Jump to content

Photo

Misty por Sandro Sax -Tema do mês de Janeiro 2008

• Please log in to reply
12 replies to this topic

#1 Sandro Sax 10

Sandro Sax 10

Usuário Destaque

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 547 posts

Posted 23 janeiro 2008 - 08:07

(gusdell)
Muito boa a interpretação .... Sem críticas, pois eu só estou começando, ainda não enxergo o suficiente para notar melhorias .. prá mim tá 100%

Realmente, esta idéia de música do mês foi excelente, porque ouvindo as várias interpretações e improvisos, eu já peguei fácil várias idéias para a meu improviso ... excelente!

laugh.gif Valeu Gustavo, e se empenha ai, pois queremos logo logo ouvir sua interpretação, e não tenha vergonha de mostrar o que vc sabe, pois aqui é uma sala para todos os niveis ... o importante é participar, abraços pro cê eT+ laugh.gif

#2 Sandro Sax 10

Sandro Sax 10

Usuário Destaque

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 547 posts

Posted 23 janeiro 2008 - 08:45

(nitamoto)
Achei que vc. deva aperfeiçoar nas divisões da respiração, esclarecendo, falha ao "encompridar" a execução, passando do tempo de repiração. Vc. não está "executando sentenças, mas sim frases inteiras".
Afinação boa, apenas encostou demais no microfone, também está pecando um pouco nos TOOs iniciais.
Esta é a minha opinião!!!

laugh.gif Caro Nitamoto estou tentando na medida do possivel e do tempo que disponho para estudar saxofone me aperfeiçoar sou apenas um hobbysta, sabe passo a semana toda as vezes sem pegar no intrumento...mas fico no aguardo da sua interpretação sem falhas nas divisões das respirações e encompridamentos na execução passando o tempo da respiração não executando sentenças e sim frases inteiras, salientando como deve ter percebido que foi uma interpretação livre nada de partituras pois não sou musico de orquestra ... deve se apregoar erros ou falhas( aliás são palavras forte que devem ser usadas com cuidado, e com muita certeza do que está falando) do tipo que salientou se fosse uma execução para Duetos, Trios, Quartetos, orquestra, etc... onde um ponto ou uma virgula faz diferença. Quanto a questão do microfone perto demais da campana foi o melhor ponto que achei, pois para se tocar Bossa, tive que moldar a um som escuro pois minha boquilha é aberta e brilhante e usei uma palheta dura e inadequada para esse molde, longe do microfone fica parecendo que estou tocando no fundo de uma garrafa ... qto aos pecados dos Toos iniciais é um problema, posso estar errando mas é meu estilo ... não da para agradar a todos ... talvés os saxofonistas que vc curta não seja os mesmos que eu ... existem estilos diversos e não devemos imputar a eles como falhas, erros ou pecados pois são palavras fortes não acha, já dicutimos esse assunto em outra postagem minha se não me engano ... me parece implicancia da sua parte para com meu estilo ... mas como vc disse quem sabe até os 90 anos eu aprenda a tocar Sax ... Opaka ... e consiga me enquadrar nas suas exigências
Essa é minha resposta:lol:

#3 Sandro Sax 10

Sandro Sax 10

Usuário Destaque

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 547 posts

Posted 23 janeiro 2008 - 09:21

(Prof.Ivan Meyer)
Que lindo Som Sandro ! Realmente seu sax é 10 !

Uma sonoridade linda ,bem no estilo bossa nova !

Se você estudar a improvisação como manda os figurinos vai ser ótimo pois tem um feeling muito bom de ESPAÇO seu improviso parece uma pessoa cantando ...isso nos faz enxergar que você toca o sax com muita alma e sentindo o que toca .Eu vejo que você faz um improviso intuitivo sem seguir uma harmonia escrita , Assim como faz a maioria dos cantores .NÃO DEIXE DE FAZER ISSO POIS É MARAVILHOSO pois realmente esta usando a EXCENCIA DA CRIAÇÃO que é o sentimento e não o pensamento ....

