Jump to content

Photo

Se não sabe o que é articulação e como fazer leia isso !

• Please log in to reply
24 replies to this topic

#1 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.559 posts
  • Interests:Música e natureza

Posted 07 maio 2007 - 02:00

artivulagraficoivanmeyer.jpg

VAMOS DIRETO AO ASSUNTO......VOCÊ PRECISA FAZER UMA NOTA LONGA E TREINAR FERIAR A PALHETA SEM PARAR A COLUNA DE AR .....VEJA ESTE GRÁFICO E VAI ENTENDER OK

Attached File  Inicio_da_articula__o.pdf   661,66KB   4267 downloads

BASTA PENSAR EM UAM NOTA LONGA 0------------------------------/------------------------------ 

CUIDADO PARA NÃO ARTICULAR FAZENDO A COLUNA DE AR PARAR OU SEJA A PALHETA PARAR DE VIBRAR COMO SE FOSSE ASSIM 0-----------------------( )-------------------------------------------------------

PRECISA TREINAR O MOVIMENTO RÁPIDO DA LINGUA E AO MESMO TEMPO LEVE.

SEMELHANTE EM COLOCAR UM DEDO EM UM FERRO DE PASSAR ROUPA BEM QUENTE PARA VER SE ESTA QUENTE .....

O MOVIMENTO PRECISA SER RÁPIDO E AO MESMO TEMPO MUITO LEVE . POIS SE FOR PESADO QUEIMA O DEDO , QUEIMA O SOM smile.gif

O----------------------------------/----------------------------/----------------/ /-------------------- ENTENDEU ? SEM CRIAR A PARADA NO SOM OK SOMENTE A ARTICULAÇÃO .

Estou anexando as paginas do método onde vamos começar a trabalhar a articulação ou melhor o MOVIMENTO para fazer as articulações ok

Todos aqueles que ainda não estão fazendo articulação e tem mais de 06 meses de sax devem fazer estes exercícios para melhorar sua interpretação .

Os Iniciantes acima de 06 meses de sax devem estudar as paginas 36 e 39 do ebook.vol.02 

Os Intermediários devem estudar e gravar a pagina 36 e 37

Os Avançados devem gravar a paginas 36 e 40

Aquele que ler isso e gravar a música do mês sem fazer as articulações (notas iguais repetidas )e fizer qualquer coisa vai levar um cascudo online rsss

Quero que estudem e mostre o melhor que você consegue fazer ok

Os iniciantes que não sabem o que é isso de "articulação" só observa por enquanto e assistam a aula de articulação que tem na Escola Online .

http://www.youtube.com/watch?v=Aso8oQUZg8A

www.youtube.com/watch?v=Aso8oQUZg8A

Como complementação ao assunto dê uma lida abaixo ok
https://www.youtube....h?v=Aso8oQUZg8A

Explicando sobre a ARTICULAÇÃO DUPLA PARA QUEM JA ESTA MAIS AVANÇADO 

O estacato duplo é muito usado no oboe, flauta ,clarinte ,mas no sax não é tão usado a não ser pelos músicos eruditos e alguns jazzistas.
Se você falar TE KE ou TU KU ou até mesmo TE RE vai perceber o movimento desta articulação .
Eu uso o TE,KE ,TE,KE,TE,KE ...pois assim posso usar também para a flauta doce e oboe além do sax .

Existindo um golpe na palheta com a lingua e outro em seguida com diriamos GARGANTA ou céu da boca ( ku ) fazendo rápidamente você escuta a articulação dupla.
O primeiro estudo para que perceba esse movimento pode ser feito com uma flauta doce ,usando somente o bocal ou até mesmo um apito ok

Use a articulação TE ,TE,TE,TE,TE,TE,TE ESTA Á A SIMPLES

USE A ARTICULAÇÃO TE,KE,TE,KE,TE,KE,TE ,KE ESTA É A DUPLA

O grande desafio não está em conseguir o movimento desta articulação e sim o SINCRONISMO desta articulação onde primeiro estudamos o movimento duplo em uma só nota ou seja faz uma nota longa e comece a articular primeiro bem leve com o TE sem cortar a onda sonora ou seja vai somente ferir a onda sonora sem interromper a vibração da palheta.

