Jump to content

Photo

QUANDO QUALQUER PALHETA FICA LEVE PRA VOCÊ ?

PALHETA LEVE

• Please log in to reply
1 reply to this topic

#1 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.583 posts
  • Interests:Música e natureza

Posted 04 maio 2022 - 08:22

QUALQUER PALHETA PARA SAX FICA LEVE PRA VOCÊ ?
Isso acontece se você aperta a palheta com a boca , ai tanto faz ser de I,5 a 4 vai ficar sempre leve , elo menos é isso que você vai achar . Eu mesmo posso fazer qualquer palheta na minha boquilha ficar super leve bastando para isso APERTAR A BOCA mais do que necessário. Muitos não entendem que é preciso tocar com mais pressão no diafragma, soprando mas sem apertar a boca , mas não fazem isso e apertam a boca mais do que o necessário. É como querer escrever com uma caneta apertando a ceneta na mão achando que assim a tinta sai mais fácil rsss Não é apertando a mão, isso só vai te cansar e deixar com a letra feira pois a tinta sairá igual. Na boquilha é a mesma coisa ! Não precisa apeertar a boca para sair o som, isso só vai estrangular o seu som ee te obrigar a usar cada vez mais palheta de numeração maior e por incrível, o som fica cada vez pior ....Pois tira a vibração natural da palheta por estar sofrendo preessão com os lábios inferiores . ( No Oboe é a mesma coisa , a pressão não esta na boca e sim no diafragma ) É claro que em uma boquilha muito fechada como uma Yamaha 45 ou 5c ou 6c o que seeja ...inclusive a yamaha 7 , são boquilhas fechadinhas e ficará ainda mais leve do que o normal mesmo que vc use nestas aberturas 4,5,6 palhetas mais duras pois melhora um pouquinho os agudos e piora cada vez mais os graves ....Vejo muita gente achando palheta 2,5 e 3 leves..super leves ..Ai vc olha a boquilha que o cara esta usando e são boquilhas super fechadas , por exemplo Boquilha de alto com menos de 1,98mm , outras com menos de 2,00mm e a de tenor com menos de 2,60mm Ai o cara fica achando palheta 2,5 super leve. Neste caso tem é que aumentar a palheta ? NÃO , ISSO NÃO É O REECOMENDADO E SIM UMA BOQUILHA MAIS ABERTA. No caso do alto uma boquilha entre 2,20mm a 2,30mm é possível tocar tudo e com muita facilidade em todas as regiões, usando palhetas de 2 a 3 . No caso do tenor uma boquilha com abertura entre 2,70 a 2,80mm vc pode usar palheta 2 a 2,5 e vai sair tudo em todas as direções e sem sofrimento. Vejo muita gente perdida . Esta com uma boquilha 7 mas não sabe que a 7 que esta usando no alto tem menos de 2,10 mm e fica sofrendo ...Vai sempre para o lado errado que é comprar uma palheta mais dura e vai se lascar ainda mais . A Palheeta mais dura vai te obrigar a soprar mais forte para vibrar a palheta e ao fazer isso nos graves , simplesmente irão oitavar pois a veelocidade do ar irá fazer a divisão da frequência e por isso alguns sentem que ao tocar o grave no sax o som parece um caminhão querendo peegar rssss Fica fazendo um vromm vromm, vrom....uma treepidação no sol qu é uma ondulação ~~~~~~~~~esta onda é a divisão da fundamental ou seja da nota grave em oitava . Ai o cara não conseguee tocar os graves ee fica achando que é VAZAMENTO na sapatilha dos graves . Ele leva o sax para fazer uma reevisão e acabam convencendo o mesmo a sapatilhar todo o instrumento . O Cara super feliz vai buscar o sax depois de semanas sem tocar e ao tocar no sax agora com sapatilhas novas, descobre que o danado do vazamento continua rsss Siga o conselho de quem tem experiência. Fale com seu Professor sobre isso ok MUITOS EESTÃO SOFRENDO COM BOQUILHAS SUPER FECHADAS OU SEJA : Soprano com menos de 1,50mm Sax alto com menos de 2,10mm e Sax tenor com menos de 2,50mm . VOU DAR MINHA OPNIÃO E É BOM QUE LEMBRE DISSO DEPOIS QUE PASSAREM ANOS E ANOS E VC SEM CONSEGUIR DOMINAR OS GRAVES OU AGUDOS . Na minha opnião para se tocar bem o sax soprano e sem sofrimento, vc pode usar palheta 1,5 ou 2 desde que a abertura da boquilha esteja entre 1,75 a 1,85mm , No sax ALTO eu indico para que possa usar palhetas entre 2 a 3 que a abertura dela tenha entre 2,20mm a 2,30mm ( sim pode usar mais aberta que isso, eu mesmo uso no alto a abertura de 3.00mm e palheta 3 ) mas no soprano eu uso palheta 1,5 ou 2 em boquilha com abertura de 1,85mm a 1,95mm . Vamos para o SAX TENOR , na minha opnião uma abertura de 2,70mm a 2,80mm vc pode usar palhetas de 2 a 2,5 e vai sair tudo ! ( Eu como já toco Sax há mais de 45 anos , uso no tenor uma abertura de 3,20mm e nela palheta 2 ou 2,5 no máximo ) Mas tenho salvo muitos saxofonistas que falam comigo sobre aberturas de Boquilhas e palhetas, afinal eu fabrico Boquilhas há mais de 20 anos e atualmente também palhetas e falo diariamente com muitos sobre isso ABERTURA x PALHETA . Muitos que não conseguiam dominar seu instrumento em determinadas regiões sejam elas agudas , graves , super agudas etc....Resolveram isso simplesmente mudando a FORMULA para boquilha mais aberta e palheta mais leve . Agora se vc usa boquilha fechadinha e palheta pesadona e esta feliz com o que faz no sax , MARAVILHA . Continue assim ! Mas se vc sente que esta cada vez ficando pior pois melhora uma coisa e piora outra , então pense no que escreví aqui, pois vc pode estar com uma boquilha super fechada , usando cada vez mais palhetas mais duras e cada vez ficando e pior ok Um grande abraço e espero ter ajudado. Qualquer dúvida e caso esteja a minha altura para responder, conte sempre comigo ok Abrasuss pro6 Prof.Ivan Meyer

#2 Fróes

Fróes

Delegado do Explicasax

• Administradores
  • 7.860 posts
  • Interests:Sax e Música

Posted 05 maio 2022 - 12:31

Uau, Mestre!

Excelente artigo!!!

É, de fato, o não conhecimento dessa relação é, de fato, um doss principais causadores das famosas "enfermides saxofonísticas" conhecidas como "boquilhite" e "palhetite", KKK... OP sujeito sai "caçando" tudo que encontra pela frente , para ver se o timbre melhora e/ou a emissão dos graves e agudos fica "mais fácil", quando, na verdade, "a jiripoca está piando em outro lugar", KKK...

Muito Bom!!! Um Abração!!! 

http://www2.ivanmeyer.com.br/forum/index.php?app=core&module=attach§ion=attach&attach_rel_module=post&attach_id=57248

1 user(s) are reading this topic

0 members, 1 guests, 0 anonymous users