOLD DE ACOMPANHAMENTO :
Tocar a escala maior por 4 compassos ,podendo fazer escala até a Nona e Arpejos Xmaj79 treinandso justamente a TROCA DE TONALIDADE onde a cada 04 compassos vai mudando o tom ok

Pois bem para quem já esta fazendo isso e esta conseguindo tocar as 12 escalas maiores ACERTANDO as notas de cada escala e já arriscando uns improvisos usando somente a ESCALA MAIOR e seus arpejos.

Quero passar mais um exercício para complementar o estudo ok

Agora o II PASSO É :

Tocar durante os 04 compassos de cada tonalidade a ESACALA PENTATÔNICA que vai ser o I,II,II, V,VI graus da escala, Por exemplo em DO MAIOR vai ficar DO,RE,MI,SOL,LA sua missão é tocar somente a ESCALA PENTATÔNICA POR 04 COMPASSOS, ou seja A PENTATÔNICA DE CADA TONALIDADE OK.

III PASSO É DEPOIS QUE SOUBER TOCAR SOMENTE SAS 05 NOTAS DE CADA TONALIDADE OU SEJA A PENTATONICA DE CADA TOM .quero que faça um improviso opu seja CRIE ,MISTURANDO AS NOTAS DA MESMA PENTATONICA A VONTADE OU SEJA , No caso de estar tocando em SOL MAIOR a pentatonica é SOL,LA,SI,,RE,MI OU SEJA 1,2,3,5,6, GRAUS DA ESCALA MAIOR DO TOM CERTO ?

Pois bem o que você precisa treinar é TOCAR COM A PENTATÔNICA E NO MEIO DO IMPROVISO ENTRAR COM A BLUE NOTE que é justamente a TERÇA DA TONALIDADE MEIO TOM ABAIXO .

No caso da tonalidade de SOL MAIOR ( G ) Você vai improvisar somente com a PENTATÔNICA DO TOM e no meio ou seja la pelo terceiro compasso , entrar com a BLUE NOTE que no caso de SOL MAIOR vai ser a terça da tonalidade meio tom a baixo, pois bem se a Tonalidde é SOL MAIOR a terça maior é SI NATURAL pois bem você vai tocar a TERÇA MENOR que vai ser SI BEMOL esta nota é quem vai dar uma onda BLUES NA ESCALA Transformando a PENTATONICA DE SOL MAIOR em uma escala de MI MENOR BLUES .

Mi Sol La sib Si Re , Mi ESTA É A PENTA BLUES ( PENTATONICA MAIS BLUE NOTE .

EXISTE TAMBÉM A PENTATONICA MAIOR ONDE OS AVANÇADOS PODERIAM TREINAR APLICAR A POENTATONICA MAIOR MAIS A ESCALA DE BLUES MAIOR

Esta escala de BLUES MAIOR É UM NOME QUE EU USO , MAS NÃO É O CORRETO, mas fica mais fácil para decorar e entender o que vou explicar agora ok

NO CASO DA TONALIDADE DE SOL MAIOR ESTAR TOCANDO POR 04 COMPASSOS TEMOS ENTÃO 04 OPÇÕES DE IMPROVISAR e PRECISAM DECORAR ESTAS 04 ESCALAS E APRENDER A USA-LAS OK

1- ESCALA MAIOR até a nona .
= sol,la,si,do,re,mi,fa#,sol,la ,sol,fa#,mi,re,do,si,la,sol.
2- ARPEJO Xmaj79 (arpejo com sétima maior e nona)
= sol,si,re,fa#,la
3 PENTATONICA MAIOR ( 1,2,3,5,6, ) 05 GRAUS DA ESCALA MAIOR
= Sol.la,si,,re,mi
4 PENTA BLUES ( Pentatonica do tom mais a terça menor que é a BLUE NOTE )
=SOL,LA,SI,RE,MI mais a terça menor que é SI BEMOL ficando mi,sol,la,sib ,si ,re,mi que é a escala de Mi menor Blues que pode ser usada com a Tonalidade de Sol Maior ok A passagem de Sib para SI natural é que da um charme todo especial no improviso e só fazendo pra ver rsss ou melhor escutar o efeito BLUES ok

RECAPITULANDO :

O LEGAL É TREINAR O EXERCÍCIO DE SETEMBRO FAZENDO ELE INTEIRO SOMENTE COM UMA ESCALA POR VEZ OU SEJA FAZ SÓ AS ESCALAS MAIORES , DEPOIS FAZ SÓ OS ARPEJOS MAIORES PODENDO MISTURAR ARPEJO COM ESCALA MAIOR .

