Jump to content

Photo

Configurações de PC/Notebook para gravar, editar e etc.

• Please log in to reply
7 replies to this topic

#1 CMC Sax

CMC Sax

Membro Efetivo do Explicasax

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1.725 posts

Posted 08 junho 2009 - 02:29

Olá, pessoal...

Tendo em vista a dificuldade de encontrar, de uma forma única, discussões,a judas e orientações a respeito de tal tema, no imenso oceano deste fórum, peço encarecidamente que neste tópico sejam colocadas as questões iniciais de quem adentrar no fórum e desejar participar das aulas com o Ivan Meyer.
Bom, estou tentando adquirir um computador que tenha uma configuração "bondosa" para gravar e mostras às outras pesoas meus estudos, com boa qualidade(se possível com excelente qualidade), mas com custo mínimo.

Sei que devem existir preços para tudo, mas qual seria uma configuração completa(HD, memória RAM, cache, placa de som, softwares adicionais e etc.) que não seja tão custosa e que tenha bons resultados, quase profissionais?

É melhor ter um PC ou um Notebook?

Obrigado...
“Tupã rerobia re tebo// Teco puero neobopa// Ageirira yniye rebo// Sancta Maria
cupé// O mi by porangueté// Tomoye recoab orebo//"

#2 JacoSampaio

JacoSampaio

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 4.981 posts

Posted 08 junho 2009 - 06:42

Olá Clóvis,

Para configurações equivalentes, um Notebook custará bem mais que um Desktop (os dois são PC que é a sigla de Personal Computer).

Portanto, só vale a pena compra um Notebook se você precisar de mobilidade, caso contrario é melhor investir num Desktop mesmo, pois com a mesmo grana você consegue montar um a configuração bem mais poderosa.

Para apoio ao estudo da música, nem precisa ser uma máquina muito poderosa , o que precisa é bastante espaço em disco e uma conexão boa com a internet.

Um Core 2 duo com 2GB de ram, 2MB de cache, 250 de HD uma boa placa de Video e um gravador de DVD já dá pro gasto. Com um R$ 1500,00 a R$ 2000,00 você monta uma excelente configuração.

Abração,

Jacó Sampaio

"Viver é difícil, desistir é fácil, mas é para os covardes."(Jacó Sampaio)
Soprano: Eagle 0307 / Ivan Meyer 7* Latão 2,10mm / Fibracell Premier 1,5
Alto: Yamaha YAS-23/ Meyer 7M USA, BN-7 / Fiberreed Natural Classic Soft
Tenor: Yamaha YTS-275/ Otto Link 7* Super Tone Master / Fiberreed Natural Classic Soft

#3 Samuel.Grego

Samuel.Grego

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 2.240 posts
  • Interests:Saxofones, Piano e JAZZ

Posted 08 junho 2009 - 07:39

Só complementando o que o mano Jacó disse, procure instalar uma plaquinha de som nele também nem que seja uma Audigy baratinha porque com a onboard não rola legal, vai dar latência, problema pra mixar etc ...

Eu tenho um Desktop e um Laptop nessa configuração que o Jacó passou mas tenho placas de som para gravar e placa de video 3D para jogar e roda tudo belezinha.

Até mais,
The axe, the bottle and the rope.

#4 CMC Sax

CMC Sax

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1.725 posts

Posted 08 junho 2009 - 07:55

QUOTE(Samuel.Grego @ 08/06/2009 - 19:39) <{POST_SNAPBACK}>
Só complementando o que o mano Jacó disse, procure instalar uma plaquinha de som nele também nem que seja uma Audigy baratinha porque com a onboard não rola legal, vai dar latência, problema pra mixar etc ...

Eu tenho um Desktop e um Laptop nessa configuração que o Jacó passou mas tenho placas de som para gravar e placa de video 3D para jogar e roda tudo belezinha.

Até mais,

Beleza, Samuel Greco e Jacó... Obrigadão.

Bom, então, passo 1: um PC, com as configurações acimas, legal.
Passo 2: microfones, qual seria o ideal, com uma qualidade do tipo semiprofissional?
Passo 4: aparatos externos ao PC(mesa de som, minidisc, um reprodutor de MP3...)? O que seria um "ideal" sem ser muito custoso?
Passo 4: Software: creio que há o Audacity, o Sound Forge e...? Qual seria o mais adequado?
Passo 5: como seria a conexão de todos os componentes, ligar quê a o quê?(no caso de gravar um solo de sax, junto com um playback-sei que já existe um post sobre isso-, mas gostaria de saber as conexões, com as faço e quais seriam necessárias? Do tipo uma conexão da mesa, com que ela estaria conectada? Do microfone para o PC, qual seria a melhor conexão?
Passo 6:(?)

