Ir para conteúdo

Foto

DICAS VALIOSAS PARA QUEM TOCA SAX SOPRANO- O SAX MARCIANO !

• Por favor, faça o login para responder
22 respostas neste tópico

#1 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.464 posts
  • Interests:Música e natureza

Postado 20 agosto 2009 - 07:23

Queridos colegas, essas dicas podem ajudá-lo a entender melhor o SAX SOPRANO.

Tenho percebido que mesmo saxofonistas que usam a escola americana no alto ,tenor acabam se identificando com a escola francesa no sax soprano ou seja usam uma boquilha mais fechada e uma palheta mais dura tipo palheta com corte francês .

Acredito que muitos saxofonistas ficam um pouco em dúvida com o soprano quanto a boquilha etc...

Leve em consideração que no sax soprano ,tudo é bem menor ,principalmente o movimento de maxilar (Impostação) no sax soprano existe mas o movimento é bem pequeno o que resulta uma tendencia a escola francesa !

Sabem o que eu acho disso ?

O sax soprano não deveria ser um sax he,he, pois é muito diferente dos irmãos mais velhos e é preciso entender o caçula ! Ele parece um sax marciano rss

No soprano embora não pareça a preção é maior do que no alto e no tenor !

Não se gasta a mesma quantidade de ar ou seja a pressão é maior mais a vazão e menor ,tipo o oboé que a vazão é tão pequena e inversamente proporcional a pressão !

Quanto maior mais vazão e menos pressão !
Por isso verá que a embocadura do soprano cansa mais do que a do tenor !

Verá que a afinação depende muito mais da pressão do diafrágma do que da pressão da boca e por isso existe essa tendencia em mesclar as 02 escolas para um melhor aproveitamento

Escola francesa e escola americana juntas para poder dominar o soprano !

Por isso não é indicado pela maioria dos professores se iniciar com o soprano ,pois existe uma "Mescla " de escolas para dominar o sax soprano e o iniciante pode fazer uma verdadeira salada !

Então ,encare o sax soprano como um instrumento diferente dos demais e não queira usar a mesma marca de boquilha ou palheta ou tocar da mesma forma que toca o sax tenor pois não vai funcionar !

É preciso saber sentir a diferença das 02 escolas e o ponto em que as duas se encontram no sax soprano !

Resumindo :

O sax soprano é muito semelhante a um clarinete quanto a embocadura ,sendo mais semelhante a escola francesa pois usar uma embocadura mais fixa ,pois a mesma variação de embocadura " impostação" não pode ser feita no sax soprano !

O vibrato nocaso do sax tenor e sax alto é muito aceito o vibrato de maxilar na região grave e de diafrágma na região aguda , mas no caso do sax soprano o melhor é o vibrato de diafrágma

Isso acontece pois trabalhamos com mais pressão no soprano e naturalmente ele induz a usar o vibrato de diafrágma assim como o oboé !

é Importante saber dosar estes pontos :

Pressão de lábio com pressão de diafrágma

Pois o soprano não admite usar o labio apertado para se tocar um agudo , e sim a velocidade do ar para produzir os harmônicos

O vibrato de maxilar se usado na terceira oitava ,fatalmente fará a nota aguda cair em uma oitava abaixo,por isso é preciso desenvolver a técnica de vibrato de diafrágma para poder jogar com a pressão na região aguda sem o perido da nota falhar !

ATENÇÃO ,ATENÇÃO ATENÇÃO

Aposição da boquilha no tudel do sax soprano é um verdadeiro tratado e merece um capítulo a parte

A BOQUILHA DE UM SAX BARÍTONO SE TIVER UM POUCO PARA DENTRO OU PARA FORA NÃO TRAZ PREJUIZO NA AFINAÇÃO PARA O BARITONISTA MAS O SAX SOPRANO, SE A BOQUILHA NÃO ESTIVER EXATAMENTE NO PONTO CERTO DELA ,SEU SAX SOARA DESAFINADO EM UMA DAS REGIÕES

POR ISSO É MUITO IMPORTANTE FAZER EXERCÍCIOS DE OITAVA INTERCALADOS COM QUINTAS ENTRE AS OITAVAS PARA ENCONTRAR O PONTO DE EQUILÍBRIO ENTRE A BOQUILHA E O SAX

FAÇA EXERCÍCIOS TIPO :

TÔNICA ----QUINTA----OITAVA E REPARE QUE SUA EMBOCADURA NÃO DEVE MEXER PARA ACOMODAR A AFINAÇÃO , BUSQUE SENTIR COMO SE ESTIVESSE FAZEDO UMA NOTA LONGA E BUSQUE O EQUILÍBRIO DESTA 03 NOTAS PELA PRESSÃO DO AR ,MAIS DO QUE PELA PRESSÃO DO LÁBIO, TENTE USAR A EMBOCADURA FRANCESA ONDE O MAXILAR É FIXO OK ASSIM SENTIRÁ MELHOR A PRESSÃO NECESSÁRIO PARA EQUALIZAR ESTA AFINAÇÃO

FAÇA ESTES EXERCÍCIOS

DO-----SOL-----(DO)
RE------LA-------(RE)
MI-----SI-------(MI)
FA---DO-------(FA)
SOL-----RE-----(SOL)
LA------MI------(LA)
SI------FA#-----(SI)
DO-----SOL-----(DO)

FAÇA AGORA TUDO MEIO TOM ACIMA OK

2 EXERCÍCIO

TONICA QUINTA E TERÇA

DO---SOL------MI,RE,MI...... FAZENDO UMA VEZ NA OITAVA ABAIXO E OUTRA na OITAVA ACIMA DO---SOL---(mi,re,mi que é a 10,9,10 do tom )
RE----LA-------FA#,MI,FA#.....
MI.....SI.........SOL#,FA#,SOL#....,

Depois toque as escalas maiores (todas ) em uma extensão de uma oitava fazendoTONICA ,QUINTA E NONA E DEPOIS DESSE PELA ESCALA MAIOR OK

DO------SOL------RE----do,si,la,sol,fa,mi,re,do......

DEPOIS DO------SOL------mi,re,do,si,la,sol,fa,mi,re,DO ---SOL---mi,re,mi...

façoo contrário agora toque a escala até a nona e depois faça a volta pelas quintas

do,re,mi,fa,sol,la,si,do,RE -------SOL-------DO

É muito importante estudar intervalos de quinta no sax soprano para poder encontrar o difício equilíbrio entre :

- Posição da boquilha no tudel
--Posição da boca na boquilha

somada a : Pressão do lábio x pressão do diafrágma

por isso não fique preocupado se no sax soprano a sua embocadura fugir do padrão que você já tem no sax alto e tenor ,pois o soprano é um sax marciano ,pra começar o bicho é reto !

Se tudo falhar tome um chá de diapazão antes do ensaio

ATENÇÃO : NÃO ESQUEÇA DISSO !

O sax soprano é diferente dos outros saxofones na região dos agudos pois não podemos APERTAR O LÁBIO e sim AUMENTAR A PRESSÃO DO AR .
O sax soprano é o que mais exige pressão na região agúda e muita gente ao chegar nesta região ao invés de usar mais o diafragma acabam APERTANDO a boca o que gera um monte de apitos .

Precisa entender este conceito ok

O OBOE POR EXEMPLO NESTA REGIÃO TEM UM ESPAÇO ENTRE AS PALHETAS QUE MAL DA PARA PASSAR UMA PONTA DE LÁPIS .

o QUE FAZ SAIR O SOM AFINADO DO OBOE ASSIM COMO O SOPRANO É O APOIO DE DIAFRAGMA ou seja a pressão do ar que deve ser muito maior e isso sem o instrumentista apertar a boca ok

A MESMA EMBOCADURA QUE VOCÊ USA PARA TOCAR O SI DA TERCEIRA OITAVA É A MESMA EMBOCADURA PARA TOCAR O MI,FA,SOL DA TERCEIRA OITAVA .

