Jump to content

Photo

Dicas para os iniciantes no sax

• Please log in to reply
159 replies to this topic

#1 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.559 posts
  • Interests:Música e natureza

Posted 18 maio 2006 - 09:39

As perguntas mais freqüentes são :

1=Qual sax é o melhor para iniciar o aprendizado ?
R: O sax mais usados pelos professores é o Sax Alto ,principalmente com as crianças ,já que o sax tenor é pesado .Um iniciante pode começar com qualquer saxofone ,mas é preciso levar em consideração a idade ,tamanho,peso e gosto musical do iniciante .
Uma criança de 10 anos de idade não pode tocar um sax tenor pois a curvatura dos seus dedos não permitirão tocar as notas graves do instrumentos e atrapalharão as notas agudas . Bem como um senhor com problemas de coluna onde o peso do sax tenor poderá fazer mal ao mesmo pois uma criança pode ter sua coluna prejudicada com o peso de um sax tenor ,pois seus ossos estão em formação .Pode se dizer que o sax tenor tem uma vazão de ar maior e exige mais do instrumentista na região grave e o pulmão de uma criança tem um reservatório pequeno para isso.
Sendo um adulto ele pode começar com qualquer sax , mas a nossa bicicleta com rodinhas onde conseguimos o melhor equilíbrio no início quanto a sonoridade e afinação é o SAX ALTO ,pois o sax soprano embora seja um instrumento mais leve e menor ele exige mais pressão do ar do que um sax alto assim como o oboé que é ainda menor e exige mais pressão ,sendo assim tamanho não é documento .Mas o sax alto é um bom começo seja para qualquer idade além de ser o sax mais barato da família dos saxofones.

2= Posso usar a mesma palheta e boquilha em outro saxofone ?
R: Os saxofones são divididos por vozes assim como um coral ,então temos sax soprano, alto ,tenor e barítono que são os saxofones mais conhecidos da família .Cada saxofone tem um tamanho diferente e por isso afinação diferentes entre eles e por isso cada sax tem um tamanho de boquilha e palheta de acordo com o seu “Registro de voz” sendo assim uma boquilha de sax alto não serve em um sax tenor e vice versa , embora até se consiga tirar um som com as boquilhas e palhetas invertidas mas a afinação ficará comprometida ,por isso use para cada sax a sua boquilha e palhetas para que possa ter um bom desempenho do seu instrumento.
3= Como posso saber a afinação do meu instrumento ?
R= Os saxofones tem afinação em Si bemol e Mi bemol que são representados por Bb e Eb O sax soprano e o sax tenor tem a afinação em Bb (O que é isso ? ) Quer dizer que a posição da nota DO no instrumento é semelhante na maioria dos instrumentos de sopro como a flauta doce .Assim a quela posição na flauta doce onde ela toda fechada soa um DO no sax soprano a mesma posição soa um SI bemol e no sax alto e barítono a mesma posição semelhante na flauta transversal ,oboé, flauta doce ou seja com 07 orifícios fechados vai dar a nota de afinação Mib sendo assim chamamos o sax soprano e tenor de instrumentos em Si bemol (Bb) e os saxofones alto e barítono em instrumentos em Mi bemol (Eb) Mas existe um sax que tem a afinação normal ou seja em Do onde a posição da nota DO tem som de DO que é conhecido como SAX MELODY e o nosso “Pixinguinha “ tocava com um saxofones destes pois antes ele tocava flauta e depois quando passou para o sax , preferiu o sax em DO ou sax melody como é conhecido para poder tocar seus choros sem precisar fazer transposição ,pois do contrário teria que tocar todo seu repertório um tom acima e já que as posições do sax e da flauta são tão semelhantes ele optou pelo sax melody .Este sax que o Pixinguinha usou não é um sax fácil de encontrar e não houve uma aceitação pelos saxofonistas sendo que a maioria prefere ou um sax em Sib ()Soprano e tenor )ou um em Mib (alto e barítono )

3 Qual a melhor numeração de boquilha e palheta para um iniciante
R: Não existe uma regra fixa para isso ,pois é preciso levar em consideração a idade, ou mesmo se pu um aprendiz feminino ou masculino, e se o mesmo já tocou outro instrumento antes como um trompete,clarinete ou uma flauta transversal ou se nunca tocou nada .Para quem nunca tocou nada os professores recomendam após a analise visual do candidato boquilhas de abertura entre 4 e 6 para crianças de amos os sexos e de 6 a 7 para adultos sendo que as mulheres usam mais a numero 6 e os homens entre 6 e 7 para iniciar os estudos,Já os músicos mais experientes usam boquilhas de numeração que vão de 7 a 12 sendo que quanto maior o numero da boquilha menor e a palheta .Sendo assim um músico experiente que usa uma boquilha 7 com palheta 3 pode ter um colega ao lado tocando com uma boquilha 10 com palheta um e meio ou seja tudo pé muito relativo e tem a ver com a pressão que cada um gosta de tocar .Se você colocar uma palheta 3 em uma boquilha 10 deve sair o pulmão e não sair som he,he e o mesmo acontece se você colocar uma palheta um e meio em uma boquilha numero 7 e o músico ao tocar deve sentir que o som não sai ,pois entope a passagem de ar devido a pressão que ele usa,isso é muito relativo e não tem regras é preciso tocar e experimentar para poder escolher a sua numeração de boquilha e palheta .No caso de iniciantes é aconselhável usar palhetas mais flexíveis para que ajude a emissão do som ,pois isso acontece com a passagem de ar pela palheta que a faz vibrar .Quanto mais espessa a palheta mais ar é necessário (pressão do ar ) para fazer vibrar a palheta que vai emitir o som .Então no início do aprendizado o estudante deve usar palhetas entre 1 e 2 no máximo sendo a palheta numero um a mais mole delas e a 4 a mais dura .A maioria dos saxofonistas usam palhetas entre a numeração um e meio e 2 e meio durante sua iniciação e as palhetas tem a ver com a abertura da boquilha ou seja : Se o saxofonista usa uma boquilha de abertura grande tipo de 8 a 12 geralmente usa palhetas entre um e meio e 2 e meio no máximo e saxofonistas que usam boquilhas entre 5 e 7 geralmente usam palhetas entre 2 e 3 .

4= Eu não sei nada de música e nunca toquei um instrumento e tenho vontade de começar a tocar saxofone .Queria saber como faço para poder começar ?
R : Esta resposta é fácil e curta ! Basta acessar o www.explicasax.com.br e entrar na Escola Online de Sax e terá todas as informações que precisa e de forma segura para você iniciar no mundo do sax !

Se você ainda não toca sax e está com aquela carinha de
Basta acessar este link abaixo e assistir a aula COMO TOCAR SAX EM 60 MINUTOS e acredite vai poder entrar nesta comunidade pela porta da frente !

http://www.youtube.c...p;search=Search

Seja bem vindo a maravilhosa comunidade EXPLICASAX participe,reparta,estimule,critique ,elogie e faça muitos amigos !

Estamos aquí para te ajudar
Abração
Prof.Ivan Meyer

#2 _Sem_Nick_

_Sem_Nick_

Usuário Destaque

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 960 posts

Posted 18 maio 2006 - 09:46

Boa Mestre!!!!
excelentes explicações!!!
vai ajudar bastante aqueles que se achegarem por agora a esse mundo!!

parabens e mto sucesso na sua vida!!!
[]'s

:: Agora _Com_Sax_ (001) ::

_Sem_Nick_
Miranda Chuaith Miranda

#3 gularzim

gularzim

Usuário Participativo

• Membros
  • PipPip
  • 139 posts
  • Interests:Música, Sax, Esportes

Posted 18 maio 2006 - 10:39

Totalmente esclarecedoras suas anotações. Parabens!!!

#4 MMROCHA

MMROCHA

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 28 posts

Posted 19 maio 2006 - 03:54

Legal, eu estava tendo algumas dúvidas referênte a Boquilhas x Palhetas.

As informações acimas relatadas parecem simples mas para quem está iniciando ajuda e muito. rss

Marcelo.
Sax Soprano Curvo - Eastman by Ivan Meyer
Violino Cremona cópia Stradivarius 1917
Flauta Doce Jupiter

#5 Marcus Vinhas

Marcus Vinhas

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 42 posts

Posted 19 maio 2006 - 08:03

Dicas importantes.

Abraço

#6 Lapeia

Lapeia

Usuário Muito Participativo

• Membros
  • PipPipPip
  • 389 posts
  • Interests:SAXOFONE E SAXOFONES!

Posted 19 maio 2006 - 04:18

Valiosas dicas by Ivan Meyer,muito 10 mesmo,serviu até pra mim,q toco já ha 2 anos...Deus abençoe!!!!!!!!!!!
Acima de tudo,louvai ao SENHOR!!
Sax tenor Weril Spectra II
Boquilha Bari WTII #7 USA

#7 Bernardo

Bernardo

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 41 posts

Posted 19 maio 2006 - 04:24

Brigado pela dicá eu tava mesmo com algumas duvidas.

Abração.

#8 Freire

Freire

Usuário Participativo

• Membros
  • PipPip
  • 160 posts

Posted 20 maio 2006 - 02:57

Boas dicas!
Lapeia que foto linda hein!

#9 Arkantos

Arkantos

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 30 posts

Posted 20 maio 2006 - 03:11

Mto bom o post! Tirei várias duvidas!

#10 erivanio

erivanio

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 27 posts

Posted 20 maio 2006 - 08:15

E de muita ajuda, mestre

#11 conteric

conteric

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 83 posts
  • Interests:Aprender Mais

Posted 21 maio 2006 - 10:33

É de dicas em dicas nó vamos nos aperfeiçoando Muito

Valew Prof. Ivan

Um forte Abraço

8) 8) 8)
Oboé Patricola PT-SC1 Série 4519
Sax Alto Weril SpectraII - Boq. Yamaha 4C
Flauta Transversal Selmer FL700
Violino Giannini Antigo

Mas o Oboé é o melhor hehe Som formidável

#12 millaabdala

millaabdala

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 27 posts
  • Interests:musica,animais,psicologia,etc

Posted 21 maio 2006 - 10:57

otimas dicas!!!
Lud

#13 Ivan Bion

Ivan Bion

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 42 posts
  • Interests:Aprender sax...

Posted 23 maio 2006 - 12:40

Realmente foi de grande ajuda. Eu, por exemplo, super leigo, nem sabia sobre numeração de boquilhas e palhetas...

Valeu Ivan!

#14 Marcelo Santos

Marcelo Santos

Usuário Destaque

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 556 posts
  • Interests:SAX ALTO

Posted 25 maio 2006 - 01:35

- Dez Ivan, otimas dicas.
Valeu. laugh.gif ohmy.gif ohmy.gif laugh.gif ohmy.gif ohmy.gif laugh.gif ohmy.gif ohmy.gif laugh.gif ohmy.gif ohmy.gif laugh.gif laugh.gif ohmy.gif laugh.gif ohmy.gif laugh.gif laugh.gif ohmy.gif wink.gif wink.gif wink.gif wink.gif wink.gif wink.gif wink.gif wink.gif wink.gif wink.gif wink.gif wink.gif wink.gif wink.gif wink.gif wink.gif wink.gif wink.gif wink.gif wink.gif wink.gif
Marcelo Santos
Rondonópolis-MT
Sax Alto Michael By Ivan Meyer
Sax Alto- Jupiter
Sax Tenor Pearl River-By Ivan Meyer
Flauta Doce- Honner 25 anos.
(Ganhador do 1º sorteio de saxofone explicasax)
Boquilha- Claude Laike 7*3
Palhetas-Rico /Vandorem 2

#15 Rogério Ramos

Rogério Ramos

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 37 posts

Posted 25 maio 2006 - 07:45

Mesmo ja sendo musicista de outros instumentos, no sax to iniciando e vou precisar bastante da galera.

#16 Moraes moises de

Moraes moises de

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 52 posts
  • Interests:sax, música e outros

Posted 25 maio 2006 - 09:35

valeu mestre
sou iuniciante, suas dicas me ajudaram muito mesmo
valeu.... biggrin.gif

#17 Moraes moises de

Moraes moises de

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 52 posts
  • Interests:sax, música e outros

Posted 25 maio 2006 - 09:54

ola para todos sou iniciante aqui mal sei como funciona o forom
gosta ria de entrar em contato com vcs
para cnversar....
eu tenho um sax mas sou iniciante ñ sei nada...

#18 lcs_luc

lcs_luc

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 85 posts

Posted 26 maio 2006 - 10:11

Ivan, esta pode ser uma pergunta inocente demais, mas como não sei nada de sax, acho melhor perguntar:
Eu assisti à sua 1ª aula vídeo e vc ensinou a hidratar a palheta. O q eu queria saber é se só se deve hidratar palhetas de madeira, ou as de material sintético tb (tem como fazer algo assim??)???
Bom, a pergunta pode ser estúpida, mas a dúvida é válida!
Abs,
Lucas Chiusoli

#19 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.559 posts
  • Interests:Música e natureza

Posted 26 maio 2006 - 11:12

Oi Lucas as palhetas de bambú pintada como a Plasticover não dever ser hidratadas ok A fibrcelle outras sintéticas tambpém não precisa ok Mas as de bambú precisam para tocar legal .
Abração e manda ver no summertime he,he
Ivan Meyer

#20 klebersaxofonista

klebersaxofonista

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 59 posts

Posted 27 maio 2006 - 12:06

Valeu prof. Ivan !!! quero dizer que o fórum tá ficando colorido : " apareceu uma senhorita para dar um brilho !!! rsrsrsrsrsrs!!!!

0 user(s) are reading this topic

0 members, 0 guests, 0 anonymous users