Jump to content

Photo

Aprenda o Exercício do MENNNgooooo e toque afinado !

• Please log in to reply
148 replies to this topic

#1 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.534 posts
  • Interests:Música e natureza

Posted 17 novembro 2005 - 10:30

POR QUE ALGUNS TOCAM DESAFINADO ?
Como ser afinado com o sax I - MENNNNgoooooo

Meus amigos vou usar o espaço para sugerir um exercício para que os colegas possam dar uma checada na embocadura e assim poder render ao máximo com o seu sax !
Estude notas longas somente com o tudel e a boquilha ,fazendo 03 posições com a embocadura ,ou melhor com a afinação !
Se você tocar somente com o tudel e a boquilha com o sax alto , a nota que deve sair é a nota lá , pois bem esta é a embocadura ou posição de embocadura mais tensa e você não deve tocar o sax com esta embocadura onde o tudel afina em lá e sim em Sol
Vou explicar :
Assim que fizer soar a nota com o tudel do sax alto ,repare que esta nota deve estar saindo a nota lá e então faça o exercício do mengão !
Explico de novo he,he,
Faça com o tudel uma nota longa em lá (afinação do piano ) e depois caia a afinação com a impostação ,fazendo a nota la que está soando só com a boquilha e tudel ,passar para uma nota sol ok Como se fosse a torcida do Flamengo :
MENNNNNNNNNNgoooooooooooo

Pois bem , MENNNNNNNNNN seria a nota lá somente com o tudel e depois relaxa a embocadura e faz sair uma nota sol que deverá ser o gooooooooooooooo

Então treine fazer as notas longas com esta 02 afinações uma em la e depois em sol
Pois bem assim que você perceber que existe estas 02 afinações com a boca você deve montar o sax e tocar as notas SOL,LA,DO,REEEEEE, RE#####,REEEEEEE (REGIÃO MÉDIA ) Sendo que a nota RE precisa estar tão relaxada que poderá fazer o re# sem usar o dedinho mindiho da mão direita ,ou seja faz o re virar re# com a embocadura , pois bem se a sua embocadura conseguir fazer isso ,então ela está no ponto certo ,onde o tudel está afinado em sol ,pois se você não conseguir fazer o seu RE virar um re# somente com a embocadura, quer dizer que sua embocadura está fora do ponto e que não existe essa folga de meio tom, ou seja ela está em LA no tudel .Por isso é importante que você consiga tocar o sax em 02 afinaçoes só com o tudel em lá e só com o tudel em sol ,desta forma conseguira fazer uma escala de do maior no sax soar uma escala de do# maior ou seja terá uma folga de meio tom na embocadura a seu favor e isso dará condições da sua embocadura fazer notas fora do registro normal do saxofone.
Resumindo : É preciso ter uma embocadura com o sax mais relaxada paraque o sax fique afinado corretamente ,pois se você toca o sax com o tudel afinado em lá,então ao tocar com o sax montado ,você não terá este meio tom que é necessário para a região de terceira e quarta oitava do sax .
Pois bem assim que conseguir fazer notas longas só com o tudel e em 02 afinações que chamaremos agora em diante de IMPOSTAÇÃO EM LÁ ,SOL E FA
Aprenderá que existe ainda uma outra embocadura mais relaxada onde podemos tocar com o tudel afinado em FA ,pois vbem essa embocadura tão relaxada ,permite que o saxofonista tendo a sua embocadura neste ponto de relaxamento (tudel em FA ) Possa usar essa embocadura para tocar a região grave e média do saxofone , então na região aguda ele usa a impostação de sol (tudel em sol ) e nas regiões dos harmônicos e agudíssimos ,usamos então a impostação em LA ou seja o tudel afinado em LA.
Pois bem quando o saxofonista tomar consciencia que ele tem 03 impostação com o tudel ,então ele conseguirá fazer malabarismos com o sax ,pois o domínio das regiões do sax não será problema.O que acontece muito é que os saxofonistas tocam com o TUDEL EM LÁ (impostação que dá a nota lá do piano quando se toca somente com o tudel e a boquilha em um sax alto )Então eles acabam fazendo a embocadura da região agudíssimas para tocar a região média e aguda do sax e não tem embocadura para os AGUDÍSSIMOS .Também ocorre que ao tocar com o tudel em LA para fazer a região média dia do sax ,o praticante relaxa a embocadura para fazer os graves e então passa a impostação para sol (tudel em sol ) mas isso cria uma falsa relação,pois ao tocar na região grave do sax que são as notas sol grafe para baixo ele usa a impostação em sol e deveria ser a impostação em FA ,então se começar a tocar o gravão com a impostação em sol a região aguda fica na região aguda com a impostação em LA ou seja tudel em la , etão ao tocar na região agudíssima do sax não terá embocadura .Por isso é importante você treinar as 03 impostações de tudel ,fazendo notas longas começando em la , depois relaxa e passa para sol fazendo então o grito da galera MENNNNNNNNgooooooooooooo aí só depois de conseguir fazer a impostação com o tudedel em 02 afinações distintas, mudaremos a música e o grito da galera para a opera FIGARO Onde a afinação será la-sol-fa ou seja pensa na opera figaro figaro figaro e treine a sua embocadura a fazer :

la--------sol--------fa------ sendo que deve fazer lentamente e escutar a mudança da embocadura ou seja fotografar esta mudança de afinação ou melhor impostação com o tudel e embocadura, pois o dia que você conseguir tocar os seus graves afinado com a impostação FA então vai levar um susto como todo o sax fica afinado e principalmente a facilidade que é tocar os agudos , Pois eu sinto isso ao tocar na região agudíssima do sax,justamente por usar nesta região do sax uma embocadura que geralmente eles usam para tocar a região média pois se você tocar o saX (nota re 6 dedos com chave de polegar ) usando a embocadura ou melhor a impostação em lá ,então já éra sua afinação ,tanto faz nos graves como nos agudíssimos vai bater com a furação do saxofone e irá tocar desafinando
Estude isso e coloque a sua região grave com a impostação de FA ou seja a afinação do tudel em fá e você irá conseguir tocar qualquer nota grave mesmo que tenha a chave de registro apertada , e o mais incrível é que você conseguira tocar em qualquer região do sax sem precisar apertar a chave de oitava como também com ela apertada ,Aí sim vai sentir o domínio que sua embocadura terá da afinação !

FUI
Prof. Ivan Meyer

#2 HÉLTON

HÉLTON

Usuário Muito Participativo

• Membros
  • PipPipPip
  • 465 posts

Posted 24 novembro 2005 - 05:34

Prof. Ivan, comecei a estudar o exercicio do mengo e estou procurando tocar com a embocadura mais relaxada(impostação em sol), mas estou percebendo que está saindo muito ar, o que seria bom para voltar ao som de antes??? notas longas???? e mais uma pergunta: devo colocar a boquilha um pouco mais para dentro do tudel por causa da diferença de meio tom???? Espero sua ajuda!!!Abs!!!
Sax soprano Weril Spectra I
Boquilha Ivan Meyer n° 7
Palheta Rico n° 2

#3 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.534 posts

Posted 24 novembro 2005 - 05:42

Oi Helton, me diga que palheta (Marca e numeração) está usando e também a boquilha ok
Abração
Ivan Meyer

#4 Gerson

Gerson

• Membros
  • PipPipPip
  • 375 posts
  • Interests:Música e Família

Posted 25 novembro 2005 - 10:30

Caros

Quando toco só com o tudel + boquilha no sax alto, a minha afinação é

MI, para conseguir fazer um SOL ou um FA tenho que apertar a boca.

Isto é mal ou é bom??

