Ir para conteúdo

Foto

Orientações do Sax com Saúde

• Por favor, faça o login para responder
41 respostas neste tópico

#1 medval

medval

Usuário Participativo

• Membros
  • 108 posts
  • Interests:Saxofone

Postado 30 dezembro 2005 - 06:53

Aproveitando a deixa do Dr.Rogério,sinto a satisfação de me dispor para responder assuntos relacionados a problemas de sáude,embora a saúde bucal está mais intimamente ligada ao saxofone.O forum do Prof.Ivan merece o empenho multiprofissional,pois tantas dúvidas nossas foram sanadas pelos colegas saxofonistas que frequentam esse forum.

Um abraço a todos e feliz 2006,

Valmir
Médico

Saxofone Tenor Spectra II (envelhecido) - 2003

Saxofone Tenor Weril Spectra II (laquado) - 2005

Saxofone Tenor Yamaha YTS 62 II - 2006

Saxofone Eagle SPX512 - 2015

Boquilha Otto Link New Vintage Metal 6*
Boquilha Otto Link Metal STM 7*

#2 tercio_flor

tercio_flor

Usuário Muito Participativo

• Membros
  • 427 posts
  • Interests:musica

Postado 30 dezembro 2005 - 07:30

OLA DR. MEDIVAL( VALMIR), TUDO BEM. ENTAO VAMOS, APROVEITAR DA BONDADE E COMEÇAR A INCOMODA-LO. EHEHEHHEHEH. DR, E O SEGUINTE, SEMPRE QUE VOU TOCAR , PASSADOS ALGUNS MINUTOS 30 + - COMEÇO ASENTIR COCEIRA NA GARGANTA, TIPO PIGARRO E ARDENCIA. . ISSO NAO OCORRE SO QUANDO TENTO FAZER O SOM ROUCO, QUE SEI ,, PODE PROVOCAR AMIGDALITE, FARINGITE, MAIS OU MENOS ISSO. MAIS TOCANDO , S´PRANDO APENAS, AINDA ASSIM FICA UM INCOMODO.ABRAÇO.
tercio

#3 edgar

edgar

Usuário Destaque

• Membros
  • 665 posts

Postado 30 dezembro 2005 - 08:12

Olá Valmir

Bastante louvável sua disposição para nos orientar em relação a saúde. Sabendo que nós, musicos de sopro, devemos manter nossa saúde em dia, por que ao contrário não teríamos energia suficiente para a emissão do som que sai de dentro de nosso corpo.
Agradeço em nome do pessoal.

Bom fim de ano biggrin.gif biggrin.gif

Grande abraço
Edgar

#4 Marcos_Sax_

Marcos_Sax_

Usuário Destaque

• Membros
  • 765 posts
  • Interests:Musica por prazer

Postado 30 dezembro 2005 - 08:44

Como nossa boca é repleta de saliva e nesta temos inumeras enzimas, com o tempo boquilha e palheta se tornam grandes alvos de hospedeiros gentis como bacterias, queria saber se só lavar adianta, usar creme dental ou se ainda sim não existe contaminação, por exemplo eu estar gripado e ir soprando, e não tomar providencias higiênicas, seria possival eu criar um ciclo de contaminação contastante?
Abração
Marcos

#5 Guest__*

Guest__*
  • Visitante

Postado 31 dezembro 2005 - 12:25

(tercio_flor)
OLA DR. MEDIVAL( VALMIR), TUDO BEM. ENTAO VAMOS, APROVEITAR DA BONDADE E COMEÇAR A INCOMODA-LO. EHEHEHHEHEH. DR, E O SEGUINTE, SEMPRE QUE VOU TOCAR , PASSADOS ALGUNS MINUTOS 30 + - COMEÇO ASENTIR COCEIRA NA GARGANTA, TIPO PIGARRO E ARDENCIA. . ISSO NAO OCORRE SO QUANDO TENTO FAZER O SOM ROUCO, QUE SEI ,, PODE PROVOCAR AMIGDALITE, FARINGITE, MAIS OU MENOS ISSO. MAIS TOCANDO , S´PRANDO APENAS, AINDA ASSIM FICA UM INCOMODO.ABRAÇO.

