Jump to content

Photo

É ASSIM QUE FUNCIONA AS ABERTURAS DE BOQUILHAS E PALHETAS

Abertura Boquilhas

• Please log in to reply
No replies to this topic

#1 Prof.Ivan Meyer

Prof.Ivan Meyer

Fundador do Explicasax

• Administradores
  • 13.583 posts
  • Interests:Música e natureza

Posted 10 fevereiro 2022 - 08:12

ABERTURAS DE BOQUILHAS x PALHETAS

Minha Opnião Pessoal como Luthier ,fabricante de boquilhas , Professor e Saxofonista .

Na minha opnião como professor e segundo a escola que sigo e divulgo através dos meus livros e mais de 500 vídeos no youtube fora as aulas lançadas em Dvds em 03 idiomas é muito simples : TEM QUE TOCAR  SEM FAZER FORÇA e dominar TODAS AS REGIÕES DO SAX dos Super Graves encorpados aos super agudos assustadores.... Na minha opnião O Saxofonista deve usar boquilha Aberta e palheta mais leve. ( Eu sei que vai contra o que muitos fazem por ai , onde usam boquilha bem fechada e palheta bem dura ,mas é outra escola e outro tipo de som, basta comparar com o meu por exemplo ou de tantos outros que seguem a Escola Americana ( Jazz e Pop ) EU ACHO UM ERRO e nunca ví nenhum iniciante com boquilha Fechada no caso do alto com menos de 2,10mm ( Sendo QUE alguns usam boquilhas no alto com menos de 1,80mm ) e Tenor com menos de 2,59mm ( Alguns usam tenor com abertura de 1,70mm ) e palheta 3. Nunca ví iniciantes com boquilhas fechadas e palhetas duras com numeração de 3 para cima  TOCAR BEM. Eles ficam sofrendo, achando palheta 3 leve e querendo palheta cada vez mais dura e o sofrimento só aumentando e o som cada vez pior ....Ao meu ver e pela experiência que tenho isso é um erro . Mas cada um é cada um e segue os conselhos de youtube e depois se lascam...Os anos passam e os saxofonista não melhora nunca .  É isso que tenho observado nestes meus 48 anos de sax sendo deles 20 anos como Fabricante de Boquilhas onde falei com milhares de saxofonistas sobre este assunto .....Muita gente que nunca saiu de onde estavam tiveram um grande avanço no sax ao acertar a equalização entre Boquilha e Palheta .  Falo novamente, antes de querer usar palheta 3 ou 4 , devem é ABRIR A BOQUILHA ou seja sair da boquilha fechada para uma boquilha aberta e não necessitarão de  palheta dura que só dificultam os agraves ainda mais para um iniciante que também cansa sua embocadura , machuca os lábios inferiores tamanha pressão que fazem na boca para tocar com a palheta dura ,na maioria das vezes 3 ou 3,5 ou até mais . A boquilha fechada acaba limitando o saxofonista na região aguda ( Falo de aberturas de sax alto com menos de 2.00mm e tenor com menos de 2,20mm ).Na minha opinião como Saxofonista e professor que sou há muitos anos, eu tive a chance a experiência de mudar esta relação de abertura de boquilha e palheta em muitos saxofonistas e ver o grande progresso que eles tiveram e ainda os tem .  Sendo assim vou dar a minha opnião não no achismo e sim na experiência e vivência profissional neste ramo das boquilhas e embocaduras que já tenho há décadas  . Um iniciante no sax alto deve usar boquilha com abertura no mínimo de 2,20mm e palheta 2 e sendo que eu sei que esta abertura de 2,20mm com palheta 2 já permite ao saxofonista tocar em todas as regiões do sax isso incluindo a terceira e quarta oitavas sem nenhum impedimento de sair as notas ,sendo que esta abertura de boquilha de Alto com 2,20mm poderá usar palhetas de numeração 2 até 3 sem problemas . Vai de acordo com o tempo de sax que a pessoa tem , pois iniciantes devem usar palhetas mais leves tipo 2 e com o passar do tempo ir subindo a palheta até a número 3 no máximo. Quando, eu disse quando ele usar uma palheta 3 na boquilha de alto com 2,20mm e achar que a palheta esta leve, então o próximo passo é ABRIR A BOQUILHA ou seja sai de uma boquilha de alto com 2,20mm e passa para uma de alto com 2,30mm e aio fazer isso com certeza ele volta a palheta para 2 e depois vai para 2,5 até chegar a 3 . Pode ser que ao chegar na palheta de número 3 em uma boquilha com 2,30mm ele sinta que estabilizou...Mas se depois de alguns anos ele começar achar a palheta 3 leve para sua boquilha de alto com 2,30mm então novamente deve abrir a boquilha passando para uma abertura com 2,40mm . Eu hoje toco com uma boquilha de alto com 3,00mm e palheta 3 e sinto que estabilizou ai, mas também são 48 anos de sax sendo que também sou oboísta, flautista , clarinetista clarone...e sem falar no trombone rsss Então tenho um diafragma diferenciado e também musculatura que envolve todo o processo da Embocadura ok  VAMOS FALAR AGORA DO TENOR . O Processo é o mesmo, só vai mudar a abertura da Boquilha de acordo com os estágios do saxofonista .

No sax tenor a Boquilha com 2,70 mm e Palheta 2 . Isso para Saxofonistas com até um ano de sax funciona bem em todas as regiões e principalmente os graves e agudos sem gastar muito ar para fazer vibrar a palheta . .depois podem usar está mesma abertura mas com Palheta 2 ,5 . Depois quando acharem a palheta 2,5 leve ,devem aumentar a abertura do tenor de 2,70mm para 2,80mm .Quem usa geralmente as boquilhas de tenor com 2,80mm e nela palhetas 2 a 2,5 são geralmente saxofonistas com 5 a 10 anos de sax .

Acima disso ou seja com mais de 10 anos de sax alguns usam boquilhas com 2,90mm ou 3,00mm no tenor . Eu mesmo no tenor uso uma boquilha das minhas com 3,20mm e nela palheta 2 e comigo sai tudo em qualquer região e sem fazer força . Ahh e o volume com um grande controle podendo sair super piano ou super forte, Basta ver meus vídeos tocando tenor no Youtube etc...

Vejo muitos saxofonistas sofrendo com o sax tenor por estarem usando boquilhas com menos de 2,50mm de abertura e nelas palhetas 3....Nossa ! Como sofrem sem saber o motivo. Ai o agudo fecha...o cara vai e compra uma palheta 4 ,ai melhora o agudo o cara fica vermelho de tanto fazer força e os graves..ahh os graves simplesmente não saem mais . É claro que ele colocará a culpa no sax rsss .

Agora o SAX SOPRANO . , ah..este é um sax a parte. Mas eu tenho uma formula para ele e que tem ajudado a muita gente que sofria com o soprano e principalmente a afinação.

Usar uma boquilha aberta no soprano com 1,85mm ( Equivale a 0.073 polegadas ,medida americana nas boquilhas ) Usando esta boquilha de soprano com 1,85mm e nela uma palheta 1,5 Sim eu disse 1,5 e eu uso palheta 1,5 no soprano para tocar e modéstia a parte ,meu som de soprano é muito afinado e toco sem sofrimento ( Vai no youtube e escute ) Eu uso no soprano palheta 1,5 e boquilha aberta. No Meu caso uso uma com 1,90mm e as vezes uma com 2.00mm ( Lembre que eu tenho musculatura na boca e no diafragma de Oboista e já foi provado ser um dos instrumentos com maior pressão e maior dificuldade para afinar e tocar ( Veja vídeos meu no youtube ) Sendo assim eu uso uma boquilha de soprano mais aberta que a grande maioria., Mas..eu com uma Boquilha de 1,85mm e uma palheta 1,5 toco tudo com muta facilidade , principalmente os agudos e super agudos da terceira oitava . Sendo assim para um Iniciante no soprano eu recomendo uma Boquilha com no mínimo 1,80mm de abertura e nela palheta 1,5 . A diferença no soprano é que na minha opnião você não deve ir para palheta 2 quando achar a 1,5 leve e sim Abrir a Boquilha e manter sempre a palheta em 1,5 . Esta formula tem resolvido a vida de muitos saxofonistas que estavam desanimados com o soprano e me procuraram .

Quanto ao sax Barítono não existe muito mistério, mas ..eu pessoalmente gosto de usar no Barítono palheta 1,5 e para isso uso boquilha aberta com 3,00mm a 3,30mm  . para um iniciante eu recomendo uma abertura de 3,00mm na boquilha e uma palheta 1,5 Isso vai permitir fazer a palheta vibrar com muita facilidade e tirar os graves macios e com um volume pianíssimo e se precisar de volume, basta soprar forte pois a boquilha tem vazão para isso, Muitos baritonistas que eu atendi e que sofriam com os graves sib e la, ao tocarem com boquilha mais  aberta no Barítono ente 3,10 a 3,20mm e com palheta 1,5 resolveram todos os problemas graves e também médios e agúdos .

Espero que esta minha opnião pessoal baseada na experência de anos e anos como profissional neste ramo, possa ajudar alguém que esteja tendo problemas. Se você não tem ÓTIMO. Compartilhe pois sempre tem alguém que precisa de ajuda nesta questão de Boquilhasx Palhetas X embocadura x ACHISMOS.

Abração Prof.Ivan Meyer

Also tagged with one or more of these keywords: Abertura, Boquilhas

0 user(s) are reading this topic

0 members, 0 guests, 0 anonymous users