Jump to content

Photo

Veja como regular sua palheta fibracell !

• Please log in to reply
179 replies to this topic

#41 JacoSampaio

JacoSampaio

Membro Efetivo do Explicasax

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 4.981 posts

Posted 29 dezembro 2009 - 04:36

Olá Cannonball,

Quanto a cologar grafite na cortiça do tudel, tem gente que usa e diz que funciona, eu não posso questionar, pois nunca usei. Eu não uso, porque não gosto da cor preta na cortiça, prefiro usar Cork Greese ou vaselina sólida.

O Larru Teal, certamente fez muitas experiências. Se você conhecer o material dele sobre ajuste de palhetas vai ver que tem embasamento cientifico sim, ele descreve claramente os diversos problemas que ocorrem nas palhetas e sua solução de maneira clara.

Seu exemplos do carro, na minha opinião não tem muito a ver com o ajuste de palhetas, nem são tam fortes assim. Eu compararia o ajuste de palhetas com o balanceamento dos pneus ou a geometria(camber, caster) e isso não é gambiarra e sim correção de problemas, turbinar é modificar as caracteristicas originais, balancear é exatamente corrigir eventuais problemas de regulagem, e é isso que fazemos nas palhetas.

As máquinas de "precisão" que fazem as palhetas, nem sempre produzem o mesmo resultados, por isso de vez em quando fazemos correções.
Quando o motor do carro vai ficando velho, também temos que retificá-lo para dar nova vida, semelhante ao corte que fazemos nas palhetas para renová-las.

Abração,

Jacó Sampaio

"Viver é difícil, desistir é fácil, mas é para os covardes."(Jacó Sampaio)
Soprano: Eagle 0307 / Ivan Meyer 7* Latão 2,10mm / Fibracell Premier 1,5
Alto: Yamaha YAS-23/ Meyer 7M USA, BN-7 / Fiberreed Natural Classic Soft
Tenor: Yamaha YTS-275/ Otto Link 7* Super Tone Master / Fiberreed Natural Classic Soft

#42 JacoSampaio

JacoSampaio

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 4.981 posts

Posted 29 dezembro 2009 - 04:37

Corrigindo "Larry Teal - The Art of Saxophone Playing".

Jacó Sampaio

Tenor: Yamaha YTS-275/ Otto Link 7* Super Tone Master / Fiberreed Natural Classic Soft

#43 JANSENSAX

JANSENSAX

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1.454 posts

Posted 29 dezembro 2009 - 04:44

BOA POSIÇÃO DO JACÓ É COMO JA DISSE NÃO TIVE SORTE DE PEGAR UMA PALHETA QUE ME AGRADE POR ISSO SEMPRO DOU UM ALINHAMENTO E CAMBAGENS RSRSR
GALERA AMO TODOS VCS E POSSO DIZER QUE SE CONTINUARMOS NESSE MESMO ASSUNTO NÃO VAI TRAZER MUITO FRUTO ENTÃO VAMOS LA BOM FINAL DE ANO A TODOS QUE DEUS CONTINUE NOS AJUDANDO COMO VEM AJUDANDO E QUE O ANO QUE VEM VAMOS ESTUDAR MAIS PARA UM DIA QUEM SABE BATER UM RAXINHA COM O MESTRE IVAM RSRSRSRSRS
ABRAÇO

SAX ALTO AMATI KRASLICE AAS 22
SAX ALTO SELMER REFERENCE 54
Boquilha: Vandoren Jumbo java a45
Boquilha: Selmer Jazz 7 METAL sax Alto
Boquilha: Gerenica Jazz 7 METAL sax Alto
VIOLÃO MENPHIS AC39NA
GUITARRA CONDOR ROCK
Equipamento de audio

Mesa de efeitos: Behringer1002fx
Microfone: microfone JTS cx 508

#44 JacoSampaio

JacoSampaio

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 4.981 posts

Posted 29 dezembro 2009 - 07:04

Olá Pessoal,

Essa questão de cortar e lixar palhetas é tão difundida no mei saxofonistico que existem até ferramentas próprias para o trabalho, como o cortador de palhetas e lixa de junco e outros.

Eu já recuperei palhetas até do meu professor de sax e de alunos dele, e eles aprovaram, afinal suas palhetas ganharam nova vida.

O material anexo é um trecho do livro do Larry Teal sobre ajuste de palhetas, eu acredito que ele sabe o que está falando, pois seu metodo é muito bom e abrange varias tecnicas de sax não só essa das palhetas.

Abração,

Attached Files

Jacó Sampaio

#45 JacoSampaio

JacoSampaio

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 4.981 posts

Posted 29 dezembro 2009 - 07:09

Olá Pessoal,

Que fique bem claro: se você não possui habilidades manuais ou não entendeu completamente as dicas do Ivan, comece experimentando com palhetas velhas, faça seus testes até que se sinta seguro para regular palhetas novas que apresentem problemas.

Abração,

Jacó Sampaio

#46 Fróes

Fróes

Delegado do Explicasax

• Administradores
  • 7.841 posts
  • Interests:Sax e Música

Posted 30 dezembro 2009 - 01:45

Pois é...

Eu, respeitosamente, concordo 300% com o Mano Jacó!

E amplio mais: acho plenamente válidas tanto a customização de palhetas, quanto a de boquilhas e Saxofones. Quantas fábricas lançaram um modelo de boquilha "fulano de tal", baseadas na customização realizada especialmente para um determinado grande instrumentista?

Eu, por exemplo, gosto das chaves mais rebaixadas. Todos os meus Saxofones foram customizados para rebaixar chaves e dois deles, ainda, para aplainar as madrepérolas.

Meus únicos instrumentos "factory" são os WX da Yamaha.

Outro exemplo é o que mencionei estes dias, quanto ao Martin Handcraft Committee II: "Fala-se muito bem dele, mas, as chaves palmares - mão esquerda - (e essa é uma reclamação generalizada) são muito próximas do instrumento (curtas), o que se resolve com extensores para as "três marias" (já deves ter visto por aí)". Não chamaria isso de "gambiarra", mas adaptação do instrumento à necessidade ou preferência do instrumentista (busca da melhor ergonomia). O mesmo entendo válido para palhetas e boquilhas.

Ah, também não uso grafite na cortiça do tudel. Faço exatamente como o Colega Jacó.

Mas essa é MINHA humilde opinião.

Abração!!!

[url=http://uploaddeimagens.com.br/images/001/089/616/original/ADMIN63.jpg?1505409711]

#47 Martire

Martire

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 76 posts

Posted 13 janeiro 2010 - 11:07

Ivan!
Peguei minha palheta fibracell Medium, q acho um pouco pesada e segui as orientações q você passou.
O som melhorou bastante, mas agora o do Do grave pra baixo não sai. O que fiz de errado?
Daniel Martire

Sax alto - Conn Lady Face 6m
Boquilha: Meyer nº7
Palheta: Vandoren Java Red 2,5

Sax tenor - King Zephyr
Boquilha: Otto link - New York
Palheta: Vandoren Java Red

Flauta Tranversal - Artley

#48 Ilis

Ilis

Usuário Participativo

• Membros
  • PipPip
  • 202 posts
  • Interests:Música

Posted 30 março 2010 - 09:56

Caramba Mestre Ivan!!!!
Isso é milagre!!!!
Que diferença foi dar essa lixadinha na palheta, a minha é uma medium, ficou bala, nem eu tô aguentando o volume do sax. Hehhehehehe

Valeu!!!!

Ilis Jr

Sax Alto YAMAHA 61
Boquilha EVERTON FULL POP
Palheta Fibracell 2

#49 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.559 posts
  • Interests:Música e natureza

Posted 31 março 2010 - 03:00

QUOTE(Martire @ 13/01/2010 - 11:07) <{POST_SNAPBACK}>
Ivan!
Peguei minha palheta fibracell Medium, q acho um pouco pesada e segui as orientações q você passou.
O som melhorou bastante, mas agora o do Do grave pra baixo não sai. O que fiz de errado?

O que você fez de errado ?

ESQUECEU DE VERIFICAR O PARAFUZINHO DO SOL# rsss

ELEÉ CULPADO EM 90% DOS CASOS DE DO#.SI e SIb GRAVÃO na estarem saindo ok

Sabe do que estou falando ?

Abrs
Ivan Meyer

#50 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.559 posts

Posted 31 março 2010 - 03:22

QUOTE(Cannonball Souza @ 29/12/2009 - 13:14) <{POST_SNAPBACK}>
Senhores,

Com todo o respeito a todos, como venho sempre dizendo: "Não existe mágica!", toda palheta é projetada com estudos e com precisão de maquinário específico, portanto: Lixar, cortar, queimar ou qualquer tentativa de modificar a palheta é comprometer som, afinação e durabilidade.
Vejam a exemplo de um carro; quando modificamos os pneus, altura do solo e etc. o carro pode ficar completamente sem estabilidade, isso porque o carro original em toda sua forma foi estudado e ensaiado com métodos científicos em laboratório e foram investidos muitos anos de estudo até o lançamento em mercado para usuário final.

"Você pode turbinar seu motor, porém vai comprometer a durabilidade dele!"

Me desculpem, mas sou absolutamente contra qualquer tipo de gambiarra.

Abraços

REGULAR PALHETAS FAZ PARTE DA ROTINA DE TODO SAXOFONISTA PROFISSIONAL .
Pois assim podemos deixar a palheta com a sonoridade que gostamos .

COMO OBOISTA EU SEI BEM O QUE ACONTECE COM UMA RASPADINHA, LIXADINHA, CORTADINHA ETC..ETC...

AI ESTA O SEGREDO DO SOM DO OBOISTA - A REGULAGEM DA PALHETA !

O SAXOFONISTA DAVID RICHARDS QUE MOROU UM TEMPO NO BRASIL ANDAVA DIRETO COM UM CANIVETINHO REGULANDO SUAS PALHEAS E O MESMO FAZ VÍNICIUS DORIM QUE INCLUISIVE CORTAVA PALHETAS FIBRACELL DE ALTO TRANSFORMANDO-AS EM PALHETA DE SOPRANO RSSS

REGULAGEM DE PALHETAS É PRIMORDIAL PARA TER UM ÓTIMO SOM.

AQUELE QUE SE SUBMETE A ACEITAR O QUE A PALHETA OFERERECE , VAI ACABAR TENDO QUE COMPRAR CAIXAS E CAIXAS DE PALHETA PARA ENCONTRAR UMA QUE ESTEJA COMO ELE GOSTA .

REGULAGEM DE PALHETAS É ALGO MUITO ANTIGO....

QUE EU SAIBA TODOS OS MÚSICOS QUE GRAVAM CDS E FAZEM SHOWS ETC... PREPARAM SUAS PALHETAS ,POR ISSO EXISTE A VENDA CORTADORES DE PALHETAS E FERRAMENTAS PARA AJUSTAR AS PALHETAS .

EU TRADUZI PARA O JORNAL DA WERIL UMA MATÉRIA DE LARI TELL ( ACHO QUE É ASSIM QUE ESCREVE RSSS) NEM EXISTIA INTERNET AINDA RSSSS PARA SAIR NO JORNAL DA WERIL ENSINANDO A REGULAR, FIZ A TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO DAS FERRAMENTAS E A WERIL LANÇOU NO JORNAL MAS NÃO COLOCOU OS CRÉDITOS E ISSO JA DEU MUITO PANO PRA MANGA RSSS

eU JÁ NÃO USO PALHETA DE BAMBÚ NOS SAXOFONES FAZEM 20 ANOS,
Só uso palheta de bambú no Oboe e regular É O SEGREDO .

Pois faz parte da sonoridade do oboista COMO ELE REGULA SUA PALHETA DUPLA .

Eu como saxofonista descobrí que regulando minhas palhetas elas funcionam muito melhor e consigo manter um padrão definido de embocadura ,timbre e pressão.

AGORA CADA UM É LIVRE PARA FAZER COMO BEM ENTENDE , O QUE PARA UNS É UMA GAMBIARRA , PARA OUTROS É UMA MAGIA !

o importante é ser feliz com o seu som, SE ELE SAI LEGAL COM PALHETA ORIGINAL , ÓTIMO !

MAS SE O MEU SOM FICA AINDA MELHOR COM UM AJUSTE NA PALHETA , MELHOR AINDA smile.gif

AQUELE QUE NÃO EXPERIMENTA NOVOS CAMINHOS NÃO SAI DO LUGAR .

O QUE EU INDICO AQUI NO EXPLICASAX É BASEADO EM MINHA EXPERIENCIA COMO MÚSICO PROFISSIONAL E LUTHIER .

AQUEL QUE QUISER EXPERIMENTAR , PODE TER CERTEZA QUE DESTE LADO TEM ALGUÉM MUITO RESPONSÁVEL POR TUDO QUE ENSINA, INCLUSIVE SOBRE USAR GRAFIITE EM PÓ NO TUDEL .