Aquele que muito pensa não consegue fazer a arte fluir ,pois a arte mora no coração ? Se usamemos somente o pensamento sem sentir o que tocamos nada acontece.

Seu improviso é lindo ! ele é intuitivo e como professor preciso te dizer que se você usar esta sua criação expontanea (intuitiva ) não vai sair disso mesmo que passe anos e anos....

Somente uma coisa pode mudar para melhor a sua intuição na improvisação O ESTUDO DA IMPROVISAÇÃO isso pode te mostrar outros caminhos quando estiver improvisando e seu coração vai sentir estes caminhos e coisas lindas irão acontecer.

Sandro você sabe o que quer dizer cada cifra que esta escrita nessa música ? ( notas dos acordes ) ?

Eu noto que no seu improviso que é lindo sempre fala com as mesmas palavaras ,vou tentar dar um exemplo ok

Podemos dizer de 02 formas uma mesma expressão e para nós músicos improvisar é descrever algo que estamos sentindo ....

Se você quer dizer que : O DIA ESTA LINDO !

Pode dizer simplesmente : DIA LINDO ! E todos irão te entender !

Nos como estudiosos da improvisação e prestamios e devemos prestar atenção para ver como cada um descreve seus sentimentos sobre uma situação , um acorde etc...
PARA CADA AÇÃO UMA REAÇÃO DIFERENTE ....

Se escuto outro dizendo

o dia lindo ( curto, simples e direto )

VEJO QUE NÃO CONHECE MUITO A LINGUAGEM ,POIS NÃO USA VERBOS ETC....

Esta mesma situação sendo descrita pelo Froes por exemplo seria assim:

O ORVALHO AINDA NÃO SECOU NAS PÉTALAS DE FLORES QUE ESTÃO NO VASO EM MINHA JANELA, POR ONDE PASSA UM RAIO DE LUZ QUE CORTA A ESCURIDÃO DO MEU QUARTO FAZENDO UMA INVIZÍVEL ESTRADA DE LUZ MOLDADA PELA POEIRA DO AR QUE SE REVELA NESTA LUZ FULGAZ...ISSO ME FAZ PRESENTIR QUE O DIA SERÁ LINDO ! SEM MENOSPREZAR QUE O PERFUME DAS PÉTALAS BANHADAS PELO ORVALHO QUE AINDA REFLETEM A MESMA LUZ JA INUNDA DE PERFUMES QUE SE MISTURAM AO AROMA DE CAFÉ QUE JA SAI DA COSINHA....ONDE UMA VOZ EM SURDINA JA CLAMA A MINHA PRESENÇA :
" Bem ...vem tomar café ,pois o dia esta lindo "

rsss ( o Froes vai me xingar rsss )

Mas é exatamente isso que escutaria se estivesse sendo tocado por Coltranne,Parker e se fosse pelo Michael Brecker teria umas palavras em outro idioma (out side rsss)

Podemos descrever uma mesma cena e improvisar é isso Usamos a emoção mais o conhecimentos dos elementos que podemos usar para descrever eta emoção .

