Jump to content

Photo

Vou te ensinar como estudar somente com a BOQUILHA !

• Please log in to reply
112 replies to this topic

#21 Jean Marcel

Jean Marcel

Usuário Destaque

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 747 posts
  • Interests:Aprender tudo sobre música e sax, fazer novas amizades

Posted 29 agosto 2009 - 11:48

Fico sem palavras com sua generosidade!
Tá certo então, quando eu for enviar, eu te mando uma e-mail

abraço

"Te adoro não pelo que me dá, mas pelo que tú és Senhor!" Jean Marcel

#22 lsoprano

lsoprano

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 47 posts

Posted 31 agosto 2009 - 09:10

E ai galera!!

Prof Ivan gostaria de saber se é normal no inicio do estudo só com a boquilha e som sair meio "esfarrapado" (entendeu?),

A minha boquilha é de IM de soprano nº07 e palheta é fibracel 1 1/2 lixada.

Este setup de boquilha é bom para se tocar musica erudita?? Pergunto por causa do som parecer esfarrapar também !!

Até mais!!

--------------------
lsoprano

Sax soprano Michael 46 by custom ivan meyer
boquilha Ivan meyer n° 7 (D+)
Palheta fibracel premium n° 1,5 lixada

#23 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.560 posts
  • Interests:Música e natureza

Posted 31 agosto 2009 - 10:48

Precisa tomar cuidado ou melhor experimentar a POSIÇÃO DA BOQUILHA NA BOCA pois precisa ficar feito cigarro de bebado na boca rsss Segure a boquilha na posição apontando para baixo, ou seja NAO PODE FICAR RETA ok
Abrs
Ivan Meyer

#24 lsoprano

lsoprano

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 47 posts

Posted 31 agosto 2009 - 11:17

Este setup de boquilha é bom para se tocar musica erudita??

Pergunto por causa do som parecer esfarrapar também !!

abrs
--------------------
lsoprano

#25 Hugo Di Moura

Hugo Di Moura

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 10 posts

Posted 01 setembro 2009 - 03:11

Prof. Ivan,

Sei que o Sr. está muito ocupado e por isso quase não está postando vídeo-aulas.
Mas gostaria de pedir (SE POSSÍVEL) uma vídeo-aula sobre esse tópico "Estudando somente com a BOQUILHA"
mostrando alguns exercícios fundamentais para tal estudo.
Creio que todos nós queremos estudar da maneira correta e um vídeo irá auxiliar e muito nesse processo.
Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda!!!

Abs...

#26 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.560 posts

Posted 01 setembro 2009 - 03:24

Certo, esta prometido, Vou fazer uma vídeo aula com o titúlo ESTUDANDO SÓ COM BOQUILHA .
Pois realmente faz uma grande diferença na técnica , dominando isso ,domina tudo !

mas enquanto isso que tal participarem da :

CHEGOU A HORA DA VERDADE..... com Ivan Meyer
Meus amigos escolha o tom do seu instrumento ( Eb , Bb ou C ) e venha participar da Maratona de escalas e arpejos, um jogo divertido onde todos aprendem as Escalas de uma forma divertida e descontraida e de graça smile.gif
Leia as regras e participe. Tudo esta no link abaixo, Pdf e Mp3 usados, vai fazer muitos maigos e todos empenhados em aprender e compartilhar o que sabem sobre o assunto para que todos possam tocar melhor e melhor a cada dia .
Contamos com a sua participação ok
http://www2.ivanmeye...h...c=27295&hl=
Abrs e bons estudos !
Prof.Ivan Meyer
Formando músicos para um mundo melhor !