Grato

Gerson
Gerson
Sax Alto Jupiter 767
BOQUILHA Jumbo Java A35 (Fuks)
PALHETA Fibracel 1.1/2

#5 HÉLTON

HÉLTON

• Membros
  • PipPipPip
  • 465 posts

Posted 25 novembro 2005 - 01:58

Olá prof. Ivan blza, a boquilha que estou usando é a que veio no sax:Rico, e a palheta é uma Plasticover 2 e o sax é soprano!!!!
Sax soprano Weril Spectra I
Boquilha Ivan Meyer n° 7
Palheta Rico n° 2

#6 Marcos_Sax_

Marcos_Sax_

Usuário Destaque

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 765 posts
  • Interests:Musica por prazer

Posted 26 novembro 2005 - 02:39

Bem n sei o que o mestre vai dizer, mas acho que vc deveria trocar essa palheta!!!

#7 jayblack

jayblack

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 2 posts
  • Interests:tudo que envolva o sax

Posted 13 dezembro 2005 - 03:35

eu vi um arranjo seu com seu novo sax, e gostaria d saber c vc tem mais alguns q posso pega pq eu to...aaaaaaaaa....sem palavras para o q eu escutei...aaaaaa

vlw

#8 BRUNO SOARES

BRUNO SOARES

Usuário Participativo

• Membros
  • PipPip
  • 265 posts
  • Interests:MUSICA

Posted 03 janeiro 2006 - 12:10

OI,ESSA DICA É IMPORTANTE,COMO TANTAS OUTRAS QUE O MESTRE MANDA...

ABRAÇO.

BRUNO SOARES
PORTUGAL

Attached Images

• SEC_XIX_FESTA_DE_BRANCO_NO_PACHA.j1.jpg

SAXS
ALTO-SELMER SUPER ACTION SERI II
BOQUILHA//CLAUDE LAKEY

Vandoren V16

SOPRANO SELMER-SUPER ACTION 80 SERIE III
BOQUILHA SELMER CLASSIC 80 E

TENOR AMATY KRASLICE(CHECO)
BOQUILHA SELMER SOLOIST F

www.brunosoaressax.com

#9 m3g4

m3g4

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 96 posts

Posted 23 fevereiro 2006 - 09:21

Mestre Ivan, Isso é somente para Alto ?

O exercício vale também para o tenor ??

#10 Cristiano

Cristiano

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 35 posts

Posted 04 abril 2006 - 10:18

E pra Soprano o esquema eh o mesmo???

Abraços.
Sax Soprano Condor
Boquilha (de massa)
Palheta Rico Royal # 3

###############################

#11 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.534 posts

Posted 04 abril 2006 - 10:36

Sim vale pra todos desde que mantenha esta consciencia de ter 03 posições e afinação com o tudel e boquilha mantendo o intervalo de um tom entre as notas sendo TENSO, RELAXADO E SUPER RELAXADO DEIXANDO O INTERVALO DE UM TOM ENTRE ESTAS POSIÇÕES OK nO CASO DO SAX ALTO A AFINAÇÃO É LA,SOL,FA E NO TENOR E SOPRANO QUEM SABE QUAL VAI SER AS NOTAS ?

Abração
Ivan Meyer

#12 Dan-Soprano

Dan-Soprano

Usuário Destaque

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 537 posts

Posted 04 abril 2006 - 11:25

Seria MI, RE e DO?
Sax Tenor Shelter
Boquilha Ivan Meyer Custom nº 8
Palheta: Fibracell nº 1,5

Sax Soprano CSR
Boquilha Dukoff D5
Palheta: Frederick L. Hemke nº 2

Violão Austin

#13 Dan-Soprano

Dan-Soprano

Usuário Destaque

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 537 posts

Posted 05 abril 2006 - 10:35

É isso mesmo ou está errado?
Sax Tenor Shelter
Boquilha Ivan Meyer Custom nº 8
Palheta: Fibracell nº 1,5

Sax Soprano CSR
Boquilha Dukoff D5
Palheta: Frederick L. Hemke nº 2

Violão Austin

#14 Cristiano

Cristiano

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 35 posts

Posted 05 abril 2006 - 11:35

Axo q seria LA, SOL, FA... rs
Sax Soprano Condor
Boquilha (de massa)
Palheta Rico Royal # 3

