Jump to content

Photo

Explicando os mistérios da Articulação Dupla !

• Please log in to reply
16 replies to this topic

#1 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.553 posts
  • Interests:Música e natureza

Posted 09 maio 2007 - 04:19

Explicando sobre a ARTICULAÇÃO DUPLA
O estacato duplo é muito usado no oboe, flauta ,clarinte ,mas no sax não é tão usado a não ser pelos músicos eruditos e alguns jazzistas.
Se você falar TE KE ou TU KU ou até mesmo TE RE vai perceber o movimento desta articulação .
Eu uso o TE,KE ,TE,KE,TE,KE ...pois assim posso usar também para a flauta doce e oboe além do sax .

Existindo um golpe na palheta com a lingua e outro em seguida com diriamos GARGANTA ou céu da boca ( ku ) fazendo rápidamente você escuta a articulação dupla.
O primeiro estudo para que perceba esse movimento pode ser feito com uma flauta doce ,usando somente o bocal ou até mesmo um apito ok

Use a articulação TE ,TE,TE,TE,TE,TE,TE ESTA Á A SIMPLES

USE A ARTICULAÇÃO TE,KE,TE,KE,TE,KE,TE ,KE ESTA É A DUPLA

O grande desafio não está em conseguir o movimento desta articulação e sim o SINCRONISMO desta articulação onde primeiro estudamos o movimento duplo em uma só nota ou seja faz uma nota longa e comece a articular primeiro bem leve com o TE sem cortar a onda sonora ou seja vai somente ferir a onda sonora sem interromper a vibração da palheta.

depois faça lentamente o uso alternado de TE...KE....durante uma nota longa tipo:

hoo----------te---------ke---------te--------ke-------

A I MISSÃO É CONSEGUIR IGUALAR O SOM DESTA 02 ARTICULAÇÃO SEMPRE TOCANDO A MESMA NOTA E NA MESMA COLUNA DE AR

Uma vez que sentiu que a articulação está saindo igual tanto a te como a ke durante a nota longa ,então é hora da ii parte da missão rssss

Comece então a diminuir a distancia entre as articulações:

hoo----te----ke----te----ke----te----ke----te----ke---- use para isso um metronomo se necessário ok

agora diminua ainda mais :

hoo---te---ke---te---ke---te---ke---te---ke--- até conseguir igualar asarticulações enquanto mantem o som ok

diminua mais até chegar a este ponto :

hoo-----te--ke--te--ke--te--ke--te--ke--te--ke-- diminua anda mais:

hoo--te-ke-te-ke-te-ke-te-ke-te-ke-te-ke-te-ke e por ultimo vamos chegar ao movimento duplo de articulação:

hooTeKeTeKeTeKeTeKeTekeTeKeTeKe etc....

Isso deve ser feito somente em uma única nota nessa fase inicial ok

Depois faça tudo novamente mas usando 02 notas como por exemplo MI e FA SENDO QUE :

Para o MI use TE e para o FA use KE

Mi= TE

Fa= KE

E COMECE BEM LENTO A TREINAR A MUDANÇA DESTAS NOTAS e vá diminuindo até chegar ao mifamifamifamifamifa ....isso feito durante uma nota longa (coluna de ar sem interrupção)

Depois treine fazer isso com escalas ok

Para poder treinar esse movimento pode ser com uma flauta doce e depois passar para o sax ok

O GRANDE DESAFIO DESTA ARTICULAÇÃO É JUSTAMENTE CONSEGUIR SINCRONIZAR OS DEDOS COM A LINGUA E "GARGANTA" SENDO QUE NÃO É NA GARGANTA OK E SIM NO FINAL DO CÉU DA BOCA OK

TREINE PRIMEIRO PEQUENOS TRECHOS DE 04 NOTAS SENDO QUE CADA NOTA É TOCADA COM A ARTICULAÇÃO ALTERNADA TE,KE

POR EXEMPLO:

Toque MI,fa,SOL,la,SI,si,SI,si.......... FAZENDO GRUPOS DE 8 ARTICULAÇÕES sendo que as 04 primeiras articulações você muda as notas e termina com 4 repetidas

Usei as escrita de MAIUSCULA para a articulação TE e a escrita MINUSCULA para a articulação KE.

