Jump to content

Photo

palhetas, precisa amaciar primeiro ?

• Please log in to reply
11 replies to this topic

#1 Valquiria Souza

Valquiria Souza

Membro Efetivo do Explicasax

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 2.456 posts
  • Interests:Natureza, sax, flauta transversal, psicologia, filmes

Posted 08 abril 2011 - 03:58

Gente, poderiam me ajudar? As palhetas para tirarmos o melhor dela, precisamos amacia-la antes ? com qto tempo de uso ela está boa ? Ou é pegar, hidratar e sair tocando ? É assim com todas ou há diferenças ?
obrigada smile.gif

Tú és fiel, Senhor

"Provai e vê que o Senhor é Bom, bem aventurado o aquele que nEle se refugia." Salmo 34

sax alto:
conductor by Ivan Meyer
boquilha latão by Ivan Meyer 7 - palheta fibracell premier 1,5 

sax tenor:
conn shooting star 1970 todo original  regulado by Ivan Meyer
boquilha Ivan Meyer 8* aluminio - refaceada para jazz antigo por Ivan Meyer
palheta fibracell 1,5 

outros:
teclado psr 1000 yamaha
flauta transversal yamaha 211s 
flauta andina de bambú
violão Digiorgio Master
Pedal behringer DR 600 reverb

microfone p/ flauta LMC

microfone sax arcano

"Quem pergunta pode parecer tolo por 5 mim., mas quem não pergunta é tolo a vida inteira !!! " Proverbio chinês.

#2 Carlos Rufino

Carlos Rufino

Usuário Muito Participativo

• Membros
  • PipPipPip
  • 318 posts

Posted 08 abril 2011 - 04:13

Valquiria, eu uso as palhetas vandoren Java, e quando vou usar uma palheta nova eu hidrato ela antes de tocar e ainda demoro uns 3 a 4 dias para amacia-las para que elas me dê o som que eu quero tirar nelas, e quando elas vão ficando velhas com + ou - um mês de uso elas perdem aquele som, então eu troco ela por outra. Isso acontece com mais alguém aqui do forum??
Abraço...
"Fiel é a palavra, e isto quero que deveras afirmes, para que os que crêem em Deus procurem aplicar-se às boas obras; estas coisas são boas e proveitosas aos homens." ( Tito 3:8 )

#3 Lansax

Lansax

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 3 posts

Posted 19 maio 2014 - 07:28

Ola pessoa. Tb sou novato. Estudo sax alto a 3 meses. Eu nunca tinha ouvido falar de hidratar palheta. Realmente sinto q o som fica melhor depois de uns 30 min sempre q começo a estudar. Achei q era por causa de aquecer a musculatura e etc... 

Como funciona isso de hidratar palheta? Mergulha em um copo d'água ou é passar como úmido? 

Eu uso uma boquilha boquilha beechler diamond s7s e ja testei a palheta vandorem v16 por 1 mes mas como eu nao sabia tomar conta direito por inesperiencia acabei danificando a ponta da palheta. Depois testei uma rico select jazz M2 que achei um espetáculo de palheta! Comprei uma fibracell 2 hoje e dei uma testada de leve. Ainda não deu pra sentir se vou curtir. So comprei ela pq li essa historia de hidratar e como sei como faz isso, a fibracell nao precisa e nao sei identificar quando uma palheta esta velha achei melhor começar a estudar com ela. 

Abraco a todos!

#4 Nita

Nita

Membro Efetivo do Explicasax

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 4.177 posts
  • Interests:Aprender / Ensinar / Participar

Posted 21 maio 2014 - 08:59

Olá, Lansax, vamos dividir as palhetas em 2 categorias: as de cana natural e as sintéticas.

As sintéticas tb. são de diversos materiais, notadamente de plásticos(dura ou moles), de materiais que são confeccionadas como se fossem de cana natural(é o caso das palhetas Fibracell), tem palhetas de silicones duras, outras de plástico mesmo.

Acontece que as de cana natural se expandem quando umidificadas pela saliva. Vc. ainda vai notar que as palhetas de cana após muito uso, costumam até mesmo a  ficar enrugadas, porem, depois de hidratadas voltam ao normal.

Por isso, a maioria dos saxofonistas que utlizam as de cana natural costumam hidratá-las antes de usar. Mergulam a palheta num copo com metade de água. Deixam por uns 5 ou 10 minutos antes de usá-la.

Eu utilizo apenas a Fibracell no meu tenor e sinceramente não sinto falta das de cana. É colocar e tocar, sem necessidade de hidratação.

Com o tempo, vc irá saber notar quando a palheta começa a mudar o seu desempenho, a palheta fica mais curvada e flexivel, chegando até a dificultar o sopro, ok?

Tá certo que toco muito pouco ultimamente, mas eu estou utilizando a Fibracell há pelo menos 5 anos!!!! Mesmo tocando diariamente, a sua durabilidade é grande.

Na hora de guardar o sax, basta retirar a palheta,  secá-la cuidadosamente para não estragar a ponta e guardá-la em um estojo apropriado(tem várias matérias a respeito aqui no Forum. Dê uma pesquisada,,ok?).

Boas tocadas!!!!!

Sax Yamaha Tenor Yts-25

Boquilha Otto Link NY 8*
Palheta Fibracel Premier 2

Clarinete Conn
Behringer X1204 USB
Mixer Nashiville NX1900
MD de mesa MDS-S38
MD portátil MZ-R30
Microfone Shure SM58

MSN: n.itamoto@hotmail.com

#5 Logan

Logan

Usuário Destaque

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 569 posts

Posted 21 maio 2014 - 08:24

Lansax, dá uma olhada nesse vídeo do IndioSee, ele ensina como tirar as ondulações das palhetas, mas serve para umedecer/hidratar rapidamente as palhetas de cana natural.

Abraço!

Sax Alto: Yamaha YAS-62 II.
Boquilha: Beechler Custom Bellite 7.
Palhetas: Fibracell Medium, 
Vandoren Java  3 e Jazz. 2½

Sax Soprano: E.M Winston Boston 350 GL
Boquilha: Dukoff D8 Miami Flórida e Beechler Bellite 7

Palhetas: Fibracell Premier 2 Légère 2½;

La Voz Medium Soft, Vandoren ZZ.

E-mail: dvs.santos@gmail.com

#6 stuart

stuart

Parceirão Explicasax

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 3.680 posts

Posted 10 junho 2014 - 12:57

OLÁ PESSOAL... QUANTO TEMPO HEIN...HEHEHE... VAMO LÁ...

SOBRE HIDRATAR PALHETAS...

É NESCESSARIO A HIDRATAÇÃO, POIS AS PALHETAS "BRANCAS" QUE NAO POSSUEM TINTA SOBRE ELAS VEM DESITRATADA... A DESIDRATAÇÃO É UMA MANEIRA DE CONSERVA-LA POR MAIS TEMPO NA EMBALAGEM... JÁ QUE ALGUMAS SAO IMPORTADAS E DEMORA MUITO PARA CHEGAR AO BRASIL...

AS PALHETAS PRETAS COMO A PLASTICOVER... SAO PINTADAS E NAO NESCESSITAM SER HIDRATADAS POIS A TINTA COLOCADA SOBRE ÉLAS É ESPECIALMENTE PARA QUE NÃO HAJA CONCENTRAÇÃO DE AGUA DENTRO DA PALHETA....

PARA HIDRATA-LAS É FACIL...

COPO COM AGUA E DEIXA DE MOLHO A PALHETA PELO MENOS 15MINUTOS...

VOCÊS VAO VER QUE ATÉ A COR DA PALHETA BRANCA MUDA DEPOIS QUE ELA ENXARCA...

RESULTADO É UMA PALHETA QUE VAI VIBRAR COM MENOS DENSIDADE E MAIS FACILIDADE...

ISSO É UM PROCESSO QUE PODE SER FEITO QUANTAS VEZES QUIZER...

OPINIAO MINHA - EU FAÇO APENAS UMA VEZ...

----- X ----

SOBRE REGULAR PALHETAS O IVAM POSSUE UM MATERIAL NA APOSTILA...

É INTERESSANTE FALAR SOBRE ISSO ENTAO VAMO LÁ....

QUANDO VC COMPRA UMA CAIXA DE 10 PALHETAS NEM SEMPRE TODAS VEM REGULADAS OU CERTINHAS...

ELAS SAO COMO OS 7 ANOES DA BRANCA DE NEVE CADA UM COM SUA PERSONALIDADE...