Se você apertar só um pouquinho JÁ ERA ...Estrangula a palheta e o som vira um APITO

EU SEI O QUE ESTOU FALANDO ,pois ensino isso ha muitos anos aos meus alunos ok

NÃO PODEMOS APERTAR OU PENSAR EM APERTAR A BOCA (LÁBIOS ) NA TERCEIRA OITAVA OU SEJA PARA TOCAR OS AGÚDOS NO SAX SOPRANO, POIS A BOQUILHA É FECHADA, SE COMPARADA COM O SAX ALTO E TENOR

O segredo todo esta na PRESSÃO DO AR´pois mantemos o mesmo orifício e abrimos a torneira e o "esquicho vai mais longe ok.

Vou te explicar de uma forma masculina mas que todo mundo entende ok

QUANDO VOCÊ VAI URINAR E QUER FAZER O JATO DA URINA ACERTAR O VAZO A UM METRO DE DISTANCIA PARA TREINAR A PONTARIA RSSS

O QUE VOCÊ FAZ ?

a) TENTA DIMINUIR O ORIFÍCIO DE SAIDA PARA QUE ENTÃO O JATO FIQUE MAIS FINO E ATINJA O VAZO? SE CONSEGUIR FAZER ISSO VAI PARA O FANTÁSTICO!!!

B ) Aumenta a pressão interna (diafragma ) para que então o fluxo de urina possa ir mais longe ?

c ) Nunca fiz xixi pensando nisso !

d ) Sempre erro o vazo e acerto no dedão !

FAÇA O TESTE ! rsrsrs, mas se errar, já sabe!!!!Limpa!!!!rsrs

Não podemos diminuir o orifício de saida para conseguir mandar algo mais longe ...
Precisamos é nos concentrar na PRESSÃO .

Sax soprano sem pressão = Agúdos desafinados ...afinação baixa.

Sax soprano com pressão nos lábios na região aguda = Apitos ultra sonicos

QUAL O MELHOR EXERCÍCIO ?

fazer notas longas na região média para a região aguda MANTENDO A PRESSÃO ATÉ O FINAL ou seja mantendo o mesmo voilume ok TREINE FAZER ISSO COM VOLUME ALTO E REPARE PARA NÃO DEIXAE A PRESSÃO CAIR E TENTAR CORRIGIR ISSO "APERTANDO O LÁBIO "

APERTE SIM O DIAGRAGMA, AUMENTE A PRESSÃO ,PENSE NO "XIXI" A DISTANCIA rss Pois o mecanismo é exatamente este ok

Obs: No futuro depois que passar da fase de adaptação com a embocadura do soprano, podemos mudar a numeração da boquilha para uma mais aberta, não sendo aconselhado acima de 7, ou seja, com 2,00 mm de abertura, O TIPO DE RASPAGEM DE PALHETAS, PREFIRA AS MAIS FLEXÍVEIS COMO A RICO ROYAL 1,5 OU 2 OU FIBRACELL SOFT 1,5

Use melhor o diafragma para controlar a pressão e os agúdos irão sair com facilidade.

Sobre a boquilha de metal para Sax Soprano:

O apito na região aguda é excesso de pressão com a boca, com o tempo a embocadura vai relaxando e para de apitar, se isso não resolver, dentro de um mês, onde você deve experimentar outras palhetas e no caso de usar palheta de bambu, deve deixar a palheta em um copo d'água pelo menos por 10 minutos antes de tocar, para que a palheta possa hidratar, pois palheta seca ou pintada como a Plasticover, apita muito em boquilha de metal, pois, boquilhas de metal projetam muito mais harmônicos do que boquilhas de massa, este desequilíbrio de pressão na embocadura, quando trocamos de boquilha é normal acontecer, leva em média uns 20 dias para formar a nova memória muscular.

