Jump to content

Photo

Interface Boquilha IM com Tudel Tenor

• Please log in to reply
2 replies to this topic

#1 vquarelo

vquarelo

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 4 posts

Posted 23 julho 2012 - 01:12

Professor Ivan.

Recebi recentemente minha Boquilha IM Tenor e a duvida surgiu ja na montagem da mesma no tudel. Sempre utilizei Boquilhas de massa que, mais leves, preciso introduzi-las ate +/- a metade da cortica para que fiquem firmes, e assim desenvolvi minha embocadura na afinacao correta. Porem, ao montar a IM, de metal e mais pesada, no mesmo ponto, a mesma nao ficou firme, pois a area de contato eh pequena e nao existe ( favor confirmar ) uma conicidade no diametro interno da Boquilha IM que aumente a area de contato com a conicidade da cortica, e venha a prover maior retencao, no mesmo ponto das boquilhas de Massa. Para conseguir a retencao robusta ( sem movimento )da boquilha IM, tive que inseri-la ate pouco mais de 2/3 da cortica, criando um "degrau" na mesma. Isso afetou um pouco a afinacao relativa com as Boquilhas de Massa, que eu tive que compensar com a embocadura. Como eu quero intercalar boquilha de massa ( arranjos mais softs )e metal ( para arranjos mais estridentes ), creio que isso vai ser um problema se eu quiser uma troca rapida.

Como solucao provisoria eu utilizei fita veda-rosca (de tubulacoes - Tigre mesmo rsrsrs ) no tudel, que encorpou mais a cortica do tudel, aumentando a interferencia e mantendo a Boquilha IM no mesmo ponto da minha Embocadura para Boquilhas de Massa ( meio da cortica ).

O que pode ter acontecido ? Isso pode ser um erro meu, ou a Boquilha IM pode estar com algum problema de diametro interno ?

Conto com sua experiencia !!!

Abracos,

Vagner

#2 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.561 posts
  • Interests:Música e natureza

Posted 23 julho 2012 - 07:04

Wagner é um erro seu meu amigo :)

As boquilhas não são conicas por dentro ok

Algumas marcas de saxofones principalmente as chineses não muito caras tem a cortiça colocada de forque que fique CONICA mas muito exagerada .

Uma boa cortiça do tudel é CILINDRICO e não conica , pois assimas boquilhas entram e saem com a maior facilidade ,Mas o pessoal que coloca cortiça nos tdeis não entendem muito a respeito.

A CONECIDADE NO TUDEL muitas vezes fazem a cortiça ficar cônica e atualmente estão muito conicas . é preciso desbastar a cortiça do tudel ok

O tudel yamaha e selmer são muito bem feitos e CORTIÇA TEM QUASE O MESMO DIAMETRO DE PONTA E FINAL,SENDO O FINAL UM POUCO MAIS GROSSA OK

Ao trocar de boquilha é normal ter que trocar a cortiça do tudel ou então dar uma ajeitada na cortiça com uma lixa .

NÃO EXISTE CONICIDADE NO INTERIOR DAS BOQUILHAS, ELAS SÃO CILINDRICAS TENDO O MESMO DIAMETRO QUEM É CILINDRICO E LEVEMENTE É A CORTIÇA DO TUDEL OK

QUAL É A MARCA DO SEU SAX ?

Abrs
Ivan Meyer

#3 vquarelo

vquarelo

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 4 posts

Posted 24 julho 2012 - 12:30

Meu sax eh o Tenor Eagle, dos mais baratos, que por enquanto atende minha necessidade, por isso que investi na boquilha IM para apliar as possibilidades de sonoridade....Vou seguir o seu conselho e intalar nele uma cortica mais cilindrica, compativel com o diametro interno das Boquilhas Tenor que tenho.
Quanto ao restante, as demais expectivas da Boquilha IM foram atendidas, ou seja, agudos mais faceis, volume (bem) mais alto.

0 user(s) are reading this topic

0 members, 0 guests, 0 anonymous users