DEPOIS ESTUDE SÓ TOCAR A PENTATONICA PURAB OU SEJA AS 05 NOTAS ( 1,2,3,5,6,) DE CADA tonalidade .

e por ultimo TREINAR TOCAR A PENTATÔNICA E DERREPENTE ENTRA ACOMA BLUE NOTE E SE POSSIVEL TOCARA ESCALA MENOR DE BLUES , Basta lembrar que o RELATIVO DE CADA TONALIDADE que no caso a RELATIVA DE SOL MAIOR é MI MENOR e você toca então a pentatonica começando pelo MI e acrescentando a BLUE NOTE (terça menor ) e tera então a ESCALA DE MI MENOR BLUES para ser usada na tonalidade de SOL MAIOR ou MI MNOR ok

AGORA UMA DICA LEGAL É PENSAR A ESCALA DE BLUES MAIOR MAS SEM TOCAR A SÉTIMA OU SEJA meia escala RSSS

DEPOIS QUE ESTIVER DOMINANDO ESTAS 04 ETAPAS QUE EXPLIQUEI ACIMA :

ESCALA MAIOR
ARPEJO MAIOR
PENTATONICA MAIOR
ESCALA MENOR DE BLUES ( QUE É PENTATONICA MAIS A BLUE NOTE )

ENTÃO VOCÊ PODE TREINAR FAZER NO MEIO DO IMPROVISO EM UM ACORDE MAIOR NO CASO DE SOL MAIOR como exemplo ,iremos :

tocar a TONICA depois a TERÇA MAIOR OU SEJA : SOL....SI......E FAZER UM CROMATISMO ATÉ O QUINTO GRAU QUE É A NOTA RE .

VAI FICAR ASSIM:

SOL,SI,....DO,DO#,RE E EM SEGUIDA FAZER A TERÇA MENOR E A TERÇA MAIOR E A TÔNICA

É SIMPLES FICA ASSIM :

SOL,SI,..DO,DO#,RE.....SIb, SI ...SOL

FORMULA :terça cromática até a quinta

TÔNICA ....TERÇA ......depois cromático a té a quinta que éo RE ou seja fazer cromático da TERÇA que é o SI até a QUINTA que é a nota RE OU SEJA : SI,do,do# RE Pronto fizemos um cromatismo da TERÁ até a QUINTA .

A Dica é tocar TONICA , FAZER TERÇA CROMÁTICA ATÉ A QUINTA ( SOL,SI,do,do#,RE ) e depois tocar a terça MENOR(sib ) = (blue note ) mais a terça maior da tonalidade que é o SI NATURAL ficando assim:

SOL,SI, do,do#,RE .( sib ,si ) SOL

ESSA FORMULAZINHA 1.3 ~~5, ( 3b , 3 ) 1 É MUITO IMPORTANTE SER ESTUDADA EM TODOS OS TONS E DEVE FAZER ISSO SEPARADAMENTE ou seja coloca o Playback e FAZ SOMENTE ESTE EXERCÍCIO da formulazinha que iremos batizar de BLUSEANDO NA MAIOR ok

Então a 5 ferramenta para improvisar é BLUSEANDO NA MAIOR ( 1,3~~5 ) ( 3b,3 ,1 )

Isso vai abrir seu ouvido para as FRASES DE BLUES e vai sentir como é fácil improvisar se você conhece essas 05 ferramentas basicas ok

Então quem já fez o Estudo de Setembro E QUISER REALMENTE TOCAR BEM entre na segunda etapa que é ESTUDAR EM SEPARADA CADA UMA DAS 05 ETAPAS ABAIXO :

1-ESCALA MAIOR
2-ARPEJO MAIOR
3-PENTATONICA MAIOR
4-PAENTA BLUES OU ESCALA MENOR DE BLUES
5- BLUSEANDO NA MAIOR ( Formulazinha 1,3,~~5,3b,3,1, )

FAZER CADA UMA DESSAS ETAPAS ACIMA EM SEPARADO E EM TODOS OS TONS

SOMENTE DEPOIS DE CONSEGUIR TOCAR MUITO BEM ESSAS 05 ETAPAS QUE EU CHAMO DE FERRAMENTAS PARA A IMPROVISAÇÃO É QUE VAI ENTÃO FAZER UM MAPA DE IMPROVISO ONDE VAI TOCAR DURANTE BOS 12 TONAS ALTERNANDO EM CADA TOM UM TIPO DE FERRAMENTA OK

POR EXEMPLO :

4 COMPASSOS NO MESMO TOM COM ESCALA MAIOR , DEPOIS 4 COMPASSOS EM OUTRO TOM MAS MUDANDO A FERRAMENTA PARA ESCALA PENTATONICA , VOCÊ FAZ UMA MAPA DA FERRAMENTA A SER USADA EM CADA TONALIDADE E NA HORA DAQUELA TONALIDADE VOCÊ SÓ USA AQUELA FERRAMENTA OK