Vídeo onde estou tocando um concerto para violino de J.S.Bach no sax Soprano
Concerto em La Menor (muito lindo )
http://www.youtube.c...re=channel_page

Codinome Beija Flor TOCADO A NOITE AO AR LIVRE COM TEMPERATURA 5 GRAUS ACIMA DE ZERO .

Blues com improvisação port sobreposição de tríades (Efeito moderno ) Primeiro sola a Flauta doce e em seguida o sax soprano, Escute este solo do sax soprano no bonito Blues de Charlie Parker

Ecos do Guion- Autoria Ivan Meyer - Solo Sax Soprano Curvo.

Aqui você tem um bom exemplo do som SUAVE do sax soprano !
http://www.explicasa..._evangelico.php

Abração
Ivan Meyer

#2 lsoprano

lsoprano

Usuário

• Membros
  • 47 posts

Postado 26 agosto 2009 - 07:43

Boa noite ,

Prof tem algum exercício para treinar ou aumentar o apoio de diafragma?
--------------------
lsoprano

Sax soprano Michael 46 by custom ivan meyer
boquilha Ivan meyer n° 7 (D+)
Palheta fibracel premium n° 1,5 lixada

#3 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.464 posts

Postado 26 agosto 2009 - 09:15

Tem sim eu ensino isso na vídeo aula vol.02 que esta no youtube e na escola online ok

Fazer a escala cromática do sax de Re grave a re agudo fazendo hoo, hoo, hoo, hoo re# hoo , hoo, hoo ,hoo, MI hoo,hoo,hoo, fa, hoo,hoo,hoo,hoo e segue assim fazendo ataques só com do diafragma com 04 goslpes de diafragma e subindo a escala cromática ok

Este exercício acima deve ser feito com cuidado pois é pior que abdominal rsss VAI DOER ! Serve para fortalecer o diafragma (músculo )

NOTAS LONGAS = APOIO DE DIAFRÁGMA .

NÃO EXISTE NOTA LONGA SEM O APOIO DE DIFRAGMA !

1 - MANTER A NOTA FIXA COM O MESMO VOLUME ,SEM DEIXAR CAIR O VOLUME.

ASSISTA A VÍDEO AULA 04 -"" SEGREDOS DA RESPIRAÇÃO " ONDE EXPLICO COM UM SACO DE ÁGUA E UMA VACA como fazer o apoio de diafrágma para manter o mesmo fluxo de ar ok

Já assistiu o dvd vol.04 ?
Abrs
Ivan Meyer

#4 Sergio Bardari

Sergio Bardari

Membro Efetivo do Explicasax

• Membros
  • 2.379 posts
  • Interests:Saxofone

Postado 26 agosto 2009 - 09:27

Pessoal

Quem não assistiu o Dvd 4 , recomendo que assista pois é muito didatico, as análogias feitas são muito bem feitas para a compreensão do funcionamento do diaframa no controlede vazão de ar.

Vale apena é um belo trabalho.

Abraços
"O importante é ser feliz"

#5 lsoprano

lsoprano

Usuário

• Membros
  • 47 posts

Postado 27 agosto 2009 - 07:53

O dvd Volume 4 tem no you tube?