MI,fa,SOL,la,SI,si,SI,si

Treine então o tiro dos 100 metros rssss

MI,mi,MI,mi,MI,fa,SOL,la,SI,si,SI,si,SI,la,SOL,fa,MI,mi,MI,mi,MI....

Sem usar uma partitura fica difícil de explicar rsss mas espero que possa ter tido uma idéia do que é articulação dupla ok

Lembrando que pe uma articulação usada somente para passagens muito rápidas e que necessita destacar as notas ok

Não usamos a articulação dupla para tocar baladas rssss Mas para tocar chorinho, frevo e erudito é muito usada !

Tem um amigo meu o Gerson Galante colega de naipe que é impressionante rsss até rimou !
O Gersinho toca o móto perpétuo de Paganini usando articulação dupla com respiração circular rssss Agente fica tonto só de ver e ouvir rsss
O Gersinho foi aluno do grande saxofonista Kasé(in memórian -São Paulo )onde me contava como estudava com ele quando garoto em Sçao Bernardo do Campo a cidade dos SAXOFONISTAS E TROMPETISTAS E TROMBONISTAS E TODOS OS ISTAS QUE PUDER COLOCAR NA LISTA RSSS

Acho que seria de grande valor para a história do saxofone no Brasil
uma matéria sobre o saxofonista KASÉ ou sera CASÉ ?
a VERDADE É QUE ISSO NÃO ALTERA O FATO DELE TER SIDO UM DOS GRANDES NOMES DO SAXOFONE DO BRASIL que influenciou muitas gerações .

Acredito que os saxofonistas da Antiga tem muita histórias para contar ,eu mesmo tive a chance de escutals sendo narrada pelo MESTRE BOVE in memórian quando em 1980 eu freguentava a oficina do Mestre Bove e escutava as histórias do Kasé e via o Nestico tocando seu saxofone onde a campana éra utilizada de cinzeiro rssss
Histórias que guardo com carinho assim como os momentos ao lado do Mestre Bove e seu Sofa de saxofones rsss

Falando um pouco sobre articulação jazzista

Articulações Jazzista o que é isso ?
Tu,to,da,hoo, que articulação usar ? Leia isso !
TU, TE ,DAA,TO São articulações usadas para ataque com a língua.

Agora preste atenção :

A articulação a ser usada vai depender de onde a lingua vai bater ...

Por exemplo articular (que é o mesmo que dividir um som ) pode ser feito com a língua e com o difragma.

Agora existe uma grande diferença em articular em um trompete,onde a língua articula (ataca) não o BOCAL pois ele não está vibrando e o mesmo acontece com uma flauta doce ou transversal ok
Mas no saxofone nós articulamos a palheta ou seja encostamos a língua na palheta .

Agora como encostar a língua na palheta tem seus mistérios assim como a flauta doce que não tem palheta é usada a articulação TE pois a explosão acontece na base do dente superior fazendo o ar entrar pela flauta de forma diferente do que usar TU .

Assim a flauta doce na região grave é usamos a articulação GU para as notas Re e do graves ,pois a articulação TE é muito explosiva e pode oitavar a nota grave ok

Existe a artilulação TE,KE,TE ,TE,KE,TE......na flauta doce é usada para fazer articiulações DUPLAS .

Faça voçê mesmo o este fazendo TE,KE e vai ver que uma explosão acontece na frete e outra atras ou seja o TE acontece na base dos dentes superiores e o KE acontece no fundo da boca ou melhor no final do céu da boca .
Basta falar TE KE e vai perceber ...Faça isso rápido TE,KE,TE,KE,TE,KE,TE e vai perceber as explosões frontais e traseiras usando as articulações silábicas TE,KE.

O TU não é usada na flauta doce justamente por ser uma explosão frontal que acontece entre os dentes superiores e inferiores ou seja bem de frente para o orifício de saida de ar da flauta doce ,fazendo que o ar entre de frente e o TE faz com que o ar entre de cima para baixo.

Como etas articulações silábicas na flauta tem variações no sax não é diferente .