#27 FelipeCaetano

FelipeCaetano

Usuário Destaque

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 602 posts
  • Interests:Eletronica, Sax Alto, Blues, Jazz, Frevo, automóveis, computadores, Java

Posted 02 setembro 2009 - 08:08

Professor,

Faz uns 3 dias que to tentando como parte dos meus "exercícios diários de afinação" tocar somente com a boquilha como proposto pelo senhor. Até agora consigo afinadas e conferidas com afinador eletronico as notas G5 quando tento fazer uma nota grave, A5 quando tendo fazer nota média (essas duas graças ao meeeennngooooo) e o B5 quando tento fazer a nota aguda. Minha duvida é:

Essas notas deviam ser de oitavas diferentes tipo A4, A5, A6??
Felipe Caetano da Silva Melo

Saxofones:
Sax Alto Dolphin B: Ton Krisley A7 P: Rico Royal USA #2 B: Vandoren A45 Jumbo Java P: Vandoren Java #2,5/Fibracell Premier #2

Sax Tenor Jupiter 587 B: Ever-Ton Extreme Silver 7 P: Vandoren Java 1/2 B: Dukoff Miami D8 (Alterada by Ivan Meyer) P: Vandoren Java #1,5

Flautas:
YFS-100 SII
YRS-24B

"O FREVO ESTÁ PARA O CAPIBARIBE ASSIM COMO O JAZZ ESTÁ PARA O MISSISSIPI." Zé da Flauta

#28 lsoprano

lsoprano

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 47 posts

Posted 18 setembro 2009 - 06:04

Prof Ivan,

Gostaria de saber se quando fazemos as escalas só som a boquilha é necessário ou correto fazer uma pequena pressão com o maxilar para poder sair as notas mais agudas, pois eu só consigo desta forma.

Seria correto assim?

Abraços..
--------------------
lsoprano

#29 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.560 posts

Posted 19 setembro 2009 - 02:05

Sim smile.gif Isso é correto ,é justamente isso que estudamos O CONTROLE !
Continue estudando e vai sentir os resultados no DIA a DIA OK
Abrs
Ivan Meyer

#30 João Santos

João Santos

Membro Efetivo do Explicasax

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1.469 posts

Posted 21 setembro 2009 - 08:56

QUOTE(Prof.Ivan Meyer @ 21/08/2009 - 14:14) <{POST_SNAPBACK}>
AO MEU VER TODO SAXOFONISTA DEVERIA ESTUDAR E TOCAR SÓ COM A BOQUILHA ,PARA QUE POSSA ENTENDER O QUE ACONTECE NA BOCA DO CABOCLO, E DEPOIS COM ESTE CONTROLE ELE PASSA A ADMINISTRAR MUITO MELHOR O SAX EM QUALQUER REGIÃO, INCLUSIVE NOS SUPER AGÚDOS NEM É NECESSÁRIO UMA POSIÇÃO ESPECIFICA PARA UMA NOTA POIS ELAS PODEM SER FEITAS COM A BOCA E EM QUALQUER POSIÇÃO.

Eu acho que a primeira coisa que devemos estudar com o sax depende do nível que se encontra este saxofonista ,pois os estudos são diferentes ok Mas isso que vou ensinar faz uma diferença enorme na técnica e sonoridade de qualquer saxofonista .

Como primeira coisa , eu peço para estudarem SÓ A BOQUILHA pois isso podemos fazer sempre e em qualquer lugar ,mesmo quando não podemos levar o sax ,podemos levar a boquilha .
Eu perdí a conta de quantas vezes eu sai de São Paulo de madrugada e vim dirigindo pela Fernão Dias de madrugada nos anos de 1994 até 2004 onde eu estudava somente a embocadura com a boquilha de sax e a palheta de oboe .
Isso me ajudou a ter o controle que hoje tenho na afinação no oboe e em todos os saxofones .

ESTUDAR SOMENTE COM A BOQUILHA .

Eu falo isso mais ninguém me escuta:( ai o tempo vai passando e o cara continua tocando desafinado ou com aquele som choxo...

Trompetistas e flautistas estudam só com o BOCAL ,saxofonistas deveriuam estudar, mas quase não existe ninguém ensinando sobre isso e se torma algo do tipo NUNCA OUVI FALAR ISSO....

Vou ensinar mais uma vez e quem estudar vai se dar bem smile.gif

Primeiro deve tocar as ESCALAS de tras pra frente com a boquilha.