depois faça lentamente o uso alternado de TE...KE....durante uma nota longa tipo:

hoo----------te---------ke---------te--------ke-------

A I MISSÃO É CONSEGUIR IGUALAR O SOM DESTA 02 ARTICULAÇÃO SEMPRE TOCANDO A MESMA NOTA E NA MESMA COLUNA DE AR

Uma vez que sentiu que a articulação está saindo igual tanto a te como a ke durante a nota longa ,então é hora da ii parte da missão rssss

Comece então a diminuir a distancia entre as articulações:

hoo----te----ke----te----ke----te----ke----te----ke---- use para isso um metronomo se necessário ok

agora diminua ainda mais :

hoo---te---ke---te---ke---te---ke---te---ke--- até conseguir igualar asarticulações enquanto mantem o som ok

diminua mais até chegar a este ponto :

hoo-----te--ke--te--ke--te--ke--te--ke--te--ke-- diminua anda mais:

hoo--te-ke-te-ke-te-ke-te-ke-te-ke-te-ke-te-ke e por ultimo vamos chegar ao movimento duplo de articulação:

hooTeKeTeKeTeKeTeKeTekeTeKeTeKe etc....

Isso deve ser feito somente em uma única nota nessa fase inicial ok

Depois faça tudo novamente mas usando 02 notas como por exemplo MI e FA SENDO QUE :

Para o MI use TE e para o FA use KE

Mi= TE

Fa= KE

E COMECE BEM LENTO A TREINAR A MUDANÇA DESTAS NOTAS e vá diminuindo até chegar ao mifamifamifamifamifa ....isso feito durante uma nota longa (coluna de ar sem interrupção)

Depois treine fazer isso com escalas ok

Para poder treinar esse movimento pode ser com uma flauta doce e depois passar para o sax ok

O GRANDE DESAFIO DESTA ARTICULAÇÃO É JUSTAMENTE CONSEGUIR SINCRONIZAR OS DEDOS COM A LINGUA E "GARGANTA" SENDO QUE NÃO É NA GARGANTA OK E SIM NO FINAL DO CÉU DA BOCA OK

TREINE PRIMEIRO PEQUENOS TRECHOS DE 04 NOTAS SENDO QUE CADA NOTA É TOCADA COM A ARTICULAÇÃO ALTERNADA TE,KE

POR EXEMPLO:

Toque MI,fa,SOL,la,SI,si,SI,si.......... FAZENDO GRUPOS DE 8 ARTICULAÇÕES sendo que as 04 primeiras articulações você muda as notas e termina com 4 repetidas

Usei as escrita de MAIUSCULA para a articulação TE e a escrita MINUSCULA para a articulação KE.

MI,fa,SOL,la,SI,si,SI,si

Treine então o tiro dos 100 metros rssss

MI,mi,MI,mi,MI,fa,SOL,la,SI,si,SI,si,SI,la,SOL,fa,MI,mi,MI,mi,MI....

Sem usar uma partitura fica difícil de explicar rsss mas espero que possa ter tido uma idéia do que é articulação dupla ok

Lembrando que pe uma articulação usada somente para passagens muito rápidas e que necessita destacar as notas ok

Não usamos a articulação dupla para tocar baladas rssss Mas para tocar chorinho, frevo e erudito é muito usada !

