Jump to content

Photo

Fabricação de Flautas Doce de Madeira

22 replies to this topic

#1 Prof.Gabriel

Prof.Gabriel

Membro Efetivo do Explicasax

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1.859 posts
  • Interests:Flautas, Clarinete, Trompete, Sax, Piano, Violão, Violino

Posted 07 julho 2006 - 09:33

[VALE A PENA VER DE NOVO]

OLá ! Ao ver essa foto abaixo você está olhando para futuras flautas !!!

Entre a acompanhe um pouco dos processos de fabricação de uma flauta doce. Espero, um dia, poder ser um ! Nem que seja por hobbi.

Fonte: http://www.flute-a-b...fabricatgb.html - tem as fotos com textos explicativos

Segue abaixo as fotos

Posted Image
Posted Image
Posted Image
Posted Image
Posted Image
Posted Image
Flautas, Piano, Violão, Sax, Clarinete
Futuramente: Trompete, Violino, Bateria

#2 Prof.Gabriel

Prof.Gabriel

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1.859 posts

Posted 01 agosto 2006 - 08:51

Olá !

Vale a pena visitar o site da flautista e luthier Adriana Breukink
http://www.adrianabr...om/ADRIANA/HOME

Segue abaixo as fotos do precesso de fabricação de uma flauta contralto em G.

Posted Image Posted Image Posted Image

Posted Image http://www.adrianabr...corderblock.jpg http://www.adrianabr...ng recorder.jpg

http://www.adrianabr...ana's house.jpg

Fonte: http://www.adrianabr...ANA/MAKINGGALTO

#3 marciocvital

marciocvital

Usuário Participativo

• Membros
  • PipPip
  • 286 posts
  • Interests:Jazz, Pop

Posted 01 agosto 2006 - 09:04

Muito bacana Gabriel...
Aproveitando... Qual a diferença do material usado (ABS ou madeira) no som da flauta?

Entre as de ABS reparei vários modelos e preços... Por exemplo as da Yamaha.
Final de semana comprei uma soprano YRS 24B, mas vi uma da série 300 que era muito mais cara... Vale a pena pagar mais por uma da série 300?

[]'s
Marcio Vital
Sax Tenor Selmer Super Action 80 - Boquilha Otto Link Flórida 8

#4 Prof.Gabriel

Prof.Gabriel

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1.859 posts

Posted 01 agosto 2006 - 09:34

(marciocvital)
Muito bacana Gabriel...

Aproveitando... Qual a diferença do material usado (ABS ou madeira) no som da flauta?

Olá Marcio !

A diferença fica por conta do timbre ! As de madeira (feitas com qualidade, é claro) tem indiscutivelmente um som muito melhor do qua as de plástico ! A ressonância do material é diferente ! Chega a parecer outra flauta, quando comparada com os modelos estudantes, das de plástico.

Exemplos do som das flautas de madeira:

http://www.mollenhau...ngbeispiele.htm

Compare com o som da que você tem.

Escute o Prof. Ivan tocando em uma flauta de madeira: http://www.explicasa...-Ivan_Meyer.mp3

(marciocvital)
Entre as de ABS reparei vários modelos e preços... Por exemplo as da Yamaha.
Final de semana comprei uma soprano YRS 24B, mas vi uma da série 300 que era muito mais cara... Vale a pena pagar mais por uma da série 300?

[]'s

Ainda bem que você copmprou furação barroca ! A que tenho é uma dessa !

Vale a pena sim !

Há quem prefira guardar o dinheiro para ir juntando e comprar uma de madeira de qualidade, das masrcas Moeck, Mollenhauer ou da Yamaha mesmo ! Mas para aqueles que não querem pagar entre 300 a 600 ou 700 reais por uma flauta doce de madeira, é vantagem comprar as flautas da série 300. Claro que a top de linha das de plástico da Yamaha, tem um timbre bem melhor que os modelos estudante, mas ainda inferior às de madeira ! Na minha opinião, compensa o investimento.

#5 marciocvital

marciocvital

Usuário Participativo

• Membros
  • PipPip
  • 286 posts
  • Interests:Jazz, Pop

Posted 01 agosto 2006 - 02:32

Obrigado pelas dicas Gabriel...
Comprei a de furação barroca, pois já havia visto vc recomendando para o pessoal.

Quando eu era criança eu tinha uma flauta doce, resolvi voltar aos velhos tempos... O bom é que eu costumo viajar muito, e é fácil levar uma flauta dessas ao invés do sax...
Pretendo comprar uma tenor pra mim futuramente...
Marcio Vital
Sax Tenor Selmer Super Action 80 - Boquilha Otto Link Flórida 8

#6 Prof.Gabriel

Prof.Gabriel

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1.859 posts

Posted 01 agosto 2006 - 05:15

(marciocvital)
... O bom é que eu costumo viajar muito, e é fácil levar uma flauta dessas ao invés do sax...
Pretendo comprar uma tenor pra mim futuramente...

Realmente, na questão de transporte a flauta doce é uma maravilha ! Fácil fácil de levar !

Minha lista de compra de flautas é extensa... Pretendo ter boa parte da família de flautas doce. Da sopranino até a baixo. Mas a Baixo é uma das que mais vai demorar ! As outras (grande baixo, contrabaixo, subcontrabaixo) possivelmente não terei. Entre as de madeira, terei a soprano e contralto. Mas isso é só quando tiver $$$. Preciso comprar uma flauta transversal e um sax ! Tenho que ter paciência ! Espero que possa obter essas bênçãos !

#7 Fernando Carvalho

Fernando Carvalho

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 62 posts
  • Interests:Aumentar o ciclo de amizades com musicos e pessoas interessadas neste maravilhoso instrumento,o saxofone!!!

Posted 10 setembro 2006 - 06:20

biggrin.gif Eh prof, Gabriel to já na espectativa de obter + umas flautas doces...como mencionei p/ orkut e faço agora p/ forum mesmo rsrsrs!!! laugh.gif

Estou juntando dinheiro p/ comprar todas da serie 300, pois acredito que o investimento vale a pena...,
gostaria de um parecer seu, pois como sabe iniciei com a soprano e numa de nossas conversas mencionou o fato de eu posteriormente dentro das possibilidades adquirir uma contralto,(aparentemente a mais usada na musica moderna eh isso mesmo?)

Portando penso em adquirir elas dentro das possibilidades nesta ordem:(gostaria de um comentario quanto estas aquisiçoes ok?)

P/ completar meu naipe vou iniciar das + agudas p/ as graves ...ve se ta certo...^^

Soprano 300(esta na verdade vou adquirir por ultimo pois já tenho uma e estou adorando estudar com ela...)
Contralto, Tenor,baixo...(esta ultima tenho algumas questões ok?)

Dei uma olhada na loja que me recomendastes hehehe...sempre compro lá os preços são otimos!!!!
Ela esta por volta de 780...da yamaha...
Encontrei na Net pesquisando um modelo da michael por volta de 450...
Bem uma diferença consideravel,,,vc conhece algum aspecto desta ultima? Claro que e dispensavel mencionar a qualidade das flautas da YA..e Eu mesmo não abro mão de pagar um pouco + e ter a certeza de adquirir um bom produto...más se tratando da michael acho que vale a pena dar uma estudada pois e outra otima produtora de instrumentos...agora não sei no ambito da flauta doce...conhece algo?

Hehehe...sei que se pegar a caneta e fizer as contas essa brincadeira vai sair beleza ...rsrsrsr!!!! laugh.gif da quase p/ comprar o meu sax Alto...(este já esta encaminhado...tive uns desencontros este mês mais dentro dos proximos ele vai ta aqui em casa ...pode anotar rsrssrr!!!! biggrin.gif

então após conseguir o meu sax, vou sim continuar estudando na flauta doce...pois alguns ainda podem pensar o contrario,(+ a flauta doce abre muito a nossa visão sobre musica !!! e um otimo intrumento p/ quem não tem condição $$$ se aperfeiçoar e com muita boa vontade terá certeza da otima escolha que fez, EU garanto!!!!

Tenho certeza que com os estudos decorridos junto a flauta doce...o sax vai agradecer...rsrssrrs!!!!

Então Gabriel e isso aeh aquele abraço e que Deus lhe abençõe!!!!

#8 Fernando Carvalho

Fernando Carvalho

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 62 posts
  • Interests:Aumentar o ciclo de amizades com musicos e pessoas interessadas neste maravilhoso instrumento,o saxofone!!!

Posted 10 setembro 2006 - 06:28

biggrin.gif concerteza com seu interesse em desenvolver flautas de madeira e sua boa vontade será um grande luthier...^^
Oh já vou avisando p/ já ir separando uma p/ EU viu...quero gravada nela o 00000000000000000000000002...( a n 1 EU posso deixar com vc mesmo rsrsrsr!!!! laugh.gif )

Tenho assim como vc grande interesse neste assunto saber como pessoas habilidosas e capacitadas conseguem fazer intrumentos maravilhosos, esses tão especiais ao qual tanto gostamos hehehe!!!!

Tenho uns links por aqui...se não foi tu mesmo que me passou...rsrsrsr!!!! assim que achar faço a postagem....que tal criar um topico especifico p/ fabricação de flautas doces / making flute dulce!!!!

Well that's all!!!!

Abraço e que Deus lhe abençõe!!!!

#9 Prof.Gabriel

Prof.Gabriel

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1.859 posts

Posted 13 setembro 2006 - 04:09

Oi fernando !

Suas respostas serão mais extensas ! Por favor, aguarde !

#10 Maiara Goveia de Sousa

Maiara Goveia de Sousa

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 39 posts
  • Interests:Música, saxofones, flauta

Posted 09 novembro 2006 - 08:45

Agora sei por as bichinhas são tão caras ... rsss ... já imaginava que dava trabalho mais não tanto ... é um trabalho muito interessante ... só imagino como deve ser gratificante aprontar uma dessas e depois de tudo dar "aquela experimentada" !!!!
" Sou um ser pensante numa busca incessante por conhecimentos alheios ao meu alcance"
Maiara Goveia de Sousa

#11 Prof.Gabriel

Prof.Gabriel

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1.859 posts

Posted 13 novembro 2006 - 06:05

(Maiara Goveia de Sousa)
... só imagino como deve ser gratificante aprontar uma dessas e depois de tudo dar "aquela experimentada" !!!!

Sonho em um dia poder fazer isso....

#12 Maiara Goveia de Sousa

Maiara Goveia de Sousa

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 39 posts
  • Interests:Música, saxofones, flauta

Posted 14 novembro 2006 - 09:59

Prof. Gabriel escreveu:

Parece que comecei a sonhar o teu sonho ... aquela flauta enooooooooooorme ... nossa !!!! fiquei impressionada ... nunca tinha visto nada igual ... nem mesmo por fotografia ...
Bom só o que eu tenho é agradecimentos a vc e a este fórum que proporciona a pessoas como eu a oportunidade de estar visualizando estas maravilhas da criação ...
só falta agora eu ouvir o som produzido por uma dessas que não deu ainda !!!
Um grande abraço a todos !!!!
" Sou um ser pensante numa busca incessante por conhecimentos alheios ao meu alcance"
Maiara Goveia de Sousa

#13 Prof.Gabriel

Prof.Gabriel

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1.859 posts

Posted 17 novembro 2006 - 03:43

(Maiara Goveia de Sousa)
Prof. Gabriel escreveu:

Parece que comecei a sonhar o teu sonho ... aquela flauta enooooooooooorme ... nossa !!!! fiquei impressionada ... nunca tinha visto nada igual ... nem mesmo por fotografia ...
Bom só o que eu tenho é agradecimentos a vc e a este fórum que proporciona a pessoas como eu a oportunidade de estar visualizando estas maravilhas da criação ...
só falta agora eu ouvir o som produzido por uma dessas que não deu ainda !!!
Um grande abraço a todos !!!!

Na sala de vídeos postei um link com o som de uma dessas flautas. Tem também uma flauta tenor com amis de 300 anos... Vale conferir ! Está em um dos posts lá . http://www.explicasa...pic.php?t=10916

#14 Mayconalves2003

Mayconalves2003

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 4 posts
  • Interests:Música

Posted 06 março 2007 - 12:46

Tenho pensado bastante nisso também, onde será que encontro um curso destes hein??? ou será que existe no Brasil???

#15 Prof.Gabriel

Prof.Gabriel

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1.859 posts

Posted 06 março 2007 - 08:12

(Mayconalves2003)
Tenho pensado bastante nisso também, onde será que encontro um curso destes hein??? ou será que existe no Brasil???

Olá !

Seja bem vindo ao Explicasax !

Que saiba, não existe ! Tomara que eu esteja errado !

#16 Mayconalves2003

Mayconalves2003

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 4 posts
  • Interests:Música

Posted 10 março 2007 - 03:06

Talvez se fizermos um curso de marcenaria não teremos uma noção de como construir flautas doce??? è uma ideia não é??

#17 Prof.Gabriel

Prof.Gabriel

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1.859 posts

Posted 12 março 2007 - 12:24

(Mayconalves2003)
Talvez se fizermos um curso de marcenaria não teremos uma noção de como construir flautas doce??? è uma ideia não é??

Seria apenas uma parte do aprendizado. Será necessário esse curso. Creio que o mais importante é a cabeça de flauta, e de como se obter a sonoridade "profissional".

#18 Prof.Gabriel

Prof.Gabriel

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1.859 posts

Posted 13 abril 2008 - 10:41

Olá !

Ressucitando esse tópico, achei um vídeo muito legal de como são fabricadas as flauta doce. Antigamente, quando os artesãos não dispunham de todos esses equipemnetos, o trabalho devia ser muito maior.

http://br.youtube.co...h?v=WiSW6LPchSc

#19 Samuel.Grego

Samuel.Grego

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 2.240 posts
  • Interests:Saxofones, Piano e JAZZ

Posted 19 outubro 2008 - 11:04

Eu também gostaria de fazer minhas flautas e comercializar algumas, quem sabe viver de fazer flautas !

Eu trabalho na empresa do meu pai e a gente tem muita ferramentaria e vendo as fotos postadas é fácil chegar a conclusão de que tecnologicamente é simples porém ARTISTICAMENTE falando é muito complexo.

Chutando por baixo, você vai precisar de ferramentas comuns para manuseio de madeira, as mais simples como martelinho, serrinha, tico-tico, lixas, formão, sovéla etc ... E pra fazer precisa ter aquela maquininha ali que na verdade é um torninho antigo. Dá pra pegar um torninho bem velho de repuxo desses por uns 500 reais você acha, eu tenho um depois vou postar umas fotos. Nada complexo até agora.

O problema é, as MEDIDAS da flauta, tudo tem que ser EXATO, muitooo preciso se não vai sair aquela MER..cadoria !! aha Vai precisar de furadeira de bancada com precisao se quiser fazer os furos na medida e na posição adequada. Já experimentou fazer um furo em um cilindro ? Não mão sem chances ! Vai é detonar a flautinha .. aha é questão de milimetros, 2 mm pra la ou pra cá você joga no lixo a afinação da criança.

Agora uma boa notícia no questio artístico. Em SP tem curso de torno artesanal, pra pessoas que querem fazer móveis artesanais etc. E é nesse torninho ai, poe a madeira la, ele gira e você usa as facas para ir lapidando a madeira e fica show ! Dá pra usar .. agora o que me interessa :

Se alguem possuir um bom material sobre física acustica das flautas eu agradeceria muito porque é aí que mora a chave ! Medidas, medidas, medidas , cada furo tem sua medida especifica de acordo com o comprimento etc ... Sem falar na parte que faz o som acontecer ! Tem que fazer a paletinha no grau EXATO, e não pode ter um raxadinho se não sua flauta vai parecer um apito furado.

Bom, não quero desanimar ninguém, mas o que eu quero é flautas de verdade com qualidade ! Se alguem tiver material a respeito entre em contato pelo forum. Alias, a empresa que trabalho trabalha com injeção de plástico. Tenho pensado em uma flauta híbrida, com a palheta dela sei la como chama a parte que sopra, feita em plastico assim não teria tanto trabalho e o resto, o corpo e tudo mais de madeira, como será que soaria ?

Bom, postem as ideias ai quem se interessar ..
Até mais
The axe, the bottle and the rope.

#20 Júlio César Silva Mendes

Júlio César Silva Mendes

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 3.011 posts
  • Interests:Música popular, erudita e física.

Posted 04 novembro 2008 - 05:15

entra no site <a>Outros Ventos</a>
tem um artigo ensinando como fazer uma flauta de bambu wink.gif , é legal pra quem tem interesse de contruir uma flauta smile.gif

abraços
Júlio César

Flauta transversal Jupiter 511

Igreja Batista Nacional Diadema
Rua Yamagata, 265 - Jd. Takebe - Diadema - SP
Ter. às 20:00, Sex. às 19:30 e Dom. EBD às 17:00 e culto as 18:30

Reply to this topic

0 user(s) are reading this topic

0 members, 0 guests, 0 anonymous users