Essa eu acredito que até mesmo nos saxofonistas podemos te ajudar.....Vc sente essa ardencia e essa cocerira pq vc esta fazndoa tecnica completamente errada.;. Vc esta p´rejudicando suas cordas vocais....... quando tocamos o som rouco não sentimos nenhum ipo de ardencia na garganta eu por exemplo nem uso a garganta pra tocar rouco uso o ceu da boca. Faço uma especie de som de abelha manja ... tocando o sax eu pronuncio zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz meu que com o ceu da boca......Aprendi esta tecnica com o manito dos incriveis....tinha um topico super esclarescedor aquino forum sobre este som rouco , dá uma fuçada por ai ......Ok

abraços

Edu Amaral e fliz ano novo a todos por ai

#6 tercio_flor

tercio_flor

• Membros
  • 427 posts

Postado 01 janeiro 2006 - 02:28

VALEU PELA DICA, EDU. VOU COMEÇAR A FAZER O SOM ROUCO, FAZENDO AGORA O BARULHO DE ABELHA, ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ,EHEHEHEHEH. CREIO, QUE NAO SEREI O UNICO BENEFICIADO COM ESSE MACETE. BRIGADOOOOOOOOOOOOOOO.
tercio

#7 José Guilherme

José Guilherme

Membro Efetivo do Explicasax

• Membros
  • 1.253 posts

Postado 01 janeiro 2006 - 12:33

e ai Marcos, beleza... com certeza bactérias é o que não faltam na boquiha e boquilha, mas existem produtos que tiram estas bactérias e podem ser encontradas em lojas de instrumentos musicais ou pela internet. Eu tenho um produto chamado Sterisol Germicide, é importado, e pode ser utilizado na palheta e boquilha ok!!

abraÇO
Sax Alto Yamaha YAS32
Boquilha Beechler Belite 8
Palheta Vandoren Java #2 1/2
Boquilha Berg Larsen 95 SMS
Palheta Vandoren Java #2

#8 Inacio

Inacio

• Membros
  • 426 posts
  • Interests:sax, flauta, tabla indiana, percussoes

Postado 01 janeiro 2006 - 01:20

Dr. Valmir,

muito obrigado pela sua proposta de contribuiçao profissional.
Eu acho que o que estamos vivendo aqui no forum com esse tipo de proposta é a mais bela experiência de uma sociedade equitavel, onde cada um contribui espontâneamente pelo simples prazer de somar as forças.
Realmente muito bonito!

Um Feliz 2006 ao sr. e à todos do forum!

Abraço
Inacio
Essas rosas sao em homenagem ao menino Joao Hélio, do Rio de Janeiro, que foi morto por assaltantes, arrastado por mais de sete kilômetros por um carro, preso ao cinto de segurança.

#9 medval

medval

Usuário Participativo

• Membros
  • 108 posts

Postado 01 janeiro 2006 - 07:47

(tercio_flor)

Meu amigo,desculpe-me pela demora,pois estou de mudança para Goiânia e não está sendo fácil arrumar tudo em pouco tempo.Quanto à pergunta,fica complicado com os poucos dados fornecidos.Excluindo qualquer anormalidade anatômica,tabagismo,ingesta de bebida que contenha álcool ou algum problema de saúde,o mais provável para os seus sintomas descritos é a forma que utilizamos a respiração para tocar saxofone.A maneira correta que devemos respirar normalmente(sem tocar) é com a boca fechada permitindo que o ar inspirado entre pelas narinas para que possa ser aquecido,umidecido e suas impurezas seja retida na mucosa das vias aéreas superiores e posteriormente eliminadas atraves da função mucociliar.Quando tocamos,além de ispirarmos de forma mais rápida,respiramos apenas pela boca e o ar que penetra nas vias aéreas chega com pouca umidade ,causando ressecamento da faringe e tendo como conseguência a irritação da mucosa.Isso ocorre de forma individual,já que nem todos que tocam tem os mesmos sintomas.O que eu proponho a você é que faça uma pausa de cinco minutos à cada 20 e ingira um pouco de água nesses intervalos.

P.S.:se me chamar apenas de Valmir sentirei mais integrado a essa comunidade.

