Jump to content

Photo

NEM COM IMPOSTAÇÃO DE HIPOPÓTAMO SEUS GRAVES SAEM ?

• Please log in to reply
47 replies to this topic

#21 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.559 posts
  • Interests:Música e natureza

Posted 13 março 2010 - 09:42

Sim, pode ser sapatilhas velhas ou e má qualidade mas principalmente MAL COLOCADAS !

fAZ ASSIM:

Pegue um barbante e AMARRE ESSAS SAPATILHAS COM PRESSÃO OU SEJA FORÇANDO FECHAR A CHAVE E ASSIM VAI MARCAR A SAPATILHA E CRIAR O SULCO.

Assium que amarrar bem forte a sapatilha fechando o orifício , coloque água nessa sapatilha de baixo de uma torneira e também por dentro do sax nesta região e deixe ela enxarcar ok

Eu prefiro molhar antes , depois amarrar e novamente molhar as sapatilhas amarradas .

o LEGAL É FAZER ISSO EM TODAS AS SAPATILHAS E NÃO SOMENTE NA SAPATILHA QUE ESTA VAZANDO OK

Depois que amarrou deixe o sax fora do estojo, na sombra secando poor uns 02 dias e depois solte as amarras e vai ver que o novo molde de sulcos fez sumir os vazamentos ok

Abrs
Ivan Meyer

#22 wseregatto

wseregatto

Usuário Destaque

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 689 posts

Posted 13 março 2010 - 10:59

QUOTE(Prof.Ivan Meyer @ 13/03/2010 - 21:42) <{POST_SNAPBACK}>
Sim, pode ser sapatilhas velhas ou e má qualidade mas principalmente MAL COLOCADAS !

fAZ ASSIM:

Pegue um barbante e AMARRE ESSAS SAPATILHAS COM PRESSÃO OU SEJA FORÇANDO FECHAR A CHAVE E ASSIM VAI MARCAR A SAPATILHA E CRIAR O SULCO.

Assium que amarrar bem forte a sapatilha fechando o orifício , coloque água nessa sapatilha de baixo de uma torneira e também por dentro do sax nesta região e deixe ela enxarcar ok

Eu prefiro molhar antes , depois amarrar e novamente molhar as sapatilhas amarradas .

o LEGAL É FAZER ISSO EM TODAS AS SAPATILHAS E NÃO SOMENTE NA SAPATILHA QUE ESTA VAZANDO OK

Depois que amarrou deixe o sax fora do estojo, na sombra secando poor uns 02 dias e depois solte as amarras e vai ver que o novo molde de sulcos fez sumir os vazamentos ok

Abrs
Ivan Meyer

Muito obrigado professor, nem sempre vazamentos na sapatilha significa que estão empenadas ou tortas, mas também por estarem ressecadas ou velhas.
Vou fazer esta dica.
Tenor Conn Director By Edu + Ottolink STM NY 8 + Fibracell nº3 Custom by Wseregatto
Tenor Weril Alpha + Rico B7 + Ambos parados no case.
Fibracell, se tornou a minha palheta preferida, dicas do mestre!

#23 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.559 posts

Posted 04 abril 2010 - 01:04

E ai ? Acabou o GRAVE problema ?
Abrs e Feliz Pascoa smile.gif
Ivan Meyer

#24 wseregatto

wseregatto

Usuário Destaque

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 689 posts

Posted 04 abril 2010 - 02:19

QUOTE(Prof.Ivan Meyer @ 04/04/2010 - 13:04) <{POST_SNAPBACK}>
E ai ? Acabou o GRAVE problema ?
Abrs e Feliz Pascoa smile.gif
Ivan Meyer

Olha Professor, os vazamentos melhoraram 10%, ainda estão aqui, o curioso, que aquele problema do fá agudo que eu havia dito, e que o meu sax é "bom" até o ré e ré#, percebi que mesmo tocando num weril espectra, todo escovado de fabrica, coisa mais linda, o problema é o mesmo do meu, o fá sai abafado e desafinado. Ou seja a weril está uma porcaria e vai cada vez pior, gente, por favor parem de comprar essa sucata de sax, ainda por cima caro. Toquei hoje um dolphin, somzaço maravilhoso, 10 x 0 no meu. Aliás, qualquer um é melhor que o weril. Eu to com medo de se arrepender de doar este sax pra igreja, somos ensinados a não doar porcaria para os outros, pois se Deus quiser estarei pegando o meu tamaha yts 62 ou quem sabe um selmer super action 80 II.
Abraços.

OBS: Nem quero mais perder tempo nesse sax.
Tenor Conn Director By Edu + Ottolink STM NY 8 + Fibracell nº3 Custom by Wseregatto

#25 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.559 posts

Posted 09 junho 2010 - 06:32

Esta falando do FÁ DA TERCEIRA OITAVA ?

#26 wseregatto

wseregatto

Usuário Destaque

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 689 posts

Posted 10 junho 2010 - 11:04

QUOTE(Prof.Ivan Meyer @ 09/06/2010 - 18:32) <{POST_SNAPBACK}>
Esta falando do FÁ DA TERCEIRA OITAVA ?

Sim, o F da 3ª oitava, Pode ser a abertura destas chaves estarem muito fechadas?
4.jpg

#27 wseregatto

wseregatto

Usuário Destaque

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 689 posts

Posted 29 julho 2010 - 08:19

Deixa eu postar.....
Com a boquilha Ottolink da assinatura + uma melhora de conciencia e embocadura, tiro o F e F# fácil, até o G sai fácil.
Mas.... pra tirar o F do Weril é bem diferente do F do Conn.
Então fica ae a dica, embocadura diferente pra cada sax.

#28 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.559 posts

Posted 29 julho 2010 - 11:31

Meu amigo não existe essa dica de fazer uma embocadura diferente para cada tipo de sax rss
Um dos saxofones esta com problema nesta região ok Pode ser altura de chaves, Orifício com problemas de diametro , altura das sapatilhas ou seja da chave , vazamentos etc..etc...
Existe sim INSTRUMENTO COM PROBLEMA EM ALGUMA NOTA onde o músico faz a nota na boca ou seja ajuda o instrumento a afinar , por isso é normal um músico falar que tal nota em seu instrumento é baixa ou alta e tomar cuidado com a dita nota smile.gif
EXISTE 02 FORMAS DE FAZER O FA AGÚDO NA TERCEIRA OITAVA ou seja 02 POSIÇÕES, SENDO QUE UMA SÓ USAMOS A MÃO ESQUERDA PARA FAZER E OUTRA USAMOS A ESQUERDA E A DIREITA ,

QUAL DAS POSIÇÕES ESTA DANDO PROBLEMA EM SEU SAX ?

Abrs
Ivan Meyer

#29 wseregatto

wseregatto

Usuário Destaque

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 689 posts

Posted 29 julho 2010 - 11:58

Ivan, usando a posição padrão no Weril para fazer F e F#, precisei dar mais pressão na embocadura, se não oque acontece é que sai uma oitava abaixo, Já no Conn, que tem somente o F na posição padrão, a embocadura é a mesma pra fazer o Dó, ré e mí, ou seja, não precisa aumentar a pressão dos lábios.
A posição nº2 que só usa a mão esquerda, no weril sai volumoso, afinado e nem me preocupo com embocadura, sai na hora, F e F# e G ( o "E" sai xoxo e estranho) No Conn tenho que ficar caçando o jeito de por a boquilha na boca pra sair o F e F# da mão esquerda, apita demais (apita sempre o F#, pois o F é raro)
Alguma sugestão????
Detalhe... Sabe aquela chave de recurso acima do B (mão esquerda) dá pra fazer o G somente apertando ali certo? com a opção de apertar o Bb pra afinar, pois bem, no Conn sai uma nota da região média, não sei dizer qual é, mas deve ser um F.

#30 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.559 posts

Posted 30 julho 2010 - 11:26

Hummm pelo que explicou é problema de altura de chaves mesmo, precisa mexer e experimentar ok
A posição de MI FRONTAL ou seja 03 dedos com a mão esquerda é uma nota xoxa mesmo, NÃO DEVE SER USADA PARA FAZER UMA NOTA LONGA NO INSTRUMENTO é um MI de recurso para facilitar passagens rápidas , mas quando pinta um MI na terceira oitava que dure mais do que 02 segundos rsss ai precisamos usar o MI PADRÃO como chamou.
Sim o FA frontal tem mais som que o MI smile.gif

Agora vou falar uma coisa que vai te deixar com a pulga atras da orelha rsss A Otto Link nesta região de terceira e quarta oitavas esconde o som, fica pequeno o som ,quando puder experimente outra boquilha de metal nesta mesma região e vai sentir como o volume vai aumentar ,principalmente o brilho ou seja o som fica mais vivo.
Outro fator'que atrapalha são boquilhas fechadas nestas regiões agudas , o som fica pequeno . Por isso Michael Brecker fã de Coltranne não usava uma Otto Link para tocar , justamente porque fica devendo pegada na rtegião aguda ok
Por tanto se quer tocar nesta região acima do fa da terceira oitava e fazer mais 12 notas é preciso usar uma boquilha com abertura ideal e que tenha mais projeção para os harm^^onicos.

Porque eu sei disso ?
Por que eu tenho Otto Link aqui e quando toco com ela eu vejo e sinto isso acontecer , mudo a boquilha e uso a mesma palheta e sax e a história é outra smile.gif
Experimente ,pois até carro de corridas trem pneus para chuva e para asfalto seco, assim como motos tem pneus para asfalto e para terra, temos boquilhas que facilitam as regiões do saxofones assim como boquilhas FLEX POWER rsss que faz todas as regiões do sax e a Otto Link não é uma boquilha Flexpower smile.gif
Entenda que da para tocar tudo com ela ,mas nos agudos fica devendo ,fica xoxo, assim como alguns saxofones podem também ficar devendo em uma região, alguns tem mais graves ou seja mais encorpados e nos agudos outros são mais brilhantes etc...Por isso cada caso é um caso ok
Abrs
Ivan Meyer

#31 wseregatto

wseregatto

Usuário Destaque

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 689 posts

Posted 30 julho 2010 - 11:50

Ivan, (que ousadia) me manda uma boquilha de tenor Ivan Meyer pra eu testar.
Eu prometo gravar um video comparando com a otto link.
Abraços.