OU SEJA NO TERCEIRO TOM VOCÊ PODE USAR ARPEJO MAIOR E NO QUINTO TOM PODE FAZER O BLUSEANDO NA MAIOR OU SEJA Você faz um MAPA DE FERRAMENTAS a serem usadas em cada tonalidade , mais tarde pode colocar 02 ferramentas diferentes para cada tonalidade ok

Até o momento que você CONSEGUE TOCAR RESPEITANDO O QUE É PEDIDO ou seja CONSCIENTE DO QUE ESTA FAZENDO ( ONDE ,COMO E PORQUE )

AI VOCÊ PODERA ENTÃO GANHAR O SALVO CONDUTO PARA USAR A FERRAMENTA OU AS FERRAMENTAS QUE BEM ENTENDER AM CADA TONALIDADE DO EXERCÍCIO OK

Isto é apenas um dos exemplos de como podemos continuar a estudar com novas ferramentas ok

EXISTEM UMA GRANDE QUANTIDADE DE FERRAMENTAS QUE PODEMOS USAR PARA CADA TONALIDADE , MAS AGORA A SUA MISSÃO É CONSEGUIR USAR AS 05 FERRAMENTAS BASICAS .

DEPOIS QUE NCONSEGUIR FAZER ISSO DE BOA, AI SIM ENTRAMOS COM NOVAS FERRAMENTAS QUE DARA NOVAS OPÇOES E COLORIDOS NOS IMPROVISOS, MAS AGORA O IMPORTANTE E O OBJETIVO É DOMINAR ESTAS 05 FERRAMENTAS para que então possa colocar alguns acessórios nas ferramentas que ja estão usando ok

Fiacarei muito contente em escutar quem gravar qualquere uma das etapas como expliquei ok

AO MEU VER E ENTENDER ÉUM ESTUDO PARA USN 06 MESES PARA CONSEGUIR DOMINAR LEGAL ISSO EM 12 TONS AI O CARA VIRA UM SAXOFONISTA

Abrs
Ivan Meyer

Se você que leu isso e ainda não fez A HORA DA VERDADE (música de setembro onde estudamos as escalas maiores ) da uma lida neste tópico ok

Pois tem tudo bem explicado ,inclusive com os playbacks e partituras em PDFs para que possa participar dos nossos estudos coletivos dentro da sala do ESTUDOS DO MÊS - DR.PAULO HERRY FERREIRA homenageado do Forum.

#10 Marcelo Ribeiro

Marcelo Ribeiro

PROFESSOR

• Membros
  • 501 posts

Postado 16 setembro 2010 - 09:04

QUOTE(Prof.Ivan Meyer @ 16/09/2010 - 19:28) <{POST_SNAPBACK}>
Ótima postagem smile.gif

Sobre o improviso eu coloquei um exercício neste link abaixo usando o Aebersold 24 e 21 que é o início da coisa ok

Da uma olhada pois é muito legal e também recomendo ok

Improvisar é estudo !

Ivan Meyer

Olá! Ivan

Olhei o link e vi que é bem completo em todos os tons.Penso que para os inciantes poderiamos sugerir trabalhar em uma tonalidade de cada vez, pois em todos os tons deve assusta-los né? Tipo colocar um Cmaj7 no band -in-a -box e tocar umas duas horas só a escala de dó maior e depois mais duas horas do Dó lídio (IV de sol ) hehehe.Então em Do# e assim bem devagarinho ....

Fico feliz que gostaste da postagem fi com carinho e me disponho a tirar as dúvidas do pessoal, certo?

Grande abraço! biggrin.gif biggrin.gif biggrin.gif

[/color][/size]
[color="#FF0000"]

#11 Blonski

Blonski

PROFESSOR

• Membros
  • 4.909 posts

Postado 16 setembro 2010 - 10:09

Olá Marcelo Ribeiro, excelente tópico !

Poderia esclarescer o que o autor quis dizer com o termo " Harmonizar" deste texto:

A habilidade da leitura à primeira vista, por exemplo, pode ser beneficiada pelo
exercício de harmonizar e transpor, o que desenvolve a leitura intervalar e a consciência dos
padrões básicos em todas as tonalidades.

Post #4 do Moisés de Paula ( DECORANDO PARTITURAS. pdf ) na pág 3 do PDF que está neste tópico : Decorando Partituras

Saxofone Tenor Yamaha YTS 62 Mark II-Tudel G1 com Booster — Alto " Martk VI " da Yamaha - YAS 82Z -Tudel G1 Custom - Soprano Vintage Vito Stencil
Violinos que eu mesmo fiz — Zaphon — Harmonica 64 vozes...
Boquilha Ivan Meyer Vintage Jazz 8* Dave Guardala Crescent Otto Link STM NY 8 All Gold

Vandoren Paris " 3 Bandas "

Fibracell Premier Custom — Rico La Voz — Vandoren Java Red — Rico Reserve

Selmer Soloist " F " - Yamaha 4C Custom

Vandoren Optimum

Vandoren ZZ Jazz — Fibracell Premier — Rico Reserve
Selmer Super Session " I " — Selmer S80 C*

François Louis Ultimate
Vandoren ZZ Jazz - Java Red - Traditonal — Rico Reserve

Som: Shure PGX4 - Shure WB98H/C

Professores de Saxofone:
Leo Gandelman, Hector Costita, Nivaldo Ornelas,
Vinícius Dorin, Emiliano Barri, Raul Valente, Rodrigo Capistrano. . .

Linguagem e Estruturação Musical: Andre Dittrich - Harmonia: Alexy Viegas

Maestros: Dario Sotelo - . . .

Tocando do Lado Grave ao Altivo da Força !

Networking Remunerado Blonski
Imagem Postada

.

Imagem Postada .. Imagem Postada .. Imagem Postada .. Site...

#12 Marcelo Ribeiro

Marcelo Ribeiro

PROFESSOR

• Membros
  • 501 posts

Postado 17 setembro 2010 - 11:15

QUOTE(Blonski @ 16/09/2010 - 23:09) <{POST_SNAPBACK}>
Olá Marcelo Ribeiro, excelente tópico !

Poderia esclarescer o que o autor quis dizer com o termo " Harmonizar" deste texto:

A habilidade da leitura à primeira vista, por exemplo, pode ser beneficiada pelo
exercício de harmonizar e transpor, o que desenvolve a leitura intervalar e a consciência dos
padrões básicos em todas as tonalidades.

Post #4 do Moisés de Paula ( DECORANDO PARTITURAS. pdf ) na pág 3 do PDF que está neste tópico : Decorando Partituras

Olá! Blonski,

Entendi do texto que o termos harmonizar se refere a colocar os acordes sobre a melodia.Se ao lermos um arpejo enxergarmos o acorde teremos mais velocidade e facilidade de identificação do mesmo.De foto acontece muito quando eu toco determinadas músicas e exercicios, esta semana li o Bye bye Brasil que possue muitos arpejos na construção da melodia.O foto de saber arpejar e harmonizar facilita muita a miha leitura a primeira vista.

Espero ter ajudado.

Abração! biggrin.gif biggrin.gif biggrin.gif

[/color][/size]
[color="#FF0000"]

#13 Blonski

Blonski

PROFESSOR

• Membros
  • 4.909 posts

Postado 17 setembro 2010 - 12:33

Muito obrigado Professor Marcelo Ribeiro, agora entendi !

Sucesso !

Saxofone Tenor Yamaha YTS 62 Mark II-Tudel G1 com Booster — Alto " Martk VI " da Yamaha - YAS 82Z -Tudel G1 Custom - Soprano Vintage Vito Stencil
Violinos que eu mesmo fiz — Zaphon — Harmonica 64 vozes...
Boquilha Ivan Meyer Vintage Jazz 8* Dave Guardala Crescent Otto Link STM NY 8 All Gold

Vandoren Paris " 3 Bandas "

Fibracell Premier Custom — Rico La Voz — Vandoren Java Red — Rico Reserve

Selmer Soloist " F " - Yamaha 4C Custom

Vandoren Optimum

Vandoren ZZ Jazz — Fibracell Premier — Rico Reserve
Selmer Super Session " I " — Selmer S80 C*

François Louis Ultimate
Vandoren ZZ Jazz - Java Red - Traditonal — Rico Reserve

Som: Shure PGX4 - Shure WB98H/C

Professores de Saxofone:
Leo Gandelman, Hector Costita, Nivaldo Ornelas,
Vinícius Dorin, Emiliano Barri, Raul Valente, Rodrigo Capistrano. . .

Linguagem e Estruturação Musical: Andre Dittrich - Harmonia: Alexy Viegas

Maestros: Dario Sotelo - . . .

Tocando do Lado Grave ao Altivo da Força !

Networking Remunerado Blonski
Imagem Postada

.

Imagem Postada .. Imagem Postada .. Imagem Postada .. Site...

#14 julio.sax

julio.sax

Usuário Participativo

• Membros
  • 282 posts
  • Interests:Reggae Music

Postado 17 setembro 2010 - 04:59

Muito bom, parabéns

________________________________________________________________________________
Sax Tenor Bentley, boquilha Dukoff D7 e GW (Greg Wier) Custom Blue 7*
Sax Alto Conn Shotting Star (USA), boquilha Otto link

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos