Jump to content

Photo

Solos do Prof.Ivan Meyer na Flauta Doce - JAZZ

23 replies to this topic

#1 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.561 posts
  • Interests:Música e natureza

Posted 27 outubro 2008 - 03:22

Com a volta do ensino de música nas escolas um BATALHÃO de novos e jovens músicos esta brotando em todo território nacional e novamente a FLAUTA DOCE vai dominar os sonhos de muitas crianças assim como dominou os meus sonhos e fez a realidade que hoje vivo .

Concerto para uma Voz - Tocado com Flauta Tenor

Amigos da flauta doce smile.gif
Eu gravei esta música que devo ter tocado umas 1000 vezes em casamentos rsss é a famosa CONCERTO PARA UMA VOZ DE SAINT PREUX onde fiz uma versão para FLAUTA DOCE TENOR e SOPRANO com bastante improviso smile.gif
Uso uma técnica diferente de polegar esquerdo e quero passar pra v6 experimentarem ok Vai que da certo com você também, pois comigo ficou joinha smile.gif
Repare que usando esta técnica do polegar sem movimento saltitante rsss tudo fica mais fácil ,principalmente nas regiões super agúdos TUDO FICA MAIS FÁCIL .
Minha Flauta soprano tem uma customização que fiz no orifício de oitava o que me ajuda mais ainda ,poderão ver nas fotos que tem no vídeo ok
Basta acessar o link
Aposto que voce vai gostar e que ainda vai te ajudar a tocar melhor ainda ,assim como já ajudei muita gente a ter mais controle com a flauta e por consequencia mais velocidade nas execução em qualquer região .
Eu toco o até o MI da terceira oitava sem dificuldades em qualquer flauta e o segredo é O POLEGAR ESQUERDO , veja as seguencias de fotos no vídeo e vai entender como é feito esse movimento que da uma turbinada na sua técnica ok
Abs
Ivan Meyer
Qualquer dúvida referente a técnica da flauta doce estou a disposição aqui e no meu forum de flauta doce o www.flautadoce.com.br onde coloco dicas e material para judar os flautistas doce do nosso planeta .
Juntos iremos fazer a FLAUTA DOCE DOMINAR O MUNDO !

GLISSANDO NA FLAUTA DOCE FEITA COM OS DEDOS
Nesta música tem a técnica de Glissando de dedos sendo usada ,escute pois é legal para aumentar sua Expressividade com a Flauta doce ok
.

.
Obs : Essa música ORFEU NEGRO ou MANHÃ DE CARNAVAL FAZ PARTE DE UM FILME MUITO BONITO SOBRE O NEGRO ORFEU E SUA VIDA NA FAVELA DO RIO DE JANEIRO JUNTAMENTE COM O OBA OBA DO CARNAVAL .
Interessante ouvir para ver o GLISSANDO na FLAUTA DOCE sendo usado na interpretação ok
NÃO CONFUNDIR GLISSANDO COM CROMATISMO,POIS NÃO TEM NADA HAVER OK.
O GLISSANDO NA FLAUTA DOCE É FEITA COM O TAMPAR E DESTAMPAR OS DEDOS DOS FUROS NA FLAUTA DOCE DEFORMA QUE A NOTA SAIA IMPERFEITA .
Basta puxar o dedo pela lateral eassim os furos são abertos parciamentes e gradativos ou que permite fazer um glissando .Técnica também usada com o Clarinete pois o mesmo tem oricícios como a flauta doce , o que então permite esta técnicade GLISSANDO.
REPARE NO VIBRATO, POIS ESTOU USANDO O VIBRATO DE DIAFRÁGMA O QUE DEIXA O SOM BONITINHO smile.gif
Abs e se quiserem comentar a respeito, podemos trocar algumas idéias e pontos de vista ok
Abs
Ivan Meyer

Flauta doce no jazz

Flauta doce no Blues

Flauta doce no chorinho

Quem acha que a flauta doce é limitada na questão de improvisação é por que não assistiu os vídeos acima onde a flauta doce mostra por que tem este nome.
Abs
Ivan Meyer

#2 Júlio César Silva Mendes

Júlio César Silva Mendes

Membro Efetivo do Explicasax

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 3.011 posts
  • Interests:Música popular, erudita e física.

Posted 30 outubro 2008 - 11:13

Boa noite Prof Ivan
Ja ta confirmado a volta do ensino musical nas escolas [-o< ?
Tava vendo no orkut e vc falava q pra quem não tem condições de comprar um sax, a flauta doce pode ajudar no preparo, etc pra poder tocar sax smile.gif ? E a embocadura tambem?
temporariamente não posso ter sax :cry: , então será q da uma flauta?

Obrigado Ivan, boa Noite
Júlio César

Flauta transversal Jupiter 511

Igreja Batista Nacional Diadema
Rua Yamagata, 265 - Jd. Takebe - Diadema - SP
Ter. às 20:00, Sex. às 19:30 e Dom. EBD às 17:00 e culto as 18:30

#3 Prof.Gabriel

Prof.Gabriel

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1.859 posts
  • Interests:Flautas, Clarinete, Trompete, Sax, Piano, Violão, Violino

Posted 03 novembro 2008 - 10:01

("Júlio César Silva Mendes")
Boa noite Prof Ivan
Tava vendo no orkut e vc falava q pra quem não tem condições de comprar um sax, a flauta doce pode ajudar no preparo, etc pra poder tocar sax smile.gif ? E a embocadura tambem?

Obrigado Ivan, boa Noite

Olá !

Não sou o professor Ivan, mas posso te adiantar: Está confirmado sim a volta das aulas de musica em todas as escolas.

Quantoa flauta doce, vale a pena sim comprar uma. Compre furação barroca. Preferencialmente da Yamaha e da série 300. Parte do dedilhado do sax é semelhante ao da flauta doce. Além do mais todas as músicas, teoria musical, escalas, arpejos, que você aprender na flauta doce podem ser aplicadas no sax. E voce já terá desenvolvido leitura de partitura. A embocadura é diferente. Mas a experiência adiquirida na flauta doce irá ajudar no sax.
Flautas, Piano, Violão, Sax, Clarinete
Futuramente: Trompete, Violino, Bateria

#4 Júlio César Silva Mendes

Júlio César Silva Mendes

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 3.011 posts

Posted 03 novembro 2008 - 06:58

("Prof.Gabriel")
("Júlio César Silva Mendes")
Boa noite Prof Ivan

Obrigado Ivan, boa Noite

Olá !

Não sou o professor Ivan, mas posso te adiantar: Está confirmado sim a volta das aulas de musica em todas as escolas.

Quantoa flauta doce, vale a pena sim comprar uma. Compre furação barroca. Preferencialmente da Yamaha e da série 300. Parte do dedilhado do sax é semelhante ao da flauta doce. Além do mais todas as músicas, teoria musical, escalas, arpejos, que você aprender na flauta doce podem ser aplicadas no sax. E voce já terá desenvolvido leitura de partitura. A embocadura é diferente. Mas a experiência adiquirida na flauta doce irá ajudar no sax.

Oi prof Gabriel, obrigado pela resposta, o ensino musical vai ser pra todas as séries e será obrigatorio? ano q vem estarei no primeiro grau

quanto a flauta, tem q ser da série 300? será q é facil de achar? eu estava pensando em fazer o seguinte, começar com teoria musical e usar um método pra flauta, ou será q seria melhor estudar com prof a flauta tbm?

só mais uma coisa :oops: , quantos por cento vc diria q é mais dificil de soprar no sax do na flauta doce soprano, sabe, pra quem nunca teve contato (eu), eu fico pensando, "será q vou ter q gastar td o meu pulmão até desmaiar pra conseguir fazer uma nota com duração fusa?" rsrs

abrços p rof Gabriel
Júlio César

#5 Prof.Gabriel

Prof.Gabriel

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1.859 posts

Posted 05 novembro 2008 - 11:27

Que saiba todas as escolas terão aulas de música. Possivelmente para todas as séries. Será obrigatório. Creio que será implementado a partir de 2010.

A flauta doce não tem que ser da serie 300 da Yamaha. Ms se puder ($$$$) compre. Caso contrário compre uma yamaha de furação barroca. Já ví sendo vendida por R$ 19,00 o modelo simples da Yamaha.

Se você nunca tocou nenhum instrumento antes, a orientação de um forressor será importante. é bom ir estudando teoria e ir "aplicando" boa parte dessa teoria na flauta doce ou no instrumento desejado. A orientação de um professor é fundamental.

Você não irá desmaiar para tocar sax. Nem nas notas longas e nem nas curtas. Terá que exercitar a capacidade respiratória. Os instrumentos (sax e flauta doce) possuem embocaduras completamente diferentes. O estudo da flauta doce facilitará o do sax em muitos aspectos. Você terá simplesmente que se adaptar ao sax. Todo instrumento tem suas complexidades.

Lembre-se de assistir vídeos no Youtube(tanto de flauta doce quanto de sax)
Abraços e anime-se: "Flauta doce não é brinquedo não" !!!

#6 Prof.Gabriel

Prof.Gabriel

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1.859 posts

Posted 05 novembro 2008 - 11:27

Que saiba todas as escolas terão aulas de música. Possivelmente para todas as séries. Será obrigatório. Creio que será implementado a partir de 2010.
A flauta doce não tem que ser da serie 300 da Yamaha. Ms se puder ($$$$) compre. Caso contrário compre uma yamaha de furação barroca. Já ví sendo vendida por R$ 19,00 o modelo simples da Yamaha.
Se você nunca tocou nenhum instrumento antes, a orientação de um forressor será importante. é bom ir estudando teoria e ir "aplicando" boa parte dessa teoria na flauta doce ou no instrumento desejado. A orientação de um professor é fundamental.
Você não irá desmaiar para tocar sax. Nem nas notas longas e nem nas curtas. Terá que exercitar a capacidade respiratória. Os instrumentos (sax e flauta doce) possuem embocaduras completamente diferentes. O estudo da flauta doce facilitará o do sax em muitos aspectos. Você terá simplesmente que se adaptar ao sax. Todo instrumento tem suas complexidades.
Lembre-se de assistir vídeos no Youtube(tanto de flauta doce quanto de sax)
Abraços e anime-se: Flauta doce não é brinquedo não.

#7 Johnny Mota

Johnny Mota

Usuário Participativo

• Membros
  • PipPip
  • 260 posts

Posted 06 novembro 2008 - 07:04

Dentro da série 300 tem aquela preta, que custa perto de casa cerca de R$ 50,00 e tem as que imitam madeira que custam perto de R$ 100,00. Parece que a mais barata é 302 e as outras 312.

O vendedor não soube dizer se o preço é por ser imitação de madeira ou porque tem alguma vantagem sobre a preta. No site da Yamaha não fala lhufas.

O que mais me interessa é sonoridade e afinação. O acabamento não importa para mim.

Vale a pena comprar a mais cara?
Sax Alto Selmer Aristocrat AS-600; Boquilhas Dukoff D6, Fuks A35JJ, JAF A8*, Vandoren A35 Jumbo Java; Palheta Vandoren V16 #3

#8 Júlio César Silva Mendes

Júlio César Silva Mendes

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 3.011 posts

Posted 09 novembro 2008 - 10:55

ola prof gabriel e johny, primeiramente, o preço da flauta nao importa,ja q o preço de uma flauta doce não é de um sax, mas encontrar da serie300 é meio dificil, por isso comprar outra serie, obrigado pelas ajudas, abração
Júlio César

#9 Prof.Gabriel

Prof.Gabriel

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1.859 posts

Posted 12 novembro 2008 - 09:06

Jonny,

Na minha opinião, vale a pena sim comprar o top de linha da série 300. Há algumas diferenças. São sutis mas há. Pelo menos foi a impressão que tive. Tenho uma soprano 314BII.

Na loja www.foxtrot.com.br acha-se facilmente as flautas da série 300. Inclusieve, teve uma promoção de flauta tenor por R$119,00. Não sei se ainda tem.

#10 Johnny Mota

Johnny Mota

Usuário Participativo

• Membros
  • PipPip
  • 260 posts

Posted 12 novembro 2008 - 02:00

É, estou de olho nesta loja. Tem uns preços legais, mesmo contando o frete compensa.

Estou apenas esperando "virar" o mês do meu cartão para comprar hehehe

Dentro de alguns dias se tudo der certo terei a minha!

Vou tentar pegar esta 314.
Sax Alto Selmer Aristocrat AS-600; Boquilhas Dukoff D6, Fuks A35JJ, JAF A8*, Vandoren A35 Jumbo Java; Palheta Vandoren V16 #3

#11 Júlio César Silva Mendes

Júlio César Silva Mendes

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 3.011 posts

Posted 15 novembro 2008 - 05:55

Que tal esta aqui http://www.foxtrot.c...=06010040075001 tongue.gif ?
Júlio César

#12 Ricardo Pitzke

Ricardo Pitzke

PROFESSOR

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 537 posts

Posted 01 março 2009 - 03:50

Quem tiver interesse em flauta doce Yamaha da serie 300 .. pode estar conferindo meus videos no Youtube... onde tenho tocado com as series 300 (soprano, contralto e tenor) .. da pra conferir os timbres.

Sobre o acabamento da serie 300.. outro dia me fizeram essa pergunta no Orkut.. ja testei em loja outros modelos da serie 300 e acredito que a diferença mesmo esta diretamente no acabamento estetico, não influenciando na sonoridade.

