Jump to content

Photo

Aprenda o Exercício do MENNNgooooo e toque afinado !

• Please log in to reply
148 replies to this topic

#141 renie

renie

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 5 posts

Posted 18 dezembro 2012 - 07:55

Oi, quando vou fazer esse exercício sinto que o ar sai muito rápido, e com isso muda o tom...
Tem alguma técnica para melhorar a respiração e fazer com que as notas "durem" mais tempo no mesmo tom?

#142 Noemi84

Noemi84

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 4 posts

Posted 05 fevereiro 2014 - 07:45

Agora sim estou no lugar certo!

#143 Noemi84

Noemi84

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 4 posts

Posted 10 março 2014 - 04:09

Professor, até que enfim consegui o tão esperado e comentado Mennnnngooooooo!

#144 jpedr0

jpedr0

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 22 posts

Posted 03 abril 2015 - 09:36

Olá pessoal, me desculpem se não puder fazer isso mas eu gostaria de aproveitar a discussão daqui para tirar uma dúvida. Acabei de assistir 2 vídeos do Prof. Ivan Meyer em que fala de como iniciar a embocadura e a correnteza de ar, daí veio a dúvida: Apertar a palheta com o lábio inferior não serve de nada ? Apenas é errado e mais nada? 

Agora voltando mais em relação ao tópico, eu sopro minha boquilha com o tudel, já enfiei a boquilha no máximo da cortiça e o afinador indica a nota Sol #... eu até consigo abaixar meio tom ou um tom mas o som sai falhado, não sai um som limpo igual o do sol #, e o som treme às vezes... Alguém saberia me explicar? Obrigado

#145 Nita

Nita

Membro Efetivo do Explicasax

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 4.177 posts
  • Interests:Aprender / Ensinar / Participar

Posted 06 abril 2015 - 10:53

Olá pessoal, me desculpem se não puder fazer isso mas eu gostaria de aproveitar a discussão daqui para tirar uma dúvida. Acabei de assistir 2 vídeos do Prof. Ivan Meyer em que fala de como iniciar a embocadura e a correnteza de ar, daí veio a dúvida: Apertar a palheta com o lábio inferior não serve de nada ? Apenas é errado e mais nada? 

Agora voltando mais em relação ao tópico, eu sopro minha boquilha com o tudel, já enfiei a boquilha no máximo da cortiça e o afinador indica a nota Sol #... eu até consigo abaixar meio tom ou um tom mas o som sai falhado, não sai um som limpo igual o do sol #, e o som treme às vezes... Alguém saberia me explicar? Obrigado

O treino com o tudel é justamente para ter firmeza na emissão do som, se sai tremido é justamente porque não tem essa "tal de firmeza".

E para as notas graves, deverá relaxar a embocadura e lógicamente para os agudos apertar mais os lábios. Ou seja, para essas conseguir estas notas, a primeira deverá relaxar os lábios e soprar, pois esse "relaxamente" representa as notas mais graves do sax. A segunda, apertar levemente os lábios que correspondem às notas médias do sax. Apertando mais um pouco representam as notas agudas no sax.

Vc. não conseguirá soprar essas notas firmemente, se for acompanhar o afinador. Não é fácil soprar de maneira que não oscile no afinador,ok?

Por isso é primordial treinar bastante para conseguir essa "firmeza". Mesmo para os mais experientes, é dificil conseguir tocar uma nota, acompanhado pelo afinador, de tal modo que o afinador não acuse uma variação, numa duração de, digamos, 5 ou 10 segundos! Eu não consigo, rss!

Sax Yamaha Tenor Yts-25

Boquilha Otto Link NY 8*
Palheta Fibracel Premier 2

Clarinete Conn
Behringer X1204 USB
Mixer Nashiville NX1900
MD de mesa MDS-S38
MD portátil MZ-R30
Microfone Shure SM58

MSN: n.itamoto@hotmail.com

#146 TiGuedes

TiGuedes

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 4 posts

Posted 09 dezembro 2015 - 04:07

Gostaria de saber se com o tudel do sax soprano consigo fazer esse exercício. Pois a variação é pouca. Inclusive várias técnicas do sax alto, não sei se elas se aplicam exatamente do mesmo jeito em sax soprano. Pior que não encontro um material destinado ao soprano.

#147 carvalho28sax

carvalho28sax

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 4 posts

Posted 13 dezembro 2015 - 12:37

Olá, TiGuedes. É possível, sim, fazer o exercício do mengo no tudel do soprano. A diferença é que vai soar um pouquinho mais agudo. Isso se deve a afinação do soprano, que é Sib (si bemol).

Bons estudos 

Saxofone Alto Eagle Sa 500 LN

Boquilha Everton Full Pop 7

Palhetas: Vandoren Java 2,5

Saxofone Soprano Eagle Sp 502

Boquilha Everton K-Séries 7

Palhetas: Vandoren Java Red 2,5 / Vandoren V16 2,5

#148 Brian dos Reis

Brian dos Reis

Usuário Destaque

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 678 posts

Posted 09 março 2017 - 09:38

Eu também acho meio esquisito tocar só com o tudel do sax soprano, além de ficar muito agudo ainda parece ser mais difícil de tirar som nele. Outra coisa que acho difícil é fazer esse exercício com boquilhas muito fechadas, as abertas dão um melhor resultado (na minha opinião).

#149 GustavoGremista

GustavoGremista

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 82 posts
  • Interests:West Coast

Posted 24 junho 2017 - 09:56

Já tinha marcado esse tópico a 3 anos rsrsrs

Agora voltei para melhorar minha embocadura, o Mengo saiu de primeira, fiquei muito feliz, mas o Fígaro está difícil e é justamente esse exercício que vou repetir até ficar bonito. Vamos ver se meus graves ficam menos estourados. :)

" A música é a linguagem universal, não precisamos de dicionário ou de um tradutor para entendê-la, só precisamos ter a alma e o coração abertos. "

1 user(s) are reading this topic

0 members, 1 guests, 0 anonymous users