Tem um amigo meu o Gerson Galante colega de naipe que é impressionante rsss até rimou !
O Gersinho toca o móto perpétuo de Paganini usando articulação dupla com respiração circular rssss Agente fica tonto só de ver e ouvir rsss
O Gersinho foi aluno do grande saxofonista Kasé(in memórian -São Paulo )onde me contava como estudava com ele quando garoto em São Bernardo do Campo a cidade dos SAXOFONISTAS E TROMPETISTAS E TROMBONISTAS E TODOS OS ISTAS QUE PUDER COLOCAR NA LISTA RSSS

Acho que seria de grande valor para a história do saxofone no Brasil
uma matéria sobre o saxofonista KASÉ ou sera CASÉ ?
a VERDADE É QUE ISSO NÃO ALTERA O FATO DELE TER SIDO UM DOS GRANDES NOMES DO SAXOFONE DO BRASIL que influenciou muitas gerações .

Acredito que os saxofonistas da Antiga tem muita histórias para contar ,eu mesmo tive a chance de escutals sendo narrada pelo MESTRE BOVE in memórian quando em 1980 eu freguentava a oficina do Mestre Bove e escutava as histórias do Kasé e via o Nestico tocando seu saxofone onde a campana éra utilizada de cinzeiro rssss
Histórias que guardo com carinho assim como os momentos ao lado do Mestre Bove e seu Sofa de saxofones rsss

Falando um pouco sobre articulação jazzista

Articulações Jazzista o que é isso ?
Tu,to,da,hoo, que articulação usar ? Leia isso !
TU, TE ,DAA,TO São articulações usadas para ataque com a língua.

Agora preste atenção :

A articulação a ser usada vai depender de onde a lingua vai bater ...

Por exemplo articular (que é o mesmo que dividir um som ) pode ser feito com a língua e com o difragma.

Agora existe uma grande diferença em articular em um trompete,onde a língua articula (ataca) não o BOCAL pois ele não está vibrando e o mesmo acontece com uma flauta doce ou transversal ok
Mas no saxofone nós articulamos a palheta ou seja encostamos a língua na palheta .

Agora como encostar a língua na palheta tem seus mistérios assim como a flauta doce que não tem palheta é usada a articulação TE pois a explosão acontece na base do dente superior fazendo o ar entrar pela flauta de forma diferente do que usar TU .

Assim a flauta doce na região grave é usamos a articulação GU para as notas Re e do graves ,pois a articulação TE é muito explosiva e pode oitavar a nota grave ok

Existe a artilulação TE,KE,TE ,TE,KE,TE......na flauta doce é usada para fazer articiulações DUPLAS .

Faça voçê mesmo o este fazendo TE,KE e vai ver que uma explosão acontece na frete e outra atras ou seja o TE acontece na base dos dentes superiores e o KE acontece no fundo da boca ou melhor no final do céu da boca .
Basta falar TE KE e vai perceber ...Faça isso rápido TE,KE,TE,KE,TE,KE,TE e vai perceber as explosões frontais e traseiras usando as articulações silábicas TE,KE.

O TU não é usada na flauta doce justamente por ser uma explosão frontal que acontece entre os dentes superiores e inferiores ou seja bem de frente para o orifício de saida de ar da flauta doce ,fazendo que o ar entre de frente e o TE faz com que o ar entre de cima para baixo.

Como etas articulações silábicas na flauta tem variações no sax não é diferente .

Nosso grande Mestre Michael Brecker usava muito uma articulação silábica simples daaa daaa daaa como também usava o Hoo e outra que substitui o TU qué o TO ou DO como é conhecido pelos grandes sxofonistas.

Ao articular com o TU no sax vai acontcer a mesma cois que aconte com a flaut doce .

O TU no sax é uma articulação silábica qu não é bem vista pelos JAZZISTAS e principalmnte par quem segue a escola americana Charlie Parker ,Michael,BRECKER,David Samborn,Eric Marienthal,Cannoball Ardley ,Jonh Coltranne, e o grande Sonny Rollins etc..etc....

Pois a articulação TU impede o uso combinado das articulações diafragmáticas junto com as silábicas .

Por exemplo o TO ou DO seria a tal articulação TÚ só que a articulação DO ou TÔ atinge a palheta com outra parte da lingua e muda a sonoridadae e principalmente

NÃO IMPEDE A NTRADA DE AR O TEMPO TODO .....OU SEJA MANTEMOS O SAX SOANDO ENQUANTO ARTICULAMOS pois a palheta é atingida de uma forma que não impede a passagem de ar mas fere a onda sonora POR ATIMGIR A PALHETA DE FORMA DIFERENTE E EM LUGAR DIFERENTE ,SENDO O ATAQUE NA PARTE INFERIOR DA PALHETA NA PONTA OU SEJA NA PONTA POR BAIXO OK

Asssim como os violoncellistas podem fazer uma nota estacada usando o arco para baixo e para cima em VAI E VEM....mas tamém podemos atacar estas mesma nota fazendo com que o arco se mova sempre para frente em porções iguais o famoso STACATO VOLANTE --------------------- pequena porções de som com o arco sempra na mesma direção.

O Sax também tem seu segredinhos e suas articulações Silábicas e diafragmaticas que combinadas faz sujir o sotaque do estilo musical a ser tocado.

Por exemplo podemos fazer HOO,TÔ,TÔ ...e vi ser muito mais sonoro e rápido do que se fizer TÔ,TO,TO.... ou TÚ TUTU

Quando explico articulação TÔ na vídeo aula vol.03 é para substituir a articulação TU que é muito explosiva e lenta ,pois além de ferir a palheta ela impede a passagem de ar ou seja coluna de ar fica prejúdicada E NÃO EXISTE UMA CORRENTEZA DE AR INICIAL COLOCANDO O AR PARADO DENTRO DO SAX EM MOVIMENTO (HOO) PARA QUE ENTÃO DENTRO DESTA CORRENTEZA DE AR POSSAMOS COLOCAR A VIBRAÇÃO DA PALHETA CRIANDO A ONDA SONORA QUE É LEVADA PELA CORRENTEZA INICIAL (HOO) E ASSSIM AUMENTANDO A PROJEÇÃO DO SOM E FACILITANDO A ARTICULAÇÃO DAS NOTAS .

Como eu percebí isso

ESCUTANDO .....e ESTUDANDO com um dos maiores conhecedores deste assunto o grande mestre do sax em Sampa DEMÉTRIOS LIMA que foi I sax alto da Jazz Sinfonica em Sampa e também meu colega de naipe por 08 anos na Sammys Band e também no quinteto de saxofones .

Vou colocar algumas gravações para que possa escutar um naipe de sax tocando com a articulações silábicas e diafragmáticas.
Que são representadas basicamnte por estes 03 sinais

_ > ^

Escuteo bela trabalho de articulação com os alunos do Prof.Demétrios

Sax Alto = Demétrios Lima
Sax Alto = Manfra
Sax Tenor = Amintas
Sax Tenor = Mauro Cazelato
Sax Barítono = Ivan Meyer

Gravação do ensaio do Sax Brasílis em 1996 , esta música é um chorinho muito bonito onde o sax barítono faz o solo (tema ) e é tocado por mim, que sou o baritonista deste quinteto.

http://www.youtube.c...h?v=5aP4ttrGtsI

O estudo das articulações é FASCINANTE assim como o TUTÚ de feijão é uma delícia aquí em Minas Gerais rsss

Lembrando que a o TU é usado muito dentro da Escola Clássica de saxofone onde não é usado muitos dos efeitos que os jazzistas usam ok

Ou seja é outra pegada e forma de tocar .
Eu expliquei acima a Escola Americana usada por Stan Gets,Coltranne, Charlie Parker,Beem Webster,David Sambor,Erick Marienthal ,Michael Brecker ETC..ETC...e pelos saxofonistas que seguem estes estilos, havendo também muita gente que faz um mix disso tudo ok

o importante é você ser feliz com o resultado do seu som ok

Abração
Prof.Ivan Meyer

#2 paulinhacelebrai

paulinhacelebrai

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 45 posts

Posted 18 junho 2009 - 01:02

Muito obrigada pela dica prof...
Deus abençoe

#3 srexodus

srexodus

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 14 posts
  • Interests:sax...