Pegue uma nota aguda com a boquilha e então faça uma escala maior descendente .

Se não conseguir fazer,então é preciso fixar 03 notas com a boquilha sendo :

- Região agúda

-Região média

-Região Grave

Fazer notas longas com essas 03 afinações.( Não importa a nota ,desde que coniga manter as notas em 03 afinações diferentes com a boquilha ou seja 03 regiões )

É preciso entender que o sistema de afinação dessas notas estão baseadas no mesmo princípio do ASSOVIO, pois iremos treinar A MODULAÇÃO DA CAMARA INTERNA , ASSIM COMO A FIXAÇÃO DA CAMARA INTERNA EM DETERMINADA AFINAÇÃO E ISSO TERA GRANDE INFLUENCIA NO TIMBRE DO INSTRUMENTO ASSIM COMO NA AFINAÇÃO DO INSTRUMENTO.

Quando assoviamos uma nota grave,repare como você deixa o espaço interno da sua boca bem maior do que ao assoviar no agúdo onde a camara interna da boca vai diminuir.

Este é o princípio = MODULAR A CAMARA INTERNA DA BOCA fazendo com que as notas saiam Graves ou agudas.

Depois que consegue tocar as 03 regiões com a boquilha,você deve fazer o intervalo de quinta justa somente com a boquilha partindo de uma nota grave da boquilha indo para uma nota agúda.

Segundo passo : Tocar a nota grave e fazer o intervalo de quinta com a boquilha tipo : Do...sol

Depois vai fazer o movimento DESCENDENTE tocando do AGÚDO para o GRAVE Ttipo SOL, fa,mi,re,DO.

Ao fazer isso preste atenção na MODULAÇÃO DA CAMARA INTERNA DA EMBOCADURA pois a medida que a nota vai ficanmdo grave ou seja ,passa de SOL para FA você deve AUMENTAR o espaço interno da boca .Basta fazer uma vez assovinado e vai entender o processo todo.

Terceiro passo : Depois que conseguir tocar o intervalo de quinta justa só com a boquilha e fazer movimentos por graus conjuntos entre Do...SOL....DO . vem o quarto passo !

Quarto passo :
Uma vez dominado com a boquilha a afinação do intervalo de quinta justa partimos para o intervalo de oitava partindo de uma nota grave da boquilha .

Tocamos Tonica ...quinta....oitava e treinamos estes 03 movimentos de ALTERAÇÃO DA CAMARA INTERNA DA EMBOCADURA .

Quinto passo: Agora pegamos a nota aguda na boquilha e fazemos uma escala descendente ,diatônica por graus conjuntos até chegar na QUINTA (uma quarta abaixo da oitava )Então você treina fazer TSTT (Por Exemplo Do,si,La,SOL ) DESMANCHA A EMBOCADURA E PEGA A NOTA MÉDIA (SOL ) E VAI SUBIR POR GRAUS CONJUNTOS ATÉ A NOTA DO. (SOL,LA,SI,DO ) TTST

Ficando : TTST respira e TTST = POR EXEMPLO : SOL,LA,SI,DO respira e desmancha a embocadura e faz o movimento descendente TSTT ( DO,SI,LA,SOL )

Sexto passo : Agora treine tocar as 03 notas GRAVES- MÉDIO –AGUDO afinando estes intervalos em uma quinta justa e uma quarta Ex: DO...SOL....DO

Treine desmanchar cada embocadura após cada nota :

DO...desmancha embocadura SOL....desmancha a embocadura DO(OITAVA ) desmancha a embocadura ( Desmanchar a embocadura é tirar a boquilha da boca )

Então você já vai conseguir tocar uma escala maior só na boquilha !

Uma vez isso dominado, deve partir para fazer Outras escalas só com a boquilha como :
Escala de blues, escala menor harmonica, escala de tons inteiros, escala bebop, escala diminuta , escala pentatonica ( todas partindo sempre da mesma nota grave da boquilha ok )

Também estudar os arpejos com 4 ou 5 notas onde deve fazer arpejos da famila dos maiores, menores, dominantes e diminutos.

