Jump to content

Photo

COMO DOMINAR OS SUPER AGUDOS I E II PARTES

• Please log in to reply
72 replies to this topic

#1 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.553 posts
  • Interests:Música e natureza

Posted 14 julho 2006 - 03:01

Como dominar os super agudos I E II PARTES !

É muito importante que você saiba que não depende somente de uma posição de dedos e sim de uma postura organica que vai envolver a parte anatomica do seu rosto (Se é gordinho, magrinho etc...) pois a camara interna da sua boca tem muita influencia pra produção tonal do instrumento e por conseguencia no brilho e suavidade do som ,assim como também na emisão dos harmônicos e super agudos no instrumento.
Um bom estudo antes de entrar coma s posições de terceira e quarta oitavas é estudar somente com a boquilha e aprender a modelar o som ou seja a afinação deste som, pois acredite você pode pegar qualquer nota aguda da terceira oitava e quarta oitava na boca ou mesmo usando uma mesma posi~ção de dedos e fazendo outras notas com a boca ou melhor MODULAÇÃO DA CAMRA INTERNA da embocadura do saxofonista ok

Este é um assunto que estudei muito sobre os super agudos e harmônicos e te garanto que não é somentre fazendo uma posição de terceira e quarta opitava que o agudo sai e sim em conjunto com a embocadura ok

É preciso de início estudar a SERIE DE PRODUÇÃO DE HARMÔNICOS em um tubo para que sinta a pressção do ar e velocidade do mesmo alterando a emissão dos harmônicos.
O famoso exercício de tocar o Sib Grave e depois manter a mesma posição e com modulação da Embocadura (camara interna ) + a pressão do lábio e a pressão do ar (diafragma ) você vai fazendo a onda sonora atingir outras afinaçoes .

Sib gravão, depois uma oitava acima , seguido de uma quinta e novamente a oitava .

Vou escrever a ordem e você faz seguindo ok

Sib ...sib..fa...sib este é o primeiro exercício que deve dominar para sua embocadura entender o processo todo antes de sair fazendo as posições como está na tabela que eu escreví acima onde tem as posições para os 02 sax alto e tenor .

Então assim que conseguir esta primeira etapa deve então partir para a segunda

Pegando SIB.SIB,FA,SIB E PARTINDO DESTE ULTIMO SIB QUE ESTÁ SOANDO 02 OITAVAS ACIMA DO PRIMEIRO SIB GRAVÃO (AQUELE TODO FECHADÃO )

Então partindo deste sib da segunda oitava termos mais uma série de harmônicos que eu aos chamo em uma de minhas vpídeo aulas de OH PÁTRIA AMADA justamente para lembrar ao saxofonista o som que ele deve escutar que é a melodia do nosso hino onde falamos OH PARTIA AMADA ,IDOULATRADA , SALVE ,SALVE...OU SEJA UM ARPEJO DOMINTANTE Tendo como fundamental a nota SIb que está á 02 oitavas acima do SIB GRAVÃO !

Então a seguencia será
Sib ...RE...FA...LAb ou seja agora um arpejo de dominante (lembre OH PATRIA AMADA ,IDOULATRADA E VAI SABER QUAL É O SOM QUE VAI TER QUE SAIR OK )

Então a primeira seguencia que deve decorar ou melhor estudar para desenvolver o controle da produção de harmônicos para que possa tocar as notas certas na terceira e quartas oitavas são :

I FAZE :

SIb.....sib.....fa....sib.....(Tonica, oitava , quinta e novamente uma oitva )

II FAZE( JÁ fazendo a posiçãod e sib gravão e ele soando um sib 02 oitavas acima )

Sib ...re...fa....laB ( Tonica , terça, quinta e sétima de dominante )

Existem mais notas acima detas ,mas é preciso treinar esta seguencia nas 03 tonalidades ou melhor notas pedais :

SIB
( sib,sib,fa,sib,re,fa,lab )
SI
(Si,si,fa#,si,re#,fa#,la )

DO
(Do, do, sol,do,mi,sol,sib )

Estas são as 07 notas da ESCALA DE HARMÔNICOS ou SERIE HARMÔNICA que todo saxofonista deve estudar para poder dominar os agudíssimos e produção dos harmônicos no instrumento, posi do contrário a nota pode falhar e sabe por que ?

Pois pode fazer uma posição de super agudos e a embocadura fazer outra nota e a nota sai outra rssss e as vezes até um apito !

Espero que entenda isso e que principalmnete estude esta série harmônica do sax ou como chamamos a ESCALA DE HARMÔNICOS POR SEREM 07 NOTAS DESTA I e II faze do estudo , depois eu explico a terceira e quarta faze ok

Abração
Ivan Meyer

#2 mariosette

mariosette

Membro Efetivo do Explicasax

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1.344 posts
  • Interests:Música

Posted 14 julho 2006 - 08:54

(Mestre Ivan Meyer)

pois acredite você pode pegar qualquer nota aguda da terceira oitava e quarta oitava na boca ou mesmo usando uma mesma posição de dedos e fazendo outras notas com a boca ou melhor MODULAÇÃO DA CÂMARA INTERNA da embocadura do saxofonista ok

Abração
Ivan Meyer

Eu testemunhei isso lá em Pouso Alegre. O Ivan faz uma posição e toca todos. Alias acho que ele faz a posição só pro sax não ficar com ciumes.
Sax Tenor - Yamaha YTS 62 - Ivan Meyer Extremos 7 - 2,70mm
Sax Soprano - Yamaha YSS 675 - Ivan Meyer custon 1,90mm
Sax Barítono - Jupiter - Otto Link STM 6*
mariosettelopes@hotmail.com (MSN)

#3 Dan-Soprano

Dan-Soprano

Usuário Destaque

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 537 posts

Posted 14 julho 2006 - 09:03

Prof. Ivan, isso serve para o soprano, ou fazendo isso os cachorros vão uivar? hehehe
Não que eu queira tocar muito os super agudos no soprano, porque ninguém aguente, mas é porque as vezes nas lições do método quando vou pegar notas do Re da terceira oitava pra cima, as vezes falha ou apita.
Sax Tenor Shelter
Boquilha Ivan Meyer Custom nº 8
Palheta: Fibracell nº 1,5

Sax Soprano CSR
Boquilha Dukoff D5
Palheta: Frederick L. Hemke nº 2

Violão Austin

#4 eliasnyke

eliasnyke

Usuário Participativo

• Membros
  • PipPip
  • 106 posts
  • Interests:Sax,Piano,Violino,Violão,Guitarra..

Posted 14 julho 2006 - 09:43

Bom dia turma! Tudo blz...

Olá Ivan,
Agradecemos por mais um belo tópico...

Eu estou anotando estas orientações...

Tem condições de treinar estas orientações sem sax?
Tem algum exercício que eu posso praticar até eu puder entrar em uma aula?

#5 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.553 posts

Posted 14 julho 2006 - 10:01

(mariosette)
(Mestre Ivan Meyer)

pois acredite você pode pegar qualquer nota aguda da terceira oitava e quarta oitava na boca ou mesmo usando uma mesma posição de dedos e fazendo outras notas com a boca ou melhor MODULAÇÃO DA CÂMARA INTERNA da embocadura do saxofonista ok

Abração
Ivan Meyer

Eu testemunhei isso lá em Pouso Alegre. O Ivan faz uma posição e toca todos. Alias acho que ele faz a posição só pro sax não ficar com ciumes.

Fala meu Amigo Mario !
Como te mostrei aquele dia na oficina o importante é saber a altura da nota na "BOCA" a posição pode ser a mais variada possivel, eu por exemplo com a posição de sol da terceira oitava faço diferente da maioria usando um dedo na mão esquerda e um dedo na mão direita e com esta posição "fantasma" posso tocar fa#,sol,sol3,la,si,do,do# e re Ent]ão no meio de um improviso eu nem preciso pensar muito no nome da nota e sim no som que eu quero aquela posição rsss
É claro que eu faço a Escala cromática na terceira oitava e quarta oitava com posições definidas ,mas também posso fazer qualquer notas desta região sem o sax e tudel só com a boquilha como te mostrei, pois o segredo não está nas POSIÇÕES DOS DEDDOS e sim na embocadura .
Uma vez que entenda isso,tocará qualquer nota aguda e afinado.
Querndo escutar tem alguns MP3 onde toco nos super agudos e poderá ver se sai afinadinho rssss

Mas o segredo reíto :NÃO É SABER AS POSIÇÕES DE DEDOS e sim as POSIÇÕES DE CAMARA INTERNA DA EMBOCADURA .

E dale Avestruz nos graves e codorna nos agudos rssss

Abração
Ivan Meyer

#6 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.553 posts

Posted 14 julho 2006 - 10:10

(Dan-Soprano)
Prof. Ivan, isso serve para o soprano, ou fazendo isso os cachorros vão uivar? hehehe
Não que eu queira tocar muito os super agudos no soprano, porque ninguém aguente, mas é porque as vezes nas lições do método quando vou pegar notas do Re da terceira oitava pra cima, as vezes falha ou apita.

Dan querido, o soprano é um instrumento de outro planeta rssss

Eu consigo tocar legal até o re da quarta oitava no soprano ,mas eu não uso estes agudos ao tocar ,vou geralmente até o la da terceira oitva e de vez enguando uma outra notinha acima, mas não fico estudando nos coqueiros no soprano e nem recomendo fazer isso, é como querer ficar tocando super agúdos em um flautin ou trompete pícolo rsss pra quê ?

O soprano por ter um tubo tão pequeno é muito mais limitado em gerar harmônicos aparetir de uma fundamental (Nota grave ) pois a not grave do soprano já soa aguda perto de um tenor !

Por isso o mais legal para quem toca soprano é estudar os harmônicos no sax tenor pois este sim pode chegar em uma nota agúda e derepente quer ir mais agudo e terá ressonancia harmônica para isso, mas o soprano chega na nota MI da terceira oitava e o som já está pobre em harmônicos ous seja a RESSONANCIA DELES .

Uma boquilha de metal como o aluminio que tem velocidadae de 5150ms sendo o mais rápido material para propagação do som ,até mesmo qo latão e o aço perdem em velocidade para o alumínio.
Eu fiz uma boquilha de alúmio para o soprano que facilita os agudos e alguns professores do Brasil como o Prof.Marcelo de Porto Alegre já recebeu a boquilha ALUMINIUN de soprano e colocará em breve seu comentário a respeito ok
Pois ela foi projetada para facilitar a vida do pessoal no sax soprano na terceira oitava e acho que conseguí pois foi a melhor boquilha que já toquei em minha vida até o momento na área de soprano !

Abração
Ivan Meyer

#7 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.553 posts

Posted 14 julho 2006 - 10:18

(eliasnyke)
Bom dia turma! Tudo blz...

Olá Ivan,
Agradecemos por mais um belo tópico...

Eu estou anotando estas orientações...

Tem condições de treinar estas orientações sem sax?
Tem algum exercício que eu posso praticar até eu puder entrar em uma aula?

Oi Elias dá sim para estudar sem ter o sax , mas precisa de uma boquilha para estudar ñão a série harmônica mas sim a sua CAMARA INTERNA DA EMBOCADURA onde terá que fazer escalinhas usando somente a boquilha e sem o tudel ok

O I exercício é tocar a escala do agufdo para o grave pegando uma nota aguda com a boquilha (camara reduzida, pense na letra "I" e no sorriso do coringa rsssss) e então vai descendo as notas modulando a embocadura fazendo uma escala maior (imagine que a nota é um DO e vai descendo fazendo DO,SI,LA,SOL,FA,MI,RE,DO ou seja uma oitava e faça isso pegando cada hora a notinha aguda em uma afinação e descendo em uma escala maior .

Faça isso sempre começando nesta faze do GÚDO para o GRAVE ou seja modulando sua camara interna de "I" para "o" Ou seja ovo de codorna nos agudois e ovod e avestruz nos graves .

Uma vez que conseguír este domínio do agudo para o grave, então vai inverter a modulação da camara interna da embocadura começando escalas ao contrário saindo de uma nota grave (impostação, lembre do ovod e avestruz dentro da boca ou uma batata quente e principalmente a vogal "O" e não "U" veja a diferença entre "U" e "OH" pois na região grave ao fazer isso vai sair uma nota grave em sua boquilha ok.
Eu vougravar para vocÊs verem o carinhoso sendo tocado inteirinho I parte e Segunda parte só com a boquilha do sax alto e assim verão que é possivel ter todas as notas só com a embocadura e que as posições de super agudos não são tão importantes como as posições da CAMARA INTERNA DA BOCA do saxofonista .

Abração
Ivan Meyer

#8 Dan-Soprano

Dan-Soprano

Usuário Destaque

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 537 posts

Posted 14 julho 2006 - 10:24

Prof. Ivan, obrigado pela resposta.
Agora fugindo um pouco do assunto, pode-se trocar uma boquilha sua de metal por uma sua de alumínio?
Sax Tenor Shelter

Sax Soprano CSR
Boquilha Dukoff D5

Violão Austin

#9 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.553 posts

Posted 14 julho 2006 - 10:29

Troca sem volta não vai ter jeito, pois teri uma boquilha usada e dando uma nova e esta de alumínio é dureza regular ,pois a acaba com a lima ,pois o alumínio emprasta e entope a lima.
Quem quiser trocar de boquilha sainda da boquilha de latão para uma de aluminio eu vou pedir 75 reais de diferença para me ajudar com os custos, pois ela custa mais caro para mim também ok

A de latão é diferente da bquilha de aluminio, sendo mais que a de ltão tem mais "pegada" e a de aluminio mais "Qualidade" no som e limpeza dele nos agudos .

Abração
Ivan Meyer

#10 Dan-Soprano

Dan-Soprano

Usuário Destaque

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 537 posts

Posted 14 julho 2006 - 10:34

Ok, prof. Ivan, acho que vou querer...O sr. pode colocar uma foto dela e um mp3 de soprano com ela?
Sax Tenor Shelter

Sax Soprano CSR
Boquilha Dukoff D5

Violão Austin

#11 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.553 posts

Posted 14 julho 2006 - 10:38

Ainda não, pois vou fazer o lançamento dela oficialmente depois que voltar de Machu Pichuu por enquanto só estou enviando para profissionais com mais de 15 anos de estrada para eles avaliarem e dar o parecer a respeito e eles mesmos colocarão MP3 com eles tocando aquí no forum do explicasax .

Estou neste projeto das boquilhas de aluminio bem antes de gravar o cd de hinos cristãos , faço a coisa devagar mais bem feita !

Vamos manter este tópico na parte didática sem ficar falando de trocas ,compras ,vendas etc...se for o caso falamos na sala comercial ok

Eu contei sobre a boquilha de soprano, mas não quero fazer propaganda dela antes da hora.

Abração
Ivan Meyer

#12 Dan-Soprano

Dan-Soprano

Usuário Destaque

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 537 posts

Posted 14 julho 2006 - 10:42

Ok prof., então dependendo da data de lançamento eu até fique com a minha de metal e compro essa também.
Sax Tenor Shelter

Sax Soprano CSR
Boquilha Dukoff D5

Violão Austin

#13 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.553 posts

Posted 14 julho 2006 - 10:47

Tá certo, é bom experimentar pois elas são muito diferentes em respostas ,acho legal experimentar e comparar ok
Abração
Ivan Meyer

#14 eliasnyke

eliasnyke

Usuário Participativo

• Membros
  • PipPip
  • 106 posts

Posted 14 julho 2006 - 01:28

Obrigadoooooo!

Professor Ivan, que Deus te abençoe migo...

Vou atraz de uma boquilha... Talves usada... preciso contentar com isto

Tchauuuu! tiurmar tô wink.gif crescendo! com Ivan mais prá vou ajudar muito tbm!

#15 eliasnyke

eliasnyke

Usuário Participativo

• Membros
  • PipPip
  • 106 posts

Posted 14 julho 2006 - 01:31

"Quando falei :
"Vou atraz de uma boquilha... Talves usada... preciso contentar com isto
"
é com a boquilha primeiro por que ainda não tenho sax para estudar..
wink.gif

#16 Diego dos Santos

Diego dos Santos

Usuário Muito Participativo

• Membros
  • PipPipPip
  • 388 posts

Posted 14 julho 2006 - 03:56

O Mestre Ivan e suas grandes dicas biggrin.gif !!!
No estudo com a boquilha, de tenor, só consigo uma escala de la a lá, se forçar dá pra sair mais agudo mas isso são os apitos, he he he. Serve estudar então em vez da escala de Dó a de Lá?

#17 Anibal A. de Oliveira Jr

Anibal A. de Oliveira Jr

Usuário Muito Participativo

• Membros
  • PipPipPip
  • 334 posts

Posted 14 julho 2006 - 09:49

MESTRE IVAN EM 1º LUGAR BOA VIAJEM, TOQUE MUITO POR LÁ
EM 2º ESSA SUA DICA DE SUPER AGUDOS É D+
POR ISSO QUE EU CANTO:

QUEM SABE, SABE.... CONHECE BEM....
COMO É GOSTOSO, SABER TAMBEM.....

OBRIGADÃO MESTRE
E VAMO Q VAMO

#18 Elielson Neves

Elielson Neves

Membro Efetivo do Explicasax

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1.045 posts

Posted 15 julho 2006 - 01:00

Tenho uma video-aula (1) do Prof. Ivan onde ele explica sobre a emissão dos harmônicos e série harmonica, exatamente o que está escrito nesse post, super legal....principalmente pra mim que não tenho condições de pagar um professor!! he,he..

Elielson Neves

Sax Alto Jupiter by Ivan Meyer
Boquilha Barkley Pop 8
Palheta Vandoren Java #2,5

Sax Tenor Dolphin
Boquilha BN Guardala Liebman
Palheta Vandoren Java Red 2,5

email: elielson.neves02@gmail.com

Jesus minha maior inspiração!

#19 Prof.Rodrigo Guzzo

Prof.Rodrigo Guzzo

Usuário Participativo

• Membros
  • PipPip
  • 279 posts

Posted 24 julho 2006 - 03:11

Podemos ir mais adiante.
Podemos faze harmonicos com o do# até a sequencia qoe o Prof. Ivan falou e depois podemos pegar o RÉ e tocar oitava e uma quinta e fazer a mesma coisa com re# mi e fa.
Só recomendo até a quinta pois a coluna de ar dessas notas é menor que a dos super graves e por isso a coluna não se devide em mais partes OK.
Eis a sequencia:
RE RE OITAVADO E O LA(SOM DO LA DA CHAVE DE AGUDO)
RE# RE# OITAVADO E LA#(IDEM AO ANTERIOR)
MI MI OITAVADO E SI
FA FA OITAVADO E DO (SOM DO DO AGUDO COM A CHAVE DE POLEGAR).

ABRAÇÃO DO RODRIGÃO.

#20 Wagner Cirino

Wagner Cirino

Usuário Participativo

• Membros
  • PipPip
  • 183 posts
  • Interests:Sax, Sax, Sax

Posted 30 julho 2006 - 11:42

Prof. Ivan sempre nos deixando bem mais educados á respeito do conceito teoria para saxofone e prática, muito obrigado mesmo pelos toquese dicas....

0 user(s) are reading this topic

0 members, 0 guests, 0 anonymous users