Jump to content

Photo

20- A HORA DA VERDADE ... - Música de Setembro

• Please log in to reply
11 replies to this topic

#1 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.560 posts
  • Interests:Música e natureza

Posted 01 setembro 2009 - 10:18

Queridos amigos, já tocamos em nossos estudos de repertório 19 músicas ...ouvi muitos interpretando e até improvisando .

Sera que vocês estão somente preocupados em tocar as músicas e estão esquecendo de estudar ?

QUANDO PERGUNTAMOS : VOCÊ SABE AS ESCALAS MAIORES - Todos devem falar SIM ...mas na hora do "VAMU VÊ" é que a verdade vem a tona e ela doi....é dolorida..mas isso nos faz crescer ,pois tomamos conciencia de nosso ponto fraco e assim podemos trabalhar para melhor tocar, pois muitas vezes poassam anos e anos, sem sabermos ONDE TRABALHAR para poder melhorar o nosso tocar, principalmente nos Improvisos .

Pois então agora no Mês de Setembro onde sou eu quem escolhe o que ser feito, resolví colocar um desafio para todos onde todos poderão participar da seguinte forma :

Quando um colega colocar o MP3 - A HORA DA VERDADE iremos escutar e dizer se aconteceu alguma nota fora e se possível tentar identificar qual foi a nota que deu na trave .

Os aspectos a serem analizados é RITIMO DEFINIDO ou seja o músico deve tocar em colcheias ou tercinas ou mesmo em seminima , mas que seja claro o rítimo que esta fazendo , iremos avaliar a SIMETRIA RÍTIMICA ou seja a execução coordenada com o andamento ,com o compasso, onde o músico ao tocar saiba fazer uma diferença entre colcheis e tercina de colcheias e ou seja sem complicar muito ritimicamente dando preferencia para executar em colcheias ,algumas tercinas de colcjheias ,pausas de colcheias .seminimas , por exemplo DEIXAR CLARO QUE ESTA ATACANDO A NOTA EXATAMENTE NO 2 TEMPO DO COMPASSO e não uma semicolcheia depois ou antes, tente usar mais colcheias se ainda é iniciante nisso ok Os mais adiantados podem fazer como quiser .
Nós iremos escutar o que cada um esta fazendo e comentar o que percebemos a respeito ,Se o amigo tocou tem um monte de erros e você diz que esta ÓTIMO então já sabemos quem é você ou seja não escuta os erros e acertos . é mais oumenos assim e desta forma poderemos aprender com os erros e acertos dos colegas neste clima gostoso e descontraido onde ninguém precisa mostrar que é melhor do que outro etc...ou seja como estamos fazendo até agora ok

POIS BEM CHEGA DE FALAR E VAMOS A MISSÃO DE NÚMERO 20 - MÊS DE SETEMBRO - ONDE VOCÊ É A MÚSICA !

Vamos agora INICIAR UM ESTUDO MUITO GOSTOSO DE FAZER para fixar as escalas maiores e desenvolver o rítimo nelas durante a execução E APRENDER CRIAR MELODIAS .

Explicando :

Vamos dar início ao estudo do Vol.21 do Aebersold onde o vol.24 é na verdade uma preparação para o volume 21 que iniciaremos os estudos ok.

No vol.24 temos 12 playbacks no MODO MAIOR e 12 no MODO MENOR , onde cada faixa do cd fica dentro de um único TOM ondeNA PRIMEIRA FAIXA estudamos a tonalidade de SOL MAIOR no sax Alto que é o Sib do piano e no tenor e soprano é o tom de DO MAIOR .

O volume 24 é para que possa tocar em cada um dos TONS maiores e menores ,onde cada faixa do cd fica o tempo todo em uma única tonalidade certo.
É MUITO IMPORTANTE ESTUDAR ISSO, PARA QUE POSSA TER FLUENCIA NA MUDANÇA DE TONALIDADES.

Usamos o vol.24 para fixar as tonalidades na cabeça e nos dedos e treinamos nossa execução de escalas IMPROVISANDO com atenção no RÍTIMO usado durante o improviso, onde estudamos EXECUTAR COLCHEIAS , tercinas ETC... TOCANDO OU MELHOR IMPROVISANDO DENTRO DE UM ÚNICO TOM o tempo todo até terminarar a faixa que esta tocando ok

Pois bem se você ainda não fez isso ,deve fazer isso em todos os TONS junto com o vol.24 ,por enquanto só na ESCALA MAIOR .

