Jump to content

Photo

ESTUDOS DIÁRIOS com PROF.IVAN MEYER - Material das aulas

ESTUDOS DIÁRIOS

• This topic is locked This topic is locked
18 replies to this topic

#1 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.581 posts
  • Interests:Música e natureza

Posted 10 janeiro 2021 - 08:45

AULA  1 DE JANEIRO
Vou colocar aqui as partituras do exercícios com 03 níveis para usarem o mesmo playback .
Os exercícios estão escritos para iniciantes, intermediários e avançados .
MATERIAL EM JPG
1 DE JANEIRO  INICIANTES .jpg  1 DE JANEIRO  INTERMEDIARIOS .jpg  1 DE JANEIRO  AVANÇADOS.jpg

MATERIAL EM PDF
Attached File  1 DE JANEIRO INICIANTES.pdf   177,91KB   933 downloads
Attached File  1 DE JANEIRO INTERMEDIARIOS.pdf   189,21KB   585 downloads
Attached File  1 DE JANEIRO AVANÇADOS.pdf   131KB   586 downloads

Estes Vídeoplaybacks já no tom do seu instrumento e para isso eu fiz 03 vídeos Playbacks onde estão indicado neles para qual instrumento e sendo assim não precisam fazer a transposisão ( por enquanto ) ao olharem para as CIFRAS no vídeo. Vcs devem estudar a PARTITURA SEM OLHAR O VÍDEO MAS ESCUTANDO O VÍDEO . Depois que vc sentir que a partitura já esta entendida e decorado o esquema , então vc deve OLHAR SOMENTE PARA O VÍDEOPLAYBACK onde tera somente as CIFRAS já no tom do seu sax e FAZER então o mesmo exercício dem LER A PARTITURA ok ESTE É O OBJETIVO . Eu ainda hoje gravarei 03 vídeos explicando o exercício de cada um dos níveis ok
Abaixo você tem os 03 vídeos playbacks em 03 tonalidades de cifras diferentes , mas em todos o primeiro tom soa o DO MAIOR do piano, eu fiz o vídeo com as cifras TRANSPOSTAS para a TONALIDADE DE CADA INSTRUMENTOS sendo assim INSTRUMENTOS EM C ( Flauta, Oboe, Violino ,Guitarra , gaita , piano etc...) INSTRUMENTOS EM Bb( Sax tenor, soprano, clarinete , trompete etc.) INSTRUMENTOS EM Eb ( Alto, Barítono )
VÍDEO PLAYBACK INSTRUMENTOS EM C
VÍDEO PLAYBACK INSTRUMENTOS EM Eb
VÍDEO PLAYBACK INSTRUMENTOS EM Bb
Basta você baixar a partitura do seu nível e estudar primeiro lendo sem o playback, para que possa pegar o dedilhado dos exercícios . Depois que estiver fluente com o exercício LENDO A PARTITURA , então você SOLTA O VÍDEO PLAYBACK na afinação do seu instrumento e TOCA JUNTO prestanto atenção na AFINAÇÃO, RÍTIMO EARTICULAÇÃO .
Eu escreví uma sugestão de articulação para os INICIANTES e os INTERMEDIÁRIOS . Já os avançados não escrevi nada pois cada um pode usar o que quiser pois o avançado já tem nível para isso .
O OBJETIVO DESTE ESTUDO É CONSEGUIR FAZER DEPOIS DE MUITO ESTUDO - TOCAR SEM OLHAR PARA A PARTITURA E SOMENTE OLHANDO PARA A CIFRA DO VÍDEO PLAYBACK.
Sei que muitos irão falar que é facil , que já sabem as escalas , só que na hora de tocar ERRA e ERRA FEIO . Porque nunca estudou como deveria estudar .
SE VOCÊ LER UM TEXTO DE UM TRATADO DE QUÍMICA, ISSO NÃO TE FAZ UM QUÍMICO , se é que me entende , não adianta nada vc saber tocar LENDO , vc precisa saber tocar o que eu escrevi sem olhar a PARTITURA e sim e somente olhando para as CIFRAS e fazer o desenho melódico dentro de suas respectivas tonalidades .
SE VOCÊ APANHAR DESTE EXERCÍCIO É POR QUE AINDA NÃO SABE AS ESCALAS MAIORES ok
Bons estudos a todos e espero que seja útil .
Abraços e feliz ano novo a todos .
Amanhã tem mais exercícios .
Ivan Meyer
OBS: LINK DAS PARTITURAS DENTRO DO GRUPO NO FACEBOOK QUE CRIEI PARA POSTAR UM EXERCÍCIO POR DIA - ENTRE AQUI

MATERIAL EM JPG
1 DE JANEIRO  INICIANTES .jpg  1 DE JANEIRO  INTERMEDIARIOS .jpg  1 DE JANEIRO  AVANÇADOS.jpg

MATERIAL EM PDF
Attached File  1 DE JANEIRO INICIANTES.pdf   177,91KB   933 downloads
Attached File  1 DE JANEIRO INTERMEDIARIOS.pdf   189,21KB   585 downloads
Attached File  1 DE JANEIRO AVANÇADOS.pdf   131KB   586 downloads

Bons Estudos 

#2 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.581 posts

Posted 10 janeiro 2021 - 09:32

AULA - 02 DE JANEIRO 2021
EXERCÍCIOS COM A ESCALA MAIOR
Perceba que usarei notas fora da tonalidade para criar as frases . Quero que vocês percebam que qualquer nota da certo em qualquer tonalidade ,mas para isso é importante saber o que vem antes e depois . Eu uso uma técnica muito conhecida no Bebop para poder colocar notas que estão fora da tonalidade de uma forma que ela se torne CONSONANTE . A intenção agora é que seu ouvido acostume com estas alterações e sinta que a TONALIDADE aceita notas fora da tonalidade , pois eu tenho NOTAS ALVO para o tempo forte. Será algo que irei explicar em breve em uma vídeo aula por vídeo conferencia aqui no grupo ( Live ) Por enquanto vocês vão estudando estes exercícios juntamente com o Playback que preparei. Vai fazendo , simplesmente isso , VAI FAZENDO que essas frases começam a entrar no seu ouvido e vc começa a perceber coisas .
Amanhã tem mais . bora estudar !
ABAIXO TEM os Vídeoplaybacks já no tom do seu instrumento e para isso eu fiz 03 vídeos Playbacks onde estão indicado neles para qual instrumento e sendo assim não precisam fazer a transposisão ( por enquanto ) ao olharem para as CIFRAS no vídeo. Vcs devem estudar a PARTITURA SEM OLHAR O VÍDEO MAS ESCUTANDO O VÍDEO . Depois que vc sentir que a partitura já esta entendida e decorado o esquema , então vc deve OLHAR SOMENTE PARA O VÍDEOPLAYBACK onde tera somente as CIFRAS já no tom do seu sax e FAZER então o mesmo exercício dem LER A PARTITURA ok ESTE É O OBJETIVO . Eu ainda hoje gravarei 03 vídeos explicando o exercício de cada um dos níveis ok
Abaixo você tem os 03 vídeos playbacks em 03 tonalidades de cifras diferentes , mas em todos o primeiro tom soa o DO MAIOR do piano, eu fiz o vídeo com as cifras TRANSPOSTAS para a TONALIDADE DE CADA INSTRUMENTOS sendo assim INSTRUMENTOS EM C ( Flauta, Oboe, Violino ,Guitarra , gaita , piano etc...) INSTRUMENTOS EM Bb( Sax tenor, soprano, clarinete , trompete etc.) INSTRUMENTOS EM Eb ( Alto, Barítono )
Basta você baixar a partitura do seu nível e estudar primeiro lendo sem o playback, para que possa pegar o dedilhado dos exercícios . Depois que estiver fluente com o exercício LENDO A PARTITURA , então você SOLTA O VÍDEO PLAYBACK na afinação do seu instrumento e TOCA JUNTO prestanto atenção na AFINAÇÃO, RÍTIMO E ARTICULAÇÃO SUGERIDA NA PRIMEIRA LINHA OK
Abrs Prof.Ivan Meyer

