Ir para conteúdo

Foto

De volta ao ExplicaSax! Amigos, preciso de algumas dicas!

• Por favor, faça o login para responder
1 resposta neste tópico

#1 douglas8488

douglas8488

Usuário

• Membros
  • 2 posts
  • Interests:Um apaixonado pela música, tenho interesse em novas amizades e compartilhar conhecimento sobre um dos melhores instrumentos do mundo! Sax Lovers, let's make some noise!

Postado 29 dezembro 2016 - 08:58

Galera, retornei ao ExplicaSax essa semana e gostaria de desenvolver o meu estudo no sax com a ajuda de todos vocês. De 2001 até 2007 tocava sax tenor, fazia parte de uma filarmônica, mas me mudei para outra cidade por causa do trabalho e deixei de tocar. Nestes últimos 5 anos estava com aparelho nos dentes e não queria comprar um instrumento até terminar o tratamento. Comprei pelo Vale Cultura um sax tenor Eagle ST500N e estou de volta para os estudos. Fiquei meio decepcionado porque minha embocadura foi embora, mas feliz em fazer o que mais gosto que é tocar, por isso estou animado para recuperar o desempenho perdido. Meu setup atual é esse:

• Sax Tenor Eagle ST500N
  • Boquilha padrão do instrumento
  • Palhetas plasticover 1 e 1/2
O ambiente aqui é maravilhoso, mas estou meio perdido com tanta informação e queria dicas para melhorar, sem criar vícios que comprometam a performance. Aí vem aquele monte de dúvidas: devo permanecer com essa mesma boquilha neste retorno? devo tentar forçar com uma palheta mais dura? (tenho a plasticover nº 2 aqui mas o som quase n sai); devo trocar a marca da palheta? (parece que as branquinhas de bambu aparentam ser melhor, apesar de eu sempre ter usado plasticover), enfim, gostaria da parceria dos moderadores e todos os colaboradores daqui, na medida do possível. Grande abraço! 

#2 Fróes

Fróes

Delegado do Explicasax

• Administradores
  • 7.759 posts
  • Interests:Sax e Música

Postado 30 dezembro 2016 - 12:12

Oi, Maninho,

Bem-vindo de volta!

Apesar do número de Colegas de Fórum, só tem um Moderador, eu. E é fácil moderar/administrar o Fórum, porque, aqui, como já sabes, somos a Família Explicasax. Então, não tem bronca e amizade, respeito e fraternidade são nossas regras de conduta, rsrsrs... Vários pretendentes a membro eu já corto na validação da inscrição (nosso Fórum não é público), conferindo o IP (essa é a parte que dá algum trabalho)...

Minha mera opinião é que não mudes nada ainda. Tu estás com a embocadura "verde", só isso. A musculatura precisa primeiro ser "relembrada", "amadurecer" as poucos novamente.

Então, nosso velho mantra: notas longas, até que se restabeleça o controle original da coluna de ar, da embocadura, da dinâmica.

Entendo que não precisas alterar o setup. Só depois que tiveres firmeza e estabilidade, recomendaria pensar em mudar, inicialmente, a boquilha.

Não vá começar 2017 com gastos, no momento, precoces e desnecessários, máxime quando não deves ter ideia ainda do potencial mais concreto da tua qualidade e da tua capacidade timbrística.

Um abração e, caso queiras, posta na sala Saxofone Jazz, Pop, Rock, que o pessoal visita mais (não fica "escondidinho" aqui, rsrsrs)!!

LOGO photo ADMIN63.jpg

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos