Professor Ivan.
Recebi recentemente minha Boquilha IM Tenor e a duvida surgiu ja na montagem da mesma no tudel. Sempre utilizei Boquilhas de massa que, mais leves, preciso introduzi-las ate +/- a metade da cortica para que fiquem firmes, e assim desenvolvi minha embocadura na afinacao correta. Porem, ao montar a IM, de metal e mais pesada, no mesmo ponto, a mesma nao ficou firme, pois a area de contato eh pequena e nao existe ( favor confirmar ) uma conicidade no diametro interno da Boquilha IM que aumente a area de contato com a conicidade da cortica, e venha a prover maior retencao, no mesmo ponto das boquilhas de Massa. Para conseguir a retencao robusta ( sem movimento )da boquilha IM, tive que inseri-la ate pouco mais de 2/3 da cortica, criando um "degrau" na mesma. Isso afetou um pouco a afinacao relativa com as Boquilhas de Massa, que eu tive que compensar com a embocadura. Como eu quero intercalar boquilha de massa ( arranjos mais softs )e metal ( para arranjos mais estridentes ), creio que isso vai ser um problema se eu quiser uma troca rapida.
Como solucao provisoria eu utilizei fita veda-rosca (de tubulacoes - Tigre mesmo rsrsrs ) no tudel, que encorpou mais a cortica do tudel, aumentando a interferencia e mantendo a Boquilha IM no mesmo ponto da minha Embocadura para Boquilhas de Massa ( meio da cortica ).
O que pode ter acontecido ? Isso pode ser um erro meu, ou a Boquilha IM pode estar com algum problema de diametro interno ?
Conto com sua experiencia !!!
Abracos,
Vagner

Interface Boquilha IM com Tudel Tenor
Started by
vquarelo
, Jul 23 2012 01:12
2 replies to this topic
Posted 23 julho 2012 - 01:12
Posted 23 julho 2012 - 07:04
Wagner é um erro seu meu amigo 
As boquilhas não são conicas por dentro ok
Algumas marcas de saxofones principalmente as chineses não muito caras tem a cortiça colocada de forque que fique CONICA mas muito exagerada .
Uma boa cortiça do tudel é CILINDRICO e não conica , pois assimas boquilhas entram e saem com a maior facilidade ,Mas o pessoal que coloca cortiça nos tdeis não entendem muito a respeito.
A CONECIDADE NO TUDEL muitas vezes fazem a cortiça ficar cônica e atualmente estão muito conicas . é preciso desbastar a cortiça do tudel ok
O tudel yamaha e selmer são muito bem feitos e CORTIÇA TEM QUASE O MESMO DIAMETRO DE PONTA E FINAL,SENDO O FINAL UM POUCO MAIS GROSSA OK
Ao trocar de boquilha é normal ter que trocar a cortiça do tudel ou então dar uma ajeitada na cortiça com uma lixa .
NÃO EXISTE CONICIDADE NO INTERIOR DAS BOQUILHAS, ELAS SÃO CILINDRICAS TENDO O MESMO DIAMETRO QUEM É CILINDRICO E LEVEMENTE É A CORTIÇA DO TUDEL OK
QUAL É A MARCA DO SEU SAX ?
Abrs
Ivan Meyer

As boquilhas não são conicas por dentro ok
Algumas marcas de saxofones principalmente as chineses não muito caras tem a cortiça colocada de forque que fique CONICA mas muito exagerada .
Uma boa cortiça do tudel é CILINDRICO e não conica , pois assimas boquilhas entram e saem com a maior facilidade ,Mas o pessoal que coloca cortiça nos tdeis não entendem muito a respeito.
A CONECIDADE NO TUDEL muitas vezes fazem a cortiça ficar cônica e atualmente estão muito conicas . é preciso desbastar a cortiça do tudel ok
O tudel yamaha e selmer são muito bem feitos e CORTIÇA TEM QUASE O MESMO DIAMETRO DE PONTA E FINAL,SENDO O FINAL UM POUCO MAIS GROSSA OK
Ao trocar de boquilha é normal ter que trocar a cortiça do tudel ou então dar uma ajeitada na cortiça com uma lixa .
NÃO EXISTE CONICIDADE NO INTERIOR DAS BOQUILHAS, ELAS SÃO CILINDRICAS TENDO O MESMO DIAMETRO QUEM É CILINDRICO E LEVEMENTE É A CORTIÇA DO TUDEL OK
QUAL É A MARCA DO SEU SAX ?
Abrs
Ivan Meyer
Posted 24 julho 2012 - 12:30
Meu sax eh o Tenor Eagle, dos mais baratos, que por enquanto atende minha necessidade, por isso que investi na boquilha IM para apliar as possibilidades de sonoridade....Vou seguir o seu conselho e intalar nele uma cortica mais cilindrica, compativel com o diametro interno das Boquilhas Tenor que tenho.
Quanto ao restante, as demais expectivas da Boquilha IM foram atendidas, ou seja, agudos mais faceis, volume (bem) mais alto.
Quanto ao restante, as demais expectivas da Boquilha IM foram atendidas, ou seja, agudos mais faceis, volume (bem) mais alto.
0 user(s) are reading this topic
0 members, 0 guests, 0 anonymous users