--------------------
lsoprano

Sax soprano Michael 46 by custom ivan meyer
boquilha Ivan meyer n° 7 (D+)
Palheta fibracel premium n° 1,5 lixada

#6 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.464 posts

Postado 27 agosto 2009 - 10:32

Esse não tem sad.gif Só na www.soprasax.com.br pra ajudar pagar as contas smile.gif
Abrs
Ivan Meyer

#7 Andrésax

Andrésax

• Membros
  • 1.042 posts
  • Interests:Aperfeiçoamento musical e amigos

Postado 02 setembro 2009 - 02:46

É normal a nota SI Médio (LÁ DO PIANO) do sax soprano ficar 5 pontinhos alto no afinador digital? Somente essa nota que está me deixando preocupado!
Sax Soprano envelhecido Pearl River by Ivan Meyer
Boquilha de metal by Ivan Meyer 7 (2,00mm)
Boquilha de massa by Ivan Meyer
Palheta Fibracell Premier 1 1/5 (regulada pelo Ivan Meyer)
Flauta Doce Barroca Yamaha- Profissional

#8 Andrésax

Andrésax

• Membros
  • 1.042 posts

Postado 03 setembro 2009 - 08:08

Por exemplo: eu toco com o tudel curvo a nota si (Lá do piano) afina em cima, no afinador digital. Mas quando coloco o tudel reto todas essa nota si(Lá do piano) fica uns pontos acima da afinação, no vermelho sad.gif , isso é normal no soprano? É normal apenas uma nota de dar problema por causa da diferença de tudel(reto e curvo)? Me ajudem por favor? rolleyes.gif

#9 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.464 posts

Postado 03 setembro 2009 - 08:34

QUOTE(Andrésax @ 03/09/2009 - 08:08) <{POST_SNAPBACK}>
Por exemplo: eu toco com o tudel curvo a nota si (Lá do piano) afina em cima, no afinador digital. Mas quando coloco o tudel reto todas essa nota si(Lá do piano) fica uns pontos acima da afinação, no vermelho sad.gif , isso é normal no soprano? É normal apenas uma nota de dar problema por causa da diferença de tudel(reto e curvo)? Me ajudem por favor? rolleyes.gif

OI ANDRÉ , SIM É POSSIVEL EXISTIR DIFERENÇA DE AFINAÇÃO AO FAZER A TROCA DE UM TUDEL NO SAX ,NÃO SÓ AFINAÇÃO MAS TAMBÉM A SONORIDADE MUDA MUITO !

Faça o teste de tocar SÓ BOQUILHA COM TUDEL onde precisa dar a nota FA do afinador ou seja do diapasão ok

Para tocar essa nota a embocadura deve ser na posição tensa ou seja onde faz a maior pressão na mordida , na embocadura como se tivesse tocando notas da quarta oitava ok

Então marque com uma caneta pela parte de baixo do tudel na cortiça o ponto dos 02 tudels onde a nota FA fica afinada ( somente tudel e boquilha ) pois pode acontecer de um tudel ser maior do que o outro ou mesmo a parte interna ser mais extreita ou larga do que o outro e a afinação dar uma alteração, por isso faça a marca do FA no tudfel e então depois experimente tocar com a boquilha nas devidas marcas e veja se a afinação fica equilibrada.

Obs: É normal os saxofonistas PRECIONAREM mais a embocadura quando estão indo para o agudo , onde isso não é muito problema no sax tenor , mas no soprano a afinação sobe sim senhor...

muitas vezes até uma palheta que esteja muito mole na ponta pode induzir essa leva oscilação, e trocando para uma palheta um pouco mais durinha termina isso. No oboe é normal acontecer de uma nota ou outra ficar desafinada devido a PALHETA e trocamos de palheta e ela fica afinada .
Pois como sabemos a palheta vibra com a passagem do ar e dependendo da EXPESSURA DA PALHETA principalmente na PONTA isso pode afetar a forma de tocar deixando a afinação em algumas notas altas PRINCIPALMENTE .