ARQUIVOS  EM JPG
2 DE JANEIRO  INICIANTES .jpg  2 DE JANEIRO  INTERMEDIARIOS .jpg   2 DE JANEIRO  AVANÇADOS .jpg

ARQUIVOS EM PDF
Attached File  2 DE JANEIRO INICIANTES.pdf   122,43KB   222 downloads
Attached File  2 DE JANEIRO INTERMEDIARIOS.pdf   119KB   171 downloads
Attached File  2 DE JANEIRO AVANÇADOS.pdf   118,16KB   176 downloads

Bons Estudos 

#3 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.581 posts

Posted 10 janeiro 2021 - 09:39

AULA - 03 DE JANEIRO 2021 

EXERCÍCIOS COM ACORDES MAIORES
Desenvolvimentos melódicos .
Use os vídeos playbacks abaixo e bons estudos .
Basta você baixar a partitura do seu nível e estudar primeiro lendo sem o playback, para que possa pegar o dedilhado dos exercícios . Depois que estiver fluente com o exercício LENDO A PARTITURA , então você SOLTA O VÍDEO PLAYBACK na afinação do seu instrumento e TOCA JUNTO prestanto atenção na AFINAÇÃO, RÍTIMO E ARTICULAÇÃO SUGERIDA NA PRIMEIRA LINHA OK
Abrs Prof.Ivan Meyer

3 DE JANEIRO  INICIANTES.jpg   3 DE JANEIRO  INTERMEDIARIOS .jpg   3 DE JANEIRO  AVANÇADOS .jpg

Attached File  3 DE JANEIRO INICIANTES.pdf   185,4KB   221 downloads
Attached File  3 DE JANEIRO INTERMEDIARIOS.pdf   189,63KB   215 downloads
Attached File  3 DE JANEIRO AVANÇADOS.pdf   198,71KB   190 downloads

#4 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.581 posts

Posted 10 janeiro 2021 - 09:52

AULA 04 DE JANEIRO 

4 de JANEIRO
Neste exercício iremos escutar a diferença do acorde MAIOR para o acorde MENOR . Os iniciantes irão perceber a diferença da sonoridade e a nota que é alterada para que o acorde passe de maior para menor . É MUITO IMPORTANTE que os INICIANTES façam primeiro lendo a partitura e depois fazer OLHANDO SOMNTE PARA AS CIFRAS no VÍDEO PLAYBACK que estão mais abaixo indicados . Eu fiz o playback para que possam estudar ok
Os Intermediários e Avançãdos irão perceber que existem mais notas que podem ser usadas nestes acorde e criei uma melodia para que possam perceber e analisar como fiz a melodia se conectar entre o Maior e o Menor .
O intermediários e Avançados precisam estudar as duas partituras e perceber como uso o cromatismo com uma nota alvo ( aproximação cromática ) e evidenciando as notas importantes do acorde maior e do acorde menor .
Primeiro estudem tocar junto com os playbacks abaixo e tente meio que decorar, para isso basta tocar umas 500 vezes com o playback que a melodia entrará na sua cabeça e depois vc conseguirá fazer o mesmo olhando somente para as cifras escritas ok
É MUITO IMPORTANTE QUE VOCÊ EXPERIMENTE IMPROVISAR NOS ACORDES MAIORES E MENORES , FAZENDO JUSTAMENTE FRASES QUE EVIDENCIEM A MUDANÇA DAS TERÇAS . FAÇA ALGO SIMPLES ,MAS FAÇA , NÃO TENHA PREGUIÇA OK
Abaixo estão os Playbacks que preparei para vcs . CADA PARTITURA TEM O SEU PLAYBACK E ESTA INDICADO NA PARTITURA E NOS PLAYBACKS.

INSTRUMENTOS em Eb

INSTRUMENTOS em C

INSTRUMENTOS em Bb

MATERIAL EM PDF 

Attached File  4 DE JANEIRO AVANÇADOS INSTRUMENTOS em Bb.pdf   177,9KB   218 downloads
Attached File  4 DE JANEIRO AVANÇADOS INSTRUMENTOS EM C.pdf   178,33KB   132 downloads
Attached File  4 DE JANEIRO AVANÇADOS INSTRUMENTOS em Eb.pdf   178,19KB   165 downloads
Attached File  4 DE JANEIRO AVANÇADOS INSTRUMENTOS em Eb.pdf   178,19KB   150 downloads
Attached File  4 DE JANEIRO INICIANTES INSTRUMENTOS EM C.pdf   181,09KB   124 downloads
Attached File  4 DE JANEIRO INICIANTES INSTRUMENTOS em Bb.pdf   179,94KB   199 downloads
Attached File  4 DE JANEIRO INICIANTES INSTRUMENTOS em Eb.pdf   181,09KB   160 downloads
Attached File  4 DE JANEIRO INTERMEDIÁRIOS INSTRUMENTOS EM C.pdf   206,56KB   122 downloads
Attached File  4 DE JANEIRO INTERMEDIÁRIOS INSTRUMENTOS EM Eb.pdf   205,87KB   149 downloads

4 DE JANEIRO  AVANÇADOS INSTRUMENTOS em Bb.jpg 4 DE JANEIRO  AVANÇADOS INSTRUMENTOS EM C.jpg 4 DE JANEIRO  INICIANTES  INSTRUMENTOS EM C .jpg 4 DE JANEIRO  INICIANTES INSTRUMENTOS em Bb .jpg 4 DE JANEIRO  INICIANTES INSTRUMENTOS em Eb .jpg 4 DE JANEIRO  INTERMEDIÁRIOS  INSTRUMENTOS EM Bb .jpg 4 DE JANEIRO  INTERMEDIÁRIOS  INSTRUMENTOS EM C .jpg 4 DE JANEIRO  INTERMEDIÁRIOS  INSTRUMENTOS EM Eb-1.jpg

#5 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.581 posts

AULA 05 DE JANEIRO  

Campo Harmônico Maior
NÃO EXISTE SEGREDOS BASTA FAZER 1357 DE CADA NOTA DA ESCALA MAIOR
Para quem quiser moleza então fique tocando a ESCALA MAIOR de cada tonalidade durante o campo harmônico ok
O IMPORTANTE É TOCAR !!!
A PARTITURA É UMA SÓ PARA TODOS MUNDO O QUE É DIFERENTE É O PLAYBACK OU SEJA O MATERIAL EM MP3
Os exercícios 01 e 02 com o Campo Harmônico maior devem ser feitos em todos os 12 TONS MAIORES .
APRENDA FAZER EM DO MAIOR E DEPOIS FAÇA NOS OUTROS TONS SEM FICAR LENDO .
O objetivo é que você entenda o que foi feito no CAMPO HARMÔNICO DE DÓ MAIOR onde temos os 07 graus da escala que originaram os 07 acordes deste campo Harmônico
PARA CADA NOTA DA ESCALA MAIOR FORMAMOS UM ARPEJO 1357 SENDO A PRIMEIRA NOTA A TONICA DO ACORDE EM SEGUIDA A TERCEIRA,QUINTA E SÉTIMA NOTA .
SE A PRIMEIRA NOTA É UM MI então teremos MI(pula o fa ) SOL ( pula o la ) SI ( pula o dó ) RE
TEREMOS ENTÃO NA FORMULA 1357 DENTRO DO CAMPOO HARMONICO DE DO MAIOR ( ESCALA DE DO MAIOR ) começando pela nota MI como sendo o 1 do arpejo as notas 1,3,5,7 que são : MI..SOL...SI..RE
TUDO NATURAL POIS ESTAMOS EM DÓ MAIOR
Agora imagine que você esta no campo de MI MAIOR onde temos 04 sustenidos ( fa#,do#,sol#,re# )
Montando o arpejo 1357 para a nota MI dentro do campo de MI MAIOR
Teremos então MI..SOL#..SI..RE#
REPARE QUE HOUVE ALTERAÇÕES NAS NOTAS POIS MUDOU O TOM.
Pois bem, se o CAMPO HARMÔNICO FOSSE DE FA MAIOR e fazendo o ARPEJO 1357 para nota MI dentro da tonalidade de FA MAIOR .
Temos então as notas MI..SOL..SIb..RE
Então se o Campo Harmônico fosse LA MAIOR
APLICANDO ENTÃO A FORMULA 1357 PARA NOTA MI DENTRO DA TONALIDADE DE LA MAIOR ( 03 SUSTENIDOS NA ARMADURA ) TEREMOS....
MI..SOL#..SI..RE
Sendo assim é preciso saber muito bem as escalas MAIORES para então montar os arpejos do campo harmônico Maior fazendo a formula 1357 para cada acorde de cada um dos 12 tons maiores.
Então comece estudar JÁ 1f642.png
Antes de ficar pirando na batatinha....é preciso que você saiba muito bem os arpejos 1357 de todos os graus de todos os 12 tons Maiores ,pois eles serão a base de tudo que vc for fazer na improvisação ok

1 PARTE - Campo Harmonico de DO , FA, SIb , Mib .jpg 2 PARTE - Campo Harmonico de LAb , Reb , Fa#, Si .jpg 3 PARTE - Campo Harmonico de MI, LA RE ,SOL .jpg 3 PARTE - Campo Harmonico de MI, LA RE ,SOL .jpg Exercicio 01 e 02 campo harmônico.jpg Exercicio 03 E 04 campo harmônico.jpg Estudando-os-Padroes-Melodicos-em-diferentes-tons-1.jpg Exercicios-melodicos-para-o-Campo-Harmonico-de-Do-Maior-1.jpg

#6 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.581 posts

AULA 06 DE JANEIRO  

Improvisação por centro tonal
Veja neste vídeo o que fazer .
Recomendo assistir inteiro pois irá aprender coisas novas mesmo que você já saiba improvisar pelo centro tonal . Eu passei nós últimos dias vários exercícios trabalhando o Acorde maior .Neste vídeo mostro a Escala Maior e as alterações que faço nelas para embelezar os improvisos .

#7 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.581 posts

Posted 10 janeiro 2021 - 09:53

AULA 07 DE JANEIRO 

ESTUDO DA RAIZ PRINCIPAL
Hoje que mostrar a vocês um exercício que é FUNDAMENTAL !
Como devem saber existem 02 tipos de acordes dentro de um campo Harmônico .
Acordes onde todas as notas do acorde estão na LINHA DO PENTAGRAMA e outros acordes onde todas as notas estão no ESPAÇO DO PENTAGRAMA .
Vou explicar ! QUANDO UM ACORDE COMEÇA COM SUA PRIMEIRA NOTA NA LINHA, TODAS AS DEMAIS NOTAS DESTE ACORDE TAMBÉM ESTARÃO NAS LINHAS . Quando um acorde começa com sua primeira nota no Espaço do Pentagrama, todas as demais notas deste acorde estarão também no espaços do pentagrama.
Sabendo disso fica mais fácil montar qualquer acorde do campo harmônico ,pois as notas dos acordes estarão todas nas linhas ou nos espaços . LEMBRE DISSO OK
Vou passar a vocês um exercício que adoro fazer pois consigo com somente um esquema decorado FAZER AS 12 TONALIDADES sem ter que pensar muito ou melhor só penso na armadura de clave década tonalidade .
Vou colocar para vocês a RAIZ dos ACORDES onde estão representados todos os acordes nas linhas e todos os acordes dos espaços .
Uma vez que você decore a RAIZ DOS ACORDES vc então vai fazer as alterações das notas desta RAIZ em base a TONALIDADE QUE VC ESTA TOCANDO .
Este é um exercício muito prazeroso de fazer pois faz você pensar e principalmente faz seu ouvido buscar o som dos acordes mas sem perder o FOCO DA TONALIDADE .
Veja a RAIZ DOS ACORDES e depois OLHANDO SOMENTE NA RAIZ quero que você olhe para a RAIZ sem nenhum sustenido ou bemol e toque o que esta escrito sem nenhum acidente . Este será então o som de DO MAIOR , depois faça o mesmo ou seja TOCAR OLHANDO PARA A RAIZ mas deste vez pense por exemplo em RE MAIOR e então vc vai tocar a RAIZ e alterar as notas de acorde com a armadura de clave ou seja RE MAIOR sabemos que tem 02 sustenidos que são FA# e DO# , Então o exercício é muito simples : BASTA VOCÊ TOCAR A RAIZ alterando as notas fa e do para Sustenido e SINTA , ESCUTE O QUE ACONTECE . Depois de cada RAIZ que vc cavar ....ou seja tocar a RAIZ dentro de uma tonalidade , FAÇA A ESCALA MAIOR DESTA TONALIDADE ATÉ CHEGAR NA NOTA DE INÍCIO DA RAIZ que neste caso é um RE e faça o DESENHO DA RAIZ com as devidas alterações do tom. Vou colocar uma Partitura mostrando isso que expliquei acima e irão entender.
Vocês devem e precisam tocar esta RAIZ nas 12 tonalidades até sentir que esta automatizada. Eu fiz isso e sem ninguém me pedir, simplesmente eu percebi que seria bom estudar assim e deu super certo . Fiquei fluente nos acordes . Faça você também e bons estudos !

Pag 01 Estudo da Raiz Principal.jpg Pag 02 Estudo da Raiz Principal.jpg DESCENDO PELA RAIZ ( SUSTENIDOS ).jpg DESCENDO PELA RAIZ ( BEMOIS ).jpg

#8 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.581 posts

8 DE JANEIRO

Tocar o famoso Standart de Jazz MY ROMANCE

Escute o tema e o improviso aqui

Abaixo você tem a partitura com o tema e o improviso escrito e também o playback e uma gravação que fiz para que possa escutar .

MY ROMANCE - TEMA.jpg MY ROMANCE IMPROVISO.jpg

MP3 

playback para Sax Alto

Attached File  My_Romance-playback-alto.mp3   4,33MB   163 downloads

ESCUTE EM MP3 O IMPROVISO ESCRITO

Attached File  My_Romance__Ivan_Meyer__Improviso_escrito nível médio.mp3   4,35MB   144 downloads

Obs: O SAX EM Bb ( tenor, soprano ) Trompete Clarinete podem tocar na partitura do SAX ALTO mas devem usar o playback abaixo , mas atenção pois tem uma introdução de 6 segundos neste playback . A Melodia ( si,do,re ) entra nos segundos 7,8,9 do playback . Toque com este playback em FA que vai dar certinho vc tocar a partitura do sax alto com o sax tenor com este playback . 

Os iniciantes devem tocar o tema junto com o playback. Os intermediários devem estudar o tema e o improviso escrito . Os Avançados devem tocar o tema + o improviso escrito e ESCREVER UM IMPROVISO e enviar aqui no forum para que eu possa analisar o que escreveu e é claro TOCAR O QUE ESCREVEU . Com mais de 1000 participantes eu duvido que alguém faça isso ! Mas então se pergunte !? Porque o Ivan escreveu este solo ? Pois é....Uma das formas de aprender é Escrever Solos na sombra e água fresca sem o calor da batalha . Ao escrever um solo descobrimos muitas coisas.... Eu já perdi a conta de quantos solos escrevi para poder analisar as possibilidades com calma e garanto que aprendi muito. Não seja mais um preguiçoso e aprenda a transcrever seus solos,suas inspirações . Está música MY ROMANCE é uma boa oportunidade e estou disposto a ajudar e sem cobrar e acredite ,Isso é incomum nós dias de hoje, aliás sempre foi ! Bons estudos ! Obs: O SAX EM Bb ( tenor, soprano ) Trompete Clarinete podem tocar na partitura do SAX ALTO mas devem usar o playback  indicado acima ( Tom de Fa Maior para a Banda ) , mas atenção pois tem uma introdução de 6 segundos neste playback . A Melodia ( si,do,re ) entra nos segundos 7,8,9 do playback . Toque com este playback em FA que vai dar certinho vc tocar a partitura do sax alto com o sax tenor com este playback .

ESCUTE MEU IMPROVISO LIVRE QUE FIZ NESTE TEMA E FAÇA O SEU TAMBÉM

#9 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.581 posts

9 de JANEIRO

AULA DE HOJE: " RESISTÊNCIA e CRIATIVIDADE "
NO VÍDEO ONDE ESTOU TOCANDO ,ESTOU USANDO A ESCALA DE MI MENOR HARMÔNICA = MI,FA#,SOL,LA,SI,DO, RE#,MI Repare que esta escala de Mi Menor Harmônica tem as mesmas notas da ESCALA MAIOR DE SOL COM O 5 GRAU AUMENTADO ou seja O RE VIRA RE# . A Escala de SOL MAIOR tem as notas . SOL,LA,SI,DO,RE,MI,FA# então se você alterar o quinto grau aumentado meio tom nele, não importa qual é a escala maioor, ao fazer isso ela passa a soar como MENOR HARMÔNICA . A dica é simples, Vc deve saber que o Relativo de SOL MAIOR é MI MENOR , ótimo, então basta vc tocar a escala de SOL MAIOR com a quinta nota da escala meio tom acima e pronto, você tem uma nova escala LINDA e que você pode usar nas tonalidades Menores como Mi Menor ou mersmo em SOL MAIOR vc pode usar a escala de Mi menor harmônica !
VAMOS A AULA ENTÃO :
Todo músico estudante de Improvisação precisa fazer este exercício ,pois é muito importante e fazendo este exercício você irá conhecer quem realmente é você .
Existem situações na vida em que enfrentamos onde só existe uma opção . Ou você nada ou você more ! Imagine que vc cai de um barco onde estava sozinho em alto mar . Ou você nada ou morre . Se parar de nadar vai afundar e morrer, por isso a única solução é NADAR e NADAR .... Parou de nadar afunda e já era !
Nos estudos de música precisamos ter a mesma coragem e força de um naufrago E NADAR ,NADAR PARA SOBREVIVER .
Neste exercício que preparei eu vou te jogar num lago de ondas menores e quero ver se você sobrevive ou se você desiste e afunda...Pois é justamente isso que vai acontecer .
VOCÊ PRECISA ENTRAR NESTE EXERCÍCIO COMO SE ESTIVESSE SOZINHO EM ALTO MAR ....Não pode padar , não pode desistir, não pode fujir, não existe outra opção para vc a não ser NADAR POR 15 MINUTOS . Sim este playback vai tocar por 15 minutos e vc vai se atirar nele com uma Boia e esta boia se chama ESCALA MENOR HARMÔNICA . Vc vai soltar o playback e só vai parar de nadar ( tocar ) para respirar . NÃO ME INTERESSA O QUE VAI FAZER COM SUA " BOIA " Desde que você não desgrude dela ou seja só toque as notas da sua " Boia " da sua Escala Menor Harmônica pois será ela quem ira te salvar durante os 15 minutos que vc estiver nadando....Parou de nadar afunda , Desistiu de nadar vc morre para a música . Sim a música , principalmente a instrumental não é um território para os fracos, é preciso ser audaz ! Se você entrar neste exercício e Simplesmente PARAR pois não te ocorre nada , lembre que em alto mar BOIAR pode salvar sua vida , não é preciso tocar muitas notas, toque algumas, faça notas longas mas sempre com sua " BOIA da SALVAÇÃO " que no caso é a ESCALA MENOR HARMÔNICA . Vc deve lutar com todas as suas forças musicais e não desistir de nadar , não existe essa de " VOU PARAR " Começou o exercício vc tem que ir até o final pois é justamente nesta hora que você ira conhecer algo em você e se redescobrir . Sim, as vezes uma pessoa nada o dia todo para não morrer, outros nadam 12 horas....outros nadam 5 horas....Podem até morrer mas MORRERAM LUTANDO e a música é algo parecido, pode ser que nunca sejamos reconhecido pelo que fazemos, mas devemos seguir lutando....Eu mesmo tenho muitos afazeres pelo dia e ainda assim eu não paro de nadar aqui com vocês, pois eu acredito que se você entrou neste grupo é porque acredita em você e eu . Por tanto, lembre-se disso A MÚSICA NÃO É PARA OS FRACOS ! Se você pular neste lago e não conseguir nadar por 15 minutos , boie, faça notas longas, mas não largue da sua BOIA ( escala menor harmônica ) e nada com todas as suas forças .É a única opção e vc conseguirá pois sei que é forte . Então neste final de semana pegue seu sax e dê um mergulho NESTE EXERCÍCIO e leve junto sua Boia ! Salve seu talento ,seu dom e mostre que você tem a vocação para ser um vencedor pois não desiste ! Acreditem foi assim com todos os improvisadores . Nem sempre temos a boia , mas sabemos nadar e assim nos salvamos !
Abrs e bons estudos !
PLAYBACKS AQUI NA DESCRIÇÃO DO VÍDEO Usando a Escala de Mi Menor Harmônica para criar melodias em cima de um 2-5-1 menor . O Desafio é tocar por 14 minutos sem parar .Os playbacks e dicas estão no restante desta descrição http://www2.ivanmeye...showtopic=43251 AQUI ESTÃO OS PLAYBACKS , PARTITURAS PARA TODOS OS INSTRUMENTOS E DICAS SOBRE COMO ESTUDAR ESTA ESCALA . A Dica de hoje é para treinar sua resistência e criatividade e desenvolver sua improvisação ! Hoje vamos trabalhar em um CENTRO TONAL MENOR e usar uma ESCALA MENOR HARMÔNICA . Escolhi a escala de Mi menor harmônica para poder explicar como estudar , mas vc deve fazer isso nos 12 tons menores ok A Sequencia harmônica do vídeo é a famosa sequência 251 menor ou seja IIm7b5 , V7 , Im onde podemos usar no acorde V7 a alteração da 9b mesmo que não esteja escrita e também o acorde de resolução o Mi Menor da sequência poderá ser com a sétima maior . Teremos a harmonia ou seja a sequência menor F#m7b5 , B7 , Im onde podemos pensar em F#m7b5 , B7b9 , ImMaj7 Agora você vai pensar nesta harmonia com uma visão HORIZONTAL e não VERTICAL O que é isso ? A Visão VERTICAL é quando olhamos individualmente cada acorde e teremos varias escalas diferentes para cada um dos acordes o que dará muitas possibilidades de cores no improviso. Mas agora precisamos desenvolver a visão HORIZONTAL onde encaramos a HARMONIA como um todo onde iremos pensar não em cada acorde e suas possibilidades de escalas mas sim pensar em algo que possa funcionar para os 03 acordes da sequência 251 menor . Para isso usaremos a VISÃO HORIZONTAL onde só pensaremos na toinalidade que neste caso é MENOR e sabemos que esta no tom de MI MENOR e para isso usaremos as notas da escala de mi menor harmônica para IMPROVISAR por sobre todos os acordes , exatamente como eu fiz ok Na viagem do improviso as vezes eu deixei escapar a escala de MI MENOR BLUES ( MI,SOL,LA,SIb,RE ,MI onde a característica é a Blue Note Sib onde a frase Sib,la sol,mi da esta caracterÍstica BLUES e mesmo me concentrando em tocar somente a escala de mi menor harmõnica a tentação era grande e as vezes deixei escapar a blue note Sib rsss Expérimente também colocar a frase Sib,la,sol,mi ou Si ,Sib.......que isso mostra bem que esta com a Escala de Blues pois as outras notas são iguais , Resumindo pode mistrurar a escala de Mi Menor Blues que vai dar certo , mas tente usar quando o acorde estiver no I GRAU ou seja no Im ou Em na sequência abaixo Vou colocar aqui o vídeo onde estou tocando e também os playbacks em vídeo já no tom correto para que todos possam usar a escala de Mi Menor Harmônica como esta na partitura abaixo para você poder praticar também, pois o segredo é o estudo e todos nós temos muito que aprender com nossos erros e acertos pois o importante são as tentativas e seja audaz nos seus improvisos !
Veja aqui como fiz e terá uma idéia de como é para fazer

INSTRUMENTOS EM " DO " USAR ESTE PLAYBACK ABAIXO ( Os acorde escritos são para guitarra ) https://www.youtube....h?v=PVyb5y7i8Yo INSTRUMENTOS EM " Eb " USAR ESTE PLAYBACK ABAIXO ( Os acorde escritos são para guitarra ) https://www.youtube....h?v=9wV1afxgN1k INSTRUMENTOS EM " Bb " USAR ESTE PLAYBACK ABAIXO ( Os acorde escritos são para guitarra ) https://www.youtube....h?v=IFrkYlPAZI8

#10 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.581 posts

AULA 10 DE JANEIRO  

Hoje vamos repassar as Tonalidades maiores com um playback em FUNK onde você poderá fazer os exercícios que já passei para os acordes Xmaj7 pois é disse que vamos tratar .

O QUE FAZER QUANDO VOCÊ TEM PELA FRENTE UM ACORDE MAIOR ( Xmaj7 )  PARA PODER IMPROVISAR ?

A primeira coisa é saber tocar a ESCALA MAIOR do acorde Xmaj7 

Existem 04 escalas  básicas para serem usadas em um acorde maior .

* ESCALA MAIOR

* ESCALA PENTATÔNICA MAIOR 

* ESCALA MENOR DE BLUES ou PENTA BLUES 

* ESCALA CROMÁTICA 

A Escala Cromática vc vai usar para fazer cromatismo entre a TERÇA e a QUINTA nesta momento para dar um colorido no improviso e mais a frente veremos outras coisas que poderemos fazer com a aplicação do cromatismo.

Mas agora vc precisax saber usar estas 03 escalas que são :

* ESCALA MAIOR COM SEU ARPEJO 1,3,5,7,9,

* ESCALA PENTATÔNICA MAIOR 

* ESCALA MENOR DE BLUES ou PENTA BLUES 

ENQUANTO VOCÊ NÃO SOUBER ANDAR PELA ESCALA MAIOR OU SEJA SUBIR E DESCER POR ELA ,NÃO ADIANTA QUERER APRENDER OUTRAS POIS TODAS DEPENDEM DELA, SE NÃO SABE BEM A MAIOR COM CERTEZA VAI ERRAR AS OUTRAS COM MUITA FACILIDADE.

DECORAR e USAR ESSAS 03 ESCALAS ÍTENS COMO ESTA NA TABELINHA ,USANDO A IMPROVISAÇÃO POR CENTRO TONAL.

ESCALAS MAIORES ( 12 ESCALAS )
ARPEJOS MAIORES ( RAIZ 13579 ) QUE SÁO 12 ARPEJOS, UM PARA CADA TOM !
ESCALA PENTATÔNICA ( 1,2,3,5,6, GRAUS DA ESCALA MAIOR , Exemplo da pentatonica de DO MAIOR é do,re,mi,sol,la
ESCALA MENOR DE BLUES ( QUE É A PENTATONICA MAIS A BLUE NOTE OU SEJA = LA.DO,RE,MIb,MI,SOL,LA repare que são as mesmas notas da Pentatonica + a blue note que é a 3b da escala Maior ou seja a terceira nota da Escala Maior MEIO TOM A BAIXO .Esta escala é chamada pelos guitarristas de PENTA BLUES devido ser a pentatonica (do,re,mi,sol,la ) + a BLUE NOTE ( Mib ) ficando assim LA,DO,RE,MIb,MI ,SOL,LA

É ISSO QUE TODO SAXOFONISTA PRECISA ESTUDAR NOS SEUS PRIMEIROS ANOS COM O SAX  E SEUS PRIMEIROS IMPROVISOS .

VEJO MUITOS SAXOFONISTAS ESTUDANDO COISAS QUE ESTÃO ACIMA DO SEU NÍVEL POIS NEM CONSEGUEM FAZER UMA COISA BÁSICA DO MAIS BÁSICO QUE É  TOCAR POR 8 COMPASSOS DENTRO DE UMA TONALIDADE MAIOR . Veja o vídeo que preparei para vcs e use este playback para se desafiar ,

OLHE PARA A CIFRA POR EXEMPLO  Amaj7  e vamos ver o que vc consegue fazer em 8 compassos ?

SERÁ QUE VOCÊ JÁ SABE MESMO AS 12 TONALIDADES MAIORES ?

Se você ja sabe então esta na hora de ANDAR PELA ESCALA DURANTE OS 8 COMPASSOS .

EU GOSTARIA MUITO DE TE ESCUTAR TOCANDO OK  USE O FORUM PARA ANEXAR SEUS MP3 TOCANDO OU GRAVE UM VÍDEO E ENVIE PRA CÁ .

ABAIXO UMA TABELINHA PARA VC SE ORIENTAR PARA SUA IMPROVISAÇÃO E ALGUNS EXEMPLOS DE COMO ANDAR NA ESCALA MAIOR . 

USE ESTE VÍDEO PLAYBACK  QUE PREPAREI  

Attached File  I Tabelinha para improvisação.pdf   60,87KB   209 downloads

Attached File  SAX ALTO.pdf   112,17KB   275 downloads

Attached File  SAX TENOR.pdf   114,53KB   168 downloads

Attached File  Ciclo_06_sax_Eb.pdf   135,54KB   159 downloads

Attached File  Ciclo_08_sax_Eb.pdf   175,31KB   139 downloads

Attached File  Ciclo_06_sax_Bb.pdf   131,03KB   157 downloads

#11 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.581 posts

Posted 11 janeiro 2021 - 11:03

AULA DIA 11 DE JANEIRO 

ESCALA BEBOP MAIOR   -  A melhor invenção para o jazz !

ATENÇÃO ! Instrumentos em C como flauta começam no primeiro pentagrama.

Os instrumentos em Eb e Bb começam nos pentagramas mais abaixo como indicado.

Assim todos podem usar a mesma partitura e o mesmo playback, basta cada um começar em uma tonalidade do seu instrumento que vá soar um SOL MAIOR PARA A BANDA

que no caso são os 04 primeiros compassos e a tonalidade vai mudando a cada 4 compassos seguindo um ciclo de quartas .

Bons estudos e TENTE FAZER OLHANDO SOMENTE PARA O PLAYBACK SEGUINDO AS CIFRAS ( G , C, F,Bb etc...)

Aprenda o exercícios escrito na partitura, decore a MELODIA do exercícício e em seguida faça somente olhando para as CIFRAS do playback.

ESTA PARTITURA SERVE PARA TODOS . Basta você começar pelo seu instrumento na partitura onde a Flauta começa no primeiro pentagrama e o sax Alto no Décimo pentagrama ( Lá Maior )  e o Sax Tenor na Décima Primeira linha ( Re Maior )  Cada um vai começar em linhas diferentes e depois vai seguindo e chegando no final vai para o início do pentagrama ou seja na primeira linha e vai seguindo . DESTA FORMA TODOS OLHAM UMA MESMA PARTITURA E PODEM USAR UM MESMO PLAYBACK . Bons estudos. 

exercicio 1 bebop maiores jpg.jpg exercicio 2 bebop maiores jpg.jpg exercicio 3 bebop maiores jpg.jpg exercicio 4 bebop maiores jpeg.jpg

PDFS 

Attached File  exercicio 1 bebop maiores.pdf   184,88KB   167 downloads

Attached File  exercicio 2 bebop maiores.pdf   176,03KB   131 downloads

Attached File  exercicio 3 bebop maiores.pdf   177,49KB   124 downloads

Attached File  exercicio 4 bebop maiores.pdf   178,31KB   131 downloads

#12 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.581 posts

Posted 12 janeiro 2021 - 02:32

AULA DIA 12 DE JANEIRO 

Para Iniciantes na Improvisação !

TRABALHANDO O ARPEJO DE SOL MAIOR  ( Xmaj79 ) ou ( Xmaj9 )  Quando aparece somente o 9 no acorde subtende-se que já tem a Sétima ok

FOCANDO EM UM ÚNICO ARCODE E EXPLORANDO O ARPEJO E FRASES
Muitos saxofonisas que já sabem as escalas e arpejos e querem entrar no mundo da improvisação ,podem iniciar com este exercício que escrevi ok Para isso usaremos este Playback que esta na Tonalidade de SOL MAIOR para o sax alto ( Do maior para o sax Tenor ) e ( Sib para a Flauta ) Basta ler o que escrevi e fazer junto com os playbacks abaixo de acordo com seu instrumento.

Isso vai funcionar para ACORDES MAIORES EM TODOS OS TONS ou seja vc precisa fazer isso nos 12 tons maiores, APRENDER A DESENHAR COM A ESCALA , INVENTAR COM A ESCALA e pra isso usar um playback como este que coloquei. AGORA não adianta nada vc misturar outras escalas, isso é igual a PINTURA onde nenhum iniciante em pintura começa a desenhar ou pintar usando Lápis coloridos.....TODOS COMEÇAM COM UMA ÚNICA COR tipo PRETO no BRANCO e assim aprende a fazer sombras ,luz etc...usando uma única cor , algo como 50 tons de cinza rsss Igual quando a professora no primário te falava FAÇA UMA COMPOSIÇÃO USANDO SOMENTE AS PALAVRAS : GATO, AREIA, FLOR , RIO, CADEIRA e vc precisa encontrar ou criar uma história que use somente estes elementos. Sua missão agora é contar uma HISTÓRIA usando estes 07 ementos 07 NOTAS DA ESCALA MAIOR , O que eu explico acima com as fotos é justamente isso ok

PLAYBACK PARA O SAX ALTO TOCAR EM SOL MAIOR

PLAYBACK PARA O SAX TENOR TOCAR EM SOL MAIOR
PLAYBACK PARA A FLÇAUTA TOCAR EM SOL MAIOR

VEJA ALGUMAS IDÉIAS PARA FAZER NO ACORDE DE SOL MAIOR

entrando 01.jpg entrando 02.jpg

Para os mais avançados .veja este exemplo de como trabalhar o arpejo de Sol Maior melódicamente
Attached File  ARPEJO SOL MAIOR.pdf   33,58KB   138 downloads

Attached File  Concientiza__o_Ritimica (1) dia 12.pdf   17,53KB   133 downloads
Attached File  SOL_MAIOR dia 12.pdf   45,61KB   131 downloads

Attached File  desenvolvimento_r_timico_01_pdf (1) dia 12.pdf   18,29KB   116 downloads

MP3 - FAIXA 01 DO AEBERSOLD VOL.24  - RECOMENDO ESTE VOLUME POIS TRABALHA ISOLADAMENTE OS 12 TONS MAIORES E MENOR 

VEJA ESTE LIVE  ONDE FALO SOBRE IMPROVISO X PINTURA 

VEJA ESTE WHORKSHOP ONDE FALO DOS 50 TONS DE LA MAIOR 

#13 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.581 posts

Posted 13 janeiro 2021 - 10:51

AULA DIA 13 de JANEIRO 2021 

TOCANDO e TRANSPONDO 

VOU PASSAR UM EXERCÍCIO PARA OS MAIS AVANÇADOS NO INSTRUMENTO ,MAS TAMBÉM PODE SER FEITO PELOS INICIANTES e INTERMEDIÁRIOS .

ONDE IRÃO FAZER A ESCALA MAIOR E O ARPEJO 13579 DE CADA UMA DAS TONALIDADES . O VÍDEO APARECE EM VERMELHO A CIFRA  QUE ESTA SENDO TOCADA -  SUA MISSÃO  É OLHAMDO PARA A CIFRA FAZER A TRANSPOSIÇÃO PARA O SEU SAX ( TENOR UM TOM A CIMA ) SAX ALTO , UM TOM E MEIO BAIXO OU PENSAR NO RELATIVO )  AI VC TOCA A ESCALA IDA E VOLTA ATÉ A NONA E DEPOIS O ARPEJO 13579 ( IDA E VOLTA )    . 

DEVEM FAZER ISSO TODOS OS DIAS   SEM LER PARTITURA , SOMENTE OLHANDO PARA AS CIFRAS E TREINANDO A TRANSPOSIÇÃO MAIS BÁSICA DO PLANETA QUE É A TRANSPOSIÇÃO PARA SEU INSTRUMENTO .

USE ESTE VÍDEO PARA FAZER O PLAYBACK 

Não estou pedindo nada complicado, somente para que vc toque a ESCALA MAIOR e as notas do arpejo ou seja 13679 de cada tonalidade .

Vou colocar aqui para quem ainda não decorou as escalas , as 12 tonalidades juntamente com o arpejo 13579.

ENCARE ESTE ESTUDO COMO UM DESAFIO !

Attached File  ESCALAS e ARPEJOS MAIORES 13579 EM TODOS OS TONS.pdf   26,44KB   196 downloads

#14 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.581 posts

Posted 14 janeiro 2021 - 08:48

AULA DO DIA 14 JANEIRO 2021

O QUE É O FAMOSO 251 ?

251.jpg

O famoso 251 são os graus do Campo Harmônico que mais aparecem nas músicas, nas sequências harmônicas sendo a IIm7,V7, Imaj7 ou 251 como chamamos uma das sequências de acordes que mais aparecem nas músicas principalmente nos temas de Jazz . Na música sempre tem estes 03 tipos de acordes e como ja sabem a harmonia se move em quartas em sua grande maioria. COMO ASSIM SE MOVE EM QUARTAS ? Entenda que entre Dm7 e G7 existe um intervalo de 4 notasd ou seja RE,mi,fa,SOL e de SOL para DO mais 4 notas ou seja SOL,la,si,DO e por isso a maioria dos exercícios que eu estou postando aqui tem sempre este intervalo de quartas ou dentro do Ciclo de Quartas, para deixar seu ouvido " Acostumado " com o que vem depois , assim quando vc escutar um acorde tipo Am7 vc já sabe intuitivamente que vai para um RE ou seja de LA para Re é um intervalo de quarta e treinando os exercícios de improvisação denttro do ciclo de quartas vc vai treinando o CAMINHO HARMÔNICO e vai ficando bom de ouvido !
DESENVOLVENDO O 251.jpg

Dica de Improvisação : Estudando a Sequência IIm7,V7,Imaj ,(VI7 )
Traduzindo para DO MAIOR teremos os acordes :
Dm7, G7,Cmaj7,A7 ( este ultimo acorde A7 é o dominante ou seja o acorde que prepara a volta para o Dm7 . Podemos estudar a sequência sem este dominante no final fazendo somente Dm7, G7,Cmaj7,Cmaj7 Mas trocar o ultimpo acorde Cmaj7 por A7 é muito legal e mesmo que o Pianista não toque se vc tocar vai ficar legal.
Esta sequência Dm7, G7,Cmaj7,A7 é uma sequência sem fim onde vc pode ficar ai até o amanhecer rsss Já a sequencia sem o ultimo A7 ou seja Dm7, G7,Cmaj7,Cmaj7 é uma sequência que repousa no final ou seja Começo meio e final, mas ao tocar o A7 no ultimo cvompasso ou seja o DOMINANTE para o acorde de início o Dm7 teremos A7 indo para Dm7 mais uma vez um movimento de quarta entre os acordes . Vale lembrar que o acorde MENOR , tipo Dm7 é um acorde tranquilo , quando vc toca este acorde não da vontade de ir a lugar nenhum.....e o acorde MAIOR Cmaj7 da a mesma sensação,pois são acordes REPOUSANTES....Por isso são os mais usados nas músicas de New Age, musicas para relaxar geralmente tem acordes maiores e menores sem muitos DOMINANTES pois o acorde DOMINANTE é um acorde TENSO que não repousa, não relaxa, É um acorde que sempre quer levar vc a outro lugar . Se uma pessoa estiver dormindo e vc tocar o acorde Menor Dm7 ou o maior Cmaj7 esta pessoa pode continuar a dormir e sonhar . Mas..se vc tocar um acorde DOMINANTE e seus familiares ( Diminutos , alterados etc...) Esta pessoa que esta dormindo VAI ACORDAR pois é um acorde que te coloca em MOVIMENTO cria uma TENSÃO justamente pela presença do TRÍTONO, que mais a frente falaremos sobre este intervalo de TRÍTONO o Intervalo do capeta como foi conhecido e acreditem , algúns músicos queimados na inquisição por usarem estes acordes com trítono. Trítono vem de TRIDENTE o simbolo do dito cujo. Procure no Google o que é INTERVALO DE TRÍTONO e sua origem , pois é o intervalo de quarta aumentada ( 5b ) que é a base das sequencias dos Heavy Metal , Rock pesado etc....Notamos claramente a movimentação harmônica por intervalo de 4 AUMENTADA entre os acordes . Por exemplo C , F# . Procure saber mais sobre o TRÍTONO . Intervalo do Diábo presente nos acordes DOMINANTES.