Estudando isso somente com a boquilha você consegue um grande domínio de embocadura e isso é percebido no seu som que sempre vai ficar afinado, não importa a situação ,pois você até mesmo em um sax desafinado consegue fazer ele ficar afinado ao tocar .

Se possível assita todas as partes deste workshop que tem 08 partes ok Vou colocar a parte onde falo do ESTUDO SÓ COM BOQUILHA e vai ajuda-los a entender melhor ok

ASSISTA O VÍDEO ABAIXO !

Abrs
Ivan Meyer

tudo bom professor,

Estive a ler sobre a materia e parece-me um excelente exercico para treinar a afinação e nao só...

Tenho uma boquilha Claude Lakey 7*3... que palheta me aconselha para tocar no meu sax alto e para praticar o exercicio só com a boquilha?

Aquele abraço

Sax Alto SELMER REFERENCE 54 Lacquer "Antiqued"
Boquilha Lebayle LR Chamber mea7* (Ebonite)
Palheta Rico Jazz Select 3s
Abraçadeira BG L12 RS

--------------------------------------------------------

Sax Tenor Yamaha yts 275
Boquilha Lebayle Jazz Tenor Hard Rubber 8

Facebook - <a href="http://www.facebook....00000604989451" target="_blank">http://www.facebook....00604989451</a>

Visite a minha página: <a href="http://www.youtube.c...om/user/jousax" target="_blank">http://www.youtube.c...user/jousax</a>

#31 Aerith

Aerith

Usuário Muito Participativo

• Membros
  • PipPipPip
  • 425 posts
  • Interests:Aprender cada vez mais para ser um Músico e Adorador!

Posted 21 setembro 2009 - 09:38

Prof.

Eu tenho um Barrington LA Sax Soprano e uso uma boquilha Dukoff D8 com uma palheta 2, estou iniciando no sax e estou com dificuldade na emissão de som...já que minhas boquilhas são as mais curtas, quando faço os exercícios sai um som muuuuito estridente, de doer os ouvidos, existe algum setup que vc me recomende para eu treinar com maior facilidade?! ou eu posso continuar treinando com esse meu?! Ah! eu sou a favor das vídeo aulas!

Abraços

Soprano Barrington
Ton Krisley A7
Palheta Frederick L. Hemke 2 1/2

Alto Condor - CSA-41
Yamaha 4C
Palheta Rico Royal 2

#32 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.560 posts

Posted 21 setembro 2009 - 10:15

Oi João smile.gif
Com a Claude lakey pode usar a vandorem java 2 ou a fibracel premier 1,5 assim vai ficar na mesma pressão ok
A Claude lake funciona super bem com essas 02 palhetas smile.gif
Abrs
Ivan Meyer

#33 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.560 posts

Posted 21 setembro 2009 - 10:20

QUOTE(Aerith @ 21/09/2009 - 21:38) <{POST_SNAPBACK}>
Prof.

Eu tenho um Barrington LA Sax Soprano e uso uma boquilha Dukoff D8 com uma palheta 2, estou iniciando no sax e estou com dificuldade na emissão de som...já que minhas boquilhas são as mais curtas, quando faço os exercícios sai um som muuuuito estridente, de doer os ouvidos, existe algum setup que vc me recomende para eu treinar com maior facilidade?! ou eu posso continuar treinando com esse meu?! Ah! eu sou a favor das vídeo aulas!

Abraços

Meu amigo, essa Dukoff D8 é difícil de domar rsss Se você esta iniciando no sax NÃO DEVERIA ESTAR USANDO UMA DUKOFF D8 pois é aberta para um iniciante e de difícil controle com umapalheta 2 ainda mais se for VANDOREM TRADICIONAL ou PLASTICOVER .

