Jump to content

Photo

Veja como regular sua palheta fibracell !

• Please log in to reply
179 replies to this topic

#161 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.549 posts
  • Interests:Música e natureza

Posted 26 junho 2011 - 10:49

Precisa olhar se o parafuzinho do SOL# easta bem regulado pois ao tocar notas abaixo de DO como si e sib a chave do SOL# abre automaticamente por ser uma chave conjugada na mão esquerda e se existir uma folga minuscula neste poarafuzo em cima da chave de sol# o grave nao sai nem com reza brava ok
Abrs
Ivan Meyer

#162 DavidsonGarcia

DavidsonGarcia

Usuário Participativo

• Membros
  • PipPip
  • 158 posts

Posted 07 setembro 2011 - 10:48

Prof. Ivan, tenho uma dúvida!!!!

Como fazer a palheta ficar com um som anasalado? Onde devo lixar para obter este timbre?

Tenho uma Fibracell 1,5 que uso regularmente e comprei uma 2,5 para tentar fazer regulagens, pois é muito pesada para a abertura da minha boquilha (Super Ivan Meyer 7-1,9mm)

Gosto do som bem anasalado e ainda não consegui isto. Me ajude nessa!

Abraços

Davidson
Davidson

SAX SOPRANO EAGLE SP 502 VG ENVELHECIDO - Boquilha Ivan Meyer - Palheta Fibracell 1,5
SUPER-SATISFEITO COM MEU SET-UP!!!!
Órgão Eletrônico Digital Tamye Orquestral
Teclado Yamaha PSR 540

#163 DavidsonGarcia

DavidsonGarcia

Usuário Participativo

• Membros
  • PipPip
  • 158 posts

Posted 08 setembro 2011 - 01:14

Algum mestre poderia me ajudar no quesito "lixar palheta" para que se tenha um som anasalado?

Abraços

Davidson
Davidson

SAX SOPRANO EAGLE SP 502 VG ENVELHECIDO - Boquilha Ivan Meyer - Palheta Fibracell 1,5
SUPER-SATISFEITO COM MEU SET-UP!!!!
Órgão Eletrônico Digital Tamye Orquestral
Teclado Yamaha PSR 540

#164 carlos mitidiero

carlos mitidiero

Usuário Participativo

• Membros
  • PipPip
  • 287 posts

Posted 14 setembro 2011 - 02:41

A RASPAGEM É FEIA NO CORAÇÃO DA PALHETA??? RETANGULO VERMELHO ???

GRATO

CARLOS
"Posso não concordar com nenhuma das palavras que dizes, mas, morrerei lutando para que tenha o direito de dizê-las" Voltaire

#165 MURILO.SAX.ALTO

MURILO.SAX.ALTO

Membro Efetivo do Explicasax

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1.409 posts

Posted 15 outubro 2011 - 07:11

Prof Ivan, as palhetas fibracell 1,5 estão esgotadas do soprasax, o senhor tem previsão de chegada?? Estou perguntando porque quando o senhor for enviar a minha boquilha IM quero uma fibracell 1,5 nova pra combinar melhor....

Vlw.

#166 MURILO.SAX.ALTO

MURILO.SAX.ALTO

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1.409 posts

Posted 29 outubro 2011 - 09:13

QUOTE(MURILO.SAX.ALTO @ 15/10/2011 - 19:11) <{POST_SNAPBACK}>
Prof Ivan, as palhetas fibracell 1,5 estão esgotadas do soprasax, o senhor tem previsão de chegada?? Estou perguntando porque quando o senhor for enviar a minha boquilha IM quero uma fibracell 1,5 nova pra combinar melhor....

Vlw.

CHEGOOOOOOOOOOOOOOOOOUUU !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

E eu já comprei a minha...

#167 João Santos

João Santos

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1.469 posts

Posted 29 outubro 2011 - 09:58

É necessário paciência e ir testando...