Um abraço e espero ter ajudado,
Valmir

#10 medval

medval

Usuário Participativo

• Membros
  • 108 posts

Postado 01 janeiro 2006 - 08:02

(Marcos_Sax_)
Como nossa boca é repleta de saliva e nesta temos inumeras enzimas, com o tempo boquilha e palheta se tornam grandes alvos de hospedeiros gentis como bacterias, queria saber se só lavar adianta, usar creme dental ou se ainda sim não existe contaminação, por exemplo eu estar gripado e ir soprando, e não tomar providencias higiênicas, seria possival eu criar um ciclo de contaminação contastante?
Abração
Marcos

Olá Marcos, use detergente na palheta e boquilha após cada uso que é suficiente.Caso queira fazer uma limpeza mais profunda,pegue um copo com água e adicione uma colher de chá de água sanitária e deixe as palhetas mergulhadas por aproximadamente 10 minutos e depois lave com água para que possa tirar o excesso e cheiro do produto.Faça isso apenas uma vez por semana.

Um abraço,
Valmir

#11 medval

medval

Usuário Participativo

• Membros
  • 108 posts

Postado 01 janeiro 2006 - 08:05

(edgar)
Olá Valmir

Bastante louvável sua disposição para nos orientar em relação a saúde. Sabendo que nós, musicos de sopro, devemos manter nossa saúde em dia, por que ao contrário não teríamos energia suficiente para a emissão do som que sai de dentro de nosso corpo.
Agradeço em nome do pessoal.

Bom fim de ano biggrin.gif biggrin.gif

Grande abraço
Edgar

Edgar,obrigado pelas,porém tenho mais a agradecer a vocês do que vocês a mim.

Feliz 2006 para você e sua família,
Valmir

#12 medval

medval

Usuário Participativo

• Membros
  • 108 posts

Postado 01 janeiro 2006 - 08:08

(Edu Amaral)
(tercio_flor)

Essa eu acredito que até mesmo nos saxofonistas podemos te ajudar.....Vc sente essa ardencia e essa cocerira pq vc esta fazndoa tecnica completamente errada.;. Vc esta p´rejudicando suas cordas vocais....... quando tocamos o som rouco não sentimos nenhum ipo de ardencia na garganta eu por exemplo nem uso a garganta pra tocar rouco uso o ceu da boca. Faço uma especie de som de abelha manja ... tocando o sax eu pronuncio zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz meu que com o ceu da boca......Aprendi esta tecnica com o manito dos incriveis....tinha um topico super esclarescedor aquino forum sobre este som rouco , dá uma fuçada por ai ......Ok

abraços

Edu Amaral e fliz ano novo a todos por ai

O prof. Edu disse tudo.
Um abraço,
Valmir

#13 medval

medval

Usuário Participativo

• Membros
  • 108 posts

Postado 01 janeiro 2006 - 08:12

(Inacio)
Dr. Valmir,

muito obrigado pela sua proposta de contribuiçao profissional.
Eu acho que o que estamos vivendo aqui no forum com esse tipo de proposta é a mais bela experiência de uma sociedade equitavel, onde cada um contribui espontâneamente pelo simples prazer de somar as forças.
Realmente muito bonito!

Um Feliz 2006 ao sr. e à todos do forum!

Abraço
Inacio

Inácio,obrigado pelas palavras.O seu avatar é ,simplesmente, nota 10.

Um abraço,
Valmir

#14 tercio_flor

tercio_flor

• Membros
  • 427 posts

Postado 02 janeiro 2006 - 12:53

VALEU PELAS DICAS VALMIR, POIS AS VEZES ORIENTAÇOES DE SITUAÇOES, QUE AATE CONHECEMOS, E NAO NOS DAMOS CONTA, NOS DESPERTA. O ATO DE RESPIRAR PELAS NAARINAS, E NAO PELA BOCA, FAXER SEMPRE INTERVALOS AO TOCAR O SAXOFONE, SAO REALMETE, NECESSARIOS. VALEU , SOMOS TODOS GRATOS PELA AJUDA, E COMPREENSAO
tercio

#15 kleber_marques

kleber_marques

Usuário Destaque

• Membros
  • 921 posts

Postado 02 janeiro 2006 - 08:23

Valmir,

Parabéns pela iniciativa! Medicina é um ato de coragem!

