Jump to content

Photo

Quer aprender a tocar flauta doce ? Comece por aqui

48 replies to this topic

#21 EDUARDO_CURY

EDUARDO_CURY

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 3 posts

Posted 31 maio 2006 - 05:50

SIM... VOU COMPRAR SIM... E QUANTO A MINHA IGNORANCIA MUSICAL ??? SERA QUE APRENDEREI MESMO SEM SABER MUSICA ???
OBRIGADO

#22 Prof.Gabriel

Prof.Gabriel

Membro Efetivo do Explicasax

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1.859 posts
  • Interests:Flautas, Clarinete, Trompete, Sax, Piano, Violão, Violino

Posted 31 maio 2006 - 06:34

Você já teve aulas de música antes ? Toca algum outro instrumento musical ? Sabe cantar bem (afinado) ? Se as respostas forem SIM, então voce terá mais chances de aprender sozinho !

Se as respostas forem NÃO, é altamente recomendável você ter aulas com um professor.

Nem todos conseguem ser auto-didatas ! Um bom professor certamente facilitará e estimulará muito o aprendizado .
Flautas, Piano, Violão, Sax, Clarinete
Futuramente: Trompete, Violino, Bateria

#23 Maiara Goveia de Sousa

Maiara Goveia de Sousa

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 39 posts
  • Interests:Música, saxofones, flauta

Posted 06 junho 2006 - 09:13

Prof. Gabriel, obrigada por todas estas contribuições que você da desde dicas, conselhos, métodos, etc, digo com toda a certeza que aqui neste site é o lugar que encontrei mais apoio musical. Ele é mais do que se propõe a ser graças a pessoas que estão sempre dispostas a ajudar como vc!!!!
Toco sax alto a um ano e meio mais ou menos... tô parada utimamente por não ter um saxofone próprio, só de vez em quando arrumo um emprestado de um colega meu que ainda está iniciando, por eu ter feito um curso de tecnicas de sax com o prof. Proveta e tbm um curso de man. e reparos de inst. de sopro, troco favor com ele dando dicas e fazendo alguns reparos neste sax que dividimos. A questão é que ele mora um pouco longe e não tenho muito tempo pra estar indo regularmete na casa dele para dar uma sopradinha no seu sax... e como tenho uma flauta soprano barroca da Yamaha em casa eu quero arriscar a aprender a tocá-la. Por enquanto não consigo tirar um som assim bacana sabe... esqueço q tô tocando flauta e não saxofone e começo a colocar força...e como já foi dito pelo nosso grande mestre Ivan a flauta se chama doce pq é tocada com suavidade... não consigo pôr essa suavidade na flauta, esse não é o único problema, tenho dificuldade com as notas assidentadas como Sol#, Do#, Bb, tanto na 1° escala quanto na 2°. quando quero tocar uma música de um ritmo mais agitado me dou muito mal na mudança destas notas.
" Sou um ser pensante numa busca incessante por conhecimentos alheios ao meu alcance"
Maiara Goveia de Sousa

#24 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.559 posts
  • Interests:Música e natureza

Posted 06 junho 2006 - 10:12

Minha querida , estudar a flauta doce vai te dar uma tecnica fabulosa nas mãos, pode acreditar nisso, pois a flauta é muito mais difícil tecnicamente do que o sax ,pois bem ao estudar o dedilhado a Flauta saiba que a posição de sib é o sol da terceira oitava do sax e por aí vai !

Eu acho que a minha tecnica de sax eu devo a flauta doce e se você estudar a flauta doce pra valer e de vez em guando o sax ,pode acreditar que vai estar treinando a sua coordenação motora e também a suavidade em tocar ,pois o controle de som na flauta doce exige muito musicalmente do instrumentista !
EU AMO A FLAUTA DOCE e se tivesse que escolher entre a Flauta e o sax ficaria com a flauta doce , pois ela é mágica pra mim !
Abração
Ivan Meyer

Obs: Sou saxofonista graças a flauta doce ,posso dizer que ela é minha mãe ! biggrin.gif

#25 Prof.Gabriel

Prof.Gabriel

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1.859 posts

Posted 07 junho 2006 - 08:55

OLá Maiara !

Seja bem vinda ao Explicasax !

Obrigado pelas palavras gentis.

Já puxando a "sardinha" pro lado dos flautistas doce, é uma sábia decisão sua aprender a tocar flauta doce. E pelo visto será realmente um desafio.
Sinceramente, também amo a flauta doce. Sou muito a gradecido a Deus por esse instrumento maravilhoso.

A chave para você aprender a tocar bem é TREINAR, TREINAR, TREINAR, E TREINAR. "Sem treinamento não há desenvolvimento !" .
Você deve treinar a sua mante, dizer para ela que é outro instrumento.
É necessário memorizar a intensidade do sopro correta, para que se tenha a suavidade. A chave é treinar notas longas, com articulação e vibrato.

Portanto, minhas sugestões:
* Faça o exercício de notas longas na flauta doce, mas da seguinte forma: Faça a escala de Dó, nas duas oitavas. Em cada nota você pronunciará as articulações ta-te-ti-to-tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu~~~~~~~~~~ , onde ~~~~~é vibrato. Se ficar complicado fazer o vibrato, deixe ele para depois. Faça isso para cada nota da escala de C. Depois, faça o mesmo para a escala de C# ou Db - para cada nota da escala de C# você articula o Ta-te-ti-to-tuuuuuuuuuuuuuuu~~~~~~~~~~
* treine todas as escalas maiores na de forma normal

* para as notas com sustenidos e bemois, só o fato de tocar as escalas já te proporcionará a destreza necesária. Mas as notas que você citou em particular, faça treinamentos à parte com elas. Exemplo: toque o sol sustenido, e depois o Ré da 2ª oitava ( somente 2° furo tapado - dedo médio mão esquerda) e fique alternando entre as duas notas)

E lembre-se: mantenha os dedos arqueados, e relaxados, próximo as furos.

Com o tempo os resultados aparecem.

É só uma questão de treino.

Espero ter ajudado.

#26 Maiara Goveia de Sousa

Maiara Goveia de Sousa

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 39 posts
  • Interests:Música, saxofones, flauta

Posted 07 junho 2006 - 07:51

Certamente vocês me ajudaram bastante ... vou tentar por em pratica estes exercícios e me dedicar na flauta pois acima de tudo eu não quero mais passar um ano inteirinho sem música...sem tocar...estudando apenas coisas impostas que não me proporcionam o prazer da música.

Obrigada a todos!!!! Tenham a certeza de que saberei aproveitar as dicas principalmente por virem de pessoas tão ilustres!!!
" Sou um ser pensante numa busca incessante por conhecimentos alheios ao meu alcance"
Maiara Goveia de Sousa

#27 anapf87

anapf87

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 1 posts
  • Interests:cifras de musicas de flauta doce

Posted 12 junho 2006 - 02:33

oiiiiiiiiiiiiiiii
por favor alguem me mande cifras de flauta doce
de qual quer coisa
email
anapf87@gmail.com

#28 Prof.Gabriel

Prof.Gabriel

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1.859 posts

Posted 12 junho 2006 - 03:41

(anapf87)
oiiiiiiiiiiiiiiii
por favor alguem me mande cifras de flauta doce
de qual quer coisa
email
anapf87@gmail.com

Olá Ana !

Seja bem vinda !

O que você acha da idéia de aprender a ler partituras ? Você já tentou antes ?

Vale a pena o investimento, pois partitura dispo´nível é o que não falta, e de certa forma, a partitura em sí não deixa de ser um "tipo de Cifra".

#29 talinha

talinha

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 30 posts
  • Interests:livros, sax, musicas, esportes, videos e novelas

Posted 24 junho 2006 - 01:27

Prof. Gabriel
tudo bom..?
bom desculpa as minhas perguntas pois, nd entendo de musica... participo do forum de Sax e abri um topico por lá segue o link aki ao lado ~~> http://www.explicasa...p...sc&start=15

Como disse por lá não tenho como comprar um SAx, pelo seu valor se caro... vc deu uma dica de começar com a flauta doce soparano barroca ate eu ter condição de ter o meu proprio SAX, ai entre um problema eu nem sei ler partituras :? :cry: :cry:

Ai vi essa foto q colocou ai em cima... e nd entedi...

será q vc poderia me explicar algo sobre as partituras.. e onde posso aprende-las por enquanto to sem ter aulas e nunka tive aula de nenhum instrument o... devo começar em breve as aulas de SAX, amis enquant oeu não começo gostaria de treinar em casa para aprender ler as partituras se iss oé possivel, aprender sozinha !!

muito obrigada pela ajuda!
um grande abraço e sucesso !

#30 Prof.Gabriel

Prof.Gabriel

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1.859 posts

Posted 26 junho 2006 - 11:47

(talinha)
Prof. Gabriel
tudo bom..?
bom desculpa as minhas perguntas pois, nd entendo de musica... participo do forum de Sax e abri um topico por lá segue o link aki ao lado ~~> http://www.explicasa...p...sc&start=15

Olá ! Ajudarei no que for possível. Estamos todos aqui para aprender !

(talinha)
Como disse por lá não tenho como comprar um SAx, pelo seu valor se caro... vc deu uma dica de começar com a flauta doce soparano barroca ate eu ter condição de ter o meu proprio SAX, ai entre um problema eu nem sei ler partituras :? :cry: :cry:

Ler partituras é uma questão de treinamento. Ví que um colega começou a explicar para você a leitura de partitura.
Te proponho um desafio: leita toda essa página http://www.artemidia...e/ead/index.htm e depois diga o que entendeu e não entendeu.

(talinha)
Ai vi essa foto q colocou ai em cima... e nd entedi...

Se você se refere a essa imagem abaixo, é simples de entender:
Na flauta doce, quando você tapa todos os furos você tem a nota Dó. Essa nota na partitura, corresponde a uma bolinha abaixo da primeira linha do pentagrama, conforme a tabela. Toda vez que você ver em uma partitura uma "bolinha" posicionada exatamente em cima de um "pedaço de linha" adicionada abaixo das cinco linhas(as 5 linhas é o pentagrama) (o "pedaço" de linha chama-se linha suplementar inferior) você irá tapar todos os furos da flauta doce, conforme a tabela.
isso vale para as outras notas. Observe a tabela e veja a diferença.

(talinha)
será q vc poderia me explicar algo sobre as partituras.. e onde posso aprende-las por enquanto to sem ter aulas e nunka tive aula de nenhum instrument o... devo começar em breve as aulas de SAX, amis enquant oeu não começo gostaria de treinar em casa para aprender ler as partituras se iss oé possivel, aprender sozinha !!

Posso sim explicar. Mas antes, gostaria que você lesse mesmo sem entender nada. Leia com atenção. Tenho certeza que entederá muita coisa. http://www.artemidia...e/ead/index.htm

Sempre o ideal é um professor presencial. Dá para aprender teoria musical sozinha ? Dá ! Mas um professor irá acelerar bastante o processo de aprendizagem, bem como te transmitir muita segurança. Mas a net o os fóruns estão aí para se buscar a informação. Aquilo que você não entender, poste que tentaremos esclarecer. Tem também a escola on-line que dá para se aprender muito, até mesmo sem instrumento.

(talinha)
muito obrigada pela ajuda!
um grande abraço e sucesso !

Ok, amiga !

#31 Giselle França

Giselle França

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 3 posts
  • Interests:flauta doce e transversal, teclado, órgão

Posted 17 outubro 2006 - 11:00

Olá pessoal! Me cadastrei no fórum agora, já toco órgão e teclado e agora comprei uma flauta doce tenor yamaha, será que dou conta de aprender a tocar? Estou precisando de dicas e de métodos.
Obrigada
Giselle França
Flauta Doce Tenor Yamaha
Teclado Yamaha PSR 5700

#32 Prof.Hmarttiny

Prof.Hmarttiny

Usuário Muito Participativo

• Membros
  • PipPipPip
  • 324 posts

Posted 18 outubro 2006 - 12:26

olá, gisele, vc consegue sim. eh soh naumd esistir.
procure nesta sala mesmo e vc encontrará pelo menos 2 métodos : um q eu fiz e q uso com minhas crianças na minha igreja e um outro em espanhol que eh excelente.

boa música prá vc !
HMarttiny

Flauta Doce (Sopranino/Soprano/Contralto/Tenor)
Flauta Pífaro
Flauta Transversa
Instrumentos étnicos (didgeridoo/quena/shakuhachi)
Violino
Violão
Bandolim
Cavaquinho
Metalofone
Escaleta
Clarinete
Cursando bacharelado em Música Sacra -STBNiterói

#33 Levi Rabinowicz

Levi Rabinowicz

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 90 posts
  • Interests:O trio: Sax/ clarinete/ flauta tr.

Posted 18 outubro 2006 - 10:59

ESTE SITE FOI FEITO POR UM CARA QUE LEVA A VIDA NA FLAUTA LITERALMENTE. ELE SÓ TOCA FLAUTA DOCE E É PROFISSIONAL MEEESMO.

O SITE É www.aflautadoce.hpg.com.br

ALTAMENTE RECOMENDADO!!!

#34 Giselle França

Giselle França

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 3 posts

Posted 03 dezembro 2006 - 09:29

Olá!
Agradeço as dicas. Valeu!
Já estou tocando!!! E estou gostando muito.
Acabo de comprar uma Flauta Doce Yamaha Baixo e agora estou precisando de dicas para esse instrumento e de partituras para quarteto também.
Obrigada
Flauta Doce Tenor Yamaha
Teclado Yamaha PSR 5700

#35 Prof.Gabriel

Prof.Gabriel

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1.859 posts

Posted 04 dezembro 2006 - 12:20

(Giselle França)
Olá!
Agradeço as dicas. Valeu!
Já estou tocando!!! E estou gostando muito.
Acabo de comprar uma Flauta Doce Yamaha Baixo e agora estou precisando de dicas para esse instrumento e de partituras para quarteto também.
Obrigada

Olá Giselle ! Ficaste animada, hein ??? Isso é bom !

Tomara que você consiga formar um quarteto de flauta doce. Parabéns pelas aquisições.

Quanto às partituras, procure nos posts fixos e você achará uma série de links fantásticos e e que têm partituras, inclusive para baixo.

#36 Giselle França

Giselle França

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 3 posts

Posted 07 dezembro 2006 - 08:54

Olá Prof. Gabriel!
Obrigada pela dica. Realmente fiquei animada.
A flauta doce está me trazendo muita alegria.
Tenho o prazer de participar de um grupo que uma amiga minha está criando. Ela é formada pela EMBAP e toca piano, flauta, órgão, teclado e cello. Ela começou um trabalho voluntário com um grupo de jovens e crianças, já somos 24, alguns já tocam e outros iniciantes. O objetivo é aprender, formar um repertório e ir visitar e tocar nos asilos, creches e orfanatos, levar um pouco de música e alegria. Estamos quase lá!
Temos flautas soprano, contralto, tenor e agora a baixo!
Um abraço
Flauta Doce Tenor Yamaha
Teclado Yamaha PSR 5700

#37 Prof.Gabriel

Prof.Gabriel

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1.859 posts

Posted 07 dezembro 2006 - 09:55

(Giselle França)
Olá Prof. Gabriel!
Tenho o prazer de participar de um grupo que uma amiga minha está criando. Ela é formada pela EMBAP e toca piano, flauta, órgão, teclado e cello. Ela começou um trabalho voluntário com um grupo de jovens e crianças, já somos 24, alguns já tocam e outros iniciantes. O objetivo é aprender, formar um repertório e ir visitar e tocar nos asilos, creches e orfanatos, levar um pouco de música e alegria. Estamos quase lá!
Um abraço

Olá Gilsele ! Também tenho esse desejo em meu coração, de ir tocar em asilos, orfanatos, creches. Deve ser uma experiência gratificante. Espero em breve conseguir formar um quarteto de flautas doce aqui em Salvador.

Abraços. E vamos treinar !

#38 Prof.Gabriel

Prof.Gabriel

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1.859 posts

Posted 07 dezembro 2006 - 09:55

(Giselle França)
Olá Prof. Gabriel!
Um abraço

Olá Gilsele ! Também tenho esse desejo em meu coração, de ir tocar em asilos, orfanatos, creches. Deve ser uma experiência gratificante. Espero em breve conseguir formar um quarteto de flautas doce aqui em Salvador.

Abraços. E vamos treinar !

#39 JOTEFE

JOTEFE

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 2 posts
  • Interests:Flauta

Posted 05 janeiro 2007 - 04:33

Boa tarde a todos!
Estou começando agora a aprender a tocar a flauta doce, e estou no mais básico dos processos.
Andei lendo algumas perguntas e respostas no fórum e foram bem elucidativas, o que inclusive me estimulou a procurar fazer aulas.
Outra coisa que observei é que fazendo uma varredura pelo google, há pouquíssima divulgação sobre escolas e contato de professores em SP.
Alguém poderia me dar alguma recomendação?
abraço a todos.

#40 Prof.Gabriel

Prof.Gabriel

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1.859 posts

Posted 08 janeiro 2007 - 04:47

(JOTEFE)
Boa tarde a todos!
Estou começando agora a aprender a tocar a flauta doce, e estou no mais básico dos processos.
Andei lendo algumas perguntas e respostas no fórum e foram bem elucidativas, o que inclusive me estimulou a procurar fazer aulas.
Outra coisa que observei é que fazendo uma varredura pelo google, há pouquíssima divulgação sobre escolas e contato de professores em SP.
Alguém poderia me dar alguma recomendação?
abraço a todos.

Olá !

Sempre lí boas referências ao Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, antiga Universidade Livre de Música. Acesse http://www.centrotomjobim.org.br/ . Pode ser um bom começo.

Reply to this topic

0 user(s) are reading this topic

0 members, 0 guests, 0 anonymous users