Acho que já estou viajando na maionese rssss

é isso aí , MUCHO LINDYYYOOOOO !
Parabéns !
Ivan Meyer

laugh.gif Obrigado Prof. Ivan, ao longo desses anos juntos(estou até viajando no tempo lembra quando o forum tinha aquele outro formato ... os anos passam heimmmm ... em 1 de maio se completam 10 anos de sax e mais alguns de flauta doce ...rsrsrs), tenho procurado evoluir meu som, agradeço as excelentes dicas, que sempre tive aqui ... é verdade prof.Ivan sampre que toco procuro colocar emoção que sinto no momento, e isso depende muito no nosso estado de espirito do dia não é verdade????Bom como sempre vc mata a pau as dificuldades, realmente meu improviso não é seguido em cima de cifras e nem tenho dominio sobre elas, na verdade tenho muito material sobre o assunto, mas me falta tempo para estudar pois são muitas escalas... rsrs ... TEM ALGO QUE EU POSSA FAZER PARA VENCER ESSA ETAPA DISPONDO DE POUCO TEMPO??? TEM ALGUM ATALHO QUE EU POSSA USAR PARA TIPO, IR DIRETO AOS PONTOS PRINCIPAIS???? POR EXEMPLO EU NÃO SEI QUE TOM ESTÁ ESTÁ MELODIA, FOI MEU PRIMEIRO CONTATO COM ELA E EM DOIS DIAS SAIU ISSO QUE OUVIU E FOI PURAMENTE DE OUVIDO, POIS NEM A PARTITURA PARA SAX ALTO EU DISPONHO...RSRSRS ... TIPO UMA COISA ASSIM PARA ESSA MELODIA VC DEVE SE DEDICAR AO ESTUDO DE TAIS E TAIS ESCALAS E ARPEJOS NOS TONS X Y Z ETC ... PARA O ALTO Mib E TAIS E TAIS ESCALAS E ARPEJOS PARA O TENOR Sib ACREDITO QUE TORNARIA MAIS FACIL PARA ME ENQUADRAR NA LINHA MELODICA ... SERÁ QUE ESSE SERIA UM CAMINHO?
Bom, agora sem comentarios sobre sua forma de enfocar a situção ... a parabola até emociona ... fico muito grato com sua atenção para com cada um aqui do forum ....um Grande abraço ... e parabéns pela iniciativa, pois é mais facil espalhar do que juntar ... e Vc tem conseguido ao longo desses anos juntar uma imensidão de fãs do seu trabalho ... continue sempre assim ... é o que desejamos ... nós seus amigos aqui do forum ... nos momentos bons e nos ruins ... atravessamos juntos. Abração e T+ laugh.gif

#4 Sandro Sax 10

Sandro Sax 10

Usuário Destaque

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 547 posts

Posted 23 janeiro 2008 - 09:25

(paulo hery ferreira)
Alô Sandro

Gostei e vou tocar junto para treinar.
Grande abraço.
Paulo

laugh.gif Grande Abraço para vc também Paulo, e nunca esqueça estamos juntos sempre ... se precisar estamos aqui ... tocar junto é muito bom ... eu particularmente toco e ja toquei muito junto ... cresce nosso interior sabia ... bom é isso ... T+ laugh.gif

#5 Nita

Nita

Membro Efetivo do Explicasax

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 4.177 posts
  • Interests:Aprender / Ensinar / Participar

Posted 24 janeiro 2008 - 10:03

Oi Sandro, espero que não me leve pelo lado pessoal. pois o meu intuito é fazer observações pelo meu ponto de vista e como pode ver apenas eu te apontei pontos negativos.
É como eu disse em outra oportunidade, fácil é elogiar, o díficil é criticar, apontar erros. Realmente cada um tem seu estilo e se eu "ataquei" o seu, peço minhas humildes desculpas, okapa?
O intuito é sempre "alertar" os defeitos (sob o meu ponto de vista) dos colegas, pois assim, acho, que estarei auxiliando (e prejudicando se meu ponto de vista estiver errado -que estarei me corrigindo quando não estiver dentro do conceito dos demais-). Afinal criticar também é um aprendizado, com erros e acertos, não acha?

Sax Yamaha Tenor Yts-25

Boquilha Otto Link NY 8*
Palheta Fibracel Premier 2

Clarinete Conn
Behringer X1204 USB
Mixer Nashiville NX1900
MD de mesa MDS-S38
MD portátil MZ-R30
Microfone Shure SM58

MSN: n.itamoto@hotmail.com

#6 Sandro Sax 10

Sandro Sax 10

Usuário Destaque

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 547 posts

Posted 24 janeiro 2008 - 12:31

(nitamoto)
Oi Sandro, espero que não me leve pelo lado pessoal. pois o meu intuito é fazer observações pelo meu ponto de vista e como pode ver apenas eu te apontei pontos negativos.
É como eu disse em outra oportunidade, fácil é elogiar, o díficil é criticar, apontar erros. Realmente cada um tem seu estilo e se eu "ataquei" o seu, peço minhas humildes desculpas, okapa?
O intuito é sempre "alertar" os defeitos (sob o meu ponto de vista) dos colegas, pois assim, acho, que estarei auxiliando (e prejudicando se meu ponto de vista estiver errado -que estarei me corrigindo quando não estiver dentro do conceito dos demais-). Afinal criticar também é um aprendizado, com erros e acertos, não acha?

