Jump to content

Photo

Comecei com uma boa flauta de R$ 1,99 - continuo com ela ???

12 replies to this topic

#1 Prof.Gabriel

Prof.Gabriel

Membro Efetivo do Explicasax

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1.859 posts
  • Interests:Flautas, Clarinete, Trompete, Sax, Piano, Violão, Violino

Posted 30 janeiro 2006 - 11:57

Recebido por e-mail
----- Original Message -----
From: Fernando Carvalho
To: gaborges@ig.com.br
Sent: Friday, January 27, 2006 12:53 PM
Subject: Flauta doce

Hello amigão!!!

Quero antes parabeniza-lo p/ otimo trabalho,ajudando nós iniciantes na flauta doce lá no explica sax...^^

Bem comprei essa semana numa dessas lojas de $1,99 uma flauta doce que acredito ser soprano...
Ela vem com manual p/ execusão de pequenas musicas tipo: Noite feliz,asa branca,cravo/rosa,capelinha de melão,cidade maravilhosa,noite do sertão,marcha soldado...enfim uma porção das quais após muito afinco e dedicação consegui toca-lás de forma razoavel...
Ahhh...que sensação boa vc tocar uma musica e as outras pessoas a o menos saber qual e...^^ rsrsrs!!!
Vc acha que com esta flauta eu posso continuar treinando? ou tenho que comprar outra do tipo yamaha...?
Eu sinceramente estou gostando do som sa minha apesar do preço...
Essas tipo a minha comprometem muito na questão do som?...
Agora que estou com o computador poderia me atrever a gravar algumas dessas minhas "melodias" e enviar p/ vc por e-mail?
So p/ ter um parecer se essa flauta tem uma boa afinação...
Claro que não vamos aqui botar a culpa na coitada sendo que o musico e que precisa melhorar né? rsrsrsrs!!!!
Se possivel envio também uma foto dela só p/ vc ver qual o tipo.

Afirmando que de forma nenhuma quero atrapalha-lo,poriso espero sua resposta se puder me ajudar lhe serei muito grato!!!

Abraço!!!

Fernando Carvalho - Entusiasta aprendiz...

Olá Fernando !

Perdoe-me, mas somente hoje pude responder seu e-mail.

COMPRE UMA YAMAHA !

Também comecei com a flauta de brinquedo que custou 1,99, que na verdade era de meu filho pequeno (na época tinha um ano). Assim como existe violão de brinquedo, piano de brinquedo, tambor de brinquedo, guitarra de brinquedo, existe a flauta de brinquedo !O som nas flautas de brionquedo ficam realmente comprometidas, bem como a afinação de uma ou várias notas. Essas flautas de 1,99 não são bem afinadas.
Apesar de alguns exemplares terem um timbre até razoável, a diferença de som para com a Yamaha é gritante. Por melhor que seja o som nas flautas de brinquedo, o som da yamaha é, como se diz na gíria, "1000 vezes melhor ! " Se você quer realmente começar a aprender a tocar flauta doce, compre pelo menos uma flauta doce soprano da Yamaha furação barroca. Custa barato ! Geralmente entre 25 a 35 reais. Em uma loja aque em Salvador, Ela tá custando pouco mais de 15 reais na promoção (www.foxtrot.com.br).
Informo-lhe que existem a flautas doce de madeira, sendo que o som é Fantástico, maravilhoso. Assim como as flautas de plástico da Yamaha deixam as de brinquedo "no chulé", assim as flautas de madeira deixam as Yamaha de plástico "no chulé" pela diferença de timbres. Marcas muito boas são Moeck e Mollenhauer . Todavia são flautas caras. Há flautas de madeira da Moeck que mesmo sendo usadas podem custar mais de R$400,00 .
Estou enviando em anexo dois exmplos de sons de flautas doce de madeira para você sentir a diferença !
Continue usando essa flauta ( a de brinquedo) somente até comprar pelo menos uma da Yamaha. Minha recomendação é uma flauta doce soprano com furação barroca. Insista em comprar uma de furação barroca. Estou enviano em anexo também a uma tabela de digitação da Yamaha, que é bem interessante.
Quanto a gravação, se você quiser pode mandar. Todavia, seria interessanto você já mandar gravado com uma flauta da Yamaha !