Posted 21 junho 2009 - 05:19

hehehe eu que sou um flautista doce nato sempre articulei desse jeito ai.Já no sax para aqueles que são iniciantes tem que ter bastante treino,para o som ficam bem articulado.Mais uma vez uma bela postagem...
Everton Rio Largo/al
Tudo o que tem fôlego louve ao Senhor.

#4 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.559 posts

Posted 23 julho 2009 - 08:21

Tem pouca gente estudando isso e depois quer tocar bem ?
Abs
Ivan Meyer

#5 MrFloyd

MrFloyd

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 44 posts

Posted 09 agosto 2009 - 01:33

Dei uma boa lida, e peguei os princípios... mas acho que tá meio cedo pra me aventurar em articulações hehehe
comecei à 4 dias biggrin.gif

Coltrane era muito ninja nas articulações, vátomábanho!
Um dia chego lá biggrin.gif

Mais uma vez, obrigado pelas instruções valiozissimas

#6 dltrumpet

dltrumpet

Usuário Participativo

• Membros
  • PipPip
  • 132 posts

Posted 31 agosto 2009 - 10:57

QUOTE(Prof.Ivan Meyer @ 23/07/2009 - 08:21) <{POST_SNAPBACK}>
Tem pouca gente estudando isso e depois quer tocar bem ?
Abs
Ivan Meyer

Professor Ivan, como pode ver pela foto toco (estudo) trompete. Mas, creio que esse estudo de articulação também é (e como é) importante para mim.

Por vezes tenho que ligar notas um pouco distantes e fazendo a mesma posição, ainda tenho um pouco de dificuldades. Gostaria de saber como executar as partes onde tem um ligadura dentro da outra. como na parte 2 do estudo 39- Escala de Sol maior no arquivo anexo.

Obrigado.
Louvai ao Senhor com a harpa; com a harpa e a voz de canto.
Com trombetas, e ao som de buzinas, exultai diante do Rei, o Senhor.

Salmo 98:5,6

Daniel Lourenço

#7 jacksonrcosta

jacksonrcosta

Usuário Participativo

• Membros
  • PipPip
  • 103 posts

Posted 22 setembro 2009 - 01:01

BOm depois de 40 dias de treino cheguei nesta parte e acho que vou indo bem agora e aprofundar neste assunto para tocar.
PS. Ficava pensando como não tocar as notas todas juntos, agora sei e vamos que vamos, vlws professor Ivan.

Sax Alto yamaha YAS-62
Boquilha Ivan Meyer Pop nº 7 2,35mm
Palheta Fibracell premium 2,0 (Lixada e trabalhada até ficar bem mole, kkkk)
Sax alto Condor
Boquilha Full POP Everton nº7
E a ajuda do Senhor Jesus

#8 Robertoo On Saxopnhones

Robertoo On Saxopnhones

Usuário Muito Participativo

• Membros
  • PipPipPip
  • 334 posts
  • Interests:Interesse em material sobre boquilhas e Saxofones Soprano, Alto, Tenor e Barítono.

Posted 10 fevereiro 2011 - 09:27

Valeu mestre Ivan, sempre ajudando a tirar nossas dúvidas.

SAX Tenor Yamaha 62
Mouthpiece: Dave Guardala MBII
Palhetas: Bari Softy
Braçadeira Rovner Versa
SAX Soprano: Jaenke
Mouthpiece Bari Gold 7
Palheta Vandoren Java #2
SAX Alto Jupiter 567
Mouthpiece: Vandoren Jumbo Java A45
Palhetas: Bari Medium Softy
Equipamentos:
Microfone Akg c419, mic 200, Mixer Behringer 1202FX, UCA222

Ouçam vários ritmos na rádio: http://www.sky.fm/play/salsa

#9 Davidson Sax Gospel

Davidson Sax Gospel

Membro Efetivo do Explicasax

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1.169 posts

Posted 02 agosto 2011 - 06:00

ivan meyer me desculpe sei aqui aqui não é o meio de comunicação correto para tirar dúvida;Mas por favor,estou estudando seu metódo e estou na pagina 36 onde tem uma música com articulções e eu não entendi essa > .È pra mim da um, golpe com a lingua e depois fazer o volume da nota cair?
Se for so o volume a afinação não precisa não ne?