CONSELHO : Escolha um tudel e estude sempre com ele.
Eu por exemplo NUNCA USEI TUDEL RETO nos meus sopranos, pois eu gosto do conforto e sonoridade do TUDEL CURVO .
Também não gosto de tudel reto ou soprano com tudel fixo ,nunca consegui gostar .
MAS ISSO É UM GOSTO PESSOAL OK

Acho que deve principalmente neste início com soprano MANTER UM ÚNICO TUDEL e não ficar trocando de tudel, aqssim como não devemos ficar trocando a posição da boquilha na boca ou seja UM DIA NO CENTRO outro no canto esquerdo da boca , outro no canto direito na boca, Na primeira parte da música no canto esquerdo e na segunda no canto direito e no biz no centro rssss
Nada disso, ENCONTRE SUA POSIÇÃO experiemnte e FIQUE E FA;CA SUA EMBOCADURA neste ponto sempre ok

Faça isso e depois me diga ok
Abrs
Ivan Meyer

#10 Samuel.Grego

Samuel.Grego

• Membros
  • 2.240 posts
  • Interests:Saxofones, Piano e JAZZ

Postado 04 setembro 2009 - 10:02

Uma coisa aprendi observando a postura do sax soprano. Não sei pq raios eu tenho mais facilidade com o soprano. Mas se você notar, com o tudel curvo o sax tende a ficar mais baixo, você cansa menos e REPARE que ao baixar o sax o som melhora, sai com mais volume, mais claro.

Aprendi isso nas aulas de clarinete da sinfonica. Nao sei se estou certo mas eu percebi que melhora muito. Então o tudel curvo vai permitir tocar mais relaxado, ja que o reto você tem que fazer força, ou você guenta ele no braço erguido ou baixa o pescoço pra acompanhar o descanso do braço e isso
talvez prejudique a coluna de ar, pelo menos em quem não esta acostumado.

Repare o clarinetista como ele puxa o instrumento pra perto do corpo. Será que não tem a ver ?

Abs,
The axe, the bottle and the rope.

#11 Andrésax

Andrésax

• Membros
  • 1.042 posts

Postado 08 setembro 2009 - 08:05

Que coisa maravilhosa o sax soprano! Estou estudando somente escalas e o KLosé! Realmente é verdade, com o tudel curvo, a execução, afinação e conforto é melhor! Vou imprimir o Joseph Viola, para estudar aquelas escalas em varios intervalos!

#12 henrique19

henrique19

Usuário

• Membros
  • 6 posts

Postado 08 setembro 2009 - 04:06

oi ivan as dicas que voce deu pra sax soprano sao otimas
mas me diga uma coisa , eu nunca toquei sax na minha vida e ja comecei com o soprano que devo fazer
pra ter um melhor rendimento

#13 davicaxias

davicaxias

Usuário

• Membros
  • 4 posts
  • Interests:Jazz, Erudito, Brazucas, Blues, Composição, Orquestração, Instrumentos, Sibelius 6 e Encore 4.5.

Postado 11 setembro 2009 - 07:32

Olá, pessoal!

Sou saxofonista amador. Como eu toco com correia utilizo o tudel curvo por uma questão puramente ergonômica, embora eu pense que o tudel curvo reproduza um som mais aveludado.
Davi Sartorello de Caxias
Saxofone: Soprano Selmer Super Action 80 Series III
Boquilha: Selmer C**
Palheta: Vandoren Java 2 1/2

#14 Prof. Natan (TechWind)

Prof. Natan (TechWind)

PROFESSOR

• Membros
  • 1.539 posts
  • Interests:Musica, Modern Jazz, Instrumentos eletronicos em geral, Softwares musicais, Saxofones e Trumpet.

Postado 04 outubro 2009 - 03:38

Se voce já começou no soprano e não toca os demais, preste atenção apenas nas orientações do post do Ivan.
São vários pequenos detalhes que voce deve observar, mas, basicamente ele está falando de: - Modo de colocar a boca na boquilha (que é diferente dos demais saxofones) e do fluxo de ar, que também é diferente.

O soprano é meio injusto com aprendizes, pois, exige mais que os outros.
Fique em paz, pois, se exige mais que os outros... qdo vc finalmente pegar um dos outros... será mais fácil.

