mesmo assim tem muita gente q tem tempo suficiente mas por um motivo ou outro nao participa. eu posso dizer q essa sala eh uma das mais importantes desse forum. ha nao ser q vc eu musico profissional e toca frequentemente, vc esta perdendo uma oportunidade de uma vida por nao participar. saxofone nao eh feito de teoria (apesar de ser bom saber a teoria). o saxofone eh feito de pratica, muita pratica.
vc pode ate comparar com o cara q quer aprender a nadar e compra os melhores livros sobre o assunto, aprende as melhores tecnicas de natacao, mas nunca entrou numa piscina. se vc nao toca, simplesmente vc nao ira se desenvolver como musico e instrumentista. nao existe formula magica!
ninguem aqui eh profissional (ou pelo menos a marioria) e o objetivo maior eh expor os nossos problemas para q os mesmos sejam corrigidos. errors q sao encontrados no inicio do aprendizado sao mais faceis de serem corrigidos e a unica maneira de encontrar esses erros eh atraves das gravacoes na sala da musica do mes.
essa sala (na minha opiniao e como ja foi discutido muita vezes depois) nao deveria ser um lugar para troca de gentilezas (como colocou tao bem o amigo mauro). deveria ser um lugar onde vc estuda um determinado tema (levando em conta sonoridade, mecanica, articulacao...) para ser avaliado de forma critica.
o q tenho visto, nada mudou muito, eh q muitas pessoas se acham incapacitatas para dar opiniao. isso nao existe! cada um individualmente possue um conhecimento unico q pode ser muito util no desenvolvimento do colega. muitos dos mais experientes (infelizmente a grande maioria) simplesmente nao aparece para ajudar. simplesmente escutam o trabalho de algum amigo e vao embora sem dar uma ajuda sequer. voces nao estao colaborando com nada ao fazer isso. eu acho muito legal a ideia de familia q reina nesse forum, mas a familia existe para ajudar. se vc ver erros na gravacao critique e de sua opiniao pq vcs estarao ajudando um amigo.
aqui esta alguns problemas q vejo.
1- quando um amigo posta a primeira vez, muitos dao os parabens pela coragem e trabalho. se o mesmo amigo posta outras vezes os parabens somem, mas as criticas nao aparecem!
2- quando um amigo eh profissional ou toca com qualidade muito alta (mesmo com pequenos erros). o numero de replicas eh enorme e todos parabenizam o trabalho.
3- ao q postam com frequencia e ainda nao dominam bem a tecnica, quase nao ha replicas - simplesmente talvez pq nao ha muito o q parabenizar e ninguem quer criticar.
essa sala nao eh uma sala para apresentacoes individuais (existe a sala mp3 da turma para mostrar os talentos e gostos individuais) a sala da musica do mes eh uma sala para estudo e aprendizado. onde vc participar para aprender, desenvolver, ensinar e todos tem a obrigacao de opinar e ajudar os outros amigos!
a sala da musica mes esta na uti e todos nos somos responsaveis, sem excecao!
*eh culpa dos q nao participam com medo de se expor ou errar.
*eh culpa dos q nao participam por nao ter nenhuma opiniao a dar.
vc so cresce quando vc participa, vc so ajuda de verdade quando participa!!!
amigos como o paulo, mauro, sergio, eu e outros temos batidos na mesma tecla o tempo todo. em novembro depois de uma grande discucao sobre o tema, houve uma grande participacao com inclusive alguns professores fazendo o papel de professores e ajudando. mas tudo esfriou de novo por parte dos participantes e dos professores.
Vamos esperar que em fevereiro possamos ter uma participacao record na sala da musica do mes!
abracos e q comecem os estudos para o proximo mes!
Marcos