Sax Alto Eagle Onix
Beechler S6s
Abraçadeira Vandorem Leather

msn: Nitroxmg@hotmail.com Email:bflaps@gmail.com

"Aprendo Sax só para Te adorar meu Deus"
"Pois tu és digno de toda a minha adoração

Davidson Washington Souza

#10 Ezequiel2

Ezequiel2

Usuário Participativo

• Membros
  • PipPip
  • 125 posts

Posted 03 agosto 2011 - 11:30

QUOTE(leigo @ 02/08/2011 - 18:00) <{POST_SNAPBACK}>
ivan meyer me desculpe sei aqui aqui não é o meio de comunicação correto para tirar dúvida;Mas por favor,estou estudando seu metódo e estou na pagina 36 onde tem uma música com articulções e eu não entendi essa > .È pra mim da um, golpe com a lingua e depois fazer o volume da nota cair?
Se for so o volume a afinação não precisa não ne?

A pergunta foi direcionada ao Prof. Ivan, mas é o seguinte... esse sinal indica que é para atacar com o diafragma (HOO) e diminuir o volume da nota... assista o vídeo do Prof. Ivan explicando sobre articulação... tá no youtube...

Abraço

#11 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.559 posts

Posted 03 agosto 2011 - 12:03

QUOTE(Ezequiel2 @ 03/08/2011 - 11:30) <{POST_SNAPBACK}>
A pergunta foi direcionada ao Prof. Ivan, mas é o seguinte... esse sinal indica que é para atacar com o diafragma (HOO) e diminuir o volume da nota... assista o vídeo do Prof. Ivan explicando sobre articulação... tá no youtube...

Abraço

Depende da situação :

Seeste sinal ( > ) estiver escrito com um traço em baixo então atacamos com o diafragma e decresce .

Se este sinal esta em uma nota e antes dela tem Pausa , ENTÃO esta errado, poisdeveria ser este ( - ) ou seja aTENUTA que indica atacar com o diafragmae manter o som cheio .

se temos uma SEMIBREVE com a tenuta , vamos manter o som cheio nos 04 tempos dela ( compasso 4/4 )

caso em uma semibreve esteja no início de uma música e nela tenha o sinal > + _ embaixo da >( AQUI NÃO CONSIGO COLOCAR EM BAIXO ) ATACAMOS A SEMIBREVE COM O DIAFRAGMA E DECRESCE O VOLUME .

O SINAL ( >) GERALMENTE É USADO PARA ATACAR COM A LÍNGUA EDECRESCER E RARAMENTE PARA INICIAR UMA FRASE , SEMPREDEPOISDE OUTRA NOTA .

O SINAL ( ^ ) É SEMELHANTE AO STACATTO OK

Abrs

Ivan Meyer

#12 Ezequiel2

Ezequiel2

Usuário Participativo

• Membros
  • PipPip
  • 125 posts

Posted 03 agosto 2011 - 01:11

QUOTE(Prof.Ivan Meyer @ 03/08/2011 - 12:03) <{POST_SNAPBACK}>
Depende da situação :

Seeste sinal ( > ) estiver escrito com um traço em baixo então atacamos com o diafragma e decresce .

Se este sinal esta em uma nota e antes dela tem Pausa , ENTÃO esta errado, poisdeveria ser este ( - ) ou seja aTENUTA que indica atacar com o diafragmae manter o som cheio .

se temos uma SEMIBREVE com a tenuta , vamos manter o som cheio nos 04 tempos dela ( compasso 4/4 )

caso em uma semibreve esteja no início de uma música e nela tenha o sinal > + _ embaixo da >( AQUI NÃO CONSIGO COLOCAR EM BAIXO ) ATACAMOS A SEMIBREVE COM O DIAFRAGMA E DECRESCE O VOLUME .