Acho que a boquilha de massa não é um problema no sax soprano smile.gif Experimente usar uma BOQUILHA RICO ROYAL número 5 e palheta 2 ai sim fica legal smile.gif Deixe a sua Dukoff guardada para usar daquí uns 02 anos ok Use agora uma boquilha de massa no lugar dessa Dukoff se esta tendo muita dificuldades com ela e também iniciando no sax ok
Abrs
Ivan Meyer

#34 Aerith

Aerith

• Membros
  • PipPipPip
  • 425 posts

Posted 21 setembro 2009 - 11:13

QUOTE(Prof.Ivan Meyer @ 21/09/2009 - 22:20) <{POST_SNAPBACK}>
Meu amigo, essa Dukoff D8 é difícil de domar rsss Se você esta iniciando no sax NÃO DEVERIA ESTAR USANDO UMA DUKOFF D8 pois é aberta para um iniciante e de difícil controle com umapalheta 2 ainda mais se for VANDOREM TRADICIONAL ou PLASTICOVER .

Acho que a boquilha de massa não é um problema no sax soprano smile.gif Experimente usar uma BOQUILHA RICO ROYAL número 5 e palheta 2 ai sim fica legal smile.gif Deixe a sua Dukoff guardada para usar daquí uns 02 anos ok Use agora uma boquilha de massa no lugar dessa Dukoff se esta tendo muita dificuldades com ela e também iniciando no sax ok
Abrs
Ivan Meyer

Obrigado Prof...na verdade estou com essa Dukoff pois eu ganhei esse sax...e a informação que o meu amigo me deu sobre a boquilha foi apenas de que ela é uma das melhores do mundo...bom...se isso é verdade ou não eu não sei...mas vou providenciar uma boquilha de massa e treinar!

Soprano Barrington
Ton Krisley A7

Alto Condor - CSA-41
Yamaha 4C
Palheta Rico Royal 2

#35 Eliabe Claudiano

Eliabe Claudiano

Usuário Destaque

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 602 posts

Posted 21 setembro 2009 - 11:29

QUOTE(Prof.Ivan Meyer @ 31/08/2009 - 22:48) <{POST_SNAPBACK}>
Precisa tomar cuidado ou melhor experimentar a POSIÇÃO DA BOQUILHA NA BOCA pois precisa ficar feito cigarro de bebado na boca rsss Segure a boquilha na posição apontando para baixo, ou seja NAO PODE FICAR RETA ok
Abrs
Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer aproveitando a resposta que vc passou ao colega do fórum,me fez lembrar de uma dúvida,essa questão da boquilha para baixo se aplica as boquilhas de todas as categorias de Saxofones?(no meu caso o Tenor),e com relaçao quando se estiver treinando com o sax tbm,a posiçao seria essa tbm?ficarei grato se puder me esclarecer.vlws

Abs

Eliabe Clautom
"DEUS É BOM!!!!!"

Saxofones:

Soprano MICHAEL WSSM 46 Escovado

Boquilhas:

MICHAEL Original S/N [Soprano]

Esprit Bari 6 [Soprano]

Boquilhas DL D7 [Soprano]

Palhetas:

VANDOREN JAVA RED 2 / [Soprano]

Teclados:
YAMAHA PSR E423

Equipamentos de Audio:
Interface FAST TRACK USB M-AUDIO
Microfone LESON SM 58
Microfone SHURE SM 57
Headphone KOSS

Softwares de Audio:
SONAR PE 8.0
SOUND FORGE 9.0
PRO TOOLS M-Powered 8.0

Facebook Youtube My Space

QUER APRENDER A IMPROVISAR ? ENTÃO ESTUDE ISSO : http://www2.ivanmeye...showtopic=27294

#36 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.560 posts

Posted 22 setembro 2009 - 08:11

QUOTE(Eliabe Clautom @ 21/09/2009 - 23:29) <{POST_SNAPBACK}>
Prof.Ivan Meyer aproveitando a resposta que vc passou ao colega do fórum,me fez lembrar de uma dúvida,essa questão da boquilha para baixo se aplica as boquilhas de todas as categorias de Saxofones?(no meu caso o Tenor),e com relaçao quando se estiver treinando com o sax tbm,a posiçao seria essa tbm?ficarei grato se puder me esclarecer.vlws

Abs

Eliabe Clautom

Sim é essa mesmo a posição SEMELHANTE A POSIÇÃO DO CLARINETE .

