Jump to content

Photo

INICIANDO A IMPROVISAÇÃO POR CAMPO TONAL

• Please log in to reply
15 replies to this topic

#1 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.552 posts
  • Interests:Música e natureza

Posted 09 abril 2009 - 03:28

Meus queridos alunos é chegada a hora de iníciar a improvisação por campo tonal !

Eu chamo improvisar dentro de um tom de IMPROVISAÇÃO POR CAMPO TONAL ou seja ,iremos começar a entender o que é improvisar dentro de um tom ,onde não iremos nos preocupar com os acordes que estão rolando , uma vez que a música ou acompanhamento esteja dentro de um único tom ! Assim todos os acordes irão combinar com as notas da escala em questão.

Assim que voces fizerem os primeiros exercícios de improvisação dentro de um único tom, onde irão APRENDER A CRIAR MELODIAS iremos fazendo o mesmo em outras tonalidades , uma vez que o J.AEBERSOULD VOL.24 tem as 12 tonalidades maiores e 12 menores .

Iremos trabalhar agora a tonalidade de SOL MAIOR para o saxofone para que possa entender O QUE É TOCAR DENTRO DE UM TOM e principalmente O QUE TOCAR smile.gif

NOSSO OBJETIVO É :

1 - ESCUTANDO O PLAYBACK onde esta tocando a Bateria, Baixo e Piano

Iremos aprender a nos POSICIONAR NO ESPAÇO HARMÔNICO , MELÓDICO E RÍTIMICO !

Para isso iremos ter a bateria como um metrónomo e o Baixo e Piano como um diapasão que nos dara a referencia harmônica para AFINAR e CRIAR dentro de um tom ok

O 1 exercício vai ser tocar dentro de uma pulsação DEFINIDA onde vamos treinar dar TIROS DE COLCHEIA.

Este exercício do TIRO DE COLCHEIA como explico aos meus alunos há muitos anos é super legal de fazer .
Basta voce colocar o playback para tocar e então começa a tocar NOTAS DA ESCALA DE SOL MAIOR usando mais os GRAUS CONJUNTOS ou seja onde entre as notas acontecem no máximo intervalos de um tom ou seja tocar notas em sequencia .
Estes TIROS DE COLCHEIA pode ser de 4 notas , 6 notas ,12 notas ou até 02 notas SEMPRE COM QUANTIDADES PARTES ou seja não pode fazer 3 colcheias ou 5 colcheias VAMOS BUSCAR A QUADRATURA ,A SIMETRIA !

Veja ABAIXO como quero que faça ok

Attached File  Concientiza__o_Ritimica.pdf   17,53KB   10089 downloads

POR ISSO QUANDO ESTUDAMOS IMPROVISO PRECISAMOS ESTAR COM A ESCALA BEM DE BAIXO DOS DEDOS PARA NÃO FICAR PENSANDO MUITO NAS NOTAS da escala E SIM NA DIREÇÃO DAS NOTAS E NO RÍTIMO .

POR ISSO A PRIMEIRA PARTE DO NOSSO ESTUDO DE IMPROVISAÇÃO POR CENTRO TONAL VAI SER :

APRENDER A TOCAR COM UM RÍTIMO DEFINIDO OU SEJA DENTRO DE UMA PULSAÇÃO SENDO QUE AS DIVISÕES RÍTIMAS AGORA SERÃO QUADRADAS COMO ESTA NOS PDFS QUE COLOQUEI PRA VOCÊS OK

VAMOS TREINAR FAZER ESTAS DIVISOES DE COLCHEIA TIPO : TA TA TATATATA TAA no tempo ou seja tocar junto com o playback e desenhando o rítimo como mostreio no PDF ok
Attached File  desenvolvimento_r_timico_01_pdf.pdf   18,29KB   9380 downloads

Abaixo voce tem um gráfico onde mostro como usar a Escala de sol Maior juntamente com o ARPEJO (13579 ) ou seja arpejo maior com sétima maior e nona, onde o exercício abaixo mostra uns exempos de como estudar a ESCALA DE SOL MAIOR para poder então aplicar na improvisação ok

Attached File  SOL_MAIOR.pdf   45,61KB   9392 downloads

USE ESTE PLAYBACK PARA ESTUDAR OK
Attached File  Acompanhamento_para_a_improvisa__o_tonal__Sol_maior_sax_Eb_e_Do_maior_sax_Bb__.mp3   4,93MB   10000 downloads

O DEVER DE CASA É :

GRAVAR UM IMPROVISO OND EU VOU ESCUTAR O SEU RÍTIMO ,PARA VER SE TOCA EM SINCRONISMO COM O PLAYBACK OU SE TOCA SEM SINCRONISMO .