Eu faço a regulação das minhas palhetas, e lembro que no inicio acabei por estragar uma por falta de paciência... fui lixando com pressa, quando vou tocar estava mole demais saia harmônicos sem querer... e apitos....

Importante... lixa fina, como o professor ivan aconselha... nunca lixe a ponta da palheta, faça em circulos.... pegue na boquilha e coloque a palheta... teste com o sax... veja se está bom ou se necessita demais, retire a palheta novamente, lixe mais um pouquinho, faça esse processo as xs que forem necessárias e não tente lixar a palheta de uma x à sorte... ainda por cima as palhetas são caras... vale o tempo que se perde com esse processo....

Boa sorte.
Sax Alto SELMER REFERENCE 54 Lacquer "Antiqued"
Boquilha Lebayle LR Chamber mea7* (Ebonite)
Palheta Rico Jazz Select 3s
Abraçadeira BG L12 RS

--------------------------------------------------------

Sax Tenor Yamaha yts 275
Boquilha Lebayle Jazz Tenor Hard Rubber 8

Facebook - <a href="http://www.facebook....00000604989451" target="_blank">http://www.facebook....00604989451</a>

Visite a minha página: <a href="http://www.youtube.c...om/user/jousax" target="_blank">http://www.youtube.c...user/jousax</a>

#168 João Santos

João Santos

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1.469 posts

Posted 29 outubro 2011 - 10:11

QUOTE(carlos mitidiero @ 14/09/2011 - 17:41) <{POST_SNAPBACK}>

A RASPAGEM É FEIA NO CORAÇÃO DA PALHETA??? RETANGULO VERMELHO ???

GRATO

CARLOS

É feita no corte da palheta... na parte oposta a onde você a encosta na boquilha

Sem_t_tulo.JPG
Sax Alto SELMER REFERENCE 54 Lacquer "Antiqued"
Boquilha Lebayle LR Chamber mea7* (Ebonite)
Abraçadeira BG L12 RS

--------------------------------------------------------

Sax Tenor Yamaha yts 275
Boquilha Lebayle Jazz Tenor Hard Rubber 8

Facebook - <a href="http://www.facebook....00000604989451" target="_blank">http://www.facebook....00604989451</a>

Visite a minha página: <a href="http://www.youtube.c...om/user/jousax" target="_blank">http://www.youtube.c...user/jousax</a>

#169 Blonski

Blonski

PROFESSOR

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 4.909 posts

Posted 29 outubro 2011 - 11:21

QUOTE(João Santos @ 29/10/2011 - 11:11) <{POST_SNAPBACK}>
É feita no corte da palheta... na parte oposta a onde você a encosta na boquilha

Sem_t_tulo.JPG

Olha que se a Fibracell não tivesse aquela película, eu lixava lá, pois, tenho tido os melhores resultados com palhetas de Cana Natural, lixando justamente "onde não deve" na Fibracell.

Fiz esta imagem, para esclarecer como e onde lixar a Fibracell, segundo as Explicações do Mestre Ivan no primeiro post deste tópico. wink.gif

Fibracell.jpg

Saxofone Tenor Yamaha YTS 62 Mark II-Tudel G1 com Booster — Alto " Martk VI " da Yamaha - YAS 82Z -Tudel G1 Custom - Soprano Vintage Vito Stencil
Violinos que eu mesmo fiz — Zaphon — Harmonica 64 vozes...
Boquilha Ivan Meyer Vintage Jazz 8* Dave Guardala Crescent Otto Link STM NY 8 All Gold

Vandoren Paris " 3 Bandas "

Fibracell Premier Custom — Rico La Voz — Vandoren Java Red — Rico Reserve

Selmer Soloist " F " - Yamaha 4C Custom

Vandoren Optimum

Vandoren ZZ Jazz — Fibracell Premier — Rico Reserve
Selmer Super Session " I " — Selmer S80 C*

François Louis Ultimate
Vandoren ZZ Jazz - Java Red - Traditonal — Rico Reserve

Som: Shure PGX4 - Shure WB98H/C

Professores de Saxofone:
Leo Gandelman, Hector Costita, Nivaldo Ornelas,
Vinícius Dorin, Emiliano Barri, Raul Valente, Rodrigo Capistrano. . .