Sugiro também você aprender a ler partituras. Vale a pena. Recomendo tomar aulas com um professor ou entrar para uma escola de música, principalmente se você não toca nenhum outro instrumento musical. Outra coisa: treine muito. Como a flauta é pequena, dá para tê-la sempre a mão. Se você tem pouco tempo para estudar, recomendo levá-la sempre consigo para poder estudar.

Nas vozes humanas temos soprano, contralto, tenor e baixo (a exemplo de um coral), na família de flautas também temos as flautas doce soprano, contralto, tenor e baixo. As flautas soprano e tenor são afinadas em C (dó) - tapando-se todos os furos tem-se a nota C(dó) ; as flautas contralto e baixo são afinadas em F - tapando-se toidos os furos, a nota mais grave é um F (fá). As flautas contralto e tenor têm timbres mais doce ainda que as da soprano, todavia como estáo afinadas em F requerem mais treinamento pos as escalas mudam em relação às flautas soprano. Vale a pena, depois de se ter bastante experiência na soprano comprar e incluir nos estudos a flauta doce contralto.

Cordialmente,

Gabriel Borges
gaborges@ig.com.br
Flautas, Piano, Violão, Sax, Clarinete
Futuramente: Trompete, Violino, Bateria

#2 Vianna

Vianna

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 84 posts

Posted 30 janeiro 2006 - 04:16

Oi Fernando,

tenho a mesma opinião do Gabriel. Compra uma Yamaha, é barata é o som é 1000 vezes melhor.

Vou te contar minha experiência com uma flauta de R$ 1,99:

Comprei uma para distração. Não é que a afinação da danada que deveria ser em C estava meio tom acima ( se é que se pode chamar aquilo de afinação ).

Parece que não é nada, mas meio tom grita no ouvido, além do som fanho e o péssimo acabamento final com rebarbas.

No dia seguinte comprei uma Yamaha. Não tem comparação.

Entendo que essas flautas de R$ 1,99 prestam um desserviço a educação musical, uma vez que se estiverem como a que comprei ou até pior vão acabar por educar o ouvido a sons inadequados que não correspondem às notas tocadas.

Vianna

#3 Prof.Gabriel

Prof.Gabriel

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1.859 posts

Posted 30 janeiro 2006 - 05:20

Em resposta por e-mail o Fernando já decidiu comprar uma Yamaha !

#4 Ricardo Pitzke

Ricardo Pitzke

PROFESSOR

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 537 posts

Posted 31 janeiro 2006 - 02:10

Uow... ainda estou na espera pra comprar uma Moeck d madeira...

Prof. Gabriel.. tu lembra uma vez q eu lhe disse..q meu avô iria fabricar uma flauta? então.. eu deixei a minha Yamaha Barroca pra ele fazer... bom.. foi mais ou menos o q a gente esperava..tipow.. a parte externa dela ficou muito boa... só q faltou melhorar a parte do Bico.

Ele não conseguiu fabricar a ferramenta para fazer a furação interna da flauta em forma d cône ... alem q aquela parte do Bico onde sai o som.. ele deixou muito aberta... ainda sai mais ar do q som.

Mas vamos ver... na proxima eu vou estar junto com ele pra ir tentando.

Abraços..

ps. ainda irei ter uma Moeck d madeira ohmy.gif

Trompete Bach Stradivarius LT180-43ML Bb - Monette STC-1 Classic B2S3 / STC-1 Prana B2S3
Flugel Weril Regium I - JC Custon B6
Flautas Yamaha Serie 300 Sopranino/Soprano/Contralto/Tenor

#5 Guest_Fernanda_*

Guest_Fernanda_*
  • Visitante

Posted 02 março 2006 - 11:28

Olá !