LEMBRE QUE AGORA NÃO ESTAMOS ESTUDANDO CRIAR MELODIA E SIM DESCOBRINDO O PRAZER DE TOCAR COM RÍTIMO .

E SUA MISSÃO É CONSEGUIR FAZER UM IMPROVISO ONDE VAI DEFINIR O RITIMO EM MINIMA,SEMINIMA E COLCHEIAS ,PODENDO FAZER PAUSAS DE SEMINIMA OK

ESTA PROIBIDO FAZER TERCINAS E SEMICOLCHEIAS , COMO TAMBÉM PAUSAS DE COLCHEIA E TIROS "IMPARES " OU SEJA SE TOCAR EM COLCHEIA PRECISA SER EM NÚMEROS PARES TIPO 04 , 08 , 06. 02 , 12 ETC....

FAÇA QUE SE ERRAR EU VOU CORRIGIR OK

Abs
Ivan Meyer

#2 paulo hery ferreira

paulo hery ferreira

Membro Efetivo do Explicasax

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 2.944 posts
  • Interests:Música e Natureza

Posted 18 abril 2009 - 09:28

Oi Prof. Ivan

Gravei esse estudo de conscientização do ritmo durante o improviso para receber sua avaliação crítica. Dos muitos erros cometidos, alguns não estão na bula e escaparam (síncope por exemplo). Espero ter conseguido seguir a "bula" (rsss).
Abs.
Paulo.

Attached Files

Sax tenor Yamaha YTS 475 - boquilha Ivan Meyer 7 - palheta premier 1 1/2
Sax alto Yamaha YAS 62 - boquilha Ivan Meyer 7 - palheta premier 1 1/2
-boquilha Claude Lakey 7.3 - palheta premier 1 1/2

#3 paulo hery ferreira

paulo hery ferreira

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 2.944 posts

Posted 19 abril 2009 - 06:13

Oi Prof. Ivan

Ao ouvir a gravação, percebí o erro das "pausinhas" em alguns pontos. Desse problema eu estou me conscientizando (rsss).
Abs.
Paulo.

#4 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.552 posts

Posted 20 abril 2009 - 10:39

Oi Paulo smile.gif
Muito legal seu improvoso e tem amis acertos do que erro .
As colcheias estão bem definidas , esta realmente sabendo tocar as colcheias smile.gif

Agora vamos então para om segundo passo onde vai fazer um novo improviso e aumentar mais uma regrinha ok

VAMOS USAR A TERCINA !

Mas esta tercina sera em grupos de 6 notas e quero que voce dê o TIRO DE TERCINA em meio compasso ou seja nos 02 primeiros tempos do compasso ou nos 02 ultimos tempos do compasso ok

A brincadeira vai ser você tocar vir tocando usando minimas, semininas e colcheias .

O que vamos fazer agora é pegar um desses compassos onde voce fez 08 notas por compasso e na metade dele seja no início ou no final colocarmos 02 grupos de tercinas ( cada grupo com 03 notas pois são tercinas de colcheias onde teremos 03 colcheias por tempo do compasso ok .

VEJA O EXEMPLO ABAIXO E TOQUE O QUE ESTA ESCRITO JUNTO COM O PLAYBACK QUE VOCE VAI ENTENDER O QUE ESTOU PEDINDO OK
TIRO_DE_TERCINAS.jpg

RESUMINDO :

Agora você pode e deve usar COLCHEIAS X TERCINA onde vem tocando em colcheias e derepente da um TIRO DE TERCINAS ok

Esse tiro no início do estudo pode ser feito somente na metade do compasso como esta logo no início do explolo abaixo ok

O OBJETIVO É QUE VOCÊ DURANTE O IMPROVISO CONSIGA DEFINIR BEM SUAS COLCHEIAS E TERCINAS .

QUERO QUE GRAVE ESTE EXERCÍCIO ABAIXO ONDE NO FINAL VOCE DEVE CONTINUAR A IMPROVISAR SEGUINDO O PADRÃO DE USAR AS MUDANÇAS DE TERCINAS PARA COLCHEIS E VICE VERSA OK

ISSO É MUITO IMPORTANTE ,POIS TERCINAS FUNCIONAM EM QUALQUER TIPO DE IMPROVISO, ESTILO ETC....

