Ir para conteúdo

Foto

TABELINHA BÁSICA PARA IMPROVISAR EM TODOS OS TONS

• Por favor, faça o login para responder
71 respostas neste tópico

#61 Nil Almeida

Nil Almeida

Usuário

• Membros
  • 7 posts

Postado 25 julho 2015 - 01:14

Espero que alguem responda.

Ajuda com a tabelinha para improvisar do prof. Ivan Meyer.

Bom dia pessoal, estou estudando bastante teoria mmusical atraves do livro Bohumil Med 4 edição e como estou iniciando do zero no campo de improvisação, estou diz escalas, acordes, arpejos, etc. Minha dúvida é que na tabelinha diz "tabelinha para improvisação em todos os tons", tendo em vista que são 7 escalas maiores e 7 menores sustenizadas, mais 7 maiores e 7menores bemolizados, só aí já são 28 escalas, bom esquecendo as menores já que lá só estão as maiores e sabemos que sabendo as maiores por tabela sabemos as menores, seriam pelo menos 14 escalas, é sei também seriam menos pq o "C" aparece nas escalas sustenizadas e bemolizados, então seriam apenas 13 tons diferentes.
Alguém que esteja com os estudos mais avançados pode me explicar pq na tabelinha diz apenas 12 tons?
Outra coisa que notei na tabelinha é que ela é formada pelas escalas sustenizadas e bemolizados, mas não aparecem as escalas de "GB" e nem de "Db", alguém pode me explicar também pq essas duas escalas não aparecem?

Obs. Em hipótese alguma estou dizendo que a tabelinha está errada, muito pelo contrário, estou querendo tirar essa dúvida que me veio a cabeça, já que não achei o pq no meu livro, ou até mesmo achei e não entendi, afinal que estuda sem o auxílio de um professor, sabe a dificuldade que é em aprender algumas coisas sem alguém para explicar... Obrigado a quem contribuir e obrigado ao prof. Ivan Meyer pelo maravilhoso forum.

#62 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.517 posts
  • Interests:Música e natureza

Postado 03 agosto 2015 - 09:38

Nil,você esta estudando em um livro de teoria feito por um Trompista que eu saiba NÃO IMPROVISA ou seja esta estudando em livros da escola erudita . Eu como Violoncelista e oboista sei muito bem como alguns autores pensam a respeito desta questão, principalmente se confrontar autores que tem vivência somente no meio ERUDITO e não no meio POPULAR ( JAZZ , POP , MPB etc ) Eu quero facilitar a vida para os que seguem a escola do Jazz . Quando falo TABELINHA estou fazendo referencia as 12 tonalidades ou deja do,do#,re,re#,mi,fa,fa#,sol,sol#,la,la#,si ou seja 12 TONALIDADES mas não estou especificando se são maiores ou menores , pois já passariamos para 24 tonalidades, sendo 12 maiores e 12 menores ...Minha intenção é FACILITAR e por isso baseado na minha experiência do dia a dia e nos milhers de livros que estudei..eu sei que no dia a dia do músico de jazz , raramente vamos tocar na tonalidade de Gb ou Db, pois a maioria dos livros de jazz trazem a sequência do Ciclo de Quartas tanto usada nas harmonizações do Jazz com acordes nesta grafia C, F, Bb, Eb, Ab, C#,F#,B,E,A,D,G estas são as Cifras mais usadas nos standars de jazz e a tabelinha é para facilitar . É claro que vc sabe que Db não é a mesma coisa que DO # assim como Gb é diferente de Fa# ,mas no mundo do JAZZ quando um saxofonista vê escrito F# ou Gb é a mesma coisa...pois usaremos escalas para tocar e improvisar , mas na real ou seja no dia a dia dos músicos a cifra que mais vai aparecer para ele seria o F# ( F#m7( segundo grau de B ) ou F#7 ( Quinto Grau de E ) ou F#maj7 primeiro grau . Ao usar Gb teriamos ( Gbm7 segundo grau de Fb ) Gb7 quinto grau de Cb ou seja ACORDES MUITO POUCO USADOS DENTRO DO CICLO DE QUARTAS . Usando estas cifras podemos complicar a vida de quem esta iniciando no jazz ....na improvisação e a idéia é FACILITAR para que possa aprender e depois ir aprendendo as regras para que possam ser quebradas.

Complementando então....

O sistema tonal é representado por sustenização ou bemolização; são 15 as tonalidades maiores, onde 3 são enarmônicas(Db/C#, Cb/B,Gb/F#), daí restam apenas 12 (que se ouvem) Por isso digo 12 TONALIDADES na tabelinha, pois são 12 que escutamos e delas advém as
tonalidades menores relativas (Menores harmônicas) ou seja, alterando o
V grau das tonalidades maiores elas se transformam em menores; não
confundir V grau com a 5ª, porque a tonalidade possui sete tons (Tonalidade
é sistema, tom é o grau/som/nota, TONO é a medida de intervalo, SEMITONO é
a metade de um tono); os dobrados sustenidos e dobrados bemóis só aparecem
(no sistema tonal) nas tonalidade menores; e, por ficção os aficcionados
em "música contemporânea" que não estudaram o tonalismo, começam a inventar...; porém, como a música é a filha mais nova da matemática, e é baseada nos números, é possível assinalar, escrever e ler diferentemente... ou seja, antes casal era a união de masculino e feminino...já hoje a vaca
foi p'ro brejo...virou bagunça! A armadura questionada chama-se Cbb (dó dobrado bemol = Bb, mas é inábil, mera ficção, não tendo função nenhuma! VAMOS FACILITAR E NÃO COMPLICAR  Abrs Ivan Meyer

#63 rafael_florenzano

rafael_florenzano

Usuário

• Membros
  • 2 posts

Postado 19 novembro 2015 - 11:00

Prof. Ivan, muito obrigado mesmo. Sempre procurei por uma tabelinha assim e acho que ficou muito intuitiva. Obrigado mesmo. Genial!

Abraços.

Siga meu canal no Youtube. Espero que goste e que possamos fazer música um dia: http://goo.gl/aZoGsY

Setup:
Sax alto Yamaha YAS23

Boquilha Claude Lakey 7*3
Palheta La Voz Medium Soft

Sax Tenor Roberto Winds NYC (Custom)

Boquilha Dave Guardala

Palheta Roberto Winds 3

#64 angelomarco

angelomarco

Usuário

• Membros
  • 3 posts

Postado 25 novembro 2015 - 08:22

Muito boa esta tabelinha, muito obrigado por compatilhar o conhecimento

#65 angelomarco

angelomarco

Usuário

• Membros
  • 3 posts

Postado 25 novembro 2015 - 08:22

Obrigado prof. Ivan

#66 nado935

nado935

Usuário

• Membros
  • 1 posts

Postado 26 março 2016 - 09:17

Prof. Ivan, minha duvida e o seguinte:

O Sax Alto tem a tonalidade em Eb, quando estou tocando com instrumentos com a tonalidade de C, qual escala usar para afinar com eles. Eu sei que a escala de C nos instrumentos em C, No Sax em Eb tocamos a escala de La Maior, correto? e a regra para as outras escalas?
Abraços
So para lembrar, participei do workshop em Ssa e vc tocou no meu Sax Jupiter Alto.
Risos.... da boquilha Selmer de Metal. kkkk

#67 michel barbosa

michel barbosa

Usuário

• Membros
  • 10 posts

Postado 29 março 2016 - 02:53

ola pessoal tudo na paz do senhor:

prof: eu tenho 1 ano de sax, e quero começar a tocar jazz por onde começo a estudar, e como formar um conograma de estudo para o jazz ?

valeu por dividir o seu conhecimento conosco e que Deus abençoe vc a sua familia e a d todos aqui do explicasax.

#68 George Martiliano

George Martiliano

Usuário Destaque

• Membros
  • 922 posts
  • Interests:musica !!! musica !! musica !

Postado 03 outubro 2016 - 01:41

E aí pessoal !!  Depois de muito tempo "desaparecido" do fórum, aqui estou eu de volta. Muito obrigado Professor Ivan, pela tabela de improvisos. Tinha essa tabela, mas com a correria acabei perdendo. Agora, de volta ao fórum consegui ela de volta. Realmente é um material extremamente didático !! 

Abraços.

George Martiliano

Sax Tenor Jupter 789, Breechler mouthpiece
Sax Alto Century USA, Jumbo Java 45 mouthpiece

Louvar á Deus com nosso saxofone é algo inigualável !!

#69 Fróes

Fróes

Delegado do Explicasax

• Administradores
  • 7.759 posts
  • Interests:Sax e Música

Postado 04 outubro 2016 - 01:20

Ê, Velhão!!!

Tá vivo ainda? Que bom te encontrar de novo por aqui!!! Vê se não perde o endereço, rsrsrs...

Bom retorno!

ABRAÇÃO!!!

LOGO photo ADMIN63.jpg

#70 George Martiliano

George Martiliano

Usuário Destaque

• Membros
  • 922 posts
  • Interests:musica !!! musica !! musica !

Postado 14 outubro 2016 - 02:06

To na área de novo meu querido amigo Fróes !!!!!!

Espero ajudar os iniciantes e os saxofonistas desse fórum massa !... depois de tantos anos tocando esse maravilhoso instrumento, estou dando minhas aulinhas para um pessoalzinho ai.rsrsrsrs.

Um grande abraços meu querido delegado !!!  Fróes  !!!!!!

George Martiliano

Sax Tenor Jupter 789, Breechler mouthpiece
Sax Alto Century USA, Jumbo Java 45 mouthpiece

Louvar á Deus com nosso saxofone é algo inigualável !!

#71 Fernando Farias

Fernando Farias

Usuário

• Membros
  • 1 posts

Postado 05 janeiro 2017 - 09:24

05/01/2017 

Topicos ricos, toco sax soprano a 12 anos na igreja, toco na partitura os hinos sacros, mas consigo tocar de ouvido também, e incrível como e automatico, qualquer musica eu pego, mas tenho certas dificuldades para improvisar, não tenho professor só procuro aqui na internet pego algumas dicas e a executo, Prof Ivan sou um grande fan, já peguei muitas orientações anonimas nos tópicos em videos, eu ensino a musica na igreja, mas voltada para tocar hinos com a partitura, tenho alguns amigos que tocam bem e floreiam sem nunca ter estudado. só de ouvido mesmo, mas geralmente e apenas improvisos de terceiros, eu queria poder ouvir a musica e começar a ver e não só ouvir, ver que eu posso ir mais alem, como um improviso próprio.

Abrs Aprendiz 

#72 Fróes

Fróes

Delegado do Explicasax

• Administradores
  • 7.759 posts
  • Interests:Sax e Música

Postado 05 janeiro 2017 - 09:44

Legal, Mano!

Improvisar não é difícil quando se conhecem articulações, campos harmônicos e ritmo e aproveitando as "tabelinhas", rsrsrs...

Mas tem dois segredos para ser bom: não desviar muito do tema principal (repetir, no meio, algumas frases reconhecíveis, mas alteradas) e bom gosto (este é um pouquinho mais pessoal, porém, a gente se "adestra").

Solfeje algumas possibilidades de improvisos sobre a harmonia; algumas frases criadas vão surpreender; vai anotando; junta; organiza a ordem; tá feito.

Eu, particularmente, não sou fã de improvisos. Sou meio "purista" nesse ponto (mesmo que não toque hinos e louvores).

Abração!!!

LOGO photo ADMIN63.jpg

5 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 4 visitantes, 0 membros anônimos

Bing (1)