AKAI EWI USB (Windcontroller) - Um laptop, varios plug-in's e muitas idéias!.
Sax Alto Mib (réplica do Selmer)
Boquilha Claude Lakey (com ressonador)
Soprano Weril Custom By Ivan Meyer
Boquilha Bari (com ressonador)
(Adoro este instrumento!!!)

#15 Rodrigão

Rodrigão

Usuário

• Membros
  • 87 posts

Postado 29 dezembro 2009 - 09:37

Lembra Ivan do curso que fiz com vc em Sampa?

Vc nos ensinou a afinar o alto só com o tudel tencionando ao maximo a embocadura e soar o La do piano e depois de ajustar o boquilha no tudel relaxar a embocadura em meio tom e assim o saxofonista se afina.

Depois disse que no tenor a nota a soar no mesmo processo do alto só com o tudel é o Fa do piano.

Nos soprano com tudel destacável é o Fa do piano tbm como no tenor?

Abs

#16 Diego Carvalho Pinto

Diego Carvalho Pinto

Usuário

• Membros
  • 61 posts

Postado 22 março 2010 - 11:02

smile.gif valeu prof!!!
explicações maravilhosas sobre a pressao nos agudos!!!
abriu minha mente legal!!!
valeu!!
abrs laugh.gif
Saxofone Soprano Dolphin
Boquilha: Ever-ton K-Series 7 metal e massa
Palheta: Vandoren Java Red n° 2,5

#17 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.464 posts

Postado 22 março 2010 - 11:37

QUOTE(Rodrigão @ 29/12/2009 - 09:37) <{POST_SNAPBACK}>
Lembra Ivan do curso que fiz com vc em Sampa?

Vc nos ensinou a afinar o alto só com o tudel tencionando ao maximo a embocadura e soar o La do piano e depois de ajustar o boquilha no tudel relaxar a embocadura em meio tom e assim o saxofonista se afina.

Depois disse que no tenor a nota a soar no mesmo processo do alto só com o tudel é o Fa do piano.

Nos soprano com tudel destacável é o Fa do piano tbm como no tenor?

Abs

Lembro sim, inclusive você tem o la no ouvido absoluto smile.gif

Mas o que eu disse é para baixar UM TOM ou seja deixar a embocadura afinada em sol ok

E no tenor a nota tensa é FA e deixamos afinado em Mi bemol.

Abrs
Ivan Meyer

#18 Andrésax

Andrésax

• Membros
  • 1.042 posts

Postado 09 junho 2010 - 02:13

Presciso de ajuda! Estudar somente com a boquilha do sax alto é muito fácil, dá para tocar musiquinhas, escalas e arpejos conforme é mostrado nos vídeos do Mestre Ivan Meyer, mas tocar somente com a boquilha do soprano é um inferno blink.gif , não dá para fazer uma escala completa só se tocar tudo no agudíssimo aí sim senão negativo, é um horror.

Então, como que faço para estudar somente com a boquilha do sax soprano? Alguém tem algumas dicas?

#19 Toppersax

Toppersax

Usuário Participativo

• Membros
  • 249 posts
  • Interests:Saxofones e tecnologias

Postado 10 junho 2010 - 08:04

Excelente explanação professor, muito esclarecedor
Leandro Maciel
Sax alto Júpiter 767-769 preto, Beechler Bellite 8
Sax soprano L.A. Sax colorido, Dukoff D8
Flauta Júpiter JFL511ES

#20 GIL

GIL

PROFESSOR

• Membros
  • 1.929 posts

Postado 23 junho 2010 - 02:01

Olá Leandro.

Tudo 10!!!! Tens algumas postagens com seus mp3 ou vídeos ?

Ei, tô curioso para ver como ficou LA + Dukkof D8
Deus nos abençoe para que possamos realizar nos intentos (Casa, Sítio, Família, Trabalho, Reconhecimento, etc).

5 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 5 visitantes, 0 membros anônimos