TAMBÉM QUERIA PEDIR PRA VOCE ESCREVER UM IMPROVISO ,ISSO MESMO O FAMOSO "ESCREVEU NÃO LEU O PAU COMEU " ONDE VOU ANALISAR SE O QUE VOCE ESCREVEU ( USANDO COLCHEIAS ,TERCINAS ,MÍNIMAS E SEMÍNIMAS E SOMENTE PAUSAS DE SEMÍNIMAS ) É O QUE TOCOU OK

FAÇA ESTE EXERCÍCIO POIS VAI DEIXAR VOCÊ COM UMA CLAREZA GRANDE DO RÍTIMO A SER USADO DURANTE O IMPROVISO, POIS PRECISAMOS PENSAR NISSO O TEMPO TODO smile.gif

COMO AGORA ESTAMOS TREINANDO O IMPROVISO PELO TOM ONDE NÃO VAI PRECISAR FICAR MUDANDO DE ESCALAS ETC...POIS O TEMPO TODO A ESCALA DE SOL MAIOR FUNCIONA , VAMOS CONTINUAR COM ISSO OK

TRABALHANDO DESENHAR COM UMA ÚNICA COR ( ESCALA DE SOL MAIOR ) E EXPLORAR A DEFINIÇÃO RÍTIMICA OK

O MAIOR PROBLEMA PARA QUEM JA TOCA HÁ MUITO TEMPO É ESCUTAR NEGUINHO TOCANDO TODA ATRAVESSADO NO COMPASSO ONDE AS COLCHEIAS NÃO SOAM NEM COMO COLCHEIAS E NEM COMO TERCINAS OU SEJA SEM DEFINIÇÃO .

ESTAMOS NESTE MOMENTO TREINANDO A IMPROVISAÇÃO RÍTIMICA UMA VEZ QUE NÃO PRECISAMOS NOS PREOCUPAR COM TONALIDADES E MUDANÇAS DE TONS...(POR ENQUANTO RSSS) ASSIM QUE FICAR MADURO ESTA PARTE IREMOS ACRESCENTANDO AS REGRINHAS E NO FINAL VAI SENTIR COMO ESTARA DOMINANDO MUITO MAIS SEUS IMPROVISOS E PRINCIPALMENTE "TOCANDO JUNTO COM A CUSINHA )

POIS A CREDITE SE COLOCARMOS A MELODIA PRA BRIGAR COM O RITIMO GANHA O RITIMO smile.gif

O RITIMO TEM MUITO MAIS FORÇA DO QUE A MELODIA !

UMA MELODIA CERTA (NOTAS CERTAS ) COM UM RÍTIMO ERRADO = FICA ERRADO

UMA MELODIA ERRADA (NOTAS ERRADAS ) MAS TOCADAS COM O RÍTIMO CERTO= FICA CERTO PARA OS OUVIDOS MENOS APURADOS .

ESTA CHEIO DE GENTE QUE ESCREVE TORTO POR LINHAS CERTAS OU SEJA TOCA NOTAS ERRADAS MAS AS TOCA BEM , DENTRO DO COMPASSO E DENTRO DO RITIMO E ISSO PASSA A SENSAÇÃO DE ESTAR CERTO AO OUVIDO DE UM LEIGO.

O QUE MELHOR É PERCEBIDO PELO OUVINTE É O RITIMO.

TOCAR NOTAS CERTAS COM O RITIMO ERRADO É O MESMO QUE TOCAR ERRADO ,POIS É O QUE O OUVIDO MAIS PERCEBE OU SEJA O RÍTIMO !

POR ISSO ESTAMOS TREINANDO A NOSSA CONCIENTIZAÇÃO DO RÍTIMO USADO DURANTE O IMPROVISO, PARA QUE POSSA SAIR SINCRONIZADO COM A COZINHA OK

Então manda vê nesses estudos pois esta indo super bem smile.gif

#5 paulo hery ferreira

paulo hery ferreira

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 2.944 posts

Posted 25 abril 2009 - 07:13

Oi Prof. Ivan

Alem das duas horas sagradas de estudo vou trabalhando no "dever de casa" em outros horários. Gravei e estou postando o que segue:
1) - Conscientização do ritmo:- tema+ improviso "ao vivo", sem escrever.
2) - " " " :- improviso escrito+tema.
Obs.- as duas gravações têm o número 11, mas são distintas.
3) - Conscientização do Ritmo - improviso tonal - PDF.

Attached Files

#6 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.552 posts

Posted 07 maio 2009 - 09:53

Paulo, essas gravaçoes são as mesmas que colocou na sala de avaliaçoes ? Pois eu escutei a I parece que eu ja escrevi o comentário pra elas ???

Paulo, tem alguma gravação sua sem avaliação ? Estou procurando mas não achei smile.gif Caso tenha por favor coloque os links delas aqui para eu rastrear ok

Hoje estou escrevendo a sua Rotina nova smile.gif Você tem todos os volumes do Aebersould ?
Estou querendo iniciar outro volume com voce ,enquanto vai estudando o vol.24 em todos os tons MAIORES , ( Vamos começar os menores agora ok )

Vou passar tudo explicadinho pra você ok

Abs
Ivan Meyer

#7 paulo hery ferreira

paulo hery ferreira

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 2.944 posts

Posted 07 maio 2009 - 03:37

Oi prof. Ivan

As postagens são as mesmas que você já ouviu e comentou. A gente vai aprendendo a postar na sala certa, né mestre? Todas as minhas postagens você já ouviu e comentou.
Quanto ao Aebersold tenho os seguintes volumes: 1, 3, 21 (2 CD), 24 (2CD), 33, 54 e 88.
Aguardo suas novas instruções.
Grande abraço
Paulo.