#15 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.534 posts

Posted 05 abril 2006 - 12:15

Amigos a afinação no tudel dos saxofones funciona assim :

Sax soprano ( mi,re,do notas do piano ou seja sem transposição uqe vai ser as notas FA#,MI,RE do sax soprano onde você pode tocar primeiroe stas notas fa#,mi,re e depois tirar o tudel e fazer a mesma afinação destas notas que tocou e o som vai ser as notas fa3,mi,re do soprano ou as notas mi,re,do no diapasão ok )

Sax Alto : LA,SOL,LA notas do diapasão onde você terpa que tocar as notas fa#,mi,re noi sax alto que vai soar então as notas LA,SOL,FA se tocadas somente com o tudel ou seja as notas do diapasão ´será LA,SOL,FA que transpondo é a s notas fa3,mi,re do sax alto, onde você pode tocar primeiro e depois desmopntar o sax e tocar só no tudel e conseguir o mesmo som ok

Sax Tenor : As notas do piano é FA,MIb ,Reb ous eja as notas do diapasão quando usamos somenteo tudel, mas se você quiser ter uma referencia basta então tocar com o sax as notas SOL, FA,MIB que vai então soar as notas FA,Mib,Reb do Diapasão .

Pode ser que existe alguma diferença devida a posição da boquilha no tudel, mas o importante é coneguir estes 03 patamares de afinação somente com o tudel mantendo o intervalo de um tom entre cada nota .

Sendo que a embocadura ideal esta na nota do meio de cada uma desta seguencia ou seja posicionar a tensão da sua embocadura para a nota intermediária, assim você vai ter "CAMPO DE EMBOCADURA " ou uma "MARGEM " de embocadura que te permite subir a afinação ou descer a afinação pois est´pa posicionado no meio, pois se deixar a sua embocadura na primeira posição não vai poder tocar scertas notas agudíssimas (vai fechar a passagem de ar ) e também não vai sair os graves que irão oitavar a menos que você desafine as notas para tocar os graves, mas seu ouvido não vai aceitar e estará feita a bagunça .

Abração e bons estudos !
Ivan Meyer

#16 tercio_flor

tercio_flor

• Membros
  • PipPipPip
  • 427 posts
  • Interests:musica

Posted 06 abril 2006 - 01:49

GRANDE MESTRE, PROF IVAN, COM ESSA ULTIMA EXPLICAÇAO SOBRRE A AFINAÇAO NAO HA MAIS COMO TER DUVIDAS.O SENHOR E O MAIOR,HEHEHEHEHEHHE.
tercio

#17 Cristiano

Cristiano

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 35 posts

Posted 10 abril 2006 - 09:43

Talvez na parte teórica naum, mas na pratica com o meu Soprano ta dificil... Sera a boquilha, palheta ou sera mesmo eu?? Hein?

Abração Mestre!!
Sax Soprano Condor
Boquilha (de massa)
Palheta Rico Royal # 3

#18 alessandro de souza

alessandro de souza

Usuário Participativo

• Membros
  • PipPip
  • 168 posts
  • Interests:instrumentos musicais e musica

Posted 05 maio 2006 - 04:03

mestre Ivan boa tarde! Esse exercicio do meeeeeeeennnnnngooooo tambem pode ser executado no clarinete?Pois e o que tenho no momento e estou ajuntando dinheiro p comprar o meu sax contigo e tmbm ja me escrevi no sorteio.

#19 samuelsgs

samuelsgs

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 22 posts

Posted 13 maio 2006 - 10:38

Boas dicas.

#20 Emiliano

Emiliano

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 5 posts
  • Interests:Aperfecoamento...

Posted 13 maio 2006 - 12:31

alguem poderia me mandar algumas partituras de exercicios..
se puder eu agradeço...
eu todo Tenor...

obrigado a todos...
emilianoangra1@hotmail.com

Attached Images

• proforum3.jpg

0 user(s) are reading this topic

0 members, 0 guests, 0 anonymous users