NENHUM CLARINETISTA TOCA COM O CLARINETE RETO NÃO É ?

A COISA É MEIO PROPORCIONAL , QUANTO MAIOR O SAX MENOS INCLINADO VAI FICANDO A BOQUILHA OU SEJA NO SOPRANO É ONDE TEMOS A MIOR INCLINAÇÃO, TANTO QUE QUE O TUDEL CURVO FOI ADOTADO NOS SOPRANOS, POIS MUITOS QUE USAVAM TUDEL RETO TOCAVAM OLHANDO PARA O CHÃO RSSS

O SAX ALTO QUE TEM O TUDEL EM ANGULO RETO TIPO UM T OU SEJA OS ANTIGOS WERIL E OUTROS TINHAM ESTE TIPO DE INCLINAÇÃO NO TUDEL E ISSO FAZIA O SAX OU MELHOR O SAXOFONISTA PERDER CONTROLE NOS AGÚDISSIMOS POIS FORÇAVA UMA IMPOSTAÇÃO CONSTANTE .

A medida que o sax vai ficando maior esta inclinação vai diminuindo , o Sax barítono tem a boquilha reta na boca com muito pouca inclinação .

AGORA ATENÇÃO : QUANDO DISSE PARA DEIXAR A BOQUILHA MAIS INCLINADA NA BOCA É PARA TER MAIOR CONTROLE DA PRESSÁO APLICADA NO LÁBIO INFERIOR EM RELAÇÃO A PALHETA ONDE ELA FUNCIONA COMO UMA ALAVANCA OU SEJA "ME DE UM PONTO DE APOIO E EU MOVEREI O MUNDO " JÁ ESCUTOU ISSO NÃO É ?

Pois se você colocar somente a boquilha na boca , então o TUBO DA BOQUILHA passa a ser "o sax " pense assim ok

Para estudar somente com a boquilha devemos encontrar este PONTO DE APOIO onde a boquilha fica mais inclinada na boca e NUNCA RETA pois é preciso desta ALAVANCA para dominar a técnica do ESPAÇAMENTO INTERNO DA BOCA x AFINAÇÃO.

Repare na INCLINAÇÃO de DAVID SAMBORN ao tocar os super agúdos ,pois ele usa correia bem alta e a boquilha fica INCLINADA na boca dele EXPERIMENTE TOCAR COM A BOQUILHA E O SAX bem reto na sua boca e vai ver que na região agúda vai perder o controle da afinação pelo falta de pressáo no lábio inferior não ficar bem definida ,pois temmos a velocidade do ar + a pressão da embocadura ou seja da mordida e a INCLINAÇÃO DA BOQUILHA NA BOCA faz muita diferença e são diferentes entre os saxofones ok

O TESTE É SIMPLES , BASTA TOCAR SOMENTE COM A BOQUILHA E VAI INCLINANDO E VAI DESCOBRIR QUE EXISTE UM PONTO MÁGICO uma região onde uma pressáo natural da boquilha contra o lábio inferior acontece e assim tudo fica mais fácil POIS ENCONTROU A FAMOSA ALAVANCA QUE PODE MOVER OS MUNDOS DOS GRAVES E AGÚDISSIMOS DE SUAS ORBITAS smile.gif

Abrs
Ivan Meyer

#37 JacoSampaio

JacoSampaio

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 4.981 posts

Posted 22 setembro 2009 - 08:54

Aerith,

A boquilha Dukoff é realmente uma das melhores. O que o Ivan quis dizer foi que iniciar com ele é muito mais difícil e por isso o bom é iniciar com uma boquilha de massa de abertura pequena(Rico B5). Isso vai facilitar o desenvolvimento da embocadura, depois de amadurecida a embocadura, você vai ter mais facilidade para dominar a Dukoff que é realmente muito boa.

