Jump to content

Photo

Dicas de como se tocar em Trio (Nipe) de Metais

• Please log in to reply
No replies to this topic

#1 Prof. David Cabral-SP

Prof. David Cabral-SP

Usuário Participativo

• Membros
  • PipPip
  • 193 posts

Posted 01 março 2010 - 10:58

Galera gostaria de enfatizar que; ao tocarmos em Trio (nipe) de metais, não podemos tocar da mesma forma que tocamos quando estamos fazendo um solo.

Portanto resolvi colocar algumas dicas para que esse trabalho em grupo seja mais aplausivo:

1. AFINÇÃO - esse é um grande vilão para quem toca em nipe, as vezes pode acontecer de vc passar o seu intrumento no afinador com uma determinada nota

2. VIBRATO - As vezes ouço saxofonistas que usam vibrato por puro Vício o que não é bom, pois tudo que usamos exageradamente FICA RUIM!!!Principalmente quando se trata de um Trio, a não ser que todos estejam usando o vibrato em uma determinada frase.

3. FINALIZAÇÕES - Procurem TODOS terminar as nostas ao mesmo tempo, e INICIALAS também.

4. ARTICULAÇÕES - definam quais ARTICULÇÕES serão usadas em determinadas frases, pois elas determinam qual a propostam e intenção de cada frase se fizerem diferente um do outro não fica legal.

5. DINÂMICA - Esse item se encaixa um pouco com o Tópico 3. Porém tem um detalhe, cuidado com os CRESCENTES, lembre-se que TODOS devem faze-los com a mesma intencidade, da mesma forma os DECRESCENTES.

Pessoal durante muito tempo me preocupei em apenas ler a minha parte, pensando que "garantindo a minha" parte ja resolvia tudo, pois eu estava errado,e foi nos estudios de gravação que fi aprendendo que trabalhar em trio é muito mais complexo que eu imaginava, e nínguém me dava dicas como essa, porém acredito que devemos ajudar uns aos outros. Não sei de tudo mas o pouco que eu sei divido com vcs. Tenho a certeza de que muitos do forúm poderão contribuir com esse assunto!!!

Sem mais

David Cabral

www.davidcabral.com.br
Setup; Sax Alto Hoyden modelo HAS-75SL
Boquilhas; Alumínio by Ivan Meyer - Palheta Fibracel / Massa Barkley Lound Palheta Vandoren Red 2/5
Sax Tenor Cannonball G5 Gerald Albrith
Boquilhas; Metal Norberto (Alterada por Ivan Meyer) - Palheta Vandorem V16 3. / Massa Barkley Studio
Sax soprano curvo JGM
Boquilha Dukof D8 - Palheta Fibracell
Microfone Sennheiser G2
Periférico - Placa de MAudio - Fire Wire 410
Mac Boock
www.davidcabral.com.br

0 user(s) are reading this topic

0 members, 0 guests, 0 anonymous users