Mas ainda assim podera participar da HORA DA VERDADE , veja no final da postagem onde eu EXPLICO PARA OS INICIANTES COMO DEVEM PARTICIPAR ok

O Vol.21 já é para os músicos que sabem as 12 escalas maiores onde iremos tocar fazendo a troca de tonalidades durante a execução , POIS NA ATIVIDADE COMO MÚSICO IMPROVISADOR ,MUITAS MUSICAS TROCAM DE TONALIDADE DURANTE A EXECUÇÃO, AS VEZES A CADA COMPASSO UMA NOVA TONALIDADE . A MAIORIA DAS MÚSICAS FICAM EM UMA ÚNICA TONALIDADE ,MAS NO JAZZ ISSO MUDA .... as escalas MUDAM... e vamos trabalhar a fixação de improvisar durante 04 compassos em um tom e depois mudamos o TOM .

No playback abaixo o primeiro tom é DO MAIOR para o piano , isso quer dizer que :

No Sax alto os 4 primeiros compassos ficam em LA MAIOR e depois passa para Sib maior e assim sucessivamente até chegar novamente em LA MAIOR vai a cada 04 compassos subindo MEIO TOM. Isso mesmo ,você vai tocar 4 compassos em uma tonalidade começando por LA MAIOR e depois de 4 compassos ,passa para sib maior onde toca por mais 4 compassos , passando então para SI MAIOR onde toca mais 4 compassos dentro da tonalidade de SI MAIOR passando depois para DO maior e vai fazendo essas mudanças a cada 04 compassos até retornar ao tom de partida que no caso do sax alto é LA MAIOR desta forma vai passar pelos 12 tons maiores.

No sax tenor é a mesma coisa só que a tonalidade de PARTIDA é RE MAIOR depois de 4 compassos vai para MIb MAIOR e depois para MI MAIOR ....FA MAIOR .....FA# MAIOR......SOL MAIOR....E VAI FAZENDO ATÉ RETORNAR AO RE MAIOR COMPLETANDO O CICLO DOS 12 TONS MAIORES .

No sax alto começa em LA MAIOR e vai seguindo :

A /%/%/%/Bb/%/%/%/B/%/%/%/C/%/%/%/C# ..........

Acho que já dei pra entender né :

SAX ALTO = A....Bb....B....C....C#....D....Eb....E....F....F#....G....G#....A.... Terminando o ciclo de 12 tons maiores que a cada 4 compassos vai subindo meio tom .

SAX SOPRANO e TENOR = D....Eb....E....F....F#....G....G#.....A....Bb....B....C....C#....D.... Terminando o ciclo de 12 tons maiores que a cada 4 compassos vai subindo meio tom partindo de RE MAIOR até completar o ciclo cromático ascendente retornando ao RE MAIOR .

A Partitura esta em C ou seja para pianistas ok ENTÃO DEVE FAZER A TRANSPOSIÇÃO :

SAX ALTO comece em LA MAIOR
SAX TENOR comece em RE MAIOR
FLAUTA ou SAX MÉLODY comece em DO MAIOR

NO EXERCÍCIO 01 DO PDF a cada 04 compassos vai AUMENTAR meio tom.

A PARTITURA EM PDF ABAIXO ESTA PARA INSTRUMENTOS EM C OU SEJA SAX MELODY E FLAUTA .

NÓS ESTAMOS FAZENDO O EXERCÍCIO 01 DO PDF ABAIXO MAS CADA INSTRUMENTO ( Bb e Eb ) deve seguir a tabelinha acima onde o Sax alto inicia pela cifra de A ( LA MAIOR ) e o sax tenor pela cifra de D ( Re maior )

Todos podem se orientar pelo PDF abaixo, basta começar no compasso onde esta a sua CIFRA de acordo com a afinação do seu instrumento.