Eu também comecei com a famosa flautinha de 1,99... eu gosto muito de folk metal e acabei me apaixonando pelo instrumento, eu ganhei essa flautinha da minha mãe, comecei também com essas músicas que vem junto da flautinha... fui treinando com ela... até que um dia eu pedi uma flauta da Yamaha de presente de aniversário pra minha mãe...
quando toquei pela primeira vez, pensei Uau, ela é incrível...

Sempre procuro conteúdos sobre flautas na net e estou começando a aprender sobre partituras, como estou sem grana não vai dar pra pagar uma escola de música :roll:

Agora, queria saber a opinião de vocês: é possível aprender sobre música sem ir a alguma escola? posso aprender partitura pela net mesmo?

Ficarei muito agradecida se alguém me respondesse!

Um abraço

#6 Prof.Gabriel

Prof.Gabriel

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1.859 posts

Posted 02 março 2006 - 12:29

(Ricardo Pitzke)
Uow... ainda estou na espera pra comprar uma Moeck d madeira...

Prof. Gabriel.. tu lembra uma vez q eu lhe disse..q meu avô iria fabricar uma flauta? então.. eu deixei a minha Yamaha Barroca pra ele fazer... bom.. foi mais ou menos o q a gente esperava..tipow.. a parte externa dela ficou muito boa... só q faltou melhorar a parte do Bico.

Ele não conseguiu fabricar a ferramenta para fazer a furação interna da flauta em forma d cône ... alem q aquela parte do Bico onde sai o som.. ele deixou muito aberta... ainda sai mais ar do q som.

Mas vamos ver... na proxima eu vou estar junto com ele pra ir tentando.

Abraços..

ps. ainda irei ter uma Moeck d madeira ohmy.gif

Amigo, são sinais de progresso. Como havia lhe dito, teno o sonho de um dia fabricar essas maravilhosas flautas. Continue tentando e não esqueça de ir documentanto todos os passos e tentativas feitas, bem como seus resultados.

Você tem algum e-mail para que eu te mande uns vídeos de confecção de flautas doce ? são interessantes.

#7 Prof.Gabriel

Prof.Gabriel

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1.859 posts

Posted 02 março 2006 - 12:46

(Fernanda)
Olá !

Eu também comecei com a famosa flautinha de 1,99... eu gosto muito de folk metal e acabei me apaixonando pelo instrumento, eu ganhei essa flautinha da minha mãe, comecei também com essas músicas que vem junto da flautinha... fui treinando com ela... até que um dia eu pedi uma flauta da Yamaha de presente de aniversário pra minha mãe...
quando toquei pela primeira vez, pensei Uau, ela é incrível...

Sempre procuro conteúdos sobre flautas na net e estou começando a aprender sobre partituras, como estou sem grana não vai dar pra pagar uma escola de música :roll:

Agora, queria saber a opinião de vocês: é possível aprender sobre música sem ir a alguma escola? posso aprender partitura pela net mesmo?

Ficarei muito agradecida se alguém me respondesse!

Um abraço

Olá Fernanda !

Seja bem vinda ao Explicasax.

Tomara que essa paixão por flautas seja eterna !

Respondendo diretamente a sua pergunta, é possível. Porém não aconselhável. O ideal é sempre ter um bom professor.
É importante o acompanhamento de um professor para correção de postura, dedilhado, afinação, respiração, dentre outras coisas. Entretanto, isso não impede que você tente aprender a tocar. Claro que vai ser mais difícil, mas teoricamente não impossível. Se você já toca algum outro instrumento musical ou canta já fica mais fácil.
Comece um bom site para inicio é http://www.artemidia...e/ead/index.htm . Se posssível, entre em algum coral de igreja, pois aprender a cantar ajuda muito. Métodos são interessantes. Mas nem todos conseguem ser autodidata.
Lembre-se: o fato de você estar sem grana para aulas, não impede de você buscar informações na NEt, e perguntar a outros com mais experiência em fóruns.

Leia também http://www.explicasa...opic.php?t=4499

#8 Guest_DiegoYoung_*

Guest_DiegoYoung_*
  • Visitante

Posted 14 março 2006 - 12:24

vou comprar uma flauta doce no Submarino...eu tinha uma quando pequeno mas sumiu com o passar dos anos...estou interressado em aprender por que atualmente tenho ouvido muito Jethro Tull e o Ian é phoda biggrin.gif
espero aprender muito aki no forum principalmente com as lições de partitura...
Obrigado

#9 Prof.Gabriel

Prof.Gabriel

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1.859 posts

Posted 14 março 2006 - 08:07

Olá Diego !

Seja bem vindo ao Explicasax.

Sugiro que compre uma soprano furação barroca, marca Yamaha. Esta é uma recomendação válida para todos os iniciantes.

Na Foxtrot http://www.foxtrot.c...sp?cid=99&pid=7 a flauta tá custando menos de R$16,00 na promoção.

#10 richardpoll

richardpoll

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 57 posts

Posted 11 maio 2006 - 12:07

Paz a todos!

Comprei uma Yamaha e está marcado "G" no estojo dela.

Ela é em sol?

Como posso descobrir a afinação correta dela e se ela está afinada?
Já tentei tocar as notas no teclado e comparar, parece que não bate.

#11 Fernando Carvalho

Fernando Carvalho

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 62 posts
  • Interests:Aumentar o ciclo de amizades com musicos e pessoas interessadas neste maravilhoso instrumento,o saxofone!!!

Posted 11 maio 2006 - 02:24

Hello...

Fernanda também comecei com uma 1.99..elas vem com aquelas musiquinhas p/ vc aprender e tomar gosto... biggrin.gif

Agora acredite passei o mesmo que vc com esta flauta más acredite se puder comprar escolha uma yamaha barroca...são estraordináriamente melhores do que estas que tens..e o melhor e tão barata!!!

Essas flautas de 1,99 são muito abafadas e não conseguem chegar nem no si...dai pra cima as demais posições soarão da mesma forma... :?

Conselho de amigo se gostou da flauta...compre uma soprano (furacão barroca) , ai sim se apaixonarás perdidamente pela pequena...^^

Abraço!!!!

#12 Prof.Gabriel

Prof.Gabriel

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1.859 posts

Posted 12 maio 2006 - 10:12

(richardpoll)
Paz a todos!

Comprei uma Yamaha e está marcado "G" no estojo dela.

Ela é em sol?

Como posso descobrir a afinação correta dela e se ela está afinada?
Já tentei tocar as notas no teclado e comparar, parece que não bate.

O G significa "Germânico", que é sistema de digitação. É altamente recomendado você trocar pela furação barroca.

Para saber a afinação leia: http://www.explicasa...opic.php?t=4179

#13 Brian dos Reis

Brian dos Reis

Usuário Destaque

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 678 posts
  • Interests:Aprender, compartilhar conhecimentos e poder ajudar

Posted 28 março 2017 - 11:45

Eu paguei um pouco caro na minha flauta doce barroca profissional, mas não me arrependo nem um milímetro, é ótima, muito diferente das de R$1,99

Sou grato à Deus por tudo o que Ele me preparou:

Sax Barítono Jahnke JSBH002

Boquilha Meyer 7M

Palheta Vandoren Tradicional n°2,5

Braçadeira de couro com ressonador Free Sax

Tudel de prata falsificado (pintei ele com esmalte de unhas rsrsrs)

Clarinete Hoyden HCL25

Boquilha e braçadeira original do instrumento

Palheta Vandoren Tradicional n°2

Flauta Doce Contralto Yamaha YRA 312B III

Digitação Barroca e acabamento que imita jacarandá. 

Reply to this topic

0 user(s) are reading this topic

0 members, 0 guests, 0 anonymous users