Abração,

Jacó Sampaio

"Viver é difícil, desistir é fácil, mas é para os covardes."(Jacó Sampaio)
Soprano: Eagle 0307 / Ivan Meyer 7* Latão 2,10mm / Fibracell Premier 1,5
Alto: Yamaha YAS-23/ Meyer 7M USA, BN-7 / Fiberreed Natural Classic Soft
Tenor: Yamaha YTS-275/ Otto Link 7* Super Tone Master / Fiberreed Natural Classic Soft

#38 Eliabe Claudiano

Eliabe Claudiano

Usuário Destaque

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 602 posts

Posted 22 setembro 2009 - 07:13

QUOTE(Prof.Ivan Meyer @ 22/09/2009 - 08:11) <{POST_SNAPBACK}>

A COISA É MEIO PROPORCIONAL , QUANTO MAIOR O SAX MENOS INCLINADO VAI FICANDO A BOQUILHA OU SEJA NO SOPRANO É ONDE TEMOS A MIOR INCLINAÇÃO, TANTO QUE QUE O TUDEL CURVO FOI ADOTADO NOS SOPRANOS, POIS MUITOS QUE USAVAM TUDEL RETO TOCAVAM OLHANDO PARA O CHÃO RSSS

O SAX ALTO QUE TEM O TUDEL EM ANGULO RETO TIPO UM T OU SEJA OS ANTIGOS WERIL E OUTROS TINHAM ESTE TIPO DE INCLINAÇÃO NO TUDEL E ISSO FAZIA O SAX OU MELHOR O SAXOFONISTA PERDER CONTROLE NOS AGÚDISSIMOS POIS FORÇAVA UMA IMPOSTAÇÃO CONSTANTE .

A medida que o sax vai ficando maior esta inclinação vai diminuindo , o Sax barítono tem a boquilha reta na boca com muito pouca inclinação .

AGORA ATENÇÃO : QUANDO DISSE PARA DEIXAR A BOQUILHA MAIS INCLINADA NA BOCA É PARA TER MAIOR CONTROLE DA PRESSÁO APLICADA NO LÁBIO INFERIOR EM RELAÇÃO A PALHETA ONDE ELA FUNCIONA COMO UMA ALAVANCA OU SEJA "ME DE UM PONTO DE APOIO E EU MOVEREI O MUNDO " JÁ ESCUTOU ISSO NÃO É ?

Pois se você colocar somente a boquilha na boca , então o TUBO DA BOQUILHA passa a ser "o sax " pense assim ok

Para estudar somente com a boquilha devemos encontrar este PONTO DE APOIO onde a boquilha fica mais inclinada na boca e NUNCA RETA pois é preciso desta ALAVANCA para dominar a técnica do ESPAÇAMENTO INTERNO DA BOCA x AFINAÇÃO.

Repare na INCLINAÇÃO de DAVID SAMBORN ao tocar os super agúdos ,pois ele usa correia bem alta e a boquilha fica INCLINADA na boca dele EXPERIMENTE TOCAR COM A BOQUILHA E O SAX bem reto na sua boca e vai ver que na região agúda vai perder o controle da afinação pelo falta de pressáo no lábio inferior não ficar bem definida ,pois temmos a velocidade do ar + a pressão da embocadura ou seja da mordida e a INCLINAÇÃO DA BOQUILHA NA BOCA faz muita diferença e são diferentes entre os saxofones ok

O TESTE É SIMPLES , BASTA TOCAR SOMENTE COM A BOQUILHA E VAI INCLINANDO E VAI DESCOBRIR QUE EXISTE UM PONTO MÁGICO uma região onde uma pressáo natural da boquilha contra o lábio inferior acontece e assim tudo fica mais fácil POIS ENCONTROU A FAMOSA ALAVANCA QUE PODE MOVER OS MUNDOS DOS GRAVES E AGÚDISSIMOS DE SUAS ORBITAS smile.gif

Abrs
Ivan Meyer

Ok.Prof.Ivan Meyer,muito obrigado pela resposta,foi muito esclarecedora,vai me ajudar bastante.vlws

Abs

Eliabe Clautom
"DEUS É BOM!!!!!"

Saxofones:

Soprano MICHAEL WSSM 46 Escovado

Boquilhas:

MICHAEL Original S/N [Soprano]

Esprit Bari 6 [Soprano]

Boquilhas DL D7 [Soprano]

Palhetas:

VANDOREN JAVA RED 2 / [Soprano]

Teclados:
YAMAHA PSR E423

Equipamentos de Audio:
Interface FAST TRACK USB M-AUDIO
Microfone LESON SM 58
Microfone SHURE SM 57
Headphone KOSS

Softwares de Audio:
SONAR PE 8.0
SOUND FORGE 9.0
PRO TOOLS M-Powered 8.0

Facebook Youtube My Space

QUER APRENDER A IMPROVISAR ? ENTÃO ESTUDE ISSO : http://www2.ivanmeye...showtopic=27294

#39 Aerith

Aerith

• Membros
  • PipPipPip
  • 425 posts

Posted 22 setembro 2009 - 08:45

QUOTE(JacoSampaio @ 22/09/2009 - 08:54) <{POST_SNAPBACK}>
Aerith,

A boquilha Dukoff é realmente uma das melhores. O que o Ivan quis dizer foi que iniciar com ele é muito mais difícil e por isso o bom é iniciar com uma boquilha de massa de abertura pequena(Rico B5). Isso vai facilitar o desenvolvimento da embocadura, depois de amadurecida a embocadura, você vai ter mais facilidade para dominar a Dukoff que é realmente muito boa.

Abração,

Obrigado Jaco...vou providenciar uma boquilha de massa para começar os estudos...tenho pressa em aprender mais e mais!

Soprano Barrington
Ton Krisley A7

Alto Condor - CSA-41
Yamaha 4C
Palheta Rico Royal 2

#40 João Santos

João Santos

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 1.469 posts

Posted 23 setembro 2009 - 12:51

QUOTE(Prof.Ivan Meyer @ 22/09/2009 - 08:11) <{POST_SNAPBACK}>

Abrs
Ivan Meyer

Ola professor,

mais uma vez ca estou eu a por as minhas duvidas.... tambem é sinal que tenho estudado senao nao as teria rsrsrsrs

è o seguinte professor,
como sabe tenho uma boquilha claude lakey 7*3.
a minha questao é a seguinte... ela nos agudos torna-se facil de tocar mas nos graves um pouco dificil... a minha bokilha que vinha no sax um kelwerth serie IV era facil de tocar e tirar som mas era uma bokilha banal e tirava um som fraquinho.... nesta tiro um som mais vio muito mais bonito, só que faço muito mais esforço e mudo muitas xs a embocadura para atingir certas notas.... estou a fazer certo ao mudar a embocadura para conseguir as notas, por exemplo tirar o do grave mudo e ao fazer o do agudo mudo senao nao tiro som.... ou a minha embocadura ta mal e tenho de atingir so uma embocadura fixa para conseguir todas as notas?

uma grande abraço

p.s. diga-me o k acha dessa bokilha....
Sax Alto SELMER REFERENCE 54 Lacquer "Antiqued"
Boquilha Lebayle LR Chamber mea7* (Ebonite)
Abraçadeira BG L12 RS

--------------------------------------------------------

Sax Tenor Yamaha yts 275
Boquilha Lebayle Jazz Tenor Hard Rubber 8

Facebook - <a href="http://www.facebook....00000604989451" target="_blank">http://www.facebook....00604989451</a>

Visite a minha página: <a href="http://www.youtube.c...om/user/jousax" target="_blank">http://www.youtube.c...user/jousax</a>

0 user(s) are reading this topic

0 members, 0 guests, 0 anonymous users