ENTAO É CORRETO AFIRMAR QUE "ACERTAMOS" OU MELHOR REGULAMOS A PALHETA DE FORMA QUE ELA FIQUE COM A MACIES, "DENSIDADE", VIBRAÇÃO, SONORIDADE, QUE MELHOR NOS AGRADA... É COMO SE DEIXASSEMOS TODAS AS PALHETAS DA CAIXA DO MESMO GEITO... ASSIM, SEMPRE TEREMOS O MESMO SOM E O MESMO RESULTADO NA HORA DE TOCAR...

ISSO É MUITO INTERESSANTE POIS SE FOSSE-MOS NOS ADAPTAR A CADA PALHETA QUE COMPRAMOS... NUNCA TERIAMOS UMA EMBOCADURA MELHOR E SIM UMA SÉRIE DE EMBOCADURAS QUE TEM QUE SE ADAPTAR A CADA PALHETA NOVA...

NA MINHA CONCEPÇÃO É A PALHETA QUE SE DEVE ADAPTAR A NOSSA EMBOCADURA... SÓ ASSIM TEREMOS UMA EVOLUÇÃO NO QUESITO CHAMADO EMBOCADURA...

E LEMBRE-SE NEM SEMPRE DA CERTO COM AS 10 PALHETAS DA CAIXA OK! :P

ESSA DICA FICA PARA A TURMA DE MEDIO NIVEL...

QUEM ESTA COMEÇANDO É INDICADO QUE USE PALHETA MAIS FINA - 1,5 / 1,0..

A REGULAGEM DE PALHETAS EU ACONSELHO EM PALHETAS ACIMA OU IGUAL A 2,0

PARA REGULAGEM...

DEPOIS DE HIDRATAÇÃO É SÓ LIXAR ALGUNS PONTOS ESPECIFICOS DA PALHETA ONDE VAO RESULTAR EM MENOR DENSIDADE / MENOS BRILHO OU MAIS BRILHO NO SOM / MAIS GRAVES OU MAIS AGUDOS...

ESTA TUDO NA APOSTILA DO IVAN...

ENTAO FICA AKI MINHA DICA...

ABRAÇOS RAFAEL STUART....

E-mail : rafasaxtenor@yahoo.com.br

Pq Todo Aquele Que Tem Folêgo, Louve Ao Senhor!!!

WHATS - 17 - 99147-7430...

Setup Atual

Sax Tenor Bb - YTS25. / Boquilha TKDG#8 ( Guardalla King ) / Palheta Fiberreed Carbon Medium 

Sax Alto Eb - Yas32 Purple. / Boquilha Ever-ton Full Pop#7 / Palheta Vandoren Java 2,5

Sax Soprano Reto Bb - Shelter TJS ( Primeira Safra ). / Boquilha Beechler Belite #8 / Palheta Vandoren ZZ 2,0

Sax Soprano Curvo Bb - Waldman. / Boquilha Ever-ton K´séries #7 / Palheta Vandoren Java 2,0

Sax MIDI Akay EWI USB...

Correias e Abraçadeiras FreeSax.

Microfone Karsect Lapela / Microfone Arcano / Microfone Yoga / Microfone By Stuart

Mixer Behringuer Fx / Pedaleira Digiteki Vx300 / Nanoverb Alesis

Suportes Hercules e Handmade...

#7 stuart

stuart

Parceirão Explicasax

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 3.680 posts

Posted 12 junho 2014 - 08:40

segue em anexo 2 arquivos o da apostila do ivan que ensina a regular as palhetas e um desenho que eu fiz...

esse esquema resume bem quais partes devem ser lixadas...

na apostila é relatado com muito mais detalhes e é de extrema importancia que o saxofonista que for fazer isso leia a apostila antes pois se nao vai sair estragando um monte de palheta...

forte abraço

Stuart...

Attached Thumbnails

• esquema de palheta.JPG

Attached Files

E-mail : rafasaxtenor@yahoo.com.br

Pq Todo Aquele Que Tem Folêgo, Louve Ao Senhor!!!

WHATS - 17 - 99147-7430...

Setup Atual

Sax Tenor Bb - YTS25. / Boquilha TKDG#8 ( Guardalla King ) / Palheta Fiberreed Carbon Medium 

Sax Alto Eb - Yas32 Purple. / Boquilha Ever-ton Full Pop#7 / Palheta Vandoren Java 2,5

Sax Soprano Reto Bb - Shelter TJS ( Primeira Safra ). / Boquilha Beechler Belite #8 / Palheta Vandoren ZZ 2,0

Sax Soprano Curvo Bb - Waldman. / Boquilha Ever-ton K´séries #7 / Palheta Vandoren Java 2,0

Sax MIDI Akay EWI USB...

Correias e Abraçadeiras FreeSax.

Microfone Karsect Lapela / Microfone Arcano / Microfone Yoga / Microfone By Stuart

Mixer Behringuer Fx / Pedaleira Digiteki Vx300 / Nanoverb Alesis

Suportes Hercules e Handmade...

#8 Wellington_Souza

Wellington_Souza

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 3 posts

Posted 20 julho 2016 - 11:47

Pessoal, alguem poderia tirar uma dúvida sobre palhetas pra mim? Em dois meses comprei 4 palhetas, isso devido ao fato de em poucos dias elas colarem na boquilha e impedirem o som das notas graves com qualidade. Tenho de relaxar de mais a embocadura para os graves e acaba demorando pra sair o som ou ficando com baixa qualidade. Aconteceu com a vandorem azul 2.0 e a Fibracell 2,5 premier, as outras duas eram uma 1,5 e outra 2,0 de bambu (mas n sei a marca) . Minha boquinha é de massa, a que vem com o sax, acho que a abertura deve ser 5. É isso mesmo? as palhetas duram pouco assim, cerca de 15 dias? Elas ficaram moles na ponta, dai colam mais facil.... Tem alguma forma de cortar? Como vocês, mais experientes, fazem?

#9 condealisson

condealisson

Parceirão Explicasax

• Membros
  • PipPipPip
  • 355 posts
  • Interests:Ensinar e aprender.

Posted 21 julho 2016 - 08:49

Olá meu amigo! Aqui tem um comentário do nosso amigo Rafael sobre as durações:

http://www2.ivanmeye...=42866&p=313938

A única forma que resolvi esses problema foi mudando para palheta sintética, no começo estranhei mais depois que acostumei a embocadura... ficou ótimo! Passado o período útil de vida dela podemos lixar um pouco a ponta pra ficar mais pesada mais o timbre já não fica o mesmo.

Jesus te ama!

A: Eagle SA500VG|Barkley Pop Kustom 8|BO V16 A7M
T: Jupiter JTS587GL|Barkley Pop Kustom 8|BO V16 T8|Légère Studio Cut 2.5
Légère Studio Cut 2.5|Fibrreed Onyx M|PlastiReed 3
S: Eagle SP502N|Bari 72|Barkley Pop Kustom 7
Légère Classic 2.5
FL Ultimate Brass XL
Mic: Arcano AM-S1

#10 Wellington_Souza

Wellington_Souza

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 3 posts

Posted 21 julho 2016 - 09:55

Olá meu amigo! Aqui tem um comentário do nosso amigo Rafael sobre as durações:

http://www2.ivanmeye...=42866&p=313938

A única forma que resolvi esses problema foi mudando para palheta sintética, no começo estranhei mais depois que acostumei a embocadura... ficou ótimo! Passado o período útil de vida dela podemos lixar um pouco a ponta pra ficar mais pesada mais o timbre já não fica o mesmo.

Amigo, obrigado pela resposta. E esse período útil da fibracell é de quanto tempo mais ou menos?

#11 Fróes

Fróes

Delegado do Explicasax

• Administradores
  • 7.841 posts
  • Interests:Sax e Música

Posted 21 julho 2016 - 03:07

Mano,

Dependendo do uso e do cuidado, vai para lá de um ano... Tive uma que durou mais de dois anos, rsrsrs.

Abração!!!

[url=http://uploaddeimagens.com.br/images/001/089/616/original/ADMIN63.jpg?1505409711]

#12 Brian dos Reis

Brian dos Reis

Usuário Destaque

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 678 posts

Posted 13 março 2017 - 12:06

Nunca pude amaciar nem hidratar uma palheta, geralmente já tenho que abrir e sair tocando, e garças a Deus nunca tive problemas com isso.

2 user(s) are reading this topic

0 members, 1 guests, 0 anonymous users

Bing (1)