Prof. Gabriel.. novidade .. estou em Sertãozinho - SP e semana passada estive na rodoviaria de Ribeirão Preto.. não aguentei .. consegui comprar a Sopranino da serie 300 na loja de instrumentos da rodoviaria.. no momento estava passando pela loja e entrei só pra perguntar (ja sabendo q não iria encontrar) .. mas incrivel q pareça ele tinha o modelo la.. rapaz é coisa de loko esse modelo, é muito parecido com um flautin .. muito agudo... quando voltar pra Dourados .. irei fazer algum video com essa flauta.

Abraço a todos.. e vamos q vamos. .a Flauta Doce ira Dominar o Mundo smile.gif

Trompete Bach Stradivarius LT180-43ML Bb - Monette STC-1 Classic B2S3 / STC-1 Prana B2S3
Flugel Weril Regium I - JC Custon B6
Flautas Yamaha Serie 300 Sopranino/Soprano/Contralto/Tenor

#13 Andrésax

Andrésax

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1.067 posts
  • Interests:Aperfeiçoamento musical e amigos

Posted 09 março 2009 - 08:49

Meu sonho é tocar uma flauta doce tenor! Nossa como é maravilhoso esse instrumento de timbre sem par! Um dia quem sabe...

Sax Soprano Envelhecido Pearl River POR Ivan Meyer
boquilha Ivan Meyer 7 (2,00mm)
boquilha BARI 68
Palheta Fibracell Premier 1 1/5 

Sax Tenor Weril Master

Boquilha JAF T8

Flauta Doce Soprano Barroca Yamaha YRS-314BIII
Flauta Doce Contralto Barroca Aulos 309a

Flauta Doce Tenor  Barroca  Yamaha YRT-304BII

#14 Prof.Gabriel

Prof.Gabriel

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1.859 posts

Posted 13 março 2009 - 11:06

QUOTE(Andrésax @ 09/03/2009 - 20:49) <{POST_SNAPBACK}>
Meu sonho é tocar uma flauta doce tenor! Nossa como é maravilhoso esse instrumento de timbre sem par! Um dia quem sabe...

Olá ! Há algumas semanas atrás a Foxtrot.com.br estava com uma promoção de uma flauta doce tenor por apenas R$113,00.
Mas sonho mesmo é uma flauta doce de madeira da Moek, Yamaha ou Molenhhauer... Tem cada modelo legal... E caro...

#15 Andrésax

Andrésax

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1.067 posts

Posted 16 março 2009 - 07:44

Nossa! Uma Tenor Yamaha de madeira estaria ótimo! biggrin.gif

boquilha BARI 68

Sax Tenor Weril Master

Boquilha JAF T8

#16 marcosuniesp

marcosuniesp

Usuário Participativo

• Membros
  • PipPip
  • 166 posts
  • Interests:Música em Geral

Posted 14 abril 2009 - 10:18

Com Certeza

Marcos Paulo

Sax Tenor Shelter

B. Rico Royal B7
B. Rico Royal B5

P. La Voz 2
Flauta Doce Yamaha "Germânica"
Violão Di Giorgio Havana

O Senhor é bom e sua misericórdia dura para sempre

#17 Andrésax

Andrésax

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1.067 posts

Posted 14 abril 2009 - 11:17

[b]A paz de Deus Marcos! Que bom te ver por aqui! Rapaz põe aí a sua foto com seu sax! biggrin.gif A flauta doce é impressionante! Como amo esse instrumento! Foi ela que me inspirou a tocar o que toco hoje[/b]!

boquilha BARI 68

Sax Tenor Weril Master

Boquilha JAF T8

#18 marcosuniesp

marcosuniesp

Usuário Participativo

• Membros
  • PipPip
  • 166 posts
  • Interests:Música em Geral

Posted 14 abril 2009 - 12:22

Amém André,

Realmente é um instrumento que me trouxe muita facilidade para um
futuro aprendizado com um sax biggrin.gif

Marcos Paulo

Sax Tenor Shelter

B. Rico Royal B7
B. Rico Royal B5

P. La Voz 2
Flauta Doce Yamaha "Germânica"
Violão Di Giorgio Havana

O Senhor é bom e sua misericórdia dura para sempre

#19 mrlalau

mrlalau

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 25 posts

Posted 13 janeiro 2010 - 10:30

Um efeito interessante que eu começei a estudar é o som rouco na flauta doce. É parecido como no sax, é so cantar "Uh", e ele sai. Tô querendo aprender os glissandos q o Pro. Ivan faz. muito interessante.

#20 Jhonathan

Jhonathan

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 1 posts

Posted 29 janeiro 2010 - 08:36

Professor...eu gosto muito do seu trabalho...vc poderia me informar onde eu consigo a partitura do Concerto para uma Voz e daquela música "minha doce flauta doce" do vídeo??

Obrigaado

Reply to this topic

0 user(s) are reading this topic

0 members, 0 guests, 0 anonymous users