#8 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.552 posts

Posted 02 agosto 2009 - 08:34

Legal smile.gif

#9 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.552 posts

Posted 09 junho 2011 - 10:11

E ai ?
Quem esta estudando ?

#10 ThiagoIsmael

ThiagoIsmael

Usuário Participativo

• Membros
  • PipPip
  • 271 posts

Posted 26 agosto 2011 - 04:42

Nao posso deixar um post tao util desses parado!

Ainda mais dps de o Ivan ter postado no face rsrsrs

Ta ai o audio que eu gravei... da primeira parte!

Abraços

Attached Files

Oboé Patricola PT-SC1 semi-automatico
Palheta: Escola Alemã

Oboé Schereiber & co. <<< MEU BEBÊ
Datado de 1890, sistema automático, em ébano

Sax Soprano Curvo Hoyden 25JO
Boquilha Ivan Meyer 7* 2,00mm

Sax Alto Yamaha YAS-32
Boquilha Otto Link Tone Edge (Dave Jary Custom C .80'')

thiago.ica@hotmail.com

#11 Alissyn

Alissyn

Usuário Destaque

• Membros
  • PipPipPipPip
  • 809 posts
  • Interests:Tudo sobre Instrumentos Musicais

Posted 26 agosto 2011 - 04:59

bem que eu queria ter tempo pra estudar....
" O Sol nasce para todos mas a sobra é só para quem planta árvores"
-----------------------------------------

---------------------------

KåRå Ðe ÅnJø

---------------------------

#12 paulo hery ferreira

paulo hery ferreira

• Membros
  • PipPipPipPipPip
  • 2.944 posts

Posted 29 agosto 2011 - 05:26

QUOTE(ThiagoIsmael @ 26/08/2011 - 17:42) <{POST_SNAPBACK}>

Abraços

Oi Thiago Ismael

Como participante desse tópico dou-lhe meus parabens por reativá-lo, mostrando assim sua importância nos estudos do sax smile.gif .

O prof. Ivan naturalmente vai gostar dessa postagem e, provavelmente, fará algum comentário a
respeito smile.gif .

Abs.

Paulo.

#13 MarcosMiranda

MarcosMiranda

Usuário

• Membros
  • Pip
  • 35 posts
  • Interests:Sax Pearl custon by Ivam Meyer
    Boquilha Ivam Meyer Pop 6
    Plaheta Fibracell 1,5

Posted 08 novembro 2011 - 06:11

Eu to estudando logo postarei meu improviso!!

#14 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.552 posts

Posted 08 novembro 2011 - 06:27

QUOTE(ThiagoIsmael @ 26/08/2011 - 16:42) <{POST_SNAPBACK}>

Abraços

Ismael, é isso mesmo !

Continue estudando e modificando smile.gif

Abrs
Ivan Meyer

#15 jeova_valenrin

jeova_valenrin

Usuário Participativo

• Membros
  • PipPip
  • 165 posts
  • Interests:aprender sobre musica e sobre o sax propriamente dito <br />ampliar meu leque de amizade etc....

Posted 06 julho 2012 - 11:59

eu vim ver agora essa dica
muto legal
vou gravar pra galra ouvir
parabes maiuma vez
pof ivam meyer
SETUP

Violão Crafter Pk Bubinga

Sax Tenor "STAGG"

T-77

Boquilha JAF-T7

Ivam Meyer pop jazz nº 9 - 3mm

Palheta Fibracell Premier 2

#16 ciromonteiro

ciromonteiro

Usuário

• Membros
    • Pip
    • 5 posts

Posted 27 junho 2018 - 07:24

Bom Dia a todos, Segue meu exercício, eu mesmo escrevi. Baseado-me nas orientações dada pelo professor Ivan, ainda estou engatinhando nisso tudo, de escrita, até as ideias melódicas.
    Muito Bom poder aprender com todos vocês!

Attached File  Exercício_Ciro.mp3   664,45KB   13 downloads
    exercicio Centro tonal Ciro_001.jpg

• Sax Tenor: Conductor By Ivan Meyer.
    • Boquilha:Vandoren Jumbo Java T75.
    • Palheta: Fiberred Onix. 

1 user(s) are reading this topic

1 members, 0 guests, 0 anonymous users

walmyrsjr