esse tópico é um ótimo ensino pra embocadura

eu ficava assistindo esse video do Gerald Albright (nos tempo de 2:30) e fica me perguntando como ele ia do grave ao agudissimo sem dançar com a embocadura, só fui entender com essa video aula do Ivan

Júlio, eu não toco saxofone erudito, mas quando aprendi, aprendi com essas técnicas. Os saxofonistas eruditos precisam de controle total no quesito afinação, as execuções necessitam de muita precisão, e na minha opinião, realmente, movimentos maxilares atrapalham e são desnecessários nesse caso. É perfeitamente possivel sair de um Bb grave até uma extensão de 3 oitavas com movimento mínimo de maxilar. Fala-se muito em "trato oral" referindo à posição correta para a execução de cada nota. Tem peças escritas, complicadíssimas, com notas super graves e super agudas, escritas sucessivamente, agora vc imagina ficar "mastigando boquilha", vc não vai conseguir fazer. Eu acho meio arriscado falar q esse ou aquele saxofonista utiliza essa ou esta escola. Acho q utilizam técnicas necessárias, à medida que precisam executar certas coisas. De qualquer formam analise vídeos em que notas graves e agudas são repetidas, vc vai perceber movimento mínimo de maxilar. Abraço...Leo