Vi em alguns posts sobre palhetas que as mesmas sendo de bambu acabam criando um ambiente próprio pra desenvolvimento de microorganismos. Umidade, resíduos de nossa boca, saliva, etc...
Pode acontecer de surgirem doenças no lábio, lingua, etc, devido a contaminação cruzada com uso da palheta???
Que doenças?
Como previnir? (vi sua dica de água sanitári pra palheta.. e pro saxofonista? he, he)

Grato,
Kleber Marques (Samurai)

"O importante não é o que se leva da vida, mas sim a vida que se leva!!!"

kleber_marques@yahoo.com.br

#16 medval

medval

Usuário Participativo

• Membros
  • 108 posts

Postado 02 janeiro 2006 - 12:07

(kleber_marques)
Valmir,

Parabéns pela iniciativa! Medicina é um ato de coragem!

Vi em alguns posts sobre palhetas que as mesmas sendo de bambu acabam criando um ambiente próprio pra desenvolvimento de microorganismos. Umidade, resíduos de nossa boca, saliva, etc...
Pode acontecer de surgirem doenças no lábio, lingua, etc, devido a contaminação cruzada com uso da palheta???
Que doenças?
Como previnir? (vi sua dica de água sanitári pra palheta.. e pro saxofonista? he, he)

Grato,

Kleber,os cuidados que o saxofonista deve ter com a boca é o mesmo para todas as pessoas.Dentes sépticos é uma fonte de risco muito grande para o saxofonistas,pois ao inspirar pela boca e com uma velocidade muito maior do que a habitual pode ocorrer a aspiração de bactérias para a árvore brônquica e,dependendo de vários fatores,causar uma pneumonia(infecção pulmonar).Recomendo que faça sempre uma escovação antes de iniciar os estudos com o saxofone.

Um abraço,
valmir

#17 kleber_marques

kleber_marques

Usuário Destaque

• Membros
  • 921 posts

Postado 02 janeiro 2006 - 12:42

Legal !!! biggrin.gif dentes brancos e hálito puro, he, he

E esses tais fungos na palheta??? Podem proliferar por contato??? Lábio, lingua???
Kleber Marques (Samurai)

#18 medval

medval

Usuário Participativo

• Membros
  • 108 posts

Postado 02 janeiro 2006 - 12:49

(kleber_marques)
Legal !!! biggrin.gif dentes brancos e hálito puro, he, he

E esses tais fungos na palheta??? Podem proliferar por contato??? Lábio, lingua???

Kléber,os fungos que possa estar presente nas palhetas não tem o risco de proliferar na sua boca,pois as infecções por fungo acometem mais as pessoas imunocomprometidas,tais como pacientes em uso de drogas que diminuem as defesas-transplantados,trat. doenças reumáticas e pcts com aids com nível de células CD4 baixo.Fique tranquilo e invista no estudo desse instrumento que só lhe trará mais saúde,física e mental.

Um abraço,
Valmir

#19 Diego dos Santos

Diego dos Santos

• Membros
  • 388 posts

Postado 02 janeiro 2006 - 12:57

Em falando de fungos, já tive um probleminha duas vezes.
Minha lingua ficou esquesita, sabe quando se queima com comida quente biggrin.gif , parece que tem algo nela e ela fica meio inchada, doi na escovacão e na hora de comer e fica um negócio esquesito embaixo dela.
Me livrei disso escovando bem ela, mas bem mesmo, ela todas as vezes que eu escovava os dentes e antes e depois de tocar, lavando, como sempre, a boquilha com detergente e as palhetas deixei de molhos por uns minutos em um copo de água com umas gotas de hipoclorito de sódio, um frasquinho distribuido gratuitamente no posto de saúde é usado pro tratamento de água.
Depois de uns dias passou biggrin.gif

#20 kleber_marques

kleber_marques

Usuário Destaque

• Membros
  • 921 posts

Postado 02 janeiro 2006 - 03:16

Valeu as dicas amigos...

Acho que é mais ou menos por aí...

Isso deveria vir no manual de instruções do instrumento, he, he...

Boa sugestão de diferencial pros instrumentos XYZ Custon by Ivan Meyer, he, he... wink.gif wink.gif wink.gif

Abçs
Kleber Marques (Samurai)

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos