Jump to content

Photo

Vou te ensinar como estudar somente com a BOQUILHA !

• Please log in to reply
112 replies to this topic

#41 rodrigovaz10

rodrigovaz10

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 5 posts

Posted 07 outubro 2009 - 05:54

Boa tarde Mestre Ivan, Bom comecei ontem esses exercicios só com a boquilha, deixei dentro do carro e no transito mesmo indo para casa e indo trabalhar estou estudando, esta muito dificil mais é assim mesmo tudo no começo é muito dificil afinal levamos mais de um ano para começar a andar depois a falar correr e por aí vai... rsrs

Ivan, agora outro assunto, Comprei sua boquilha ha uns 4 meses atraz, ela foi o primeiro lote de suas novas boquilhas, desde então venho tentanto estudar com ela junto com a palheta que veio Fibracel 1,5 e as vezes com a Vandoren 2, porém sempre a boquilha apita, estou achando ela um pouco aberta pois estava tocando com uma Jaf B20 que é muito fechadinha mais nada que um pouco a mais de estudo não resolva né... rsrs , meu professor tocou na boquilha e algumas veses dava uma apitadinha mais de leve por ele ter bem mais controle na embocadura do que eu...Ele falou que achava que tinha uma falha na ponta da boquilha, dai não dei muita importancia. Como troquei de professor esse mes e ele achou a boquilha fantastica com um som muito bonito, porem ele disse a mesma coisa que achava que na pontinha da boquilha havia uma falha, quando ele tocou tirou um timbre muito bom e as veses uma apitadinha de leve rsrs dai ele falou que achava que era por essa falha... Gostaria de saber se posso enviar a boquilha para vc da um olhada e se necessario fazer algum ajuste???

Muito Obrigado mestre Ivan.

#42 Paulo Augusto

Paulo Augusto

Usuário Muito Participativo

• Membros
  • PipPipPip
  • 334 posts

Posted 15 outubro 2009 - 01:55

Loucura, loucura, loucura....
Ivan, de teco-teco pra jato..
Desde que comecei a estudar com a boquilha+ palheta meus super agudos apareceram como milagre, principalmente o Sol que não saía nem a pau...
Quem sabe sabe, coisa de louco professor.
E sem falar na facilidade de tocar depois de aquecer com a boquilha.
Vivendo e aprendendo com mestre Ivan e com galera do explicasax....
Passa de teco-teco para boing...
Valeuuu
<b><!--sizeo:4--><span style="font-size:14pt;line-height:100%"><!--/sizeo--><!--fonto:Arial--><span style="font-family:Arial"><!--/fonto-->Sax Alto Michael Wasm 35

Boquilha Claude Lakey 7*3(querendo uma Ivan Meyer)

Palheta Vandoren Java 1,5

email e msn:paulokaffler@hotmail.com

"Entregue o teu caminho ao Senhor, confie Nele e o mas Ele fará".<!--fontc--></span><!--/fontc--><!--sizec--></span><!--/sizec--></b>

#43 paulinhacelebrai

paulinhacelebrai

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 45 posts

Posted 20 outubro 2009 - 03:04

Olá professor Ivan

Estou tendo dificuldade para treinar só com a boquilha.

minha boquilha é uma yamaha 4C e a palheta é Nº 2.

tem alguma coisa a ver?
como faço pra saber a abertura da boquilha? huh.gif

#44 Péricles Paes

Péricles Paes

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 19 posts

Posted 21 novembro 2009 - 01:52

Segunda Feira ja começo a usar minha Bari generica 4 ela tava enconstadinha, ja esta indo para o porta treco do carro....rs
Selmer Bundy II
Boquilha Barkley 5
Palheta Vandoren 2

"Não levo uma vida Privada para não levar uma privada na vida"
"Vinicius de Morais"

#45 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.559 posts
  • Interests:Música e natureza

Posted 21 novembro 2009 - 03:48

QUOTE(paulinhacelebrai @ 20/10/2009 - 15:04) <{POST_SNAPBACK}>
Olá professor Ivan

Estou tendo dificuldade para treinar só com a boquilha.

minha boquilha é uma yamaha 4C e a palheta é Nº 2.

tem alguma coisa a ver?
como faço pra saber a abertura da boquilha? huh.gif

Nem precisa fazer nada rss É FECHADA MESMO em torno de 4 ou 5 na comparação com outras ok
Esta boquilha fica complicada usar esta técnica da modulação da camara interna da embocadura pois a boquilha não tem campo dinamico smile.gif
Arrume uma boquilha número 7 e vai ser mais fácil estudar dentro da escola Americana ok
Abrs
Ivan Meyer

#46 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.559 posts

Posted 21 novembro 2009 - 03:50

QUOTE(Péricles Paes @ 21/11/2009 - 13:52) <{POST_SNAPBACK}>
Segunda Feira ja começo a usar minha Bari generica 4 ela tava enconstadinha, ja esta indo para o porta treco do carro....rs

A boquilha de soprano e alto eu acho a mais legal para treinar a embocadura ou seja tocar melodias só com a boquilha ,pois isso deixa o saxofonista muito afinado smile.gif
Abrs
Ivan Meyer

#47 paulinhacelebrai

paulinhacelebrai

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 45 posts

Posted 21 novembro 2009 - 08:48

QUOTE(Prof.Ivan Meyer @ 21/11/2009 - 16:48) <{POST_SNAPBACK}>
Nem precisa fazer nada rss É FECHADA MESMO em torno de 4 ou 5 na comparação com outras ok
Esta boquilha fica complicada usar esta técnica da modulação da camara interna da embocadura pois a boquilha não tem campo dinamico smile.gif
Arrume uma boquilha número 7 e vai ser mais fácil estudar dentro da escola Americana ok
Abrs
Ivan Meyer

Obrigada Professor pela dica, vou comprar logo a outra pra treinar ae te falo sobre os resultados.

Professor vc faz rifas pra arrecadar fundos?
talvez eu possa ajudar!!!
se precisar estamos ae

#48 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.559 posts

Posted 21 novembro 2009 - 11:02

RIFA ? Vou Rifar o Jaco e Cosmo e também o nitamoto smile.gif

quem compra ?

#49 JacoSampaio

JacoSampaio

Membro Efetivo do Explicasax

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 4.981 posts

Posted 22 novembro 2009 - 12:45

Ooopa! o preço é alto... kkkkkkkkkkkk

Jacó Sampaio

"Viver é difícil, desistir é fácil, mas é para os covardes."(Jacó Sampaio)
Soprano: Eagle 0307 / Ivan Meyer 7* Latão 2,10mm / Fibracell Premier 1,5
Alto: Yamaha YAS-23/ Meyer 7M USA, BN-7 / Fiberreed Natural Classic Soft
Tenor: Yamaha YTS-275/ Otto Link 7* Super Tone Master / Fiberreed Natural Classic Soft

#50 Fróes

Fróes

Delegado do Explicasax

• Administradores
  • 7.841 posts
  • Interests:Sax e Música

Posted 22 novembro 2009 - 01:11

QUOTE(Prof.Ivan Meyer @ 22/11/2009 - 00:02) <{POST_SNAPBACK}>
RIFA ? Vou Rifar o Jaco e Cosmo e também o nitamoto smile.gif

quem compra ?

Atenção!

Rifa é proibido por lei... "Ação Entre Amigos", não, hehehe...

Hummmm... Tô fora da lista... Devo ser "invendável", "inalugável" e "imprestável"; ou, então, o valor não compensa nem a impressão dos talonários rsrsrs...

Lembrando: quem quiser, pode doar uns "cobres" para ajudar a manter o Explicasax: É só clicar no "porquinho magro", lá em cima, na página do Fórum.

Abração!!!

[url=http://uploaddeimagens.com.br/images/001/089/616/original/ADMIN63.jpg?1505409711]

#51 Gil Ferreira

Gil Ferreira

Usuário Destaque

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 611 posts

Posted 29 novembro 2009 - 10:40

Amados professores,

Comprei meu sax tem alguns dias, uns 5,

E vi que é muito importante estudar com o tudel/boquilha , vi muitos videos sobre essa importancia na vida do saxofonista.

Com a boquilha nao consigo tirar muito som, perco o ar muito facil, mas ja com o tudel eu consigo tirar e manter 3 sons , grave, medio e agudo

Tanto é que consigo fazer 2 oitavas no sax, desde os graves (do sib ate o do agudo), os superagudos nem tentei , pois nao estou com pressa

O que me ajudou querendo ou nao foi a flauta doce , hehehe

Dai pergunto:

A minha boquilha é a que veio no sax Eagle, entao nao sei a numeraçao dela, uso palheta Rico Royal n° 2

Devo trocar minha boquilha por uma de abertura n°7 como foi dito ai atras?

Ou pego uma palheta mais mole, uma 1 1/2?

Ou continuo com meu setup ate dar mais uma amadurecida??

Ainda nao entrei na aula, vou entrar assim que surgir vaga numa turma de musicalizaçao, pois quero aprender teoria e os estudos acima de tudo

Obrigado a todos!
Soprano: Eagle, boquilha Bari 68, Rico 2, La Voz M

Tenor: Eagle boquilha Otto Link STM NY 7* , Rico e Rico Royal 2

Flauta Buffet Crampom Paris

Flautas Serie 300 Yamaha

Jesus!

#52 JacoSampaio

JacoSampaio

Membro Efetivo do Explicasax

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 4.981 posts

Posted 29 novembro 2009 - 11:42

Olá Gil,

Quando compreu meu Eagle a uns 8 anos atras, a boquliha que veio nele foi uma Hermes USA de massa. Ela não era ruim, mas era fechada, o meterial é bom se der uma refaceada vai ficar melhor que alguma que vendem por ai. Se você quer ter uma idéia da abertura, apoia a boquilha(pela mesa) numa superficie bem plana e mede com uma regua, já dá para ter uma idéia, se você tiver um paquimetro, a medida vai ser mais precisa.

Sugiro que você comece com essa de massa mesmo, depois você sentirá naturalmente a necessidade de troca ou não, conforme o amaduraecimento da sua embocadura. Só verifique a bertura para usar palhetas de resistência adequada.

Abração,

Jacó Sampaio

"Viver é difícil, desistir é fácil, mas é para os covardes."(Jacó Sampaio)
Soprano: Eagle 0307 / Ivan Meyer 7* Latão 2,10mm / Fibracell Premier 1,5
Alto: Yamaha YAS-23/ Meyer 7M USA, BN-7 / Fiberreed Natural Classic Soft
Tenor: Yamaha YTS-275/ Otto Link 7* Super Tone Master / Fiberreed Natural Classic Soft

#53 Dan-Soprano

Dan-Soprano

Usuário Destaque

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 537 posts

Posted 16 março 2010 - 06:26

Prof. Ivan, qual seria a palheta ideal para treinar esses exercícios com a Guardala Studio? Estou com uma Frederick Hemke / Fibracell nº 2. Essas palhetas já estão boas?
Quanto às músicas do mês eu não estou participando, porque ainda não sei nada de improviso, mas um dia chego lá.
Sax Tenor Shelter
Boquilha Ivan Meyer Custom nº 8
Palheta: Fibracell nº 1,5

Sax Soprano CSR
Boquilha Dukoff D5
Palheta: Frederick L. Hemke nº 2

Violão Austin

#54 Marcelo Mattis

Marcelo Mattis

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 16 posts

Posted 23 março 2010 - 05:49

Prezado Professor, também estou iniciando na arte de tocar sax. Ganhei de presente um sax alto, da marca Condor. Não conhecia. Acho que deve ser o "fusquinha" dos sax, mas pra quem está começando está ótimo. Me inscrevi na escola on line e estou fazendo os primeiros exercícios. Tenho grande facilidade com música, mas não conheço ainda as notas musicais, nem as posições no sax. Estou mesmo no início. Estou com uma dificuldade neste início com relação à embocadura. Já assisti às aulas, mas quando pego o meu sax e sopro, às vezes consigo fazer as notas, mas na maioria das vezes sai um "grito", um "assobio" fino e alto. A boquilha e a palheta são comuns, simples. Fiz uma experiência: eu faço a embocadura e coloco o polegar da mão direita, na frente do lábio, apertando um pouco a palheta (ajudando o lábio a apertar) e parece que melhora muito, o som sai bem mais fácil. Tenho a sensação de que a boquilha e a palheta não estão muito ajsutadas uma com a outra).
Pergunto: é comum isso, ao iniciante ? Com o tempo eu vou conseguir acabar com estes "gritos" do sax e sair notas corretamente ? O que devo fazer para aperfeiçoar isso ?
Como a boquilha e a palheta são simples, não sei nome ou numeração delas.
Grande abraço. Aguardo ancioso pelas dicas. smile.gif