Linguagem e Estruturação Musical: Andre Dittrich - Harmonia: Alexy Viegas

Maestros: Dario Sotelo - . . .

Tocando do Lado Grave ao Altivo da Força !

Networking Remunerado Blonski
Posted Image

.

Posted Image .. Posted Image .. Posted Image .. Site...

#170 Isaax

Isaax

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 65 posts

Posted 16 novembro 2011 - 12:37

Uma coisa q eu percebi e o prof Ivan pode me corrigir, no geral a palheta fibracel não muda significativamente a dureza, o adesivo na parte inferior da palheta muda a gramatura de acordo com a numeração. Palhetas duras, adesivo mais grosso. O ruim é que em palhetas duras o adesivo descola mais rápido e sem o mesmo a palheta fica leve. Eu mesmo depois de um tempo PRECISO retirar o adesivo pois atrapalha o som aquela pele descolando... Porém, depois disso a palheta dura mais uma vida. Só achei q valia a pena compartilhar, ok?
tenor Eagle VG
boquilha ton krisley A5 by Ivan
soprano CSR 2005
boquilha Rico B5

#171 carlos mitidiero

carlos mitidiero

Usuário Participativo

• Membros
  • PipPip
  • 287 posts

Posted 16 novembro 2011 - 01:07

QUOTE(João Santos @ 29/10/2011 - 10:11) <{POST_SNAPBACK}>

Sem_t_tulo.JPG

MUITO OBRIGADO PELA ORIENTAÇÃO
"Posso não concordar com nenhuma das palavras que dizes, mas, morrerei lutando para que tenha o direito de dizê-las" Voltaire

#172 carlos mitidiero

carlos mitidiero

Usuário Participativo

• Membros
  • PipPip
  • 287 posts

Posted 16 novembro 2011 - 01:42

QUOTE(Blonski @ 29/10/2011 - 11:21) <{POST_SNAPBACK}>
Olha que se a Fibracell não tivesse aquela película, eu lixava lá, pois, tenho tido os melhores resultados com palhetas de Cana Natural, lixando justamente "onde não deve" na Fibracell.

Fiz esta imagem, para esclarecer como e onde lixar a Fibracell, segundo as Explicações do Mestre Ivan no primeiro post deste tópico. wink.gif

Fibracell.jpg

CARO BLONSKI

MUITO OBRIGADO PELA RESPOSTA, OUTRO DIA FIZ UMA EXPERIENCIA COM 3 PALHETAS FIBRACELL´s PREMIER 11/2.
PEGUEI 4 PALHETAS E NUMEREI DE 1 A 4.

QUANDO LIXADAS USEI ÁGUA:
FIZ OS 5 CIRCULOS NECESSÁRIOS, MUITO RÁPIDAMENTE (COMO SEMICOLCHEIAS 1,2,3,4,5), SEM REPETIR AS ÁREAS LIXADAS E COBRINDO TODO O RETANGULO

palhetasRASPAGEM.jpg

A PRIMEIRA: FICOU ORIGINAL,
A SEGUNDA: LIXEI NA ÁREA QUE O JOÃO DESENHOU E FIZ 5 MOVIMENTOS CIRCULARES COM A LIXA 400, ENVOLVENDO TODO O QUADRADO E DEPOIS, PASSEI POR TODA ÁREA DE CORTE A 1200 -ATÉ SAIR PELA PONTA, POR 5 VEZES;
A TERCEIRA: LIXEI 10 VEZES COM A 400 E 5 VEZES COM A 1200 CONFORME DESCRITO ACIMA;
NA QUARTA: LIXEI APENAS COM A 400.

LEVEI AS PALHETAS PARA O MEU PROFESSOR TESTAR, ELE NÃO SABIA DO QUE SE TRATAVA, E ORDENOU ASSIM AS PALHETAS (DEPOIS QUE CONFERI A NUMERAÇÃO):

A ORIGINAL FOI A REFERENCIA:
A 4 FICOU MAIS ESCURA QUE A ORIGINAL;
A 2 FICOU MAIS BRILHANTE QUE A ORIGINAL;
A 3 FICOU MAIS BRILHANTE QUE A 2

ELE É MUSICO ERUDITO E GOSTA DO SOM DA VANDOREN TRADICIONAL 3 COM BOQUILHA OTTO LINK DE METAL 7 NO ALTO SELMER E COMPAROU A NÚMERO 4 COM O SOM QUE GOSTA E COM A VANDOREN.

VEJA BEM, ELE FICOU SABENDO DO QUE SE TRATAVA, APENASAPÓS A EXPERIENCIA E DEPOIS QUE CONFERI AS ANOTAÇÕES.

SOMENTE EU SABIA QUE TINHA FEITO AS RASPAGENS, MAS NÃO ME LEMBRAVA EM QUAIS.

QUANDO ELE PEGOU AS PALHETAS PARA O TESTE, NÃO ME MOSTROU O NÚMERO, SOMENTE APÓS TESTAR TODAS AS POSSIBILIDADES SONORAS E EM 2 OU 3 MUSICAS É QUE ME PASSOU O NÚMERO, PORTANTO NA ÚLTIMA EU SABIA O NUMERO QUE FALTAVA.

NO MOMENTO DO TESTE, CERCA DE UMA SEMANA, NÃO SABIA MIAS QUAL NUMERO CORRESPONDIA AO QUE, POIS ANOTEI EM UM PAPEL E GUARDEI NO CONSULTÓRIO.

TUDO ISTO FOI FEITO PARA NÃO INFLUENCIAR O MEU AVALIADOR DE PALHETAS - CHAMA-SE A ESTE EXPERIMENTO - ESTUDO DUPLO-CEGO, POIS OS DOIS ENVOLVIDOS NÃO SABEM EXATAMENTE, O QUE ESTÃO AVALIANDO. FICANDO ESCLARECIDO APÓS O TESTE.

CARLOS

#173 carlos mitidiero

carlos mitidiero

Usuário Participativo

• Membros
  • PipPip
  • 287 posts

Posted 16 novembro 2011 - 01:48

QUOTE(carlos mitidiero @ 16/11/2011 - 13:42) <{POST_SNAPBACK}>
A SEGUNDA: LIXEI NA ÁREA QUE O JOÃO DESENHOU E FIZ 5 MOVIMENTOS CIRCULARES COM A LIXA 800, ENVOLVENDO TODO O QUADRADO E DEPOIS, PASSEI POR TODA ÁREA DE CORTE A 1200 -ATÉ SAIR PELA PONTA, POR 5 VEZES;
A TERCEIRA: LIXEI 10 VEZES COM A 800 E 5 VEZES COM A 1200 CONFORME DESCRITO ACIMA;

CARLOS

CORREÇÃO

CARO BLONSKI

MUITO OBRIGADO PELA RESPOSTA, OUTRO DIA FIZ UMA EXPERIENCIA COM 3 PALHETAS FIBRACELL´s PREMIER 11/2.
PEGUEI 4 PALHETAS E NUMEREI DE 1 A 4.

QUANDO LIXADAS USEI ÁGUA:
FIZ OS 5 CIRCULOS NECESSÁRIOS, MUITO RÁPIDAMENTE (COMO SEMICOLCHEIAS 1,2,3,4,5), SEM REPETIR AS ÁREAS LIXADAS E COBRINDO TODO O RETANGULO

palhetasRASPAGEM.jpg

A PRIMEIRA: FICOU ORIGINAL,
A SEGUNDA: LIXEI NA ÁREA QUE O JOÃO DESENHOU E FIZ 5 MOVIMENTOS CIRCULARES COM A LIXA 800, ENVOLVENDO TODO O QUADRADO E DEPOIS, PASSEI POR TODA ÁREA DE CORTE A 1200 -ATÉ SAIR PELA PONTA, POR 5 VEZES;
A TERCEIRA: LIXEI 10 VEZES COM A 800 E 5 VEZES COM A 1200 CONFORME DESCRITO ACIMA;

LEVEI AS PALHETAS PARA O MEU PROFESSOR TESTAR, ELE NÃO SABIA DO QUE SE TRATAVA, E ORDENOU ASSIM AS PALHETAS (DEPOIS QUE CONFERI A NUMERAÇÃO):

A ORIGINAL FOI A REFERENCIA:
A 4 FICOU MAIS ESCURA QUE A ORIGINAL;
A 2 FICOU MAIS BRILHANTE QUE A ORIGINAL;
A 3 FICOU MAIS BRILHANTE QUE A 2

ELE É MUSICO ERUDITO E GOSTA DO SOM DA VANDOREN TRADICIONAL 3 COM BOQUILHA OTTO LINK DE METAL 7 NO ALTO SELMER E COMPAROU A NÚMERO 4 COM O SOM QUE GOSTA E COM A VANDOREN.

VEJA BEM, ELE FICOU SABENDO DO QUE SE TRATAVA, APENASAPÓS A EXPERIENCIA E DEPOIS QUE CONFERI AS ANOTAÇÕES.

SOMENTE EU SABIA QUE TINHA FEITO AS RASPAGENS, MAS NÃO ME LEMBRAVA EM QUAIS.

QUANDO ELE PEGOU AS PALHETAS PARA O TESTE, NÃO ME MOSTROU O NÚMERO, SOMENTE APÓS TESTAR TODAS AS POSSIBILIDADES SONORAS E EM 2 OU 3 MUSICAS É QUE ME PASSOU O NÚMERO, PORTANTO NA ÚLTIMA EU SABIA O NUMERO QUE FALTAVA.

NO MOMENTO DO TESTE, CERCA DE UMA SEMANA, NÃO SABIA MIAS QUAL NUMERO CORRESPONDIA AO QUE, POIS ANOTEI EM UM PAPEL E GUARDEI NO CONSULTÓRIO.

TUDO ISTO FOI FEITO PARA NÃO INFLUENCIAR O MEU AVALIADOR DE PALHETAS - CHAMA-SE A ESTE EXPERIMENTO - ESTUDO DUPLO-CEGO, POIS OS DOIS ENVOLVIDOS NÃO SABEM EXATAMENTE, O QUE ESTÃO AVALIANDO. FICANDO ESCLARECIDO APÓS O TESTE.

CARLOS

#174 Isaax

Isaax

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 65 posts

Posted 17 novembro 2011 - 03:58

COMO EU TRANSFORMO UMA FIBRACELL 3 EM 2,5? COM CERTEZA TEREI QUE LIXAR A PONTA OU HAVERÁ UMA DIFERENÇA SIGNIFICATIVA NA ESPESSURA. CERTO?
tenor Eagle VG
boquilha ton krisley A5 by Ivan
soprano CSR 2005
boquilha Rico B5

#175 Blonski

Blonski

PROFESSOR

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 4.909 posts

Posted 14 dezembro 2011 - 12:50

QUOTE(Isaax @ 17/11/2011 - 16:58) <{POST_SNAPBACK}>
COMO EU TRANSFORMO UMA FIBRACELL 3 EM 2,5? COM CERTEZA TEREI QUE LIXAR A PONTA OU HAVERÁ UMA DIFERENÇA SIGNIFICATIVA NA ESPESSURA. CERTO?

Link ( A Imagem de baixo ) repetindo mais uma ou duas X, depois de uns dias testando. Ciente, que é bem fácil passar do ponto, logo, pare antes que esteja perfeita. wink.gif

Saxofone Tenor Yamaha YTS 62 Mark II-Tudel G1 com Booster — Alto " Martk VI " da Yamaha - YAS 82Z -Tudel G1 Custom - Soprano Vintage Vito Stencil
Violinos que eu mesmo fiz — Zaphon — Harmonica 64 vozes...
Boquilha Ivan Meyer Vintage Jazz 8* Dave Guardala Crescent Otto Link STM NY 8 All Gold

Vandoren Paris " 3 Bandas "

Fibracell Premier Custom — Rico La Voz — Vandoren Java Red — Rico Reserve

Selmer Soloist " F " - Yamaha 4C Custom

Vandoren Optimum

Vandoren ZZ Jazz — Fibracell Premier — Rico Reserve
Selmer Super Session " I " — Selmer S80 C*

François Louis Ultimate
Vandoren ZZ Jazz - Java Red - Traditonal — Rico Reserve

Som: Shure PGX4 - Shure WB98H/C

Professores de Saxofone:
Leo Gandelman, Hector Costita, Nivaldo Ornelas,
Vinícius Dorin, Emiliano Barri, Raul Valente, Rodrigo Capistrano. . .

Linguagem e Estruturação Musical: Andre Dittrich - Harmonia: Alexy Viegas

Maestros: Dario Sotelo - . . .

Tocando do Lado Grave ao Altivo da Força !

Networking Remunerado Blonski
Posted Image

.

Posted Image .. Posted Image .. Posted Image .. Site...

#176 jasjuninho

jasjuninho

Usuário Participativo

• Membros
  • PipPip
  • 112 posts
  • Interests:Saxofones em Geral

Posted 14 dezembro 2011 - 05:02

Esse topico é essencial para todos... Todos devem saber preparar suas paletas para assim ter um desempenho bom...excelente topico...é só seguir as orientações do Ivan que dará certo.

Sax Soprano- Cannonball Big Bell Vintage Reborn- Boquilha Gary Sugal Hard Rubber 7, Rico Royal 2
Sax Alto- Cannonball Big Bell Black Nickel, Boquilha ARB7, Rico Sellect 2s, La Voz Medium soft, Rico Reserve 2
Sax Tenor- Cannonball Big Bell Gerald Albright, Boquilha Gary Sugal KW2, Palheta V16 2,5

#177 pedrin_saxalto

pedrin_saxalto

Usuário Participativo

• Membros
  • PipPip
  • 122 posts

Posted 31 janeiro 2012 - 06:26

acho que lixei d+

HiaohIOUAHoiuhaAIUOA
Sax Alto P. Mauriat System 76 Big Bell - boquilha IVAN MEYER 7 (2,40 mm)
Sax Alto Weril SPECTRA - Boquilha Yamaha 7 C - Vandoren Java ½
Sax Tenor Yamaha - YTS 275 - Boquilha TKDG - Fibracell 2,5

Falta Doce Yamaha
Violão ibanez

Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor!
Salmos 150:6

#178 Gledisney

Gledisney

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1.180 posts

Posted 30 setembro 2012 - 03:01

Pessoal

Alguém poderia dizer o que são todos esses links postados?? É seguro?? foi tanto link que até fiquei com medo de clicar.

Abraço.

Gledisney Marques

Sax soprano: Eagle SP 502
Boquilha: Otto Link 7
Palheta: Plasticover 2 / F. Hemke 2

Flauta: Trevor James TJ-10x

#179 Andarilho

Andarilho

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 3 posts

Posted 11 novembro 2012 - 08:18

Ola estou tentando regular a palheta estraguei algumas ,agora deu certo muito legal.

#180 Andarilho

Andarilho

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 3 posts

Posted 11 novembro 2012 - 08:19

Esta dica funciona mesmo, valeu pof.Ivan.abraço

1 user(s) are reading this topic

0 members, 1 guests, 0 anonymous users