POIS AO PASSAR CERA EU NOTEI QUE DEPOIS DE UNS 15 ANOS USANDO CERA ,VAZELINA, PERCEBI QUE A CERA FICAVA DENTRO DA BOQUILHA E COM O COLOCAR E TIRAR A CERA IA ENTRANDO PARA ENTRO DO TUDEL E FAZENDO AQUELA MELÉCA RSSS

COM O GRAFITTE NESTES ULTIMOS 20 ANOS EU NOTEI QUE MINHA CORTIÇA DO TUDEL DURA MUITO MAIS DO QUE NA ÉPOCA QUE EU USAVA AS CERINHAS .

PARA SAPATILHAS GRUDANDO FOI ÓTIMO E APRENDI COM O MESTRE BOVE E TAMBÉM COM MEU ALUNO DE SAX JOÃO CUCA DA ÉBANO .

MAS QUERENDO NÃO USAR GRAFITTE PARA LUBRIFICAR A CORTIÇA DO TUDEL, USE A CERA E PRONTO smile.gif

O QUE EU DESCOBRI NESTES ULTIMOS ANOS É QUE REPARADOR PARA PONTAS DE CABELOS É UM ÓLEO 100% SILICONE E ESTOU USANDO FAZEM ANOS NOS MEUS INTRUMENTOS E O RESULTADO TEM SIDO ÓTIMO E TAMBÉM RECOMENDO USAR "REPARADOR PARA PONTAS DE CABELO " QUE VENDEM EM PERFUMARIAS POIS É ÓTIMO PARA OS MECANISMOS DE ATRITO DO SAXOFONE OK

APROVEITE E COMPRE UM ESMALTE DE UNHA INCOLOR PARA PODER TRAVAR BOS PARAFUZOS DAS REGULAGENS ,ASSIM NÃO TEM PERIDO DELES SAIREM OU FICAR SOLTO COM O USO OK

Abrs
Ivan Meyer

#51 Ilis

Ilis

Usuário Participativo

• Membros
  • PipPip
  • 202 posts
  • Interests:Música

Posted 05 abril 2010 - 08:33

Mestre Ivan, este final de semana testei realmente a palheta turbinada. Rapaz o que é isso!!! Ficou muito boa e potente. Até brinquei com o tecladista falando que meu sax está valvulado agora, não nega fogo. Você poe pressão e o sax não nega. Projeção muito boa, agudos perfeitos!!

Ilis Jr

Sax Alto YAMAHA 61
Boquilha EVERTON FULL POP
Palheta Fibracell 2

#52 Marcelo Mattis

Marcelo Mattis

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 16 posts

Posted 08 abril 2010 - 04:07

Professor Ivan,
Coloquei esta postagem no Tópico do Prof. Lander, mas creio que o mesmo deve estar bastante ocupado e não tendo tempo para acessar o Fórum.
Não sei se tenho esta liberdade, mas gostaria de passar para o Sr. então. Caso tenha disponibilidade, agradeço pelo retorno.

Sou novo na área. Ganhei um sax alto, da marca Condor. Não sei se é uma marca boa, mas pra quem está começando na arte de ser saxofonista, acho que está legal. Estou com dificuldade na embocadura. Já assisti todas as vídeo-aulas e estou praticando bastante. Mas ainda saem "gritos" finos quando sopro. A boquilha e a palheta vieram junto com o instrumento, aliás, eu comprei uma palheta nova (não me embro a marca, mas é Francesa) e é 1 1/2 sua medida. Está difícil no começo, pois consigo fazer exercícios e tocar um pouco, por apenas uns 15 min. Depois, já começa à sair o tal do "grito" fino, principalmente no final das notas. A boca fica cansada. Estou treinando a embocadura e percebi o seguinte: quando eu, soprando, coloco o polegar da mão direita na frente do lábio e aperto um pouco (como que ajudando o lábio à apertar a palheta contra a boquilha), fica bem mais fácil e as notas (as primeiras notas) saem legal e não preciso fazer tanto esforço com o lábio e o pulmão. Isso é falta de treino mesmo ? Outra pergunta: Eu toco um pouco o sax, depois desmonto o tudel e a boquilha, limpo com um guardanapo, internamente, principalmente para retirar o excesso de saliva. Depois deixo fora da caixa, para secar completamente. Não desmonto a palheta da boquilha, deixo ela presa e guardo. Isso é correto, ou é melhor desmontar tudo ?
Agradeço pelas informações.
Grande abraço.
Marcelo. smile.gif

#53 avatmat2

avatmat2

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 19 posts

Posted 24 abril 2010 - 09:29

Deu certo!!!!!!!!!!

Eu Matteus digo para vocês que isso da realmente certo!!!!
A minha palheta Fibracell soft eu admito para vocês eu a odiava... mas hoje estava eu mexendo no fórum do explica sax e me deparei com o post do Prof° Ivan Meyer com a regulagem de palhetas e eu como tenho apenas 13 anos e tinha pedido pro meu pai comprar a palheta fibrecell ele me perguntou se não era muito caro pra um moleque que ainda tem dois anos de sax comprar coisas tão caras e eu disse " pai eu sou um musicista intermediário eu mereço pô " e ele comprou e eu me decepcionei com a palheta por que ela não estava de acordo com o som eu não me acostumava com ela e tals e eu com medo de meu pai brigar comigo por que mais cedo ou mais tarde ele ia saber que eu estava esnobando a palheta que ele tinha comprado......E com uma lixa de unhas eu a lixei eee o resultado foi o melhor som possível, ficou parecendo boquilha de metal ( no momento toco com uma Claude Lakey 6*3 )..... Realmente muito bom amei valeu por ter salvado a minha vida Prof° Ivan!!!!!!!!!!!!!!

avatmat
BOQUILHA - CLAUDE LAKEY 6*3

PALHETA - FIBRACELL SOFT ( REGULADO POR MIM MESMO )

SAX - ALTO - JUPITER JAS 567 GL

SAX - RETO - SONHO A SE REALIZAR

SAX - TENOR - OUTRO SONHO A SE REALIZAR

#54 M á r i o

M á r i o

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1.239 posts
  • Interests:Interação com todos os saxofonistas

Posted 02 maio 2010 - 09:22

Prof. Ivan

Comprei uma palheta Fibracell Premier 2 junto com a Boquilha POP 7*, que já encomendei contigo, gostaria de saber se podes dar um trato na palheta pra mim.

Sou grato.

Abraços!!!
MÁRIO SAX

Música... a eterna busca da perfeição!!!

Sax Soprano: Eagle SP502
Boquilha: Vandoren V5 S35 e S25
Palheta: Vandoren Java 2,5

Sax Alto: YAS 62 II
Boquilha: Ivan Meyer Pop 8* (2,50mm)
Boquilhas: Vandoren JJ A55, JJ A45 e JJ A95
Palheta: Ricco Select Jazz 2H Filed

Teclado Yamaha TSR185

Clarinete: Michael WCLM45 Bb
Boquilha: Fuks mod Vandoren 5JB
Palheta: Vandoren Tradicional 3

Blog: Saxofone e Música

#55 Moisés Fernandes

Moisés Fernandes

Usuário Destaque

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 646 posts
  • Interests:Aprender esse maravilhoso Instrumento

Posted 13 maio 2010 - 06:36

Gostei muito da fibracell ficou show na minha boquilha
"Aprendo Sax só pra ti adorar meu Deus"

Pois tu és digno de toda a minha adoração

"Quer tocar Afinando e com um Belo
Timbre ? então estude isso"

http://www2.ivanmeye...showtopic=27187

http://www2.ivanmeye...amp;hl=afinador

Muitos Playbacks

http://www2.ivanmeye...showtopic=35411

Sax-Alto e Sax-Soprano

Sax-Tenor ainda não tenho mais aceito Doações

#56 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.559 posts

Posted 19 maio 2010 - 08:47

pois é rsss eu já uso fibracell fazem 20 ANOS Acreditam ? isso mesmo 20 anos desde 1990 ou 91 rsss

#57 pccris

pccris

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 9 posts
  • Interests:Clarinetes, jazz, filmes, séries e jogossssssssssssss

Posted 26 maio 2010 - 02:17

QUOTE(Prof.Ivan Meyer @ 19/05/2010 - 20:47) <{POST_SNAPBACK}>
pois é rsss eu já uso fibracell fazem 20 ANOS Acreditam ? isso mesmo 20 anos desde 1990 ou 91 rsss

Vi por esse post que nunca é tarde para perguntar. Essa técnica dá certo também com Palhetas para Clarinetes?
eu tenho duas Boquilhas, uma Jody Jazz n°5 e uma Vandoren B46, sreá que consigo o ajuste para as duas em uma palheta?
Vou tentar e dpois vos apresento o resultado.

Até mais.

#58 Abner Rizzatto

Abner Rizzatto

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 97 posts
  • Interests:Dicas de boquilas, tecnicas e amigos<br />

Posted 26 maio 2010 - 03:06

Mestre Prof. Ivan Meyer, muito obrigado pelas dicas sobre regular palhetas, tinha comprado um fibracell e o som era muito inferior a de bambu, com essas dicas consegui o resultado que desejava.

Muito Obrigado por compartilhar esse segredo

SAX SOPRANO: PLAYER
BOQUILHA: BARI 66/Claude Layke 7*
PALETA: JAVA 2/ FIBRACELL Med. Soft
SAX ALTO: CONDOR CSA 21
BOQUILHA: Barkley 6
PALETA: JAVA 2
-FIBRACELL Med. Solft

#59 Blonski

Blonski

PROFESSOR

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 4.909 posts

Posted 01 agosto 2010 - 02:15

Sobre a Fibracell

Alguém já usou lixa 600 e (ou) 1.200 na Table ( Mesa ) ; o lado plano que fica em contato com a boquilha ?
Que resultado obteve, o que mudou no som ?

Pelo que entendi se lixar a palheta na área de raspagem, Shoulder, Vamp, Heart, o que acontece com o som é que ganha em volume e qualidade sonora, e fica mais confortável para quem como eu, gosta de tocar muitas horas consecutivas, por causa dos cantos vivos no lábio. Mas, e se quiser aveludar o som e deixar os cantos menos vivos na Rail, ou laterais da Fibracell ? A intenção, não é necessariamente maior potência sonora, e sim aveludar o som da palheta, para chegar o mais perto possível das palhetas de Cana Natural, como Vandoren Tradicional Azul, ou Vandoren Java Red, mesmo sendo a Java mais pop, ambas Vandoren, tem um som natural que gostaria de obter na Fibracell.

E aí Saxofonistas ? Lixo aonde a Fibracell para este resultado pretendido ? O ideal seria fechar os olhos e não saber se é uma Vandoren ou uma Fibracell.

E aquela história da Fibracell parar de uma hora para outra na velhice, tem algum aviso visual na palheta, ou simplesmente ela vai pro céu de uma hora pra outra ? eusa_pray.gif

Saxofone Tenor Yamaha YTS 62 Mark II-Tudel G1 com Booster — Alto " Martk VI " da Yamaha - YAS 82Z -Tudel G1 Custom - Soprano Vintage Vito Stencil
Violinos que eu mesmo fiz — Zaphon — Harmonica 64 vozes...
Boquilha Ivan Meyer Vintage Jazz 8* Dave Guardala Crescent Otto Link STM NY 8 All Gold

Vandoren Paris " 3 Bandas "

Fibracell Premier Custom — Rico La Voz — Vandoren Java Red — Rico Reserve

Selmer Soloist " F " - Yamaha 4C Custom

Vandoren Optimum

Vandoren ZZ Jazz — Fibracell Premier — Rico Reserve
Selmer Super Session " I " — Selmer S80 C*

François Louis Ultimate
Vandoren ZZ Jazz - Java Red - Traditonal — Rico Reserve

Som: Shure PGX4 - Shure WB98H/C

Professores de Saxofone:
Leo Gandelman, Hector Costita, Nivaldo Ornelas,
Vinícius Dorin, Emiliano Barri, Raul Valente, Rodrigo Capistrano. . .

Linguagem e Estruturação Musical: Andre Dittrich - Harmonia: Alexy Viegas

Maestros: Dario Sotelo - . . .

Tocando do Lado Grave ao Altivo da Força !

Networking Remunerado Blonski
Posted Image

.

Posted Image .. Posted Image .. Posted Image .. Site...

#60 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.559 posts

Posted 01 agosto 2010 - 04:15

Meu amigo o lado plano da palheta NÃO PODE PASSAR NADA pois tem uma pelícila que reveste toda a palheta , justamente a parte que fica em contato com a mesa da boquilha ok SE PASSAR A LIXA VAI ESTRAGAR A PALHETA pois vai sair o plastico tipo insulfilme que esta nesta parte da palheta .
Quando ela esta muito velha as vezes descola este plastico ou seja esta película ok

Quanto a sonoridade ficar mais aveludada a area de raspagem pode ficar menos liza , " arrepinado" um pouco com uma licha mais grossa, mas é bom fazer com cuidado ok PALHETA LISA deixa o som mais brilhante smile.gif

Abrs
Ivan Meyer

Obs: Uso a Fibracell profissionalmente ha 20 anos e nunca fiquei na mão, podem ficar tranquilo ok

0 user(s) are reading this topic

0 members, 0 guests, 0 anonymous users