O SINAL ( >) GERALMENTE É USADO PARA ATACAR COM A LÍNGUA EDECRESCER E RARAMENTE PARA INICIAR UMA FRASE , SEMPREDEPOISDE OUTRA NOTA .

O SINAL ( ^ ) É SEMELHANTE AO STACATTO OK

Abrs

Ivan Meyer

Então, depois que postei, fui ver o vídeo novamente, pois fiquei na dúvida... e lá, realmente, junto com o sinal > há também o _ embaixo... sinalizando o ataque com diagragma... então na verdade o que indica o ataque com o diafragma é o _ e não o >, pois o > é usado para atacar com a língua e decrescer... daí quando tem o _ embaixo significa que é para ser atacado com o diafragma... é isso mesmo né?

o sinal ^ com o _ embaixo significa stacatto com ataque de diafragma? Quando só tem o ^ significa que o stacatto é com golpe de língua?

A maioria das partituras que tenho não tem é nada de sinal de ornamento, mesmo sendo para sopro... Estou aprendendo muito sobre ornamentos e efeitos por estudar seus exercícios... parabéns pelo esforço!!! Meu som é outro depois que passei a estudar pelo fórum...

#13 Paulo Duarte

Paulo Duarte

Usuário Destaque

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 734 posts

Posted 20 agosto 2011 - 03:53

Prof. Ivan e um ponto por cima da nota, o que quer dizer?
Saxofone Alto Yamaha YAS 275
Boquilha Ivan Meyer 7

"O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?" Salmo 27:1

#14 Fróes

Fróes

Delegado do Explicasax

• Administradores
  • 7.841 posts
  • Interests:Sax e Música

Posted 20 agosto 2011 - 07:25

Mano,

Que eu saiba, é sinal de staccato (corrijam-me, pois teoria não é meu forte, definitivamente).

Abração!!!

[url=http://uploaddeimagens.com.br/images/001/089/616/original/ADMIN63.jpg?1505409711]

#15 wandesax

wandesax

Usuário Muito Participativo

• Membros
  • PipPipPip
  • 403 posts

Posted 20 agosto 2011 - 07:50

QUOTE(Paulo Duarte @ 20/08/2011 - 15:53) <{POST_SNAPBACK}>

eu também estou nessa dúvida
sax tenor: yamaha YTS 25
boquilhas : ivan meyer extremos n 7, ton krisley A5
palhetas: fibracell premium 2, vandoren n2

sax soprano: condor special
boquilha: s/ marca
palheta: rico royal n2

#16 Valquiria Souza

Valquiria Souza

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 2.456 posts
  • Interests:Natureza, sax, flauta transversal, psicologia, filmes

Posted 21 agosto 2011 - 09:18

Prof. Ivan, articular é o q é feito na musica da pinkpanter ???? rolleyes.gif

Val

Tú és fiel, Senhor

"Provai e vê que o Senhor é Bom, bem aventurado o aquele que nEle se refugia." Salmo 34

sax alto:
conductor by Ivan Meyer
boquilha latão by Ivan Meyer 7 - palheta fibracell premier 1,5 

sax tenor:
conn shooting star 1970 todo original  regulado by Ivan Meyer
boquilha Ivan Meyer 8* aluminio - refaceada para jazz antigo por Ivan Meyer
palheta fibracell 1,5 

outros:
teclado psr 1000 yamaha
flauta transversal yamaha 211s 
flauta andina de bambú
violão Digiorgio Master
Pedal behringer DR 600 reverb

microfone p/ flauta LMC

microfone sax arcano

"Quem pergunta pode parecer tolo por 5 mim., mas quem não pergunta é tolo a vida inteira !!! " Proverbio chinês.

#17 M á r i o

M á r i o

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1.239 posts
  • Interests:Interação com todos os saxofonistas

Posted 22 agosto 2011 - 08:51

QUOTE(Paulo Duarte @ 20/08/2011 - 15:53) <{POST_SNAPBACK}>

Grande Paulo

^ ou . sobre/sob a nota é o staccato.

Abraços!!!
MÁRIO SAX

Música... a eterna busca da perfeição!!!

Sax Soprano: Eagle SP502
Boquilha: Vandoren V5 S35 e S25
Palheta: Vandoren Java 2,5

Sax Alto: YAS 62 II
Boquilha: Ivan Meyer Pop 8* (2,50mm)
Boquilhas: Vandoren JJ A55, JJ A45 e JJ A95
Palheta: Ricco Select Jazz 2H Filed

Teclado Yamaha TSR185

Clarinete: Michael WCLM45 Bb
Boquilha: Fuks mod Vandoren 5JB
Palheta: Vandoren Tradicional 3

Blog: Saxofone e Música

#18 Valquiria Souza

Valquiria Souza

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 2.456 posts
  • Interests:Natureza, sax, flauta transversal, psicologia, filmes

Posted 29 agosto 2011 - 05:20

O que é articulação, exatamente ???? Perdoe a ignorância, mas é perguntando que se aprende... smile.gif

Val

Tú és fiel, Senhor

"Provai e vê que o Senhor é Bom, bem aventurado o aquele que nEle se refugia." Salmo 34

sax alto:
conductor by Ivan Meyer
boquilha latão by Ivan Meyer 7 - palheta fibracell premier 1,5 

sax tenor:
conn shooting star 1970 todo original  regulado by Ivan Meyer
boquilha Ivan Meyer 8* aluminio - refaceada para jazz antigo por Ivan Meyer
palheta fibracell 1,5 

outros:
teclado psr 1000 yamaha
flauta transversal yamaha 211s 
flauta andina de bambú
violão Digiorgio Master
Pedal behringer DR 600 reverb

microfone p/ flauta LMC

microfone sax arcano

"Quem pergunta pode parecer tolo por 5 mim., mas quem não pergunta é tolo a vida inteira !!! " Proverbio chinês.

#19 Júnior_Sax

Júnior_Sax

Usuário Destaque

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 558 posts

Posted 10 outubro 2011 - 10:11

QUOTE(Valquiria Souza @ 29/08/2011 - 18:20) <{POST_SNAPBACK}>
O que é articulação, exatamente ???? Perdoe a ignorância, mas é perguntando que se aprende... smile.gif

Val

É a forma como se ataca a nota, como se separa uma de outra, para não ficar tudo ligado.
/\gµιηαℓ∂σ |3гιŦσ _)µηισг
Saxofone Alto Dixon: Boquilhas Ton Krisley A5 e original do sax; Palhetas Fibracell 1½, Vandoren JAVA 1½, Gonzalez 1½;
Saxofone Soprano Curvo Dixon: Boquilhas Barkley nº7 e Yamaha 4C; Palheta Gonzalez 1½;
Pífaro: Yamaha;
Tin whistle: Generation.

#20 ludiniz

ludiniz

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 59 posts
  • Interests:Aprender a tocar sax, fazer novos amigos e compartilhar conhecimentos.

Posted 13 outubro 2011 - 05:13

Professor Ivan sou iniciante, ja estudei sax a muito tempo atrás e em conhecer seu site me fez acordar uma grande paixão novamente pelo instrumento e uma vontade de voltar os meus estudos. Ainda não tenho o instrumento, mas estou juntando uma grana para compra-lo e e ja estou fazendo minhas pesquisas 9custo e beneficios).
E creio em Deus que vou conseguir comprar um.

Parabéns pelo excelente trabalho de todos que fazem este trabalho acontecer.

Fiquem com Deus!

Lucia

0 user(s) are reading this topic

0 members, 0 guests, 0 anonymous users