Nosso grande Mestre Michael Brecker usava muito uma articulação silábica simples daaa daaa daaa como também usava o Hoo e outra que substitui o TU qué o TO ou DO como é conhecido pelos grandes sxofonistas.

Ao articular com o TU no sax vai acontcer a mesma cois que aconte com a flaut doce .

O TU no sax é uma articulação silábica qu não é bem vista pelos JAZZISTAS e principalmnte par quem segue a escola americana Charlie Parker ,Michael,BRECKER,David Samborn,Eric Marienthal,Cannoball Ardley ,Jonh Coltranne, e o grande Sonny Rollins etc..etc....

Pois a articulação TU impede o uso combinado das articulações diafragmáticas junto com as silábicas .

Por exemplo o TO ou DO seria a tal articulação TÚ só que a articulação DO ou TÔ atinge a palheta com outra parte da lingua e muda a sonoridadae e principalmente

NÃO IMPEDE A NTRADA DE AR O TEMPO TODO .....OU SEJA MANTEMOS O SAX SOANDO ENQUANTO ARTICULAMOS pois a palheta é atingida de uma forma que não impede a passagem de ar mas fere a onda sonora POR ATIMGIR A PALHETA DE FORMA DIFERENTE E EM LUGAR DIFERENTE ,SENDO O ATAQUE NA PARTE INFERIOR DA PALHETA NA PONTA OU SEJA NA PONTA POR BAIXO OK

Asssim como os violoncellistas podem fazer uma nota estacada usando o arco para baixo e para cima em VAI E VEM....mas tamém podemos atacar estas mesma nota fazendo com que o arco se mova sempre para frente em porções iguais o famoso STACATO VOLANTE --------------------- pequena porções de som com o arco sempra na mesma direção.

O Sax também tem seu segredinhos e suas articulações Silábicas e diafragmaticas que combinadas faz sujir o sotaque do estilo musical a ser tocado.

Por exemplo podemos fazer HOO,TÔ,TÔ ...e vi ser muito mais sonoro e rápido do que se fizer TÔ,TO,TO.... ou TÚ TUTU

Quando explico articulação TÔ na vídeo aula vol.03 é para substituir a articulação TU que é muito explosiva e lenta ,pois além de ferir a palheta ela impede a passagem de ar ou seja coluna de ar fica prejúdicada E NÃO EXISTE UMA CORRENTEZA DE AR INICIAL COLOCANDO O AR PARADO DENTRO DO SAX EM MOVIMENTO (HOO) PARA QUE ENTÃO DENTRO DESTA CORRENTEZA DE AR POSSAMOS COLOCAR A VIBRAÇÃO DA PALHETA CRIANDO A ONDA SONORA QUE É LEVADA PELA CORRENTEZA INICIAL (HOO) E ASSSIM AUMENTANDO A PROJEÇÃO DO SOM E FACILITANDO A ARTICULAÇÃO DAS NOTAS .

Como eu percebí isso

ESCUTANDO .....e ESTUDANDO com um dos maiores conhecedores deste assunto o grande mestre do sax em Sampa DEMÉTRIOS LIMA que foi I sax alto da Jazz Sinfonica em Sampa e também meu colega de naipe por 08 anos na Sammys Band e também no quinteto de saxofones .

Vou colocar algumas gravações para que possa escutar um naipe de sax tocando com a articulações silábicas e diafragmáticas.
Que são representadas basicamnte por estes 03 sinais

_ > ^

Escuteo bela trabalho de articulação com os alunos do Prof.Demétrios

Sax Alto = Demétrios Lima
Sax Alto = Manfra
Sax Tenor = Amintas
Sax Tenor = Mauro Cazelato
Sax Barítono = Ivan Meyer

Gravação do ensaio do Sax Brasílis em 1996 , esta música é um chorinho muito bonito onde o sax barítono faz o solo (tema ) e é tocado por mim, que sou o baritonista deste quinteto.

Este chorinho muito bonito é um arranjo do Demétrio ,é uma gravação do nosso ensaio .

http://www.explicasa...no_baritono.mp3

Gravação do ensaio do Sax Brasílis em 1996 , esta música é um chorinho muito bonito onde o sax barítono faz o solo (tema ) e é tocado por mim, que sou o baritonista deste quinteto.

http://www.explicasa...er_baritono.mp3

O estudo das articulações é FASCINANTE assim como o TUTÚ de feijão é uma delícia aquí em Minas Gerais rsss

Lembrando que a o TU é usado muito dentro da Escola Clássica de saxofone onde não é usado muitos dos efeitos que os jazzistas usam ok

Ou seja é outra pegada e forma de tocar .
Eu expliquei acima a Escola Americana usada por Stan Gets,Coltranne, Charlie Parker,Beem Webster,David Sambor,Erick Marienthal ,Michael Brecker ETC..ETC...e pelos saxofonistas que seguem estes estilos, havendo também muita gente que faz um mix disso tudo ok

o importante é você ser feliz com o resultado do seu som ok

Abração
Ivan Meyer
www.explicasax.com.br
aulas online

#2 BrunoSax

BrunoSax

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 100 posts
  • Interests:Música-Sax

Posted 10 maio 2007 - 06:03

Muitissimo obrigado professor Ivan...
Mais uma grande aula.... e uma grande ajuda!!!!

=D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D>

Parabéns!!!!.

Forte abraço.
Bruno
-Sax Barítono - Yamaha YBS 32

#3 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.553 posts

Posted 10 maio 2007 - 07:16

(BrunoSax)
Muitissimo obrigado professor Ivan...
Mais uma grande aula.... e uma grande ajuda!!!!

=D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D>

Parabéns!!!!.

Forte abraço.

Fala Brunão ! Nosso correspondente em PORTUGAL !

Esse lance de articulação é muito legal !
Já assistiu a vídeo aula de articulação que tem na Escola Online ?

ABRASAX
Prof.Ivan Meyer

#4 Anibal A. de Oliveira Jr

Anibal A. de Oliveira Jr

Usuário Muito Participativo

• Membros
  • PipPipPip
  • 334 posts

Posted 10 maio 2007 - 08:01

OLA MESTRE

JÁ TINHA OUVIDO FALAR DESTA ARTICULAÇÃO PARA TRUMPET (TU,KU)
E NÃO EEÉ MUITO FACIL USAR NO SAX
TEM QUE PRATICAR MUITO

MAS COM O TEMPO FICA MUITO BOM

VALEU PELA DICA MESTRE IVAM

ABRAÇÃO

#5 BrunoSax

BrunoSax

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 100 posts
  • Interests:Música-Sax

Posted 11 maio 2007 - 09:48

Fala Brunão ! Nosso correspondente em PORTUGAL !

Esse lance de articulação é muito legal !
Já assistiu a vídeo aula de articulação que tem na Escola Online ?

ABRASAX
Prof.Ivan Meyer

Infelizmente ainda não vi a referida aula professor...
Falei com o Alexandre (Webmaster) por causa de uns problemas que estava a ter em me registar na loja Soprasax... e em efectuar o pagamento da mensalidade da escola... já no mês passado...
Ele respondeu dizendo que ia precisar de uns dados meus... claro que forneço... todos os que precisarem... mas ainda não obtive resposta de quais eram os dados... deve ser complicado... o Alexandre disse que por não morar no Brazil era masi difícil... enfim... continuo na esperança...
Espero poder pelo menos pagar um mês na escola online... nem que não consiga por mais tempo... é justíssimo!! visto a quantidade de informação que tenho adequerido com todos vocês... e nada paga a simpatia e amizade que tenho por todos... o professor Ivan mereçe!!... continuação de boas aulas para todos vocês.

Mais uma vez obrigado por tudo!!

Abrasax!! hehe.
Bruno
-Sax Barítono - Yamaha YBS 32

#6 Ronaldo Melo

Ronaldo Melo

• Membros
  • PipPipPip
  • 342 posts
  • Interests:Aprender

Posted 27 março 2009 - 09:38

esta e muito legal prof. eu tenho vontade de aprende a mesma... vou estudar... como o sr falou
RONALDO MELO
SAX ALTO YAMAHA YAS23
TENOR WERIL MASTER
SOPRANO YAGLE
BOQUILHAS TODAS DE METAL IVAN MEYER Nº#6
MSN: sgtronaldomelo@hotmail.com
VAMOS IRMÃOS CONQUISTAR O NOSSO ESPAÇO, CHEGOU A NOSSA VEZ E É PARA VALER VAMOS QUE VAMOS....

#7 Franklin Sérgio Filho

Franklin Sérgio Filho

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 71 posts
  • Interests:Troca de Conhecimentos relacionados a Música e fazer novas amizades.

Posted 05 abril 2009 - 10:03

OH IVAN, TENTEI FAZER ISSO E QUASE QUE EU CUSPO AKELE SINIHO DO SÉU DA BOCA!! MAS UM DIA EU CHEGO LA, AH SE CHEGO!
RSS
ABRAÇOS.... rolleyes.gif
Franklin
Sax Tenor Dixon, boquilha Ton Krisley A3;
Sax Soprano Eagle (grafite/dourado), boquilha Ton Krisley A5.

#8 Ronaldo Melo

Ronaldo Melo

• Membros
  • PipPipPip
  • 342 posts
  • Interests:Aprender

Posted 06 abril 2009 - 11:15

consegui meu caro amigo e so querer, e o mais importante que o querer esta dentro de nós bons estudos...
RONALDO MELO
SAX ALTO YAMAHA YAS23
TENOR WERIL MASTER
SOPRANO YAGLE
BOQUILHAS TODAS DE METAL IVAN MEYER Nº#6
MSN: sgtronaldomelo@hotmail.com
VAMOS IRMÃOS CONQUISTAR O NOSSO ESPAÇO, CHEGOU A NOSSA VEZ E É PARA VALER VAMOS QUE VAMOS....

#9 Renan_Moura

Renan_Moura

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 18 posts
  • Interests:Chegar a exelência em conhecimento harmonico e técnico no instrumento

Posted 28 junho 2009 - 01:32

Eu ja tinha ouvido falar dessa articulação!!!Mais quando eu tentava fazer num dava certo mais com essa explicação de estender uma nota e fazer o te----------ke-----------te---------ke e depois aproximar nunca tinha houvido vou treinar pois ja ouvi uns saxofonistas bem conhecidos mandando o essa te,ke,te da um efeito muito maneiro!!!!

Vlw mesmo prof. Ivam

abs!!!
Sax Alto Eagle Env.
Boquilha: Beechler *7
Palheta: 3 Rico Royal

#10 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.553 posts

Posted 23 julho 2009 - 08:17

E ai ??? Já conseguiu ?
Abs
Ivan Meyer

#11 Sergio Bardari

Sergio Bardari

Membro Efetivo do Explicasax

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 2.380 posts
  • Interests:Saxofone

Posted 23 julho 2009 - 09:06

Ivan

Achei legal sua matéria sobre a articulação dupla, seria possível dar exemplos praticos ou seja tocados do lento até o rápido assim como postou??

Obrigado
"O importante é ser feliz"

#12 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.553 posts

Posted 23 julho 2009 - 10:43

QUOTE(Sergio Bardari @ 23/07/2009 - 21:06) <{POST_SNAPBACK}>
Ivan

Achei legal sua matéria sobre a articulação dupla, seria possível dar exemplos praticos ou seja tocados do lento até o rápido assim como postou??

Obrigado

Oi Sergio, escute este solo pois faço bastante ok

Neste Blues de Charlie Parker eu uso bastante articulação dupla e facil de perceber e escutar a diferença da simples para a Dupla ok

ACHEI UM MONTE DE GRAVAÇÕES ANTIGAS QUE FIZ , TODAS COM MAIS DE 10 ANOS RSSS

No Verão de 42 eu faço no final sax tem no final ok
Attached File  11_ivan_meyer_verao_de_42.mp3   3,61MB   215 downloads

Aqui tem um lance legal de harmônicos
Attached File  ROUND_MIDNIGHT_por_Ivan_Meyer.mp3   1,89MB   203 downloads

Um solo legal de sax soprano que fiz ,escute ai .
Attached File  04_ivan_meyer_gospel.mp3   4,5MB   191 downloads

SOLE DE SAX TENOR E BATERA AO VIVO COM ACORDES NO SAX smile.gif

SOLO DE SAX ALTO NA ONDA POP COM MUITA ARTICULAÇÃO DE NOTAS REPETIDAS

Obs: No Youtube tem aulas minhas sobre articulação de jazz ok

Abs
Ivan Meyer

#13 Sergio Bardari

Sergio Bardari

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 2.380 posts
  • Interests:Saxofone

Posted 24 julho 2009 - 10:18

Ivan

Muito obrigado, ajudou muito.

Abraços
"O importante é ser feliz"

#14 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.553 posts

Posted 24 julho 2009 - 10:22

smile.gif

Qualquer dúvida podemos conversar a respeito ok
Como disse a articulação dupla é mais usada na flauta do que no sax .
Antes de estudar a articulação dupla o camarada precisa estudar bastante as simples e principalmente as de JAZZ >_ ^ quesão mais usadas no universo do Jazz e Mpb, o Pop e o Funk costuma ter alguma coisa.

Já a música erudito usa direto este tipo de articulação , veja na sala de Saxofonista Erudito que tem muita coisa ok
Abs
Ivan Meyer

#15 DinhoInF

DinhoInF

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 19 posts

Posted 29 outubro 2010 - 11:28

Diga aê IVAN !
Quero saber se pra metais há alguma observação especifica tanto no stacato duplo e triplo **** ( Uso asterisco em vez da interrogação. Meu teclado n tem interrogação )

BOM TEKETEKTEKTEKTEKTEKTEKTEKTEKTEKTEKTKE pra voce
Trompete Vogga VSTR 701
Bocal Weril V310

#16 paulo hery ferreira

paulo hery ferreira

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 2.944 posts
  • Interests:Música e Natureza

Posted 21 setembro 2011 - 06:51

Meu amigo Ivan (prof. e mestre)

Hoje acordei mais cêdo (3 h) biggrin.gif e ouvi mais uma vez suas gravações exemplificando a articulação dupla, etc.
Foi uma grande aula para hoje smile.gif . Fiquei observando a perfeição da execução das várias gravações escolhidas como exemplos.
E toca eu a estudar para chegar a improvisar um pouquinho biggrin.gif .

Abs.

Paulo.
Sax tenor Yamaha YTS 475 - boquilha Ivan Meyer 7 - palheta premier 1 1/2
Sax alto Yamaha YAS 62 - boquilha Ivan Meyer 7 - palheta premier 1 1/2
-boquilha Claude Lakey 7.3 - palheta premier 1 1/2

#17 Lucas_Raphael

Lucas_Raphael

• Membros
  • PipPipPip
  • 460 posts

Posted 12 novembro 2011 - 09:32

Naõ consigo fazer
<C><P G="0,0" /><Z><S><S Y="351" T="0" P="0,0,0.3,0.2,0,0,0,0" L="110" X="679" H="216" /><S Y="351" T="0" P="0,0,0.3,0.2,0,0,0,0" L="114" X="91" H="268" /></S><D><T Y="225" X="83" /><F Y="216" X="679" /></D><O /></Z></C>

fico travando.
【ツ】

Setup:
-Saxofones
Sax Alto: Sax: Michael 45; Palhetas: Vandoren JAVA 2; Boquilha: FUKS JJ A45; Ivan Meyer 7
Sax Soprano: Sax: Shelter Curvo; Palhetas: ; fibracell premier 2 ; Boquilhas Ivan Meyer 6* 1,85 mm (tá muito fechada, Ivan D: )

-Flautas Doces:
Soprano, Sopranino, Contralto e Tenor: Todas Yamahas
Soprano²: YRS-312b (Yamaha)
Fife (Pífaro): Yamaha

-Clarinetas:
Eu tinha uma shelter, mas doei ;)

Igreja Evangélica Assembléia de Deus - Pernambuco - Convenção de Recife - Templo Central.

Eu quero internetes!! ლ(ಠmಠლ) /\

0 user(s) are reading this topic

0 members, 0 guests, 0 anonymous users