Attached File  GUIA_DA_HARMONIA_A_SER_SEGUIDA.pdf   965,69KB   2654 downloads

PLAYBACK para TODOS do exercício 01 acima .
TONS MAIORES SUBINDO MEIO TOM A CADA 04 COMPASSOS
Attached File  TONS_MAIORES_SUBINDO_A_CADA_4_COMPASSOS.mp3   6,35MB   2425 downloads

Este exercício NÃO é necessário que olhe para a partitura POIS NAO PRECISA a menos que voce não saiba as Escalas Maiores rsss ai já viu né OVERDOSE DE VOLUME 24 rsss

Sua tarefa vai ser :

Profissionais e improvisadores experientes

PODEM FAZER O QUE QUISER mas é REGRA : USAR SOMENTE A ESCALA MAIOR , NÃO PODE USAR CROMATISMO, BLUE NOTES ,NOTAS ALTERADAS ETC...O DESAFIO É FAZER ALGO BONITO E USANDO SOMENTE A ESCALA MAIOR OU SEJA AS 07 NOTAS DE CADA TONALIDADE .
Tenha em mente que iniciantes estrão tentando escutar as escalas maiores e tentar descobrir se tocou uma nota fora da escala, se por acaso venha a fazer uma alteração nas 07 notas da escala, ISSO SERA CONSIDERADO UM ERRO NESTE EXERCÍCIO OK

No futuro poderemos fazer outras regras ,mas agora é saber pintar seu quadro usando uma única cor smile.gif

Avançados e experientes

Devem para cada tonalidade tocar

A ESCALA MAIOR ATÉ A 9 IDA E VOLTA E UM ARPEJO X7maj9 OU SEJA ARPEJO MAIOR COM SÉTIMA E NONA .

Você deve tocar a escala ida e volta e o arpejo, mas DEVE fazer alternado ou seja alguns comece pelo ARPEJO e depois faça a escala ok

VOCÊ TEM 04 COMPASSOS PARA CADA UMA DAS TONALIDADES , ONDE VAMOS PASSAR PELOS 12 TONS MAIORES.
SUA MISSÃO É TOCAR ESSA ESCALA E ARPEJO DE CADA TONALIDADE FAZENDO COMO VOCE QUISER ,USANDO O RÍTIMO QUE VOCE QUISER MAS PRECISA SER : GRAUS CONJUNTOS (ESCALA) E GRAUS DIJUNTOS OU SEJA (ARPEJOS ) DEVENDO INICIAR UMA tonalidade maior hora com arpejo,hora com escala ok NÃO FAZER SEMPRE ESCALA E ARPEJO OK

ALGUMAS TONALIDADES COMECE PELO ARPEJO E DEREPENTE JÁ DESCE NA ESCALA MAIOR FAZENDO NOVAMENTE UM ARPEJO IDA E VOLTA .

Fique a vontade para iniciar com escalas ou arpejos .você escolhe como iniciar , só não vale fazer para todos os tons sempre a mesma formula, quero que faça VARIANDO esta formula .

O ARPEJO DEVE SER TOCADO IDA E VOLTA TAMBEM OK

LEMBRE QUE SOMENTE SERA PERMITIDA AS 07 NOTAS DE CADA TONALIDADE ,NADA DE ENFIAR ALTERAÇOES NAS ESCALAS E ARPEJOS, POIS SERA CONSIDERADO NESTA ETAPA UM ERRO .

ISSO É UMA MARATONA DE ESCALAS ,POIS QUANDO COMEÇAMOS NÃO DA PARA PARAR RSSS

NÃO PRECISA LER NADA (somente se não souber as escala s maiores, aí dale 24 nelas ok )

Intermediários

Os músicos que ainda não tem decorada as 12 escalas maiores ,deve então tentar tocar certo e no rítimo que quiser peloo menos a escala maior ida e volta se possível ou então somente a ida ok.

Iniciantes

Os iniciantes devem tocar notas longas de onde devem fazer pelo menos 04 notas por tonalidade dando preferencia para as notas do arpejo ou seja 1,3,5,7, DA ESCALA MAIOR .

1 QUER DIZER A PRIMEIRA NOTA DA ESCALA
3 QUER DIZER A TERCEIRA NOTA DA ESCALA MAIOR
5 É A QUINTA NOTA DA ESCALA MAIOR
7 É A SÉTIMA NOTA DA ESCALA MAIOR

Obs: O INICIANTE DEVE TOCAR EM CADA TONALIDADE ESTAS 04 NOTAS ,MAS ATENÇÃO NÃO FAÇA SEMPRE 1,3,5,7 ALGUMAS TONALIDADES COMECE PELA 3 E DEPOIS 1 , 5 7 OU SEJA FAÇA inversões do arpejo ok
Resumindo o iniciante deve tocar notas longas de 02 tempos por compasso ,não existe necessidade de tocar 4 tempos em cada nota pois vai ficar sem folego até o final do exercício, Também não necessita atacar na CABEÇA DO COMPASSO ou seja ,pode e deve tentar iniciar pelo tempo 2 do compasso, assim como o 3 .