Voltando ao nosso 251
Nós instrumentistas que usamos a improvisação precisamos nos familiarizar auditivamente com esta sequência de acordes, pois é uma das sequências mais presentes nas músicas em geral que é o famoso 251 ou II,V,I OU IIm7,V7,Imaj7 . Os Acordes IIm7,V7 tem em qualquer música e cabe a nós improvisadores saber transitar por estes acordes . Sendo assim estou colocando algumas idéias para que possam tocar , mas vc deve criar as suas próprias melodias ,seus próprios caminhos . Antes de começar vou pediar para que você assista esta ótima aula do Prof. Nelson Faria onde tem um vídeo que ele aborda este tema e pede para que seja feito exatamente isto que estou colocando pra vocês ok Para poder facilitar o trabalho, eu escrevi algumas frases para esta sequência e estou colocando os playbacks para que possa fazer o estudo com seu instrumento e sendo assim coloco aqui 03 playbacks para instrumentos em Eb, Bb e C assim todos podem tocar lendo a mesma partitura mas usando o playback de acordo com a afinação do seu instrumento ok Vale lembrar que temos 12 tons maiores e este estudo abaixo esta somente no tom de Do Maior, mas eu sei que uma vez que você entenda como fazer em DO MAIOR devera sim fazer nos outros tons para que possa ter fluência de tocar em todos os tons ok A Partitura abaixo são apenas idéias....Você não precisa tocar tudo na sequência...pode escolher uma e tocar..depois da umas pausas..e treine justamente entrar no início da sequência com outra frase...Se você é iniciante , toque as primeiras linhas do que esta escrito para que possa sentir as notas do arpejo ok Os mais avançados estão liberados rsss Então, antes de começar por favor assista este vídeo do Prof.Nelson Faria c pois ele explica muito bem sobre esta necessidade que nós músicos temos em estudar esta sequência para educar nosso ouvido a escutar os acordes e a criar sobre eles ok
Playbacks para todos os instrumentos aqui
Instrumentos em Eb treinar a Sequência 251 em DO MAIOR NO SEU INSTRUMENTO
Instrumentos em Bb treinar a sequencia 251 em DO MAIOR NO SEU INSTRUMENTO
Instrumentos em C treinar a sequencia 251 em DO MAIOR NO SEU INSTRUMENTO

#15 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.581 posts

Posted 22 janeiro 2021 - 11:25

AULA 15  

DESENVOLVIMENTO MELÓDICO EM ACORDES DOMINATES X7

Neste estudo vamos aprender a se movimentar pelos acordes dominante fazendo um cromatismo da terça maior do acorde até a quinta justa.

É Importante que vc primeiro faça lendo para APRENDER A MELODIA e depois faça PENSANDO na terça cromática até a quinta . 

FÇA 986654849849 VEZES ATÉ DECORAR e depois faça SOMENTE OLHANDO PARA AS CIFRAS E DEPOIS FAÇA E MODIFIQUE AS NOTAS A SUA MANEIRA OK 

SE VOCÊ NÃO FIZER O AZAR É TODO SEU POIS EU FIZ ESTE E MUITOS OUTROS.

Estou mostando o caminho ok

Abrs

Ivan Meyer 

Obs: PREPAREI 03 PLAYBACKS PARA FACILITAR PRA VCS OK 

PDF 

Attached File  Acordes Dominantes 2 compassos Ciclo de Quartas.pdf   173,81KB   447 downloads

JPG

Acordes Dominantes 2 compassos Ciclo de Quartas-1.jpg

PLAYBACK PARA SAX ALTO

https://youtu.be/jVas4GrAEXI

PLAYBACK SAX TENOR E INSTRUMENTOS EM Bb 

https://youtu.be/eGJ6p0iZgf4

PLAYBACK INSTRUMENTOS EM C 

https://youtu.be/fGS_oChsQt8

#16 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.581 posts

Posted 28 janeiro 2021 - 01:07

AULA 16 

ESCALA MENOR HARMÔNICA  no " CAMINHO DE SÉTIMAS "  em ACORDES MENORES .

Partituras em PDF 

Attached File  AULA 16 ACORDES MENORES - FLAUTA.pdf   203,21KB   138 downloads

Attached File  AULA 16 ACORDES MENORES - SAX ALTO.pdf   204,23KB   330 downloads

Attached File  AULA 16 ACORDES MENORES - SAX TENOR.pdf   204,85KB   228 downloads

Attached File  AULA 16 ACORDES MENORES - TROMBONE.pdf   204,6KB   70 downloads

Attached File  Caminho das Sétimas - MI MENOR.pdf   22,52KB   184 downloads

Nesta aula quero que vc ESCUTE o CAMINHO DAS SÉTIMAS  Xm8 - XmMaj7 - Xm7- Xm6   

QUERO QUE VOCÊ ESCUTE O PLAYBACK e faça umas notas longas tocando 8-----maj7-----7----8

Para que entenda vamos falar em DO MENOR onde então terá as notas DO.....SI......SIb......La......que são as notas agudas dos acordes Cm8 - CmMaj7 - Cm7- Cm6 

PRIMEIRO  OLHANDO SOMENTE PARA AS CIFRAS VOCÊ VAI TOCAR SÓ AS PONTAS DOS ACORDES ou seja  8---7maior ----7menor -----6  

Fazendo em SOL ficaria =  Sol-----FA#-----FA-----MI-----  PARA CADA NOTAS DESTA VC FAZ UM COMPASSO JUNTO COM O PLAYBACK E JÁ APROVEITA PARA FAZER UMAS NOTAS LONGAS ENQUANTO  VAI SE HABITUANDO COM AS CIFRAS .

FAÇA ESTE EXERCÍCIO SOMENTE OLHANDO PARA AS CIFRAS DO VÍDEO OK 

PRIMEIRO TREINE TOCAR O QUE ESTA ESCRITO NA PARTITURA E FAÇA ISSO MUITAS E MUITAS VEZES , ANTES DE TOCAR COM O PLAYBACK . 

AULA 16 ACORDES MENORES - FLAUTA-1.jpg AULA 16 ACORDES MENORES - SAX ALTO-1.jpg AULA 16 ACORDES MENORES - SAX TENOR-1.jpg AULA 16 ACORDES MENORES - TROMBONE-1.jpg  Caminho das Sétimas - MI MENOR-1.jpg

Veja alguns exemplos abaixo e experimente .misturar tudo isso no improviso .

Escala Menor harmônica -  Caminhos de Sétima -  Escala Menor de Blues 

NESTE VÍDEO COM ESSA HARMONIA DO CAMINHO DE SÉTIMAS EM ACORDES MENORES , ESTOU IMPROVISANDO PRA VC VER COMO FICA LEGAL.

Estude cada elemento separadamente com o pLayback e dentro de pouco tempo vc estara misturando estes elementos e contando uma história bonita em seus improvisos .

EU PREPAREI 03 PLAYBACKS UMA PARA CADA AFINAÇÃO DE INSTRUMENTO.

Bons estudos !

Prof.Ivan Meyer 

PLAYBACKS PARA TODOS 

INSTRUMENTOS em Eb

INSTRUMENTOS  em Bb

INSTRUMENTOS em C 

#17 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.581 posts

Posted 03 fevereiro 2021 - 08:41

AULA 17  -   EXPLICANDO COMO ESTUDAR PELAS CIFRAS !

#18 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.581 posts

Posted 09 fevereiro 2021 - 02:07

AULA 17   

#19 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores