Jump to content

Photo

Sax soprano, quem iniciou direto c/ ele?

• Please log in to reply
9 replies to this topic

#1 FernandaFMusic

FernandaFMusic

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 7 posts

Posted 06 janeiro 2016 - 08:28

Olá pessoal, sou nova aqui no fórum, sempre tive vontade de aprender sax, desde sempre. Porém, quando tive oportunidade de aprender algum instrumento musical, optei pelo piano no conservatório, também por achar muito bonito o som etc... mas tbm talvez até por preconceito meu, por acha que não combinaria com meninas, vejo que foi ignorância da minha parte na época e excesso de preocupação minha, com os outros fossem pensar. Enfim, fiz o teste no conservatório estadual e passei, estudei por 5 anos, mas sempre guardava o desejo de um aprender.
Vamos ao que interessa agora: tenho mt vontade de aprender a tocar inicialmente o sax soprano, embora eu já vi que o indicado é o sax alto, por diversas questões. Queria saber quem aqui quem teve iniciou o aprendizado no sax soprano e se axhou mais difícil, quais dificuldades teve ? E se chegou a passar pro alto no meio do aprendizado ou não teve necessidade?! Tô perguntando tudo isso pq eu nã tenho noção nenhuma de instrumwntos de sopro. Palhetas e boquilhas mais específicas pra mulheres que vão está iniciando no instrumento. E quando for adquirir o meu, estarei entre um soprano no Eagle SP 502 e ou um customizado por Ivan. Desde já agradeço!!!

#2 Fróes

Fróes

Delegado do Explicasax

• Administradores
  • 7.839 posts
  • Interests:Sax e Música

Posted 07 janeiro 2016 - 11:14

Olá, Maninha,

Não comecei nem com Alto, nem com Soprano; comecei com o Tenor. Tive facilidade, é verdade, porque, ao fim, mostrou-se como minha preferência e maior facilidade, mesmo tocando Alto e Soprano. Sou Tenorista "de carteirinha", rsrsrs...

Não tem essa história de setup mais indicado para homens e para mulheres. Sax é um instrumento fácil de tocar; difícil é tocar BEM; o resto fica apenas no "uso ou não batom", ersrsrs...

Não é regra, mas é preponderância, o fato de o Soprano ser o segundo ou terceiro Sax do camarada  (foi o meu segundo), que já teve tempo de maturar um tanto a embocadura.

O Soprano é um Sax mais "melindroso"; exige um mais de controle de coluna de ar e de embocadura (como tudo é menor, as menores alterações, boas ou ruins, são notáveis). Tem muita gente que começou com o Soprano. A questão fundamental é o quanto de si vais dedicar à prática do instrumento. Podes até desanimar, por pensares que está muito difícil tirar um timbre decente, entretanto, o Soprano, vou repetir, é um Sax que tem particularidades e dificuldades que não são inerentes ao Tenor ou ao Alto. Não é nada que não possa ser superado com estudo dedicado (atentando só que ele é um tantinho mais exigente em relação aos demais, tá?). A opção é unicamente tua. Podemos, aqui, compartilhar experiências  impressões PESSOAIS; e não deve ir além disso. Nenhuma verdade é absoluta, pois, EM SAX, TUDO É MUITO PESSOAL.

Um Abração e seja Bem-Vinda à Família Explicasax!!!

[url=http://uploaddeimagens.com.br/images/001/089/616/original/ADMIN63.jpg?1505409711]

#3 FernandaFMusic

FernandaFMusic

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 7 posts

Posted 07 janeiro 2016 - 12:59

Obrigada Frões!

Estou até aprendendo aos poucos a mexer nos tópicos do fórum, nem sei se aqui embaixo é o local pra eu interagir com sua resposta.

Entendo perfeitamente, acolho a suas impressões, e como vc mesmo disse sax é bem pessoal né? Mas é legal a gente ouvir dicas e experiência de como foi esse caminho inicial no saxofone. Espero o ademais membros se puderem deixem suas experiências aqui, e se houve quem aprendeu de cara em soprano vai tbm contribuir bastante.

Valeu!!! _/\_

#4 FernandaFMusic

FernandaFMusic

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 7 posts

Posted 07 janeiro 2016 - 01:00

- quis dizer Fróes.

Rs...

#5 Abner Santos

Abner Santos

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 25 posts

Posted 07 janeiro 2016 - 02:48

Olá FernandaFMusic!

O mestre Fróes já disse tudo.

Já tive sax soprano e é exatamente o que o mestre Fróes disse, ele é um instrumento mais "enjoado" de se dominar, mas não é coisa de outro mundo... com dedicação conseguirá o que deseja.

Além do mais você já toca piano, o que ajuda bastante pois seu ouvido já deve ter uma noção boa na questão da afinação.

Atenciosamente,

Abner Santos

e-mail: abnersantos19@hotmail.com

Meu setup:

Sax

Alto Yamaha YAS - 62 Mark I

Alto Waldman

Boquilha/Braçadeira

Claude Lakey 7*3/Rovner BG

Palhetas

Vandoren Java Verde 2,5 

Vandoren Jazz ZZ 2,5

Mesa/Microfone/Amplificador

Yamaha MG06X/Yoga EM715/Laney

#6 FernandaFMusic

FernandaFMusic

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 7 posts

Posted 08 janeiro 2016 - 08:47

Valeu Abner, preciso pensar mesmo com clareza, pois é um investimento de 2.000,00 a 3.900,00 reais que é o que posso investir no momento, terei que me dedicar, reservar horários pra estudo. No piano eu fui bem nos 5 anos, mas não consegui absorver as inúmeras técnicas dos estudos que imahino que no sax deva ter, devido na época eu ter passado tb no vestibular pra fisioterapia. Às vezes temo me frustrar caso não consiga desenvolver bem nele. Embora hoje tenho mais tempo pra dedicar a um novo instrumento.

Vc toca Sax alto ou o tenor? Já tocou em algum da marca Eagle ou os custonizadps pelo professor ivan? Eles variação de peso do instrumento? São mt pesados?

#7 Abner Santos

Abner Santos

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 25 posts

Posted 08 janeiro 2016 - 10:42

Olá FernandaFMusic!

Entendo... realmente a questão do tempo é complicada....

Olha independente do sax que vai pegar tenho certeza que irá gostar, uma coisa que te digo e que você deve saber bem, é que qualquer instrumento para ser dominado precisa de tempo, não falo de tempo/hora entende? Digo no sentido de tempo de estrada, claro que este tempo pode ter muitas variantes, como dedicação, dom, objetivos...

Eu toco sax alto, é o que mais me agrada pois seu timbre é médio, ou seja, nem muito agudo (soprano) e nem muito grave (tenor), gosto é gosto rsrsrs

Já toquei sim em ambos, e te digo o seguinte: os Saxes By Ivan Meyer são ótimos, totalmente regulados e ótimo custo/benefício, ainda mas os sopranos, por que é meio dificil achar um soprano barato e bom, mas os By Ivan Meyer tem as duas qualidades...

Os Eagle, são ótimos também, principalmente os sax alto SA 500 VG e o SA 500 BGD e os sopranos SP 502 VG e SP 502. Tem uma mecânica boa, um som muito bom também.

Na questão do peso o soprano é bem mais leve que o alto, mas com uma boa correia o peso do sax alto fica tranquilo... Do mesmo modelo, mudando a marca as diferenças de peso são quase insignificantes.

Enfim, estará servida de bons instrumentos.

Atenciosamente, 

Abner Santos

e-mail: abnersantos19@hotmail.com

Meu setup:

Sax

Alto Yamaha YAS - 62 Mark I

Alto Waldman

Boquilha/Braçadeira

Claude Lakey 7*3/Rovner BG

Palhetas

Vandoren Java Verde 2,5 

Vandoren Jazz ZZ 2,5

Mesa/Microfone/Amplificador

Yamaha MG06X/Yoga EM715/Laney

#8 Fróes

Fróes

Delegado do Explicasax

• Administradores
  • 7.839 posts
  • Interests:Sax e Música

Posted 08 janeiro 2016 - 10:55

Não esquenta, Maninha,

O Mestre Ivan Meyer, meu amigo de "séculos", ainda escreve meus nome errado às vezes, rsrsrs...

O peso do sax, em especial, Alto e Tenor, é distribuído mais entre a cervical e a mão direita (apoio de polegar). Não apoiam no maxilar (a embocadura correta). O Soprano reto distribui mais entre os braços e menos no pescoço e um pouquinho, quase nada, no maxilar (senão não pode fazer os "bends" direito). Existem "straps" do tipo suspensório (eu tenho dois, que usava quando tinha de tocar muito tempo  seguido). Do Tenor para "baixo" são os mais pesadinhos; o resto é mel na chupeta.

Entre os que indicaste, fico com os do Ivan. Tenho dois, há vários anos, como podes ver na minha assinatura, e nunca precisei nem regular ou manda regular. Observo que não tenho qualquer ligação comercial ou econômica com o Mestre Ivan Meyer e nem com a Soprasax. Meu trabalho, aqui, é voluntário, por puro prazer, paixão e alegria de compartilhar, pois nossa missão (minha e do Ivan, é demistificar e difundir o Saxofone, tornar o Brasil a pátria do instrumento).

E NÃO ME CHAMEM DE MESTRE... Sou Irmão, Colega, Cara, Velho, Camarada, Fróes, Você, Tu, etc. (só não vale palavrão, rsrsrs).

Um grande abraço!!!

[url=http://uploaddeimagens.com.br/images/001/089/616/original/ADMIN63.jpg?1505409711]

#9 FernandaFMusic

FernandaFMusic

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 7 posts

Posted 09 janeiro 2016 - 10:17

Fróes, 

gostei de saber dos detalhes a cerca da distribuição do peso do instrumento no corpo. E mesmo vendo e vídeos, TV, shows, tenho essa impressão

mesmo que o soprano tem pesa bem menos que o Alto.  Já peguei em um soprano em uma loja de instrumentos, mas não pude apreciar melhor,

mas já tem muito tempo, lembro vagamente, mas imagino que hoje a 'ergonomia' deles deve ter ficado bem confortável,

No mais na medida que posso, ando observando bem em vídeos de músicos como muitos tocam, a forma como seguram, observando muito a embocadura 

de cada um, o som do sax, embora já tenho uma certa preferência de tipo de som que gostaria. 

Gostaria de saber mais opiniões!!!  rs

#10 Brian dos Reis

Brian dos Reis

Usuário Destaque

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 678 posts

Posted 17 fevereiro 2017 - 08:01

Oi Fernanda, tudo bem? Estou um pouco atrasado para responder sua pergunta, mas também quero dar a minha opinião rsrsrsrs.

Assim como o Fróes, eu também iniciei os meus estudos no sax tenor. Porém, o meu primeiro aluno de saxofone tocava soprano e, mesmo que eu não sabia tocar nem o tenor direito, consegui ensinar ele. Hoje ele é um excelente músico, muito elogiado na igreja. Depois dele ensinei outros dois que também foram muito elogiados no teste, um deles foi morar no Paraná e fique sabendo que ele está ajudando a ensinar a música lá também.

Enfim: O que todos os meus alunos de sax soprano bem sucedidos tiveram em comum?

Esforço, dedicação, não ficavam faltando das aulas, sempre estudavam em casa ainda que tendo pouco tempo, etc... Esse que foi para o paraná, começou a aprender comigo desde menino, e o pai dele me contou que quando ele chegava da escola, não gostava de jogar bola, nem videogame, só ficava mexendo no sax o dia inteiro: esse é o segredo, ter amor no instrumento.

Minha opinião pessoal: não acho que todos devem começar no sax alto, acho que devem começar no sax que tem vontade de tocar (eu queria ter começado no barítono, mas faltou o $$$ :( )

Espero que as minhas palavras tenham te ajudado, pelo menos como uma motivação a mais para continuar aprendendo.

Vou deixar esse vídeo para você e para todo a turma que tem ou já teve essa dúvida

1 user(s) are reading this topic

0 members, 1 guests, 0 anonymous users