#55 Dan-Soprano

Dan-Soprano

Usuário Destaque

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 537 posts

Posted 23 março 2010 - 05:55

Olá Marcelo.
Se a boquilha é a que veio com o sax, então a abertura dela é 5.
Se você apertando com o dedo o som melhora, então acho que a palheta deve estar pesada pra você.
Veja se na palheta tem algum número e tente comprar uma palheta meio número abaixo. Acho que 1 e 1/2 é o ideal no começo.
Sax Tenor Shelter

Sax Soprano CSR
Boquilha Dukoff D5

Violão Austin

#56 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.559 posts

Posted 23 março 2010 - 07:56

QUOTE(Dan-Soprano @ 16/03/2010 - 18:26) <{POST_SNAPBACK}>
Prof. Ivan, qual seria a palheta ideal para treinar esses exercícios com a Guardala Studio? Estou com uma Frederick Hemke / Fibracell nº 2. Essas palhetas já estão boas?
Quanto às músicas do mês eu não estou participando, porque ainda não sei nada de improviso, mas um dia chego lá.

Depende da abertura da boquilha smile.gif Qual a abertura em mm da sua boquilha ?

#57 Dan-Soprano

Dan-Soprano

Usuário Destaque

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 537 posts

Posted 24 março 2010 - 08:37

QUOTE(Prof.Ivan Meyer @ 23/03/2010 - 19:56) <{POST_SNAPBACK}>
Depende da abertura da boquilha smile.gif Qual a abertura em mm da sua boquilha ?

Prof. Ivan, desconsidere esta pergunta, porque agora os meus estudos vão ser com a sua boquilha. Aí segundo a sua dica a palheta vai ser a Fibracell Premier 1,5 né? Gostaria de saber também se ainda posso comprar esta fibracell para ser enviada junto com a boquilha, e se a mesma pode ser regulada.
Sax Tenor Shelter

Sax Soprano CSR
Boquilha Dukoff D5

Violão Austin

#58 Dan-Soprano

Dan-Soprano

Usuário Destaque

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 537 posts

Posted 24 março 2010 - 08:39

Ah, desculpe pelo post duplo, mas gostaria de esclarecer também algumas dúvidas sobre a boquilha, mas aí vou usar o tópico lá na sala "Produtos Soprasax".
Sax Tenor Shelter

Sax Soprano CSR
Boquilha Dukoff D5

Violão Austin

#59 Marcelo Mattis

Marcelo Mattis

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 16 posts

Posted 24 março 2010 - 10:14

QUOTE(Dan-Soprano @ 23/03/2010 - 18:55) <{POST_SNAPBACK}>
Olá Marcelo.
Se a boquilha é a que veio com o sax, então a abertura dela é 5.
Se você apertando com o dedo o som melhora, então acho que a palheta deve estar pesada pra você.
Veja se na palheta tem algum número e tente comprar uma palheta meio número abaixo. Acho que 1 e 1/2 é o ideal no começo.

Eu verifiquei aqui na palheta e observei que o nr. dela é 1 1/2 mesmo. Acho que ela está com um pequeno "rasgo" na parte mais fina, separando-a em 2, mas o rasgo é bem pequeno. Acredito que isso está dificultando também. Vou seguir o seu conselho. Obrigado. Vou comprar outra palheta e tentar ajustar a embocadura. Grande abraço.

#60 avatmat2

avatmat2

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 19 posts

Posted 23 abril 2010 - 10:16

Prof° Ivan arrumei uma maneira de tocar com a boquilha e não sair tantos apitos, eu toco com uma Claude Lakey 6*3 e uma palheta Vandoren Java 1,5 e quando apenas tocava com a boquilha não saia som apenas apitos.....e eu fiz como se fosse uma empunhadura tipo de gaita e deixando um buraco médio entre uma mão e outra, vou tocando, sinto que isso abafa um pouco o som mas os apitos foram praticamente eliminados....depois posto fotos da empunhadura pra ver se consigo ajudar alguém com isso......

abraços

avatmat
BOQUILHA - CLAUDE LAKEY 6*3

PALHETA - FIBRACELL SOFT ( REGULADO POR MIM MESMO )

SAX - ALTO - JUPITER JAS 567 GL

SAX - RETO - SONHO A SE REALIZAR

SAX - TENOR - OUTRO SONHO A SE REALIZAR

2 user(s) are reading this topic

0 members, 1 guests, 0 anonymous users

Bing (1)