laugh.gif Corretissimo Nitamoto, sem magoas, é que achei que a forma que vc usou ficou assim, olha vc errou em tudo apenas acertou na afinação ... existem formas e formas de se expressar quanto a um ponto de vista apontando possiveis erros ou certo, exemplo: Olha Sandro estive observando em tal ponto da sua execução ouve uma falha de metria, onde o tempo e a respiração não casaram, ouça de novo o trecho e perceba( Já ia me deixar atento sobre a questão ). outro exemplo olha Sandro estive comparando um ultimo comentario que fiz sobre sua articulação e vejo que os toos ainda estão um pouco acentuados, olha se vc conseguir minimizar mais ainda não acha que ficaria melhor ( Eu iria pensar poxa estou melhorando nao conceito do Nitamoto ) ... e assim por diante ... entende ... ai eu interpretaria diferente seu ponto de vista ... Caro amigo Nitamoto com todo respeito, toda vez que for apontar um deslize ou um acerto, não use o "achei ou Acho" ... pois assim vc põe em duvida seus proprios conceitos sobre o assunto em questão ( é ou não é ... sim sim, não não ) entende. Vamos que vamos, que o caminho é longo ... Sempre também é legal conhecer melhor as pessoas, assim fica mais facil na hora de comentar o assunto ... a proposito, me fale um pouco de vc, sobre sua formação, a qto tempo toca etc ... abraços ... e T+ laugh.gif

#7 Nita

Nita

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 4.177 posts

Posted 24 janeiro 2008 - 01:19

Oi Sandro, realmente, minhas observações que posto são, digamos, "diretas demais" dando um ar de rudeza e isto é uma peculiaridade de pessoas que são acanhadas por natureza e expõem as opiniões. Não tenho o dom da palavra, como é o caso do "fessôfussaFróes", rsrsrsrs!
Bom eu toco, quero dizer, tenho sax há mais de 40 anos. Eu sou auto-didata por isso, só tenho defeitos, pois aprendi de modo errado a tocar o sax. Tenho a embocadura tensa, nos agudos quase chego a "mastigar" a palheta, tampouco conheço e uso todas as teclas do sax.
Comecei a gostar do sax, por causa de um disco de vinil (77 rpm) que meu tio tinha comprado de um saxofonista(não me recordo quem) que tocava Olhos Negros de um lado e Hora Stacatto de outro. O que me chamou a atenção foi a respiração. O homem não respirava. Agora, graças ao Explicasax, sei que se tratava de respiração circular.
O vizinho meu tocava numa banda religiosa e ficava treinando nos fins de semana. Então lá estava eu, trepado num pé de abacate, "urubuservando-o". Ele ficava o tempo todo apitando e isto aguçou mais ainda a vontade de aprender a tocar sax. Aprendi, às duras penas(dos vizinhos) e cheguei a tocar numa banda chamada Conjunto 007 (antigamente não se chamava banda e sim conjunto). Tocávamos bailes todos os fins de semana e até que o conjunto era benquisto na região noroeste do estado de São Paulo (Valparaiso-cidade sede-, Birigui-minha cidade natal-, Araçatuba, Guararapes, Ilha Solteira, Mirandopolis, etc.)
Após uns 4 ou 5 anos, o conjunto se desmantelou, pois vários componentes mudaram de cidade, inclusive eu, que vim para São Paulo e desde então, não toque mais em bandas (Virei saxofonista caseiro,hehee)
Fiquei vários anos sem pegar no sax(mas ele estava guardado em casa)
E depois de velho, comecei a me interessar em tocar apenas músicas japonesas, me isolando das músicas ocidentais.
Por isso não estudei partituras, só de ouvido. E é o conselho que dou a quem está começando a tocar sax, a aprenderem tudo corretamente, como "manda o figurino". Pois quem sabe tocar lendo partituras pode tocar quaisquer músicas do mundo inteiro, inclusive as japonesas, certo?

Ultimamente, tenho tocado sax raras vezes, pois estou "proibido" de praticar em casa. Por isso vou a um clube e lá toco à vontade, inclusive a plenos pulmões.rsrsrs!

Taí um pouco da historia de minha vida como sax!.

Sax Yamaha Tenor Yts-25

Boquilha Otto Link NY 8*

Clarinete Conn
Behringer X1204 USB
Mixer Nashiville NX1900
MD de mesa MDS-S38
MD portátil MZ-R30
Microfone Shure SM58

#8 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.555 posts
  • Interests:Música e natureza

Posted 24 janeiro 2008 - 01:55

(nitamoto)
Oi Sandro, realmente, minhas observações que posto são, digamos, "diretas demais" dando um ar de rudeza e isto é uma peculiaridade de pessoas que são acanhadas por natureza e expõem as opiniões. Não tenho o dom da palavra, como é o caso do "fessôfussaFróes", rsrsrsrs!
Bom eu toco, quero dizer, tenho sax há mais de 40 anos. Eu sou auto-didata por isso, só tenho defeitos, pois aprendi de modo errado a tocar o sax. Tenho a embocadura tensa, nos agudos quase chego a "mastigar" a palheta, tampouco conheço e uso todas as teclas do sax.
Comecei a gostar do sax, por causa de um disco de vinil (77 rpm) que meu tio tinha comprado de um saxofonista(não me recordo quem) que tocava Olhos Negros de um lado e Hora Stacatto de outro. O que me chamou a atenção foi a respiração. O homem não respirava. Agora, graças ao Explicasax, sei que se tratava de respiração circular.
O vizinho meu tocava numa banda religiosa e ficava treinando nos fins de semana. Então lá estava eu, trepado num pé de abacate, "urubuservando-o". Ele ficava o tempo todo apitando e isto aguçou mais ainda a vontade de aprender a tocar sax. Aprendi, às duras penas(dos vizinhos) e cheguei a tocar numa banda chamada Conjunto 007 (antigamente não se chamava banda e sim conjunto). Tocávamos bailes todos os fins de semana e até que o conjunto era benquisto na região noroeste do estado de São Paulo (Valparaiso-cidade sede-, Birigui-minha cidade natal-, Araçatuba, Guararapes, Ilha Solteira, Mirandopolis, etc.)
Após uns 4 ou 5 anos, o conjunto se desmantelou, pois vários componentes mudaram de cidade, inclusive eu, que vim para São Paulo e desde então, não toque mais em bandas (Virei saxofonista caseiro,hehee)
Fiquei vários anos sem pegar no sax(mas ele estava guardado em casa)
E depois de velho, comecei a me interessar em tocar apenas músicas japonesas, me isolando das músicas ocidentais.
Por isso não estudei partituras, só de ouvido. E é o conselho que dou a quem está começando a tocar sax, a aprenderem tudo corretamente, como "manda o figurino". Pois quem sabe tocar lendo partituras pode tocar quaisquer músicas do mundo inteiro, inclusive as japonesas, certo?

Ultimamente, tenho tocado sax raras vezes, pois estou "proibido" de praticar em casa. Por isso vou a um clube e lá toco à vontade, inclusive a plenos pulmões.rsrsrs!

Taí um pouco da historia de minha vida como sax!.

Que historia linda !

Vamos ver a nova historia pois ainda não terminou !

Sax é A HISTÓRIA SEM FIM biggrin.gif

#9 Nita

Nita

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 4.177 posts

Posted 24 janeiro 2008 - 04:43

Ih! Agora danou tudo! Vou operar da catarata do olho direito(o esquerdo já operei lá no Hospital das Clínicas, consegui operar lá, por intermédio da minha filha caçula que estuda na USP), apesar de ter convênio médico, pois tenho mais confiança em médicos que operam todo dia e não naqueles que o fazem esporádicamente, okapa?
Só que agora "entrou água".... o HC pegou fogo e as operações foram adiadas, sei lá até quando. Vou ter que operar atraves do convênio mesmo. Dia 01/02/08 vou fazer os exames preliminares. O médico com quem conversei, pelo menos me deu confiança.
Após recuperar a visão com os olhos biônicos, vou poder enxergar (só enxergar, hein) as "velhinhas", hehehe! e também procurar trabalho para poder sustentar os estudos da caçula que está no 2o.ano de medicina e também a Laika e o Jack.rsrsrsrs!
Por isso, as minhas "cutucadas" no Forum serão menores, okapa?
Atualmente eu frequento o Forum umas 5 ou 6 vezes/dia.
Ah! Comecei hoje a estudar na prática a música do mes. Primeiro comecei a dedilhar no violão para me acostumar com a partitura e arrisquei depois com o sax (tocando beeeeemmmm baixinho, em casa).
Estou até tentando a tocar o LA GRAVÃO. Uma vez vi o Manito(dos Incríveis) a tirar o dito lá gravão e ele conseguiu. Sabem como?
Ele encostou a campana na coxa fazendo,com isso, uma espécie de extensão da campana, conseguindo a dita nota!
Mas é muito dificil conseguir isto. Pelo menos eu não consegui até agora.
Será que alguem consegue? Mestre vc. consegue?
Tá lançado o desafio!!!!!

Sax Yamaha Tenor Yts-25

Boquilha Otto Link NY 8*

Clarinete Conn
Behringer X1204 USB
Mixer Nashiville NX1900
MD de mesa MDS-S38
MD portátil MZ-R30
Microfone Shure SM58

#10 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.555 posts
  • Interests:Música e natureza

Posted 24 janeiro 2008 - 04:53

Nita, desejo melhoras e que tudo corra bem !

Quanto ao la grave eu consigo o Lab rsss Depois da metade com a coxa eu completo com a barriga e sai o lab kauakuauauauaukak

Abração
Ivan Meyer

Obs: Sabiam que existe um sax alto da Selmer que tem o LA GRAVE na campana ?

Abração
Ivan Meyer

#11 Nita

Nita

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 4.177 posts

Posted 24 janeiro 2008 - 09:26

Sax com lá grave? Qual era o tamanho da campana?
Tamanho de um balde de 40 litros?

Sax Yamaha Tenor Yts-25

Boquilha Otto Link NY 8*

Clarinete Conn
Behringer X1204 USB
Mixer Nashiville NX1900
MD de mesa MDS-S38
MD portátil MZ-R30
Microfone Shure SM58

#12 SérgioPetróleo

SérgioPetróleo

Usuário Participativo

• Membros
  • PipPip
  • 117 posts

Posted 03 fevereiro 2008 - 10:35

Beleza Sandro !! muito interessantes e bonitas as linhas melódicas do seu improviso e também da variada que deu no tema. Tocar bem um sax já não é muito fácil, e improvisar então exige dedicação, empenho e principalmente gostar muito de fazer música, o que você já mostrou que se enquadra. Boas inspirações e estou no aguardo de suas próximas gravações.

Sérgio

#13 Sandro Sax 10

Sandro Sax 10

Usuário Destaque

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 547 posts

Posted 04 fevereiro 2008 - 11:44

(SérgioPetróleo)
Beleza Sandro !! muito interessantes e bonitas as linhas melódicas do seu improviso e também da variada que deu no tema. Tocar bem um sax já não é muito fácil, e improvisar então exige dedicação, empenho e principalmente gostar muito de fazer música, o que você já mostrou que se enquadra. Boas inspirações e estou no aguardo de suas próximas gravações.

Sérgio

laugh.gif Valeu Sérgio, obrigado pelo apoio, lembrando que tb estou curtindo muito seu som que está ótimo e seu improviso tb está bem centrado ... estarei gravando nos proximos dias My Romance, desta vez como o tema está em estilo POP estudarei com uma palheta mais vibrante ... deixando o som com mais brilho vamos ver no que dá ... grande abraço e T+ laugh.gif

0 user(s) are reading this topic

0 members, 0 guests, 0 anonymous users