sera cobrado a exatidão rítimica de atacar nos tempos fortes do compasso, tanto faz ser o 1 tempo como o terceitro tempo do compasso desde que toque as notas 1357 de cada tonalidade e na ordem que quiser 3517 7531 1537 etc...
O IMPORTANTE É QUE AS NOTAS DEVEM CAIR NO TEMPO FORTE OU SEJA NO 1,2,3,4 TEMPOS DO COMPASSO, ISSO PRESISA FICAR CLARO . PODE FAZER VARIAÇOES NO ATAQUE ESCOLHENDO PARA DETERMINADA TONALIDADE ATACAR O 2 TEMPO DO COMPASSO E NÃO O 1 TEMPO, VAMOS OBSERVAR A PRECISÃO RÍTIMICA DO INICIANTE E AS NOTAS CORRETAS .

OS INICIANTES PODEM SIM ESCREVER AS NOTAS A SEREM TOCADAS ,DESDE QUE FAÇA ISSO POR CONTA PRÓPRIA ATRAVES DE PESQUISA OK

RECOMENDAÇÕES:

* ESTUDE ISSO PELA MANHÃ OU SEJA NO INÍCIO DOS ESTUDOS, É BOM PARA DAR UMA ESQUENTADA NA COISA

UMA COISA MUITO LEGAL QUE EU FIZ MUITO É ENTRAR EM UM QUARTO ESCURO, APAGAR AS LUZES OU SEJA DEIXAR BEM ESCURO E AINDA FECHAR OS OLHOS E FICAR ESTUDANDO , FECHE OS OLHOS E VAI ENXERGAR A PARTITURA RSSS FALO SÉRIO ,VAI DESENHAR UMA PARTITURA EM SUA CABEÇA .

LEMBRE QUE O EXERCÍCIO 01 SOBE MEIO TOM NA TONALIDADE A CADA 04 COMPASSOS OK E NO EXERCÍCIO 02 ELE BAIXA MEIO TOM A CADA 04 COMPASSOS .
ESTAMOS FAZENDO SOMENTE O EXERCÍCIO UM ONDE O PLAYBACK COLOCADO É PARA O EXERCÍCIO 1 ,PARA O 2 É OUTRO PLAYBACK OK

LEVE UMA GARRAFA DE ÁGUA , POIS DA SEDE ESTE ESTUDO POIS QUASE NÃO DA PARA FAZER PAUSAS ...
Tome muita água durante os estudos ok

VOCE TEM 04 COMPASSOS POR TONALIDADE E ESTE EXERCÍCIO É JUSTAMENTE PARA QUE VOCE SINTA SEU ESPAÇO SONICO RSSS DENTRO DE UM TODO E QUE "SINTA "O QUE PODE TOCAR DENTRO DESTES 04 COMPASSOS DE FORMA QUE CONSIGA TOCAR O ARPEJO E A ESCALA MAIOR .
CUIDADO PARA NÃO VIAJAR NA MAIONESE E FICAR TOCANDO A ESCALA MAIOR IDA E VOLTA LENTA E DEPOIS FALTA TEMPO PARA TOCAR O ARPEJO OK OU VICE VERSA , FAZ PARTE DESTE ESTUDO , SENTIR ESSES 04 COMPASSOS E O QUE PODE FAZER DENTRO DELES OK
POIS QUANDO ESTAMOS IMPROVISANDO EM UMA MÚSICA AS VEZES TEMOS 02 COMPASSOS OU MENOS DENTRO DE UM ACORDE E TEMOS QUE COLOCAR UMA IDEIA OU SEJA PASSAR ESTA IDEIA TENDO SOMENTE AQUELE ESPAÇO SONORO . ISSO VAI AJUDA-LO A SENTIR O ESPAÇO DISPONÍVEL PARA DESENVOLVER AS IDÉIAS COM INÍCIO ,MEIO E FIN, NO CASO VAI FAZER ISSO COM O ARPEJO MAIOR E AS ESCALA ATÉ A NONA TENDO QUE TOCAR OS 02 DENTRO DE 04 COMPASSOS E DE FORMA QUE TENHA SWING E FIQUE BONITO ,PODE USAR O RÍTIMO A VONTADE DESDEVQUE SEJA CLARO E NÃO CHEIO DE RUBATTOS E ENROLAICHIONS RSSS

BUENO smile.gif É isso ai !

CHEGOU A HORA DA VERDADE !

Abrs e bons estudos .
Prof.Ivan Meyer

Este exercício acima faz parte da Escola Online do Explicasax na Sala Vip onde alguns alunos ja estão estudando ok Mas isso não é segredo,pois todos sabem que devemos estudar as escalas maiores.

#2 Paulo Augusto

Paulo Augusto

Usuário Muito Participativo

• Membros
  • PipPipPip
  • 334 posts

Posted 01 setembro 2009 - 01:01

Grande Prof. Ivan!
Colocando a moçada prá remexer mesmo nas escalas maiores hein... rsrsrs
Mas tem que fazer isso mesmo cara, pois se não nós só pensamos em tocar e tocar, ler e ler, tirar de ouvido, e acabamos por não entender a musicalidade e por onde a música passeia, ou de onde ela está surgindo.
Excelente iniciativa.
Te digo, antes estudava com professor que só me passava musiquinhas e partituras, não ensinava a técnica do instrumento.
Mas a partir do dia que comecei a assistir seus vídeos no youtube, visitar o forum diariamente e a ver os seus exercícios sobre os mais diversos temas, andei anos luz a frente do que havia aprendido com o professor que estudava, alias, com ele havia apenas aprendido a tocar musiquinhas.
Rapaz, os exercícios de estudar Mennnnngooooooo, estudar com boquilha e palheta, notas longas, articulações, escalas maiores, som rouco e vibrato, tudo de graça é muita mordomia mestre Ivan... rsrsrsr
E cito que ao invés de pagar 100 reais por uma aula mal dada, estudo de graça no fórum e ando anos luz á frente dos que estudaram e ainda estudam com o tal professor a mais de 12 anos.
Estou no sax a quase 3 anos, e primeiramente graças a Deus, depois as suas orientações e meus esfoços, o meu som está turbinbando cara, estou articulando direitinho e meu vibrato está massa, e as notas longas e estudo com todel+boquilha e boquilha sozinha, nusss.
Outro dia fui tocar junto com pessoal que meu ex-professor dá aula, aí cada um tocou uma música. Todos com 5, 8, 12 anos de sax estudando com ele, pegando apenas musiquinhas´, aí quando peguei a musica e toquei os caras babaram ivan, e perguntaram onde eu estava estudando, dei uma risadona e lhes disse que estava tendo aulas com um mago do sax....
Os caras e o professor ficaram de boca aberta, pois o som deles era retão sem articulações e sem controle. O meu rapaz, até eu me surpreendi com ele.
Aí te digo, o explicasax é uma benção em nossas vidas, pois temos uma escola de saxofones a nível profissional de graça dentro de nossas casas e a hora que quisermos.
Parabéns Ivan, que Deus possa continuar te abençoando ricamente, te dando forças, vida e saúde.
Obrigado pela força e carinho ao nos ensinar e responder nossas dúvidas, sempre de bom humor e eficiência.
Abraço
<b><!--sizeo:4--><span style="font-size:14pt;line-height:100%"><!--/sizeo--><!--fonto:Arial--><span style="font-family:Arial"><!--/fonto-->Sax Alto Michael Wasm 35

Boquilha Claude Lakey 7*3(querendo uma Ivan Meyer)

Palheta Vandoren Java 1,5

email e msn:paulokaffler@hotmail.com

"Entregue o teu caminho ao Senhor, confie Nele e o mas Ele fará".<!--fontc--></span><!--/fontc--><!--sizec--></span><!--/sizec--></b>

#3 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.560 posts

Posted 01 setembro 2009 - 02:13

Oi Paulo, você não sabe como fico contente em saber do seu progresso !

Passe a bola pra frente para que outros possam sentir o que você esta sentindo ok

NUNCA DESRESPEITE SEU PROFESSOR ANTIGO Pois nenhum professor tem a intenção de destruir um aluno, talves usando caminhos diferentes e mais lentos ,mas todos querem o sucesso de seus alunos .

O que você aprende aqui deve passar para seus colegas ou mesmo passar o endereço ok
EU FAÇO ISSO TODOS OS DIAS - FAZEM ANOS E ANOS QUE EU ENTRO NO ORKUT E FICO COLOCANDO DICAS E DICAS ...PERCO MEU TEMPO ONDE PODERIA ESTAR ESTUDANDO...PARA TER A ALEGRIA DE UM DIA LER ISSO QUE ME CONTOU smile.gif

Muito obrigado meu amigo !