#32 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.559 posts

Posted 31 julho 2010 - 01:31

Comparar o que ? Não tem o que comparar , cada um usa a boquilha que melhor funcione para seus propósitos smile.gif
Abrs
Ivan Meyer

#33 wseregatto

wseregatto

Usuário Destaque

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 689 posts

Posted 31 julho 2010 - 02:08

QUOTE(Prof.Ivan Meyer @ 31/07/2010 - 01:31) <{POST_SNAPBACK}>
Comparar o que ? Não tem o que comparar , cada um usa a boquilha que melhor funcione para seus propósitos smile.gif
Abrs
Ivan Meyer

Comparar a minha embocadura imperfeita pra ver se tiro os agudos melhor na sua boquilha, como você citou que a Otto link não é boa para agudo, queria testar a sua. Tipo uma de abertura 9.
Abs.

#34 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.559 posts

Posted 31 julho 2010 - 02:24

Como disse a Otto Link é uma boquilha que devido a camara larga da boquilha e o tipo de regulagem o som perde na região agudíssima um pouco de projeção e algumas notas ficamn mais difícil de sair , eu consigo fazer todos os agúdos com ela mas sinto que perde muito a sonoridade na região aguda ok Foi isso que disse e essa história é bem conhecida dos músico,s por isso existem tantas Otto Links que tiveram seu interior alterado com massa de durepox para mudar a camara interna e outras coisitas.
No momento estou com a lista grande de boquilhas para enviar ,assim que der uma trega eu posso colocar uma para Pass a Round entre os amigos aqui no fórum ok

Abrs
Ivan Meyer

#35 wseregatto

wseregatto

Usuário Destaque

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 689 posts

Posted 31 julho 2010 - 02:30

Nosssaaaa!!!! Se eu tiver nessa lista aí eu nem sei oque eu vou dizer!!!!! wub.gif
Parece bobeira, mas toquei até hoje nas seguintes boquilhas.
Woodwind
Rico B7
Rico A5
Tom Krisley
Everton
Otto link

Imagina quantas ainda poderia testar.
ABS.

#36 wseregatto

wseregatto

Usuário Destaque

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 689 posts

Posted 31 julho 2010 - 02:34

OBS: A minha otto, eu já fiz nela uma rampa justamente pela falta de projeção, antes era feita com vela, depois que experimentei a boquilha normal, eu não gostei, e acabei fazendo definitivamente de durepox.

#37 jeffer

jeffer

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 9 posts
  • Interests:aprender tudo!!

Posted 01 agosto 2010 - 06:10

ivan eu queria saber se tem alguma diferença entre o sax alto e tenor ,para aumentar o "meio tom" na boca
é mais facíl no alto ou tenor? ou não tem diferença? por favor me responda..obg!
JeffersAX

#38 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.559 posts

Posted 01 agosto 2010 - 06:55

É IGUAL EM TODOS
O que pode mudar isso é boquilha muito fechada ok

#39 Marcos José de Oliveira

Marcos José de Oliveira

Usuário Participativo

• Membros
  • PipPip
  • 222 posts
  • Interests:Só tudo sobre Saxofone

Posted 13 março 2012 - 06:09

Sax Tenor : As notas do piano é FA,MIb ,Reb ous eja as notas do diapasão quando usamos somenteo tudel, mas se você quiser ter uma referencia basta então tocar com o sax as notas SOL, FA,MIB que vai então soar as notas FA,Mib,Reb do Diapasão .

Olá Prof. Ivan Meyer,

Hoje eu estive praticando o FÍ GA RO.

Fui conferir a afinação no piano (elétrico) e a afinação deu em MIb, REb e SI.

Enfiei mais a boquilha dentro do tudel e aí del MI, RE e DO. Ficou faltando meio centímetro para a boquilha cobrir toda a cortiça do tudel.

Não tentei enfiar o resto porque estava muito justo. Talves só enfiando tudo para chegar no FA.

Devo ficar preocupado com isso? O que isso indica? O conjunto tudel/boquilha é desafinado?

Abração!
Sax Tenor Yamaha YTS 62, Boquilha Ivan Meyer Jazz Pop 8, palheta Fibracell Premier 1.5.
Dan_camsky, você é o cara! Serei grato eternamente pela ajuda com meu YTS 62.

#40 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.559 posts

Posted 13 março 2012 - 10:01

Marcos, tire uma foto da sua boquilha com o tudel e me mostra ok

0 user(s) are reading this topic

0 members, 0 guests, 0 anonymous users