Desculpas pelas trocentas perguntas, mas é que gostaria de pôr num só comentário quase tudo-ou tudo!- sobre a gravação de nossos trabalhos...

Grande abraço...

#5 Nita

Nita

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 4.177 posts
  • Interests:Aprender / Ensinar / Participar

Posted 08 junho 2009 - 09:22

Oi CmcSax, um bom microfone seria o Shure SM 57 ou 58 porém um pouco caro, cerca de 300 a 450,00, mas inicialmente poderá ser um SM 58 da Leson que
não fica nada a dver para os Shure.(eu tenho o SM 58 da Leson e Shure) inclusive cheguei até a anunciar o Leson. Um Leson vc. poderá encontrar por um preço
bem camarada(abaixo de 120,00).
Inicialmente vc poderá utilizar o microfone diretamente no micro(com um plug próprio para as dimensões da entrada do microfone no PC). Mas experimente primeiro com o próprio microfone do micro mesmo, ok? Tem muitos colegas que o utilizam.
Se quizer melhorar a qualidade das gravações do sax, utilize um mixer para poder acoplar o microfone. Poderá ser um da Behringer modelos 502, 802, 1002
que variam de 130 a 250,00 (veja no ML). Um mixer facilita muito o controle de volume do sax para gravação, assim como vc. poderá ligar o playback e
também o microfone juntos e gravá-los simultâneamente, direto no PC.

Eu costumo gravar sòmente o sax num minidisc ouvindo num aparelhinho MP3. Transfiro para o PC, dou uma "chucrutada" no som do sax no Sound Forge 9,
salvo como .WAV prá não perder qualidade(creio que se salvar em .MP3 perderá um pouco a qualidade) e mixo com o Audacity ou o próprio Sound Forge, lógi-
camente ajustando o volumes dos dois(playback e sax) para um "casamento" perfeito.
Só depois de pronto é que salvo como .MP3(quanto mais abre um .mp3 e salva novamente como .mp3 a qualidade do som vai ficando mais grave e perdendo o
"brilho" da música).
Há um tópico que o mestre Ivan postou ensinando como gravar, é só pesquisar.

Eu já faço uma "baita" ginástica prá gravar:
1 - Coloco o microfone no videoke VMP3700.
2 - Pego o sinal de saida do videoke e coloco no mixer.
3 - Coloco o som o playback também no mixer(no meu caso um aparelho de mp3, rss!!!!).
4 - Ouço o som do sax e do playback atraves de um fone de ouvido colocado no mixer, assim consigo ouvir o playback e o sax.
5 - Gravo a execução. Neste caso só o som do sax ficará gravado no minidisc.
Pronto!!! É só transferir o som do sax(do minidisc) para o PC.
Ajusto os volumes, coloco um pouco de reverber no som do sax e mixo no Sound Forge ou Audacity.

Seria até bom que os "entendidos" postassem a sua maneira de gravar, pois assim todos poderiam aprender(inclusive eu!!!). Gravação em estúdio não vale!!!!!
Tem que ser "solução caseira", rsss!!!!

Sax Yamaha Tenor Yts-25

Boquilha Otto Link NY 8*
Palheta Fibracel Premier 2

Clarinete Conn
Behringer X1204 USB
Mixer Nashiville NX1900
MD de mesa MDS-S38
MD portátil MZ-R30
Microfone Shure SM58

MSN: n.itamoto@hotmail.com

#6 Eliabe Claudiano

Eliabe Claudiano

Usuário Destaque

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 602 posts

Posted 08 junho 2009 - 09:48

E ai mano Nitamoto,fiquei curioso quando vc disse sobre mixar com o sound forge,ou seja quando vc disse mixar vc quiz dizer juntar o playback com o som do sax?e ajustar o som dos dois?se sim como vc consegue fazer isso no sound forge?pq ate entao eu so consigo colocar efeitos usando o sound forge.nao consigo juntar playback e som de sax no sound forge.se nao for muito pedir da explicadinha para nos aprender ai.vlws

Abs
Eliabe Clautom
"DEUS É BOM!!!!!"

Saxofones:

Soprano MICHAEL WSSM 46 Escovado

Boquilhas:

MICHAEL Original S/N [Soprano]

Esprit Bari 6 [Soprano]

Boquilhas DL D7 [Soprano]

Palhetas:

VANDOREN JAVA RED 2 / [Soprano]

Teclados:
YAMAHA PSR E423

Equipamentos de Audio:
Interface FAST TRACK USB M-AUDIO
Microfone LESON SM 58
Microfone SHURE SM 57
Headphone KOSS

Softwares de Audio:
SONAR PE 8.0
SOUND FORGE 9.0
PRO TOOLS M-Powered 8.0

Facebook Youtube My Space

QUER APRENDER A IMPROVISAR ? ENTÃO ESTUDE ISSO : http://www2.ivanmeye...showtopic=27294

#7 CMC Sax

CMC Sax

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1.725 posts

Posted 09 junho 2009 - 09:22

QUOTE(nitamoto @ 08/06/2009 - 21:22) <{POST_SNAPBACK}>
Oi CmcSax, um bom microfone seria o Shure SM 57 ou 58 porém um pouco caro, cerca de 300 a 450,00, mas inicialmente poderá ser um SM 58 da Leson que
não fica nada a dver para os Shure.(eu tenho o SM 58 da Leson e Shure) inclusive cheguei até a anunciar o Leson. Um Leson vc. poderá encontrar por um preço
bem camarada(abaixo de 120,00).
Inicialmente vc poderá utilizar o microfone diretamente no micro(com um plug próprio para as dimensões da entrada do microfone no PC). Mas experimente primeiro com o próprio microfone do micro mesmo, ok? Tem muitos colegas que o utilizam.
Se quizer melhorar a qualidade das gravações do sax, utilize um mixer para poder acoplar o microfone. Poderá ser um da Behringer modelos 502, 802, 1002
que variam de 130 a 250,00 (veja no ML). Um mixer facilita muito o controle de volume do sax para gravação, assim como vc. poderá ligar o playback e
também o microfone juntos e gravá-los simultâneamente, direto no PC.

Eu costumo gravar sòmente o sax num minidisc ouvindo num aparelhinho MP3. Transfiro para o PC, dou uma "chucrutada" no som do sax no Sound Forge 9,
salvo como .WAV prá não perder qualidade(creio que se salvar em .MP3 perderá um pouco a qualidade) e mixo com o Audacity ou o próprio Sound Forge, lógi-
camente ajustando o volumes dos dois(playback e sax) para um "casamento" perfeito.
Só depois de pronto é que salvo como .MP3(quanto mais abre um .mp3 e salva novamente como .mp3 a qualidade do som vai ficando mais grave e perdendo o
"brilho" da música).
Há um tópico que o mestre Ivan postou ensinando como gravar, é só pesquisar.

Eu já faço uma "baita" ginástica prá gravar:
1 - Coloco o microfone no videoke VMP3700.
2 - Pego o sinal de saida do videoke e coloco no mixer.
3 - Coloco o som o playback também no mixer(no meu caso um aparelho de mp3, rss!!!!).
4 - Ouço o som do sax e do playback atraves de um fone de ouvido colocado no mixer, assim consigo ouvir o playback e o sax.
5 - Gravo a execução. Neste caso só o som do sax ficará gravado no minidisc.
Pronto!!! É só transferir o som do sax(do minidisc) para o PC.
Ajusto os volumes, coloco um pouco de reverber no som do sax e mixo no Sound Forge ou Audacity.

Seria até bom que os "entendidos" postassem a sua maneira de gravar, pois assim todos poderiam aprender(inclusive eu!!!). Gravação em estúdio não vale!!!!!
Tem que ser "solução caseira", rsss!!!!

Oi, Nitamoto...

Bela aula, obrigado... Entendi tudo...

Alguem teria por acaso uma outra proposta de gravação?

Obrigado, mais uma vez...

Abraços.

#8 Nita

Nita

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 4.177 posts
  • Interests:Aprender / Ensinar / Participar

Posted 09 junho 2009 - 10:05

QUOTE(Eliabe Clautom @ 08/06/2009 - 22:48) <{POST_SNAPBACK}>
E ai mano Nitamoto,fiquei curioso quando vc disse sobre mixar com o sound forge,ou seja quando vc disse mixar vc quiz dizer juntar o playback com o som do sax?e ajustar o som dos dois?se sim como vc consegue fazer isso no sound forge?pq ate entao eu so consigo colocar efeitos usando o sound forge.nao consigo juntar playback e som de sax no sound forge.se nao for muito pedir da explicadinha para nos aprender ai.vlws

Abs
Eliabe Clautom

Oi Eliabe, como troquei de versão para 9, neste Sound Forge não sei como fazer ainda, rsss!! Fico lhe devendo esta!

Sax Yamaha Tenor Yts-25

Boquilha Otto Link NY 8*
Palheta Fibracel Premier 2

Clarinete Conn
Behringer X1204 USB
Mixer Nashiville NX1900
MD de mesa MDS-S38
MD portátil MZ-R30
Microfone Shure SM58

MSN: n.itamoto@hotmail.com

0 user(s) are reading this topic

0 members, 0 guests, 0 anonymous users