Ivan Meyer

#4 Paulo Augusto

Paulo Augusto

• Membros
  • PipPipPip
  • 334 posts

Posted 01 setembro 2009 - 02:56

Grande Professor Ivan!
Temos muito que lhe agradecer cara, muito mesmo.
Pois muitas vezes cara, entro na net tardão da noite para dar uma estudada e dou aquela passadinha no orkut e vejo o senhor lá, online. Fico imaginando, o que será que o mestre Ivan está fazendo a uma hora dessas no orkut? Além do senhor suar a camisa o dia todo, trabalhar nos sax, nas boquilhas, dar aulas em sampa e Mg, ainda tem tempo de passar no forum e no orkut e escrever textos por horas, comentando, e deixando aulas na forma escrita para executarmos em nosso aprendizado. Nuss, tem que ter pique hein cara.
Considero meu dia corrido, pois estudo na faculdade por período integral, mas o dia-à-dia que o senhor leva, só pela honra e glória de Deus mesmo. E rapaz, ainda fico perplexo que o senhor faz isso por amor a todos nós!
Eu que tenho que lhe agradecer, pelo carinho, dedicação e cooperação e diferença que o senhor tem feito na vida tanto de nós musicos amadores que temos o sax como hobbie, quanto na vida de musicos experientes e profissionais.
Estou cumprindo minhas metas e objetivos em relação a vida e ao sax. E ainda uma meta forte que falta no sax é a aquisição de uma boquilha Ivan Meyer, e uma aula ao vivo com o senhor ambos o sonho de consumo de todo saxofonista, tanto pela estética quanto pela sonoridade. Incrível, a forma como o senhor coloca os sentimentos em tudo que escreve e fabrica cara.
Um exemplo de humildade e dignidade a nível mundial
Valeu amigão e Prof Ivan,
Com certeza, pode deixar, irei passar para frente todo aprendizado adquirido no explicasax, com humildade e carinho, tendo como exemplo sua conduta e a de Cristo o maior líder que já existiu.]
Abração e fique na paz
<b><!--sizeo:4--><span style="font-size:14pt;line-height:100%"><!--/sizeo--><!--fonto:Arial--><span style="font-family:Arial"><!--/fonto-->Sax Alto Michael Wasm 35

"Entregue o teu caminho ao Senhor, confie Nele e o mas Ele fará".<!--fontc--></span><!--/fontc--><!--sizec--></span><!--/sizec--></b>

#5 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.560 posts

Posted 01 setembro 2009 - 03:35

Oi Paulo , obrigado smile.gif de coração ok

Enquanto você escrevioa aqui eu fui no orkut e postei em várias comunidades de vários instrumento este texto abaixo:

CHEGOU A HORA DA VERDADE...NESSA COMUNIDADE !

Meus amigos escolha o tom do seu instrumento ( Eb , Bb ou C ) e venha participar da Maratona de escalas e arpejos, um jogo divertido onde todos aprendem as Escalas de uma forma divertida e descontraida e de graça smile.gif
Leia as regras e participe. Tudo esta no link abaixo, Pdf e Mp3 usados, vai fazer muitos maigos e todos empenhados em aprender e compartilhar o que sabem sobre o assunto para que todos possam tocar melhor e melhor a cada dia .
Contamos com a sua participação ok
http://www2.ivanmeye...h...c=27295&hl=
Abrs e bons estudos !
Prof.Ivan Meyer
Formando músicos para um mundo melhor !

Agora que ja dei uma descançada vou voltar para a oficina e finalzinho da tarde com o por do sol, estudar meu sax soprano , não vejo a hora rsss

Sábado eu toquei das 15:30 hs até as 19:00hs da noite e no Domingo a minha boca estava doendo e decobri uma coisa legal rsss Coloquei um pedaço de EVA fino entre os dentes inferiores e ficou ótimo :0 Agora ninguém me segura posso estudar por horas sem doer a boca e voltei a Estudar de novo e 4 horqas por dia são sagradas, as vezes eu estudo de noitão na minha cabine acustica ( tem até ar condicionado e um computador de tela grande onde leio tudo nele rsss)

Quando dou uma parada para descançar eu entro no orkut e em outros forum que participo fora do Brasil rsss
Mas 06 horas de sono é sagarado. Se eu dormir as 03:00 da manha eu as 09:00 estou acordado e na ativa .Assim o dia rende muito mais, Quanbdo eu durmo as 23:00hs eu acordo as 05:00hs da manhã rsss Sempre fui assim , por isso consigo fazer muitas coisas e tocar muitos instruimentos, pois não durmo mais do que o necessário .
Grande abraço e participe da HORA DA VERDADE smile.gif

Ivan Meyer

Obs: É uma pena não poder compartilhar esses estudos com o pessoal do Clube do S por puro egoismos deles ,mas tudo bem, a vida diz quem é quem !

#6 Paulo Augusto

Paulo Augusto

• Membros
  • PipPipPip
  • 334 posts

Posted 01 setembro 2009 - 07:23

Uff!!! ohmy.gif Que dia corrido hein mestre Ivan!
Mas ta aí o segredo, não dormir mais que o necessário e trabalhar duro que o sucesso vem neh!!
Rapaz, te digo uma coisa, não sei o motivo da moçada do clubedosax ficar com essa implicância besta cara!!
Deviam se unir a família explicasax, pois o mundo do sax é tão bonito cara e não tem espaço para essas picuínhas.
Mas enfim, cada um trassa seu caminho. Pode deixar que participarei da maratona A HORA DA VERDADE SIM!!! Estaremos juntos nessa caminhada.
Uma coisa Professor. Estou meio sem uma rotinha de estudos cara. O senhor poderia me dar uma dica de uma rotina de estudos para eu não perder o pique e aumentar minha desenvoltura? Pois estou precisando melhorar minha leitura,(minha mãe toca piano e quase me bate quando me vê em frente a partitura mas tocando de ouvidão pois já sei a música, rsrsrsrsrs)pois sou meio preguisoso em ler partituras e me empenhar na leitura rítmica. Como acesso a net na facul pelo notebook, não coloquei net em casa, por isso ainda não me inscrevi na sua escola vip. Qual idéia massa o senhor me daria pra voltar a animar com a leitura ritmica e virar craque nela com prazer? biggrin.gif Pois fico estudando sem ter uma sequencia, entendes?
Abraço e não se esqueça pois vem aí A Hora da Verdade, o mais novo programa da Tv Explicasax, rsrsrsrsr
vlwww mestre

#7 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.560 posts

Posted 01 setembro 2009 - 07:59

É meu amigo, você esta perdendo tempo...SUA MAE TOCA PIANO E AINDA LÊ PARTITURAS ?

Sabemos que santo de casa não faz milagre , mas SANTA FAZ SIM rsss

Pede para sua mae comprar de presente pra você um livro chamado POZZOLI ( tem pela internet rsss)POZZOLI - LEITURA MÉTRICA .

Voce vai estudar LEITURA MÉTRICA junto com a sua mãe e fala pra ela que se você não aprender vai ser culpa dela rsss ai ela não vai querer mais bater em você rssss

Eu sempre estudei a LEITURA sem o instruemento com meus alunos , sabe como é né ? Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa rssss

LER é algo que podemos fazer sem precisar FALAR concorda ?

Pois a música estudamos assim, primeiro sem o instrumento, com a CABEÇA pois é MATEMÁTICA !

Somente depois de estudar a DIVISÃO ou seja a LEITURA MÉTRICA ou seja SÓ O RÍTIMO assim como esta na sala TATATA neste link : http://www.explicasa...ula01tatata.php

Imprima os PDFS e depois assista o vídeo e faça JUNTO em uníssono com o tamborzinho ok

Pode fazer batendo palmas ou uma colher na panela pou até mesmo falando TA TA TA rsss

Depois estude tocar estes duetos junto com o computador ok
Basta acessar :
http://www.explicasa...ula01duetos.php

Esses exercícios acima são um ótimo começo e fácil de entender ok

Estude com sua mãe o POZZOLI ela vai adorar te ensinar e vai ser um momento que vai quardar por toda sua vida smile.gif
Queria eu ter uma mãe ou Pai que tocasse um instrumento rsss Eu não ia é dar sossego pra eles smile.gif

Abrs e bons estudos.
Ivan Meyer

#8 Miotisax

Miotisax

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 20 posts
  • Interests:tirar duvidas, aprender, estar ligado as novidades, novas amizades...

Posted 06 junho 2010 - 03:30

Oi professor , o bom de vc colocar tudo isso para nós , é o entusiasmo , que é transmitido, daí a vontade , e o engraçado de tudo é que vicia estudar e não da para parar , só agora estou entendendo o que é tocar um sax na real , boa sua iniciativa , dando oportunidade de todos poderem tocar com qualidade !!! biggrin.gif biggrin.gif biggrin.gif biggrin.gif biggrin.gif biggrin.gif biggrin.gif biggrin.gif

#9 Blonski

Blonski

PROFESSOR

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 4.909 posts

Posted 13 outubro 2010 - 05:07

Os estudos do Saxofone, parecem não ter, mais fim. Quando você estuda uma coisa, o resultado abre uma porta, e depois de outro estudo, mais outra porta se abre, e mais outra...
O importante é estar preparado. Quando o Saxofonista está preparado, a oportunidade surge !

Saxofone Tenor Yamaha YTS 62 Mark II-Tudel G1 com Booster — Alto " Martk VI " da Yamaha - YAS 82Z -Tudel G1 Custom - Soprano Vintage Vito Stencil
Violinos que eu mesmo fiz — Zaphon — Harmonica 64 vozes...
Boquilha Ivan Meyer Vintage Jazz 8* Dave Guardala Crescent Otto Link STM NY 8 All Gold

Vandoren Paris " 3 Bandas "

Fibracell Premier Custom — Rico La Voz — Vandoren Java Red — Rico Reserve

Selmer Soloist " F " - Yamaha 4C Custom

Vandoren Optimum

Vandoren ZZ Jazz — Fibracell Premier — Rico Reserve
Selmer Super Session " I " — Selmer S80 C*

François Louis Ultimate
Vandoren ZZ Jazz - Java Red - Traditonal — Rico Reserve

Som: Shure PGX4 - Shure WB98H/C

Professores de Saxofone:
Leo Gandelman, Hector Costita, Nivaldo Ornelas,
Vinícius Dorin, Emiliano Barri, Raul Valente, Rodrigo Capistrano. . .

Linguagem e Estruturação Musical: Andre Dittrich - Harmonia: Alexy Viegas

Maestros: Dario Sotelo - . . .

Tocando do Lado Grave ao Altivo da Força !

Networking Remunerado Blonski
Posted Image

.

Posted Image .. Posted Image .. Posted Image .. Site...

#10 Marcos José de Oliveira

Marcos José de Oliveira

Usuário Participativo

• Membros
  • PipPip
  • 222 posts
  • Interests:Só tudo sobre Saxofone

Posted 30 abril 2012 - 06:35

PLAYBACK para TODOS do exercício 01 acima .
TONS MAIORES SUBINDO MEIO TOM A CADA 04 COMPASSOS
Attached File  TONS_MAIORES_SUBINDO_A_CADA_4_COMPASSOS.mp3   6,35MB   2425 downloads

Amigos preciso de ajuda!

Estou estudando com o Sax Tenor. Pra mim começa como o RE e vai subindo de meio e meio tom até chegar novamente ao RE. Entretanto depois desse RE oitavado o acompanhamento muda completamente. Não sei nem pra que tom vai. O que devo tocar a partir disso?

Obrigado a qualquer que puder ajudar!

Abração!
Sax Tenor Yamaha YTS 62, Boquilha Ivan Meyer Jazz Pop 8, palheta Fibracell Premier 1.5.
Dan_camsky, você é o cara! Serei grato eternamente pela ajuda com meu YTS 62.

#11 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.560 posts

Posted 30 abril 2012 - 08:05

Amigos preciso de ajuda!

Estou estudando com o Sax Tenor. Pra mim começa como o RE e vai subindo de meio e meio tom até chegar novamente ao RE. Entretanto depois desse RE oitavado o acompanhamento muda completamente. Não sei nem pra que tom vai. O que devo tocar a partir disso?

Obrigado a qualquer que puder ajudar!

Abração!

O RE é o final do exercício ou seja sai da TONALIDADE DE RE MAIOR e vai subindo cromaticamente a cada 04 compasos até chegar ao RE novamente ok
Veja o PDF que coloquei em anexo na primeira postagem .

Abrs
Ivan Meyer

#12 Marcos José de Oliveira

Marcos José de Oliveira

Usuário Participativo

• Membros
  • PipPip
  • 222 posts
  • Interests:Só tudo sobre Saxofone

Posted 30 abril 2012 - 08:25

Então eu gravo até o RE e recorto o resto do acompanhamento e jogo fora?

Blz então, estava mesmo pensando em fazer isso.

Obrigado professor!

Abração!
Sax Tenor Yamaha YTS 62, Boquilha Ivan Meyer Jazz Pop 8, palheta Fibracell Premier 1.5.
Dan_camsky, você é o cara! Serei grato eternamente pela ajuda com meu YTS 62.

1 user(s) are